Lei de emissões é fatal para os obsoletos

Graças ao Proconve, um programa que limita as emissões provocadas por alguns veículos, as montadoras vão aposentar alguns modelos obsoletos

Fiat Doblò é um dos modelos que será "aposentado"
Fiat Doblò é um dos modelos que será "aposentado" (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
20 de dezembro de 2021 07:32

Sabe o que é o Proconve?

É um programa do Governo Federal para limitar as emissões, a poluição provocada pelos veículos. E agora, em janeiro, entra uma nova fase de exigências, a PL 7, que vai estabelecer limites ainda mais rigorosos.

Primeiro porque os automóveis hoje são obrigados a manter as especificações da lei durante 80 mil km. Este prazo vai dobrar para 160 mil km.

Segundo, e mais complicado para as fábricas, são as evaporações vindas dos tanques de combustível.

VEJA TAMBÉM:

Estes gases tóxicos são dirigidos para um filtro de carvão chamado cânister, que deverá ser aumentado pois os limites dessas emissões foram drasticamente reduzidos.

Em alguns modelos, as fábricas mudaram também tanques e até mangueiras e dutos. Essas modificações exigem investimentos que não compensam em motores e carros obsoletos e em fim de linha.

Por isso, vários deles estão sendo descontinuados e não emplacam 2022.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário