Nova lei do biodiesel: seu motor irá para as ‘cucuias’

Alto teor do biocombustível misturado ao óleo derivado do petróleo traz graves consequências aos motores, como bicos e bombas entupidas

bomba combistivel mao caminhao fundo pportal
A nova lei irá aumentar o teor do biodiesel (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/03/2023 às 18h02
Atualizado em 28/03/2023 às 21h34

É inacreditável, mas o Conselho Nacional de Política Energética do Ministério de Minas e Energia cedeu diante da pressão dos lobistas e decidiu voltar a aumentar o teor do biodiesel, que está hoje em B10, para B12 em abril, B13 e no próximo ano e até B15 em 2026.

VEJA TAMBÉM:

Qual o problema dessa mudança na lei do biodiesel?

  • Quando o diesel chegou ao B13, há dois anos, foi um festival de motores enguiçados, tanques, bombas, bicos e injetores entupidos. Pois o biodiesel provoca a formação de borra, o que é uma pena, porque ele é um combustível limpo, feito a partir de vegetais.
  • O teor no diesel acima de 10% provocou protestos das associações dos fabricantes de veículos, dos postos e dos concessionários. Mas na decisão política que se danem os motoristas.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto 13 de maio de 2023

Leia o manual dos veículos, não precisa de laudo. a indicação do fabricante já basta, decisão política mesmo

Avatar
SIMONE 5 de abril de 2023

IRMÃO CAMINHONEIROS NÃO DEVEMOS PERMETIR QUE ESTES POLITICOS PREJUDIQUEM A MILHARES NO BRASIL ALMENTANDO O BIODIESEL, PARA TUDO DE NOVO, DEUS É MAIOR.

Avatar
Aloisio de salles 31 de março de 2023

Assim como a adição de álcool que só serve para “encher” os bolsos dos usineiros pois economicamente o álcool só é um combustivel inviável, e atualmente so serve para encarecer o valor da gasolina.

Avatar
Jean Carlo Parada 10 de abril de 2023

Além também que o Etanol é o vilão do apodrecimento dos escapamentos e o terror dos carburadores. Mesmo em carros com injeção o etanol causa o tal do zinabro muito prejudicial as peças na que o mesmo é corrosivo. Tenho Um gol G3 e só utilizo Gasolina. Pode ser o preço que for. Somente gasolina.

AutoPapo
AutoPapo 31 de março de 2023

Olá, Gilles!
Seus comentários são todos postados, mas ao repetí-los de forma exaustiva, eles são retidos automaticamente pois são vistos como spam.
Obrigado.

Avatar
Metil-Ester 30 de março de 2023

Informação incorreta esta que o senhor escreve. Na verdade a borra é separada na neutralização do óleo de soja em operação com centrifiguação contínua com soda caustica (30%) podendo tambem ser realizada com alcool como glicerol, assim a borra sai como sendo a parte pesada, contendo alto teor de sabões e fósforo e a parte leve é o óleo de soja neutro com baixa acidez, ideal para alimentar o processo de transesterificação. Portanto o problema do entupimento não é oriundo da borra. O ponto de entupimento ocorre por conta do teor de gordura animal(sebo) misturado ao óleo de soja neutralizado.

Avatar
Jo 30 de março de 2023

Colega Químico/Engenheiro? Bem, concordo parcialmente contigo. Há também outros problemas de tecnologia de motores envolvidos. Assunto complexo.

Avatar
Jardel Martins de Almeida 30 de março de 2023

Mais uma vez este senhor dos anéis propagando falsas verdades. É inacreditável. Existem estudos sérios a respeito de biodiesel e ele é incapaz de pesquisar antes de opinar.

Avatar
Hendrik Spear 30 de março de 2023

Falou o caminhoneiro de PlayStation

Avatar
Darlan 29 de março de 2023

Quando comprei o meu caminhão, ele estava parado à 6 meses e quando fui ligar o caminhão, tinha uma crosta de gordura tão grande, que entupiu os filtros e corroeu os reparos das unidades,e começou a jogar diesel para dentro do motor. Gastei 10 mil pra arrumar o caminhão, fazer às unidades injetoras, trocar filtros, camisa de bico. Resumindo: fiquei no prejuízo e esse s10 é uma porcaria. S

Avatar
Pedro Joel Vergara Garcia 29 de março de 2023

Bio diesel vai gordura animal, algumas indústrias índice dessa gordura é bem alto em relação a gordura vegetal acredito que só piora qualidade desse combustível.

Avatar
Alexandre 28 de março de 2023

DUVIDO QUE OS CAMINHONEIROS VÃO PERMITIR.

Avatar
Alan Sousa 29 de março de 2023

Como sempre o Brasileiro levando fumo, no fim das contas o trabalhador sempre paga a conta, enquanto os vagabundos dos políticos riem da nossa cara

Avatar
Deixe um comentário