Vencimento da carteira de habilitação: volta o boato da internet

A "rede" sempre tem uma histórias cabeludas para contar, e algumas delas podem acabar gerando problemas na vida de quem acredita

ilustra boato cnh 2
Por Boris Feldman
Publicado em 07/08/2016 às 14h07
Atualizado em 04/07/2022 às 12h25

Internet é boa fonte de informações. Mas costuma divulgar também uma pilha de besteiras, o que até afeta sua credibilidade. Mas, afinal, qualquer um tem o direito de postar a mentira que bem entender e não há critério de seleção nem controle de veracidade! Uma coisa é jornalismo digital, outra é a internet como canal de comunicações inverídicas, a exemplo do mito do vencimento da carteira de habilitação.

Circula na "rede" a informação de que depois do prazo de 30 dias após vencimento da carteira de habilitação, tem que fazer exames de novo
Este boato diz que o motorista vai ter que fazer todo o processo de habilitação do Detran de novo.

O setor dos automóveis é um dos preferidos para a divulgação de besteiras, pois carro é um bem de alto valor e os custos de sua manutenção são quase sempre elevados. E as besteiras preferidas são as que mais assustam o dono do carro. É curioso como estas “informações” circulam em ondas: aparecem algumas vezes vindas dos cantos mais variados (como aquelas “correntes de dinheiro”…) depois somem e tomam rumo ignorado.

De repente, olha a mesma besteira do voltando…

A mais recente que voltou a pintar na minha tela é relativa ao vencimento da carteira de habilitação. Ela diz que, se o motorista deixar passar 30 dias depois da data em que perdeu a validade sem renová-la, ele perde todos os seus direitos e é obrigado a começar tudo de novo: fazer o curso na autoescola e se submeter aos exames do Detran.

Nada disso e muito antes pelo contrário. O que estabelece o código é até de dar uma “colher de chá” pois, ao vencer, o motorista ainda tem o prazo de 30 dias para continuar dirigindo. Ou seja, ainda não está cometendo nenhuma infração e não pode ser autuado por isso.

Durante este mês, ele deve providenciar a renovação da CNH, o exame e a tramitação burocrática. Caso ele tenha perdido este prazo, poderá então ser autuado e ter sua carteira apreendida. Mas, mesmo neste caso, ele ainda poderá, a qualquer momento, renová-la sem que tenha perdido nenhum direito nem tenha de se começar tudo de novo.

Isso não passa de conversa para boi dormir… ou assustar motorista relaxado com o vencimento da carteira de habilitação!

Imagem Fabiano Azevedo | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário