Lavar o motor do carro pode te dar um baita prejuízo

Lavar o motor do automóvel não é uma tarefa simples e sem riscos; afinal, há tantos equipamentos elétricos, que um descuido pode ser fatal

motor caoa chery tiggo 5x
Por Boris Feldman
14 de dezembro de 2019 13:00

Lavar o carro no sábado de manhã em casa, é um dos principais esportes nacionais. E há quem pergunte: existe algum inconveniente nessa prática doméstica? Nenhum, desde que tomados os respectivos cuidados de não enxugar o carro com o pano sujo de areia e outros do gênero.

Mas, o principal problema é quando o dono do carro resolve lavar o motor. Ele abre o capô e vira o esguicho da mangueira, para deixá-lo bem limpinho, o que nunca foi um problema no passado. Mas, atualmente com a quantidade de eletrônica no carro, essa água sob pressão pode danificar até a própria central eletrônica, que deixa de funcionar, ninguém sabe porque, daí alguns dias. Vale lembrar que o motor não pede limpeza, mas se o dono insiste em mantê-lo limpinho, ele deve usar no máximo um pano úmido.

lavar o motor

Foto Caoa Chery | Divulgação

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gilberto 10 de novembro de 2021

Boa noite, tenho um Fox e lavo constantemente o motor, mais não lavo com jato forte e procuro cobrir os módulos. Não vejo problema e as autorizadas não falam nada a respeito.

Avatar
Bartolomeu Casemiro 16 de dezembro de 2019

Desde 1975 lavo os motores dos meus carros e nunca tive problema, do meu Opala ´72 ao meu civic 2017, nada como um motor brilhando!

Avatar
Laerciobrizolabranco dossantos 15 de dezembro de 2019

Motor não se lava o motor se limpa q e uma tarefa mais difícil de se realizar com bom resultado sou lavador e tenho experiências

Avatar
Paulo José Bezerra 14 de dezembro de 2019

Exemplo im dias atrás levei meu carro num lava jato lavaram o motor do meu carro deu pane tive que mandar reconfigurar e o carro ficou falhando vários dias

Avatar
Deixe um comentário