Por que Lamborghini gosta de pegar fogo? Vamos te explicar!

Acidente envolvendo uma Lamborghini Gallardo, em Belo Horizonte, reacende polêmica sobre o que faz os modelos se incendiarem

lamborghini gallardo em chamas
Imagens de modelos Lamborghini em chamas se tornaram corriqueiras na internet (Fotos: Internet)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 28/03/2023 às 19h03

Recentemente uma Lamborghini Gallardo se incendiou na BR-356, em Belo Horizonte. As chamas que consumiram o supercarro italiano foram registradas por quem passava pelo local e as imagens viralizaram nas redes sociais. Não é a primeira vez que um carro da marca pega fogo de forma espontânea. Basta pesquisar: “Lamborghini pega fogo” para surgirem incontáveis imagens.

Ao redor do mundo há vários registros de modelos Lamborghini que entraram em combustão no meio do trânsito. Uma das razões está na própria arquitetura do supercarro.

VEJA TAMBÉM:

Desde o Countach, que teve seu primeiro protótipo revelado em 1970, os engenheiros instalaram dois tanques no espaço que sobrou do carro, nas laterais, entre o habitáculo e o cofre do motor. Basicamente entre a porta e o para-lamas traseiro. Um módulo de cada lado.

lamborghini countach ilustracao partes internas cutway
Desde o Countach, que ficou em linha de 1974 a 1990, o tanque de combustível dos Lambos (com motores posteriores) ficam nas laterais próximos do motor (Foto: Pinterest | Reprodução)

Não é muito diferente de um carro convencional moderno, em que o tanque fica posicionado sob o banco da segunda fileira. No entanto, no caso do Countach, Diablo, Murciélago, Aventador, Gallardo e Huracán há um grotesco V12 ou V10 (no caso dos dois últimos), assim como um eixo cardã para transferência de torque às rodas dianteiras e a transmissão. Assim, o tanque é bipartido e conectado por um duto para formar um reservatório único.

O problema é que tudo num Lambo é espremido. Os motores são imensos, com 5.2 litros (V10) e 6.5 litros de deslocamento nos V12. Isso sem contar que é preciso instalar, lá atrás, transmissão, diferencial, radiadores, escapamento e agregados.

diagrama lamborghini gallardo
O tanque do Gallardo (em vermelho) é bipartido e a proximidade com os dutos de escapamento fazem com que o vapor de gasolina pegue fogo (Foto: Reprodução | Lamborghini)

Tudo isso forma uma zona de calor absurda no cofre. A temperatura é tão elevada que ao estacionar um desses carros, o motorista deve tomar o cuidado de não encostar muito próximo de paredes, pois há o risco de peças plásticas se deformarem devido ao calor.

Quem relatou isso foi um proprietário de um Diablo, anos atrás. Dessa forma, fica uma dica: evite estacionar colado na traseira de uma Lamborghini, pois seu para-choque pode derreter.

Mas por que Lamborghini pega fogo?

Uma das razões é que o combustível tende a exalar, e quando esse vapor entra em contato com os dutos de escapamento gera o processo de ignição. De certo ponto, não é muito diferente com o que acontece frequentemente com a Vokswagen Kombi que, devido ao ressecamento da mangueira de combustível, pode gotejar sobre o motor e causar chamas na Velha Guerreira.

Em 2017 a marca emitiu uma campanha de recall envolvendo o modelo Aventador, após várias unidades terem sido consumidas pelas chamas de forma espontânea. Segundo a marca, quando se abastece o tanque até o limite, a vazão do vapor de combustível é maior e gera a detonação dentro do cofre do motor.

lamborghini gallardo 2003 amarela movimento frente e lateral
Lançado em 2003, o Lamborghini Gallardo foi o primeiro modelo da marca equipado com motor V10 posterior (Foto: Lamborghini | Divulgação)

Ainda de acordo com a marca, em situações de trânsito parado, caso o motorista eleve a aceleração, o risco de detonação da “névoa” de gasolina aumenta.

Foi o que aconteceu com um proprietário de uma Aventador Roadster no Reino Unido, segundo o Daily Mail, o homem de 45 anos e sua filha pararam num posto para comprar refrigerante e quando retornaram ao carro, notaram um cheiro forte. Ao abrir o capô traseiro o homem viu que o compartimento estava pegando fogo.

No caso da Lamborghini de BH, o fenômeno parece ser o mesmo. No local que o carro incendiou é no alto de uma ladeira. Tanto para o motorista que sube a avenida Raja Gabaglia, como para quem que trafegava pela Nossa Sra. do Carmo. Ou seja, nas duas condições, o motorista teria que elevar o giro para subir qualquer uma das duas vias. E no momento em que o tráfego reduziu o ritmo, ocorreu a ignição do vapor de gasolina.

Mas isso não significa que toda Lamborghini está sentenciada a ser consumida pelas chamas. Fatores como forma de uso, manutenção, qualidade do combustível podem potencializar a combinação de “ingredientes” que levam o carro a pegar fogo. Se o amigo já gastou uma pequena fortuna num carro desses, então reserve mais uma boa grana para dar um trato e trocar qualquer peça plástica ou borracha ressecadas que podem apresentar fissura.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
MATHEUS BARRETO FERNANDES 14 de abril de 2023

Ferrari e Lamborguini é carro pra macho carente que precisa de holofote. Não atoa são coloridos como as calças das bandas emo e tem luzes como árvores de natal.
Quem gosta de performance e corrida prefere os 911, GTR, supra, etc.

Avatar
Georges 31 de março de 2023

Já dava para os engenheiros terem desconfiado de que algo muito errado no projeto está acontecendo. E no modelo atual? A mesma situação?

Avatar
Gilberto 30 de março de 2023

Se algum infeliz proprietário de um desses perigosos carros pretende se desfazer, com valor de um Kwid zero, pode entrar em contato. É evidente que um carro desses exige um cuidado semelhante a um F-1, ou seja, muito dinheiro para uma manutenção séria e correta. Um carro desses, na mão do brasileiro comum, que só leva para a oficina quando quebra, não dura seis meses.

Avatar
alecs 29 de março de 2023

Não sei não,mas se vc observar ou for de velha geração verá que esses supercarros ficaram mais e mais possantes cada vez mais performantes deixando a diferença para o carro comum,abissal, cada vez mais perto do que seriam carros de competição,F1 ou protótipos,ás vezes até mais ,e isso ninguém fala,pois são carros de elite (neste caso ,ponha elite nisso,são para bilionários) ,pense nisso :a VW Parati 1.8 1987 acelerava de 0 a 100 km /h em 11,5segundos ,um carro comum,enquanto isso ,a Lamborghini Countach daquele ano fazia em 5,2 segundos ,compare com os congeneres de mesma marca atual : Dá pra comparar ?

Avatar
Santiago 28 de março de 2023

Aonde a Lamborghini contrata os engenheiros? No boteco???

Avatar
arai 31 de março de 2023

Kkkkk… Na Fiat também (mesmo engenheiro do “finado” Tipo). Coincidência as duas empresas serem italianas?

Avatar
Deixe um comentário