Jaguar Land Rover tem futuro no Brasil?

Algumas marcas de carros premium passam por dificuldades no Brasil, como BMW e Audi. Sobre a Jaguar Land Rover, qual é a sua situação?

placa marca jaguar land rover carros premium brasil
Fábricas de carros premium no Brasil passam por dificuldades (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
02 de fevereiro de 2021 21:31

Quatro fábricas de carros premium se instalaram no Brasil com o anúncio do Plano Inovar Auto, anunciado em 2012 com incentivos fiscais.

Mas o mercado brasileiro despencou, e nenhuma delas tem uma operação viável economicamente.

A Mercedes já fechou sua fábrica, a Audi diz que não vai mais fabricar carros premium aqui enquanto não receber os R$200 milhões que o Governo Federal lhe deve. A BMW tem volume um pouco maior por produzir carros de sua marca, Mini Cooper e tem as motos BMW.

E a Jaguar Land Rover?

Ela tem uma pequena fábrica no interior do Rio de Janeiro, em Itatiaia, e chegou a produzir dois modelos de carros premium: o Range Rover Evoque e o Discovery Sport. Desde o ano passado, ela faz apenas o Discovery Sport, seis unidades por dia.

Alguém acha que isso viabiliza uma fábrica? Ou ela não fecha para não ser multada pelo governo do Rio, que também lhe concedeu incentivos…

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz Moura da Costa 4 de fevereiro de 2021

Lamento profundamente no que está acontecendo, quando criança escutava que o Brasil era o país do futuro vejo hoje um país desabando, fábricas indo embora deixando um rastro de desemprego ,famílias desesperadas.Onde está os governantes que só fazem políticas eleitoreira? Que vergonha senhores políticos onde estão as reformas ?

Avatar
Paulo Marques 4 de fevereiro de 2021

Todos essas Marcas fazem carros de qualidade. Fora do Brasil, seus carros são acessíveis para compra porque o poder aquisitivo é maior da população. Infelizmente, no Brasil somos pobres, porém, os preços desses carros e a elitização das Marcas prejudicam elas mesmas.

Avatar
Ndjdnsns 4 de fevereiro de 2021

Tem sim, um carro por modelo, a cada 15 meses.

Avatar
Jofry Valdervanio 3 de fevereiro de 2021

Seria uma junção excelente a Jaguar Land Rover comprar a Troller.

Avatar
Samarone 3 de fevereiro de 2021

Nunca saberemos a verdade, mas é bom lembrar que o numero de unidades vendidas não é tão importante quanto o lucro de cada uma, por exemplo Peugeot e Citroen vendem nada comparado a Ford, e mesmo assim estão aí.

Avatar
Fe 3 de fevereiro de 2021

Com essa produção diária, a Land Rover está só esperando acabar o contrato com o Governo para que não tenha que pagar multa se fechar a fábrica antes do tempo …..
Se continuar assim daqui a pouco teremos só Tuk Tuk aqui, carros com acabamento bom terão que ser depenados cada vez mais para manter os preços a uma condição que tenham vendas a patamares que se sustentem.

Avatar
Deixe um comentário