Lei dos faróis mudou, mas motorista nem notou

Tem muito motorista que ainda não sabe, mas já tem um bom tempo que a legislação sobre faróis ligados durante o dia foi alterada

farol ligado de dia portal
A lei mudou, e você provavelmente nem sabe (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/12/2022 às 07h32
Atualizado em 03/12/2022 às 07h45

Criticadas por uns, aplaudidas por outros, muitas foram as modificações introduzidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) durante o governo Bolsonaro. Todas já em vigor, inclusive a pontuação negativa no prontuário que pune o motorista com a perda da sua carteira de motorista.

VEJA TAMBÉM:

Foram modificadas também as regras para se transportar as crianças em automóveis e até na garupa de motocicletas.

A exigência dos faróis durante o dia nas rodovias curiosamente foi revogada, porém praticamente todos os motoristas de automóveis, mas não os de caminhões, continuam circulando com os faróis ligados. Praticamente ninguém percebeu que a exigência dos faróis ligados deixou de ser válida para as rodovias de duas pistas e a exigência apenas permaneceu nas estradas de pista simples.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
328 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sérgio Leme 8 de dezembro de 2022

Só uma dica para alguns comentaristas:
-pratiquem mais leitura, de bons livros, de livros didáticos e se estiver muito difícil, um curso básico de língua portuguesa, vai ajudar bastante.
Me desculpe os ofendidos.

Avatar
Edson horacio da Silva 10 de dezembro de 2022

Vamos lá então colocaram um radar a ums 20 dias ali na penha na av.brasil sentido centro não existia só existia 3 radares sentido campo grande um em Benfica depois ramos e o penha e o último em iraja mas mas a lei diz que tem que ter avizo ao motorista emclusive com pinturas no assoalho ou seja na pista e não cadê o corrimento da lei por parte da prefeitura

Avatar
Valmir 6 de dezembro de 2022

Creio que o bafômetro original de fábrica, que detecte consumo de álcool dentro do veículo seria ótimo

Avatar
Magna Alves Pereira 4 de dezembro de 2022

Gostaria de saber se ao invés será besteira ,o pq os governantes não fazem uma lei para simplesmente proibir um carro sair da fábrica com esses dois que deram a gente! E simplesmente quem inventou esse faróis branco não tem mãe! Deveria ser multado os fabricantes!

Avatar
Estelino Pereira do Nascimento 4 de dezembro de 2022

O problema é que quem faz as leis para as rodovias geralmente andam de avião ou elicoptero então ele nunca vai saber da eficácia daquela lei

Avatar
PAULO SÉRGIO 4 de dezembro de 2022

Eu sou a favor de todas as leis que e para servir de exemplo, um ex: teste Toxicologico deveria valer para todos.os motoristas e nao somente para nos profissioanais de pesados.

Avatar
Roberto 8 de dezembro de 2022

A lei de toxicológico deveria ser cobrada apenas para aqueles que estão trabalhando com carros pesados e, não por ter categoria maior na habilitação e ser penalizado sem exercer a função.

Avatar
RMO-S 4 de dezembro de 2022

A indústria da multa e suas altas arrecadações que criam sofismas pra todos acreditarem que devem fazer ou seguir isto o aquilo por este e aquele motivo. Cego não deve dirigir e sim pegar uma Uber. Cinto pro motorista dentro cidade a 30/40 km/h é uma ignorância assim como os extintores, estojos de primeiros socorros, etc… Os requisitos pra se dirigir um veículo é que devem ser mais rígidos, mas vai dizer isso pras indústrias de automóveis, CFC’s, etc…

Avatar
Rodolfo 5 de dezembro de 2022

Por que você anda tão devagar na cidade (30/40 km/h)? Se deve na medida do possível andar no limite permitido das vias.

Avatar
R-MOS 6 de dezembro de 2022

É isso mesmo. Meus parabéns!!! Uma grande incoerência.

Avatar
Laercio 4 de dezembro de 2022

Sou a favor de seguir as leis, desde de quem as faça tenha um mínimo de discernimento do que sejam elas e para que servem. Outra prioridade deveria ser a continuidade da advertência ou informação daqueles que executam essas leis, este procedimento está previsto em lei, mas ultimamente não é usado. O que observamos recentemente são abusos de poder e não temos mais a quem recorrer.

Avatar
R-MOS 6 de dezembro de 2022

É isso mesmo. Meus parabéns!!!

Avatar
genadir Arnaldo Da Silva 4 de dezembro de 2022

otimo ter revogado esta lei do farol asceso pois atrapalha muito a visão da gente, vindo acontecer acidentes gravíssimo, incomoda muito, tira a visa6da gente, um carro vindo ao contrário di longe já mim atrapalha minha visão, agente q dirige não podemos receber clarão di farol nos olhos, já fui muito prejudicado com isso. imagine só vindo ao contrário de você bastante carro com farol asceso, q mercado pode acontecer?.um acidente gravíssimo e muito perigoso. qualquer tipo di luz q reflete nos olhos e perigoso, isto não é lei q si cria.

Avatar
Eliane Simião 4 de dezembro de 2022

Vc entendeu que deixou de ser obrigatório o farol aceso somente durante o dia? A noite continua valendo ..

Avatar
Melo 4 de dezembro de 2022

Eu só ando apagado nos 2 período pra evita multa

Avatar
Mas não esqueça é somente rodovias faixa dupla, nas simples continua. Na minha humilde opinião isso que tra confusão as pessoas acabam esquecendo ao saí de uma pista e entrar em outra 5 de dezembro de 2022

Mas não esqueça é somente rodovias faixa dupla, nas simples continua. Na minha humilde opinião isso que tra confusão as pessoas acabam esquecendo ao saí de uma pista e entrar em outra

Avatar
Valter Assis 6 de dezembro de 2022

Vdd, ficou foi fácil de ser multado porque saindo da dupla pegando com o farol desligado, pegando a simples com certeza vei se esquecer.

Avatar
Fabio Santos 5 de dezembro de 2022

Pelo amor de Deus não ” dirija ” ao anoitecer ou qdo estiver chovendo. Tente focar nas faixas laterais ou central e não no farol dos carros. Ainda super discordo de vc acho que essa lei deveria voltar. O farol ajuda muita a enxergar que tá atrás principalmente se for um dia muito ensolarado. Faça o teste
Deus me livre. Afff

Avatar
Jorge Oliveira 7 de maio de 2023

Bem isso Fábio.
Farol acesso não é para fixarmos o olhar nos faróis em sentido contrário.

Quanto ao leitor “Melo” que só anda com os faróis apagados, seja dia ou noite, dá o que pensar. 🙁 🙁 🙁

Avatar
Alessandro Fernandes ZINETTI 5 de dezembro de 2022

Nosaa entao vc nao precisa de uma lei e sim de um oftalmologista.

Avatar
Mário 7 de dezembro de 2022

Acho que vc precisa vender seu carro, pagar um oftalmologista, voltar pra escola e andar de Uber. Como vc conseguiu passar na prova do Detran?

Avatar
Quiron 4 de dezembro de 2022

Eu também não usava até ser atingido por um poste ao meio dia .

Avatar
Marcos 4 de dezembro de 2022

Farol ligado de dia é só mais um jeito de roubar dinheiro da população.para cobrir rombos e roubos de gestões corruptas só isso e maís nada.

Avatar
Leandro M 4 de dezembro de 2022

Particularmente acho válido a questão do farol até nas cidades. Com os carros quase todos cinzas, principalmente em dias nublados ou com chuva é quase impossível perceber a diferença se está parado ou andando, exigindo um tempo maior de observação ou expondo motoristas e pedestres ao fazerem uma leitura errada.

Avatar
Eugênio 4 de dezembro de 2022

Um motorista que não sabe a diferença entre um carro parado ou em movimento ele tem que ir para o pisiquiatra ea carteira dele apreendida

Avatar
Nelma 4 de dezembro de 2022

Pensa numa estrada com neblina acompanhada de chuva torrencial, que ate se forma uma cortina branca de água….nessa situação acho q vc vai repensar seu comentário.

Avatar
Sheryar 4 de dezembro de 2022

Tá falando besteira . A noite e com neblina, não tem como confirmar. Já se conclui, que você é um péssimo motorista

Avatar
Leandro M 4 de dezembro de 2022

Você não está considerando as anomalias de visão que atingem perto de 20% da população e está considerando que a única coisa a ser olhar é se o carro está em movimento ou não. No mesmo momento você precisa garantir que nenhuma pessoa está encostada próxima ao seu carro, que nenhuma pessoa está iniciando uma travessia aonde você pode acelerar e atropelar, nenhuma moto esteja em seu ponto cego, nenhuma bicicleta esteja em seu ponto cego, nenhum cachorro ou outro animal esteja no meio da rua. Como todos os itens que citei são dinâmicos, os 2 segundos que você fixou no carro para saber se o mesmo está em movimento ou não são suficientes para que uma das condições acima passe a ocorrer e você até não acerte o carro, mas atropele alguém.

Avatar
Luiz Zeniro 5 de dezembro de 2022

Pessoas que tem problemas sérios de visão não deveriam dirigir. Agora, neblina e chuva, como alguns falam pra justificar farol ligado, já tem previsão de utilização de farol de neblina.

Avatar
Renato M 5 de dezembro de 2022

Algum fabricante de lâmpada está ganhando muito dinheiro com essa lei.

Avatar
Anderson 7 de dezembro de 2022

O problema do brasileiro é que ele não entende as leis ou foi aprovado no exame de habilitação indevidamente. SOB NEBLINA OU CHUVA (e também em túneis) o uso dos faróis SEMPRE FOI OBRIGADO. Agora, em dia claro, dentro da cidade, ou em pista duplicada, precisar que o carro esteja com o farol aceso para o motorista ver e ser visto, é cegueira mesmo. Procure um oculista.

Avatar
Cleber Calligaro 4 de dezembro de 2022

Os faróis acesos são úteis não só para os motoristas de veículos na mão contrária , como também para outros motoristas e principalmente pedestres que precisam atravessar as rodovias. Inadmissível negar este benefício.
Qualquer medida que traga segurança e colabore para minimizar as ocorrências de mortes no trânsito sempre é bem vinda e deveria ser defendida por todos.
Infelizmente neste último governo tivemos muitos retrocessos no conjunto de leis de trânsito, com alterações sempre justificadas como combate às multas que penalizavam motoristas.
Questiona as leis quem só pensa no seu bolso e pouco se preocupa em respeitar as leis vigentes e a vida alheia. Querem continuar desrespeitando as leis e passarem impunes!!!

Avatar
Acontece amigo que não percebe quando o farol queima aí leva multa 4 de dezembro de 2022

Acontece que não percebe quando o farol queima aí acaba levando multa , na minha opinião o motorista faz exame de vista pra dirigir , essa onda de faróis ligados a durabilidade das lâmpadas será 50 por cento menor fica atento isso sempre foi uma forma de multar veículos

Avatar
Anderson 7 de dezembro de 2022

A durabilidade será menor ainda, porque o calor do sol adicionado ao calor da lâmpada se encarrega disto.

Avatar
Marli 4 de dezembro de 2022

Eu continuo ligando pq me sinto segura pra mim e pra quem está me vendo! Alerta mais na minha visão

Avatar
Ana 4 de dezembro de 2022

Com certeza como motorista profissional, o farol durante o dia deveria sim ser obrigatório, salva vidas, assim como já salvou de várias pessoas, muito melhor de ser notado , independente de qualquer clima.

Avatar
Roberto 4 de dezembro de 2022

Faz o L

Avatar
Nen 4 de dezembro de 2022

Faz arminha!

Avatar
Cumedor de casada na sua cama 5 de dezembro de 2022

L de larápio

Avatar
Marcelo 4 de dezembro de 2022

A unica pessoa coerente !

Avatar
Rodolfo 5 de dezembro de 2022

Negativo, amigo!
Quando ando na Rodovia Ayrton Senna – SP-070 a 110 km/h na faixa do meio e quero fazer uma ultrapassagem, as vezes é possível ver um carro vindo muito acima do limite de velocidade (120 km/h) pela faixa expressa, então aborto a ultrapassagem graças ao uso do farol baixo do imprudente. Já vi relados de conhecidos que chegaram a 240 km/h com audi A3 turbo e 290 km/h com moto CBR 900 RR.

Avatar
H. Barros 4 de dezembro de 2022

Pessoal, faróis acesos de dia é lei em países como Dinamarca, Itália, Portugal, Noruega, Estados Unidos e Canadá. São países desenvolvidos que não promulgaram essa lei à toa… inclusive já dirigi carro americano que, quando virava-se a chave, os faróis já se acendiam automaticamente. Trafego sempre de faróis acesos, não importa onde seja.

Avatar
Marco 4 de dezembro de 2022

Países que nevam praticamente o ano inteiro, por isso os faróis acesos, mas parece que não cai neve no Brasi, ou estou enganado.

Avatar
Luiz Baum 5 de dezembro de 2022

Neva o ano inteiro nos países citados?
Tem certeza??

Avatar
Eugenio 4 de dezembro de 2022

Sao paises que não tem a industria da multa
Mas no brasil e diferente tudo da multa
Porque a industria da multa aqui funciona a todo vapor

Avatar
Rafael Lemos 4 de dezembro de 2022

Crianças

>>> Aumento da idade mínima para crianças em motocicletas:

Antes: Era proibido transportar em motocicletas criança menor de 7 anos ou sem condições de cuidar da própria segurança.

A partir de 12/04: Fica proibido transportar criança menor de 10 anos ou sem condições de cuidar da própria segurança.

Avatar
Rafael Lemos 4 de dezembro de 2022

Crianças

>>> Obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção infantil:

Antes: Crianças menores de 10 anos deviam ocupar o banco traseiro e utilizar o equipamento de retenção adequado.

A partir de 12/04: Crianças menores de 10 anos, que não tenham 1,45m de altura, deverão sentar no banco traseiro e utilizar equipamento de retenção adequado.

Fonte: https://www.nittrans.niteroi.rj.gov.br/single-post/novo-ctb

Avatar
Rafael Lemos 4 de dezembro de 2022

>>> Luz baixa durante o dia em rodovias apenas em pista simples:

Antes: O condutor devia manter acesos os faróis do veículo em rodovias, utilizando a luz baixa, tanto durante a noite quanto durante o dia.

A partir de 12/04: Não será mais exigida a luz baixa durante o dia quando o veículo já dispuser de luzes de rodagem diurna (DRL), quando estiver em pista duplicada ou dentro de perímetro urbano.

Fonte: https://www.nittrans.niteroi.rj.gov.br/single-post/novo-ctb

Avatar
Eustaquio José Martins 4 de dezembro de 2022

Quanta ignorância em alguns comentários pqp.

Avatar
Leandro 4 de dezembro de 2022

A pessoa que não enxergar uma moto uma pessoa um carro um caminhão de dia na rua av estrada onde que esteja não pode se quer dirigir por que pra mim tá cego pronto falei …no exame de vista é umas letras minúscula vamos para de ser besta de dia farol deve estar desligado.e ponto final …

Avatar
Wla 4 de dezembro de 2022

Quantos erros de português!

Avatar
Alicio Pontes 4 de dezembro de 2022

Leandro você está equivocado. A meu ver, foi uma medida sensata que veio trazer mais segurança a todos, aja vista, que um grande número de motorista e completamente sem noção e é comum ver motorista transitando com faróis apagado na penumbra da noite ou em dias nublados e chuvoso. Por conta disso, apesar de enxergar muito bem, e saber que não é mais obrigatório, não apago os faróis do meu carro em nenhuma circunstância e n não e por que sou cego não, más, para o bem comum de toda a sociedade.

Avatar
Danilo 4 de dezembro de 2022

Concordo com você Leandro

Avatar
Carlos 4 de dezembro de 2022

Concordo plenamente com todos os comentários que são pró farol ligado à qualquer hora e em qualquer lugar seja de dia ou de noite

Avatar
Tilla 4 de dezembro de 2022

Perfeito….se não enxerga de dia um outro veículo ou pessoa na pista n devia ter carteira.
Se não enxerga não deve dirigir.
Idiotice farol de dia

Avatar
Antonio odirio 4 de dezembro de 2022

To sempre encontrando veiculos só com um farol ligado o outro deve estar queimado e nada acontece.

Avatar
Sheryar 4 de dezembro de 2022

Tá falando besteira . A noite e com neblina, não tem como confirmar. Já se conclui, que você é um péssimo motorista

Avatar
Osvaldo Dias 4 de dezembro de 2022

Precisa fazer um raio x e abrir a caixa preta de quanto se aplicou de multa, quanto chegou aos cofres públicos, quanto as empresas ganharam, quanto foi investido e onde, além disso se o Detran permite empresas colocarem a multa, deve ter um modo de falar com o órgão conveniado, não deixar o novo proprietário, pagar um despachante pra descobrir, tudo feito de propósito pra gerar renda pra máfia e olha que o pessoal que julga quando recorremos não quer saber se o Detran está com multa fora do prazo de apresentação, após o novo proprietário fazer toda pesquisa e licenciamento e transferência e não ter aparecido nada, somente dois anos após aparece e que se dane o novo proprietário, abusos em sina de abuso, máfia é assim.

Avatar
Marcus Araujo 4 de dezembro de 2022

Concordo plenamente, com o uso dos faróis acesos, mas tem muitos veículos qua ainda usam lâmpadas algemas isto da um salto consumo de energia, muitos proprietários não ligam os faróis por causa disso, porque não facilitar a troca por lâmpadas de leds que melhora a visibilidade e o consumo.

Avatar
Sebastião 4 de dezembro de 2022

A educação deveria fazer parte dos condutores de veículos motorizados. O causador de um acidente nem sempre paga por sua imprudência., onde muitas vezes é o outro lado que acaba pagando.. Gostaria muito que todos os órgãos responsáveis neste seguimento, fosse feito por representantes vindo de todos os condutores. Vamos torcer para que passamos em um futuro próximo termos
Um avanço para o bem-estar de todos..

Avatar
Paulo cesar 4 de dezembro de 2022

Sou motorista habilitado a 40 anos , e trabalho como motorista, quando se fala em educação no trânsito, a maioria das pessoas pensam, que os motoristas precisam se educar no trânsito, mais minha opinião, é que todos tem que se educar no trânsito, o pedestre, ciclista, motorista, motociclista, porque muitas vezes me deparo com o ciclista e motociclista na contra mão, pedestre andando no meio da rua, atravessando fora da faixa de pedestre, por isto acho que a campanha de educação no trânsito deve ser para todos,

Avatar
Lucelia Santos 4 de dezembro de 2022

Sem sombra de dúvidas. Uma das coisas que mais me irrita por onde tráfego são aquelas 50cc que o povo anda sem habilitação, o problema de andar sem habilitação é a falta de conhecimento de trânsito, de quem é preferencial, de respeitar pedestre. A grande maioria nem liga porque acham que não levam multa.

Avatar
Tiago Abreu 4 de dezembro de 2022

É incrível que o ser humano não enxerga um palmo do
Nariz mesmo, gente tá na cara que essa lei de acender farol durante o dia serve apenas para encher o bolso do governo e o resto você sabe pra onde esse dinheiro vai né, acorda gente.

Avatar
Marcos Rosa 4 de dezembro de 2022

Discordo de você. Pois , os veículos quando etão com faróis ligados nas estradas podem ser vistos com mais facilidades pelos motoristas que vem em sentido contrário. Provavelmente você não deve pegar estrada pra dizer uma coisa dessa.

Avatar
Carlos Almeida e silva 4 de dezembro de 2022

perfeito sua resposta

Avatar
Jonas 4 de dezembro de 2022

Positivo, a percepção do veículo no sentido contrário é mais rápido. Principalmente quando você vem contra o sol.

Avatar
Laila 4 de dezembro de 2022

Concordo plenamente. Faróis acesos ajudam demais durante o dia nas rodovias. Viajo muito e é nítida a diferença entre quem está com farol aceso e desligado.

Avatar
Marli 4 de dezembro de 2022

Concordo com vc Marcos Rosa

Avatar
TIAGO ABREU 5 de dezembro de 2022

Uma pessoa que não consegue enxergar um veículo a uma distancia de pelo menos 800metros em linha reta, não deve nem pegar na direção do carro, tá gravemente com problema de visão, essa lei foi criada para bancar as contratações que o governo faz para angariar votos, o que o governo precisa é desmamar o povo que ta pendurado as custas do brasil sem trabalhar, aí sim vai sobrar dinheiro para reformar nossas estradas e dar segurança o motorista brasileiro.

Avatar
Elias Rodrigues 4 de dezembro de 2022

Discordo plenamente , quando estamos fazendo o CFC são passados pelos instrutores númeras coisas que devemos e não devemos fazer quando estamos na condução de veículo .
E mesmo assim os deveres e direitos são deixados de lado .
Se fosse fábrica de fazer dinheiro , garanto que em uma hora inúmeros motoristas perderiam seu direito de dirigir por imprudências e muitas das vezes coisas simples . Ex: fazer convenção sem dar ceta , fumar dirigindo , uso de celular no volante ( um absurdo ) ,dirigir sobre efeito de álcool, estacionar em locao proibido e até mesmo um metro da guia impedindo até mesmo um carro de emergência passar , documentos atrasados ,entre outras coisas mais .
Então , fica aí umas palavras para serem efletidas. Fábrica de fazer dinheiro ou muitas imprudências comentidas passam despercebidas !
Um trânsito seguros é um dever de todos , devemos ver , agir e evitar dirigindo por você e pelos os outros .
Mas infelizmente a ignorância ,a irresponsabilidade e o egoísmofale.mais alto .
Pra uns dirigir é uma arte e para outros um desastre.

Avatar
Rodolfo 4 de dezembro de 2022

Farol aceso em pista duplicada ajuda a ver malucos vindo a mais de 200 km/h quando a pista está quente.

Avatar
Geraldo 4 de dezembro de 2022

Cada carro agora vem de um jeito…lançaram carros com pisca q em vez de sinalizar inteiro a fábrica colocou para sinaluzar igual a árvore de natal, o tiggo é assim. E pior ai da é o novo hb20 q cipiou o sportage com seta no parachoque…absurdo total…e tem as lanternas vermelhas q tb são piscas de carros vindos do méxico por causa do acordo comercial…e tem nossos jabutis q sao farois ligados durante o dia e radares somente ara multar

Avatar
Nil Lin 4 de dezembro de 2022

tah uma baderna só, inclusive com piscas tipo tirinha e luz vermelha (igual freio), a monte de luzinhas tipo xenon bem ofuscantes (notinhas adoram)

Avatar
Altair Pereira 4 de dezembro de 2022

Existe cada comentário idiotas, com cunho político. Para ser motorista deveria ter um grau de escolaridade de no mínimo ensino médio, para entender as leis de trânsito.

Avatar
Marcio 4 de dezembro de 2022

Para mim não tinha necessidade de usar farol acesos durante o dia pois não é a a luz do farol que iria me fazer ver um veículo de longe pois um carro é maior que o próprio farol dele.

Avatar
Uma moto Tbem é maior q o farol, mas, sem ele muitos acidentes aconteceriam.. 4 de dezembro de 2022

Farol aceso é uma segurança e aumenta muito a visibilidade do veículo, mas, realmente em rodovias de pista dupla são dispensáveis

Avatar
Doris 4 de dezembro de 2022

Marcos, concordo plenamente com você, a visibilidade é 100℅!

Avatar
J 4 de dezembro de 2022

Verdade, porém eles não estão preocupado em evitar acidente e sim em encher os cofres.

Avatar
Luiz 4 de dezembro de 2022

Eles só enchem os bolsos quando nós motoristas deixamos de cumprir a lei…

Avatar
Jorge Oliveira 7 de maio de 2023

“Eles só enchem os bolsos quando nós motoristas deixamos de cumprir a lei…” (Luiz)

Concordo Luiz, parte da população tem aversão a cumprir leis, e reclamam quando, errados, são penalizados. Com raras exceções não conheço quem foi penalizado por cumprir a lei, seja ela qual for.

Avatar
Binho 4 de dezembro de 2022

O farol ajuda na percepção mesmo que inconscientemente. Ajuda na visão periférica também. Inclusive pessoas mais velhas vão perdendo a visão periférica. Então a luz ajuda a chamar atenção.

Avatar
Leonardo 4 de dezembro de 2022

Verdade

Avatar
Rodrigo 4 de dezembro de 2022

Exatamente no começo dos anos 2000 no site da polícia militar rodoviária tinha um artigo que abordava o farol aceso durante o dia com o título seja bem visto. Eu após ler isso novo de carta sempre usei independente de legislação ou não.

Avatar
Luiz 4 de dezembro de 2022

É em rodovias de mão dupla ajudam a distinguir rapidamente em uma reta longa se o veiculo à frente está indo na mesma direção que voce ou ultrapassando na contramão.

Avatar
Marcelo 4 de dezembro de 2022

Como os veículos usam uma coloração quase igual a da pista, os faróis são um bom indicativo para detectar tais veículos. Tbm ajuda na precisão do radar móvel.

Avatar
Amarildo França 4 de dezembro de 2022

Já sabia que essaei estava em vigor. Porém ando por algumas rodovias e vejo que ainda oo motoristas persistem em andar com os faróis ligados , até por conta de serem multados. O que eu não acho certo é ainda ter vários radares moveis escondios, sendo utilizados para multar motoristas no decorrer das pistas. Já existem vários radares fixos em determinados locais porém cobertos com plásticos, onde não estão sendo usados. Vejos isso como uma grande sacanagem com os motoristas, que já pagam todos os seus impostos, e ainda tem que conviver com os altos preços de pedagios caríssimos.

Avatar
Geraldo Antonio da Silva 4 de dezembro de 2022

FICO MUITO INDIGNADO QUANDO VEJO RADARES MOVEL ESCONDIDOS, NAS BR SE JA TEM RADARES FIXO PARA REGISTRA, ISSO NAO E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E ASSALTA A NAÇÃO BRASILEIRA QUE BOM SÉRIA SE NOSSO BRASIL DESSE BOM EXEMPLO ESSA MINHA INDIGNAÇÃO

Avatar
Joao 4 de dezembro de 2022

Anda dentro do limite de velocidade que não será multado. O motorista excede o limite de velocidade e a culpa é do fiscalizador, não dá né?

Avatar
Isso! 4 de dezembro de 2022

Sou pela democracia e respeito às leis

Avatar
Jorge Oliveira 7 de maio de 2023

“Anda dentro do limite de velocidade que não será multado. O motorista excede o limite de velocidade e a culpa é do fiscalizador, não dá né?” – (João)

Dissestes tudo João. A lei existe para ser cumprida. Há motoristas que não obedecem a lei e reclamam se são multados. Como dizes, basta cumprir a lei.
Multa nos que a descumprem.

Avatar
José Lopes de Assis 4 de dezembro de 2022

Mesmo antes da lei, eu já andava com faróis acesos durante o dia, e continuo fazendo, não por causa da Lei, mas pra segurança minha e de quem me acompanha.

Avatar
Amaury 4 de dezembro de 2022

Exatamente! Em muitos países , como o Canadá, desde a década de 80 luzes diurnas sao obrigatórias. Dai eu pergunto :Qual o problema de ligar os faróis?.

Avatar
Marcos Miquilino 4 de dezembro de 2022

Tem muito comentário, que sou a favor e outros não, parcialmente! Eu utilizo o farol aceso, bem antes da lei dos faróis. O que precisamos, é educarmos os motoristas futuro, nossas crianças. Para quem já trás consigo uma mau disciplina no trânsito, possivelmente vai pagar com a vida ou com o bolso! Quanto a indústria das multas, eu acredito que é real, exemplo: Se as rodovias do Brasil, os limites não pode ultrapassar de 110km/h, por que autorizam a construção de carros que chega a 200km/h? A arrecadação de impostos fala mais alto, depois corrigem colocando radares nas vias. Eu faço minha parte! Ando a 90km/h, utilizo farol nas vias e ensino para minhas filhas. Se cada um fizer sua parte, o resultado final, após alguns anos, será gratificante. Não adianta criar leis, se não atuam no problema raiz…

Avatar
Abdon Guerra 4 de dezembro de 2022

Penso exatamente assim também, o que precisamos além de leis, é usar o dom que Deus nos deu de pensar e ter bom senso, uso faróis acessos e nunca passo de 100 km por hora, dificilmente ultrapasso alguém, normalmente sempre sou ultrapassado por motoristas que pensam estar pilotando jatinhos.
O que precisamos é realmente usar bem o maravilhoso poder que temos de raciocinar e não ficar só esperando que leis nos obriguem a fazer o que é certo, a exemplo da prevenção contra Covid e outros vírus, continuo sim, usando máscaras, evitando aglomerações e tomando todos os cuidados com a higiene e já tô esperando a 5° dose da vacina!

Avatar
Maurício alexandre 4 de dezembro de 2022

Muitos motoristas já sabem da lei, só que a maioria usam relê que ligam o farol automaticamente qdo o motor é acionado….tanto que mesmo na cidade se vê mtos carros de farol ligado. Concordo com mtos colegas aí, só que no Brasil se arruma indústria pra tdo pra se ganhar dinheiro do povo o exemplo são alguns pedágios essa lei do farol e alguém lembra dos estojos de 1⁰ socorro??

Avatar
Erick 4 de dezembro de 2022

Continue assim e continue sendo um alienado do sistema!

Não sou a favor de quem dirige excessivamente rápido, entretanto tampouco sou a favor de quem dirige demasiadamente lento. Quanto mais tempo passamos dirigindo, mais estamos suscetíveis a acidentes, por isso não fico perdendo tempo no trânsito e ando sempre na maior velocidade possível dentro da legalidade e segurança.

Só uma dica para o senhor aceite se quiser, pare de tomar doses e mais doses de vacinas, tire um tempo e procure sobre todos os problemas, doenças e mortes que foram causados por conta dessa vacina.

Avatar
Rodolfo 4 de dezembro de 2022

Fica a dica: nunca fique na frente de um caminhão. Tem estrada que alguns caminhoneiros andam acima do limite de velocidade, então em um imprevisto ele não vai conseguir freiar.
Na minha opinião caminhão não poderia passar de 60 km/h e seria proibido o trânsito de caminhões em rodovias nos finais de semana.
País atrasado… na Europa o que leva carga de Norte a Sul do país é trem.

Avatar
Cleovansortene Ribeiro 4 de dezembro de 2022

Será que aquela uva aquela manga aquele abacate aquele maracujá em fim as verduras e frustas vai chegar na sua mesa com qualidade? Não sabe nem o que está falando vai andar aí 2mil km a 60 km por hora

Avatar
Cleovansortene Ribeiro 4 de dezembro de 2022

Nós final de semana nós não precisa pagar imposto também ? Nós final de semana nossa dívidas param ? Sono cidadão igual a vocês de carro de passeio a diferença e que nós final de semana estamos levando as verduras e frutas pra na segunda feira você com a sua boca grande ir lá comprar elas fresquinhas

Avatar
Maria Emília 4 de dezembro de 2022

O necessário no Brasil será o povo esclarecido.A grande maioria e de analfabeta funciona.
Por que para ser político não há a necessidade de formação específica? E para os demais cargos ou função a população tem que ter formação experiência etc?

Avatar
Rodolfo 4 de dezembro de 2022

CLEOVANSORTENE RIBEIRO,
E o que dizer de família que são esmagadas por um caminhoneiro imprudente em alta velocidade acima do limite permitido…

Avatar
Cassia Campos 4 de dezembro de 2022

Concordo com vc. Continuo usando também, e não deixarei de usar.
Deveriam se preocupar em com essa indústria de multas que estão criando, sinalizarem melhor as vias urbanas, colocarem placas com o nome das ruas… Dentre tantas outras coisas erradas que vivenciamos no trânsito diariamente. Um dia pode, outro dia não pode, realmente não temos bolas de cristal.

Avatar
Osires 4 de dezembro de 2022

Uma vergonha para os ” representantes do povo” , as ruas não terem as devidas placas de identificação se quer em esquinas.

Avatar
Pricila Antoniazzi 4 de dezembro de 2022

Continuo usando faróis acesos durante o dia sim, já sabia que a lei seria mudada antes mesmo de passar valer, porém acredito que é um cuidado com os demais e comigo mesma, pois faróis acesos são vistos de longe mesmo de dia e isso não devia ter sido retirado. O que tinha que ter uma lei mais severa são para o trânsito dentro das cidades, as pessoas nem seta dão, simplesmente tão de um lado e jogam pro outro como se a gente tivesse bola de cristal e tbm a proibição desses carros caindo os pedaços que continuam circulando e muitos nem faróis tem mais!

Avatar
Cassia Campos 4 de dezembro de 2022

Concordo com vc. Continuo usando também, e não deixarei de usar.
Deveriam se preocupar em com essa indústria de multas que estão criando, sinalizarem melhor as vias urbanas, colocarem placas com o nome das ruas… Dentre tantas outras coisas erradas que vivenciamos no trânsito diariamente. Um dia pode, outro dia não pode, realmente não temos bolas de cristal.

Avatar
Marcos 4 de dezembro de 2022

Independente do que fizeram com a lei, estragando o que era correto, continuo usando os faróis acesos por motivo de segurança. E a pontuação na CNH que passou para 40 pontos é ridícula pois abranda a punição para os maus motoristas.

Avatar
Paulo 4 de dezembro de 2022

Isso, mesmo sabemos que a lei ficou mais branda. Mas pela segurança de todos permanecem acesos. Vc está com razão.

Avatar
Apa 4 de dezembro de 2022

Eles deveriam se preocupar com os asfaltos que estão cheios de buracos, remendados que parecem com a cara deles, tem lugares em Taguatinga que é impossível de transitar, outros temos que reduzir bruscamente por causa das más condições dos asfaltos correndo o risco de haver um engavetamento porque os motoristas que estão atrás não tem a mesma visão. E muitos outros pontos que são mais relevantes.

Avatar
Adriane 4 de dezembro de 2022

Concordo. Sei que não é obrigatório o uso de faróis acesos em pistas duplas, porém quando saio de casa para viajar os acendo, independente de ir por uma pista simples ou dupla, e assim não arriscar a levar uma multa por esquecer de atendê-los ao entrar em uma rodovia de pista simples e imagino que a maioria dos condutores façam o mesmo. Enfim, não não é por desconhecimento da lei

Avatar
Edson 4 de dezembro de 2022

Fazem as leis e quando veem que não está dando lucro, fazem pequenas mudanças para confundir o povo e aumentar a arrecadação. Já paguei multa por farol de milha acesso na cidade, por estar só com meia luz e luz apagada. Estava errado mas nunca entendi que mal faz usar farol de neblina na cidade.
Mas sobre luzes, o que mais me irrita é luz alta + farol de milha e luz de neblina traseira ligada com tempo bom. Acho que todos os veículos deveriam ter DRL que liga automaticamente.

Avatar
Mauro Gonçalves 4 de dezembro de 2022

No Brasil pouquíssimas rodovias são duplicadas, o que diminuiria muito os acidentes, mas não é prioridade de alguns governos fazer isso e quando o fazem começam e roubam o resto do dinheiro da obra. Farol baixo aceso sempre mesmo de dia.

Avatar
Sebastião Viegas 4 de dezembro de 2022

Como sempre a Midea ignora o conhecimento do povo brasileiro, tenta ou fazem de tudo para chamar o povo de burro, eu conheço a lei e dirijo com os faróis baixos ligados muito antes dessa lai ser aprovada e ser revogada. Simples os faróis ligados não é para mim enxergar melhor durante o dia, é para que os outros tenha uma melhor visão do meu carro. Eu acho e tenho certeza que melhora a segurança de todos. Então não é desconhecimento é segurança e bom senso. Obrigado pelo voto de conhecimento dispensado a minha pessoa e aus outros que dirige com os faróis acesos, parabéns a todos, segurança em primeiro lugar.

Avatar
Juarez 4 de dezembro de 2022

Nossa! Um carro tão pequeno que ninguém consegue enchergar durante o dia . Aí ai. É cada ideia de girico.

Avatar
Antônio 4 de dezembro de 2022

Pra vcs q são inteligentes e profissionais do volante . . E quando não existia a lei do farol . . Não se andava em estradas q o sol bate de frente . . No horizonte ? Topo . Saindo de Natal sentido Mossoró.

Avatar
Ana 4 de dezembro de 2022

Mas tem muitos nem.acende o farol.na cidade.Muitas vezes já vi quando começaa escurecer motoristas nem acendeos faróis.A primeira coisa que deve se fazer qdo escurece é acender os faróis não é a luz dos posts da cidade que vai ajudar vc a enxergar.
Então se vc é um bom motorista acenda o farol seja lei ou não.na estrada simples ou não pois isso facilita acidentes a visualizar pessoas andando nas estradas.

Avatar
Helo 4 de dezembro de 2022

Acho que a matéria é provocativa, mas de forma negativa. A população sabe da nova lei, porém a ignorou, pq quem valoda as leis são o povo. Isso já é sabido. O farol aceso pela manhã auxilia a visualização dos outros automóveis a distância e o bom motorista sabe disso, por isso rejeita essa modificação na lei.

Avatar
Andre Maciel Barreto 4 de dezembro de 2022

Bom dia! Helô.
Concordo plenamente quem faz a lei e o povo, um farol ligado evita muita coisa mesmo durante o dia.

Avatar
celsiusferrera 4 de dezembro de 2022

Concordo completamente contigo.

Avatar
Altair Pereira 4 de dezembro de 2022

Existe cada comentário idiotas, com cunho político. Para ser motorista deveria ter um grau de escolaridade de no mínimo ensino médio, para entender as leis de trânsito.

Avatar
Homero 4 de dezembro de 2022

Dirijo continuamente todos os dias a mais de 50 anos em estradas..Desde quando foi criada a norma, mas não virou lei, uso farol baixo de dia, principalmente em pista dupla, quando parece que nada vai acontecer. O detalhe primordial e que quando trafegamos no mesmo sentido na mesma pista com um caminhão, muitas vezes muito próximo do caminhão quando vamos ultrapassa lo na mesma pista e direção, o motorista deste não percebe nossa aproximação, seja por acomodação ou distração até pelo excesso de experiência sem querer acabam dando uma fechada no seu carro, já presenciei isso várias vezes, e COM OS FAROIS ACESOS o brilho do mesmo chama a atenção de qu trafega e da mais segurança. OUTRA COISA É MUITA FALTA DE CONHECIMENTO COMO UM DESAVISADO ESCREVEU AI EM CIMA QUE TRAFEGAR COM FAROIS LIGADOS ESQUENTA MUITO OS FUSIVEIS DO VEICULO. SO SE FOR CARRO VELHO OU FUSIVEL MAL DIMENSIONADO OU TRAMBIQUE , POIS ESQUENTAR DE DIA TAMBÉM VAI ESQUENTAR A NOITE.. ANDAR COM FAROIS LIGADOS DE DUA CHAMA MUITO A ATENÇÃO INCLUSIVE DE PEDESTRES QUE VISUALIZA MELHOR PRINCIPALMENTE FIM DE TARDE NO LUSCO FUSCO DO ENTARDECER, E LHE DA MAIS SEGURANÇA AO ATRAVESSAR A PISTA. ENFIM E UMA MEDIDA QUE NAO TRAZ PREJUÍZO A NINGUÉM , SO SIS DE PENSAMENTO “APAGADO” PENSANDO QUE ISSO E GASTO , E NÃO BENEFICIO CPMO.MUITOS QUE ACHAM QUE ANDAR SÓ DE LANTERNA LIGADA A NOITE É ECONOMICO, MAL SABE O IDIOTA E EGOISTA QUE NAO E SO ELE QUE PRECISA ENXERGAR OS OUTROS, MAD ACIDENTES ACONTECEM QUANDO TAMEM OUTROS NAO LHE Enxergam…

Avatar
Iderval bianco ianuantuomi 4 de dezembro de 2022

É por causa dessas leis idiotas e várias outras, que muitos motoristas ignorantes estacionam o veículo com os faróis ligados muitas vezes na contra mão com o farol alto cegando quem trafega em sentido contrário ao dele.

Avatar
Thiago 4 de dezembro de 2022

Não sei qual foi engenheiro que colocou farol de led nos carros, aí vem um carro na pista simples com esses faróis auto. Men se quer baixa deixando o motoqueiro totalmente sem visão da pista. E pior tem que se contenta com farol amarelo que tem que mal da iluminar adiante da pista.

Avatar
Erasmo 4 de dezembro de 2022

O carro com luz de led só atrapalha quando é adaptado, ou seja, quando não é original. Infelizmente algumas pessoas alteram os farois colocando luz de led em local que foi feito pra receber lampada comum.. é ai que está o problema…Sem contar que esse tipo de alteração pode render multa e 5 pontos na carteira.

Avatar
Marcio 4 de dezembro de 2022

Pior é a quantidade de analfabetos que , como vc, que não sabem, ler, escrever ou interpretar. Se vc tivesse alguma noção do idioma não passaria essa vergonha mostrando sua enorme incompetêncis. Vc não difetencia “sequer” de ” se quer” ….. claro vai dizer que não tem problema mas tem um enorme problema, mas eu não vou tentar te ensinar.

Avatar
Sidnei 4 de dezembro de 2022

A ideia do farol acesso durante o dia, não para você enxergar melhor, pelo vontrario é para você ser visto, mesmo numa rodovia duplicada existe vários.pedesrres que atravessam sem o uso das passarelas, e muito mais fácil oce serr visto, ainda o motorista transita constantemente em rodovias ora duplicadas ora simples, e ficar toda hora lembrando k de tem que.ligar e onde tem que desligar, é um absurdo aumentado a chances de cometer uma infração de transito

Avatar
Joel 4 de dezembro de 2022

Têm que haver r uma lei pra esses motoristas que usam farol alto a noite e deixam os outros motoristas praticamente cegos

Avatar
Marcio 4 de dezembro de 2022

Existe! Não se cumpre por várias razôes: Primeiro, como vc, muitos desconhecem segundo por total falta de educação e respeito, terceiro por absoluta falta de fiscalização e penalizações eficazes.

Avatar
Maciel Justino cunha 4 de dezembro de 2022

O sr.thiago vc é muito burro. Tem que manter sim essas lâmpadas de led farol de de led. Sim. Porque essas porcarias de lâmpadas alogenas são tudo uma porcaria. Não clareia nada. Não consegue ver uma distância de 20 metros. E a led. Elimina longe. Se atrapalha os outros motoristas e falta de regulagem. Entendeu? Meu carro é todo ledes se não fosse já tinha estourado os 4 pneus. Porque aqui wm são Paulo as ruas parece um queijo suíço.

Avatar
Ana 4 de dezembro de 2022

A lei existe que naon pode usar farol alto.na ultrapassagem na pista contrária.Por causa dos carros

Avatar
Geraldo Almeida 4 de dezembro de 2022

Existe um óculos que ajuda a não ter cegueira com o farol alto, poderiam incentivar o uso ou até mesmo obrigar.

Avatar
.Cris 4 de dezembro de 2022

Tinha era dar cadeia para quem usa farol de Xenon desregulado. Farol de dia, mais atrapalha que ajuda. Muita gente usa farol desregulado ou no alto.

Avatar
Edson Horacio da Silva 3 de dezembro de 2022

Aqui no RJ temos um ladrão que vive de multas não se enganem Eduardo Paes o prefeito mais 71 que já vi mas o culpado e quem votou nele

Avatar
Renato 4 de dezembro de 2022

Tem que multar mesmo.

Dirijo desde 2001 quase todos os dias. Tenho 6 multas até hoje.
Não sou santinho, apenas respeito a minha vida é a dos outros, também não quero pagar multa.

No Rio tem um monte de idiota que se acha o dono do mundo. Quer andar a 140 km/h onde deve ser 80km/h

Tem pouco radar na Av. Brasil. Faltam ao menos uns 20 até Santa Cruz.

Viva a ordem!!!

Pra cima deles, Dudu!!!

Avatar
Edson horacio da Silva 10 de dezembro de 2022

Vamos lá então colocaram um radar a ums 20 dias ali na penha na av.brasil sentido centro não existia só existia 3 radares sentido campo grande um em Benfica depois ramos e o penha e o último em iraja mas mas a lei diz que tem que ter avizo ao motorista emclusive com pinturas no assoalho ou seja na pista e não cadê o corrimento da lei por parte da prefeitura

Avatar
Carlos 4 de dezembro de 2022

Se cumprir as Normas e Leis de Transito, não será multado!
Simples assim, não haverá 171 que o pegue!

Avatar
Exatamente assim perfeito seu comentário ??? 4 de dezembro de 2022

Concordo totalmente

Avatar
Paulo 3 de dezembro de 2022

O governo precisa melhorar as condições das rodovias

Avatar
Marcio 4 de dezembro de 2022

Governo é a representação do povo …. se está ruim é porwue o povo não prests.

Avatar
CELIO MARTINUZZO SPADETO 4 de dezembro de 2022

Na verdade são tudo farinha do mesmo saco. Amigo, não temos como escapar.Dificil é encontrar candidato honesto

Avatar
Paulo Alexsandro Ferreira dos Santos 3 de dezembro de 2022

Bem sabemos que imprudências Partem mesmo da Prefeitura que nunca arrumam as pistas: as avenidas as ruas. Gente é Bruraco de mais!! E agora nesse período de chuva, afff! Abram vagas para os trabalhadores, e arrumem as Ruas … # Ficaadica.

Avatar
JÁRIO 4 de dezembro de 2022

Em 2014,nas áreas interna e externa da Petrobrás aqui em Sergipe já era obrigatório o uso dos faróis aceso. É uma questão de educação e consciência, faróis acesos aumenta bastante a chance de você ser visto.
O motorista brasileiro ainda é muito mau educado e desinformado sobre leis de trânsito e direção defensiva.

Avatar
Paulo Alexsandro Ferreira dos Santos 3 de dezembro de 2022

Bem sabemos que imprudências Partem mesmo da Prefeitura que nunca arrumam as pistas: as avenidas as ruas. Gente é Bruraxo de mais!! E agora nesse período de chuva, afffc! Abram vagas para os trabalhadores, e arrumem as Ruas … # Fixaadica.

Avatar
Wendel 3 de dezembro de 2022

Já está mundialmente comprovado que é mais seguro esse procedimento. Na Europa é obrigatório a mais de 40 anos. Brasil, país do atraso.

Avatar
.Cris 4 de dezembro de 2022

Mais seguro pra quem é cego, só se for. Farol só para moto e caminhões. Carro de passeio não há necessidade

Avatar
Antonio 4 de dezembro de 2022

Claro q é necessário, e qual o motivo de tu não usar? Só mimimi?

Avatar
Mardones 4 de dezembro de 2022

Quer dizer que o cego só enxerga o veículo de passeio,?

Avatar
Otávio Silveira 4 de dezembro de 2022

Já trafeguei em rodovia vicinal com o sol de frente, na altura da linha do horizonte. Só se consegue ver veículos em sentido contrário que estejam com farol aceso. Farol para todos, sem exceção, não conseguia ver os outros carros e garanto que sou cego. Que pena que segurança é algo que ainda parece ser tratado como frescura por tantos brasileiros

Avatar
Carlos 4 de dezembro de 2022

Se não tem necessidade, retire os farol do seu!
Simples assim!

Avatar
Nilton 4 de dezembro de 2022

Vemos aqui alguém que enxerga e percebe o mundo apenas de seu quadradinho.

Avatar
Wndl 4 de dezembro de 2022

Então… primeiro que cego não dirige… segundo, muitos brasileiros tem o pensamento bem pequeno comparando com os países desenvolvidos.

Avatar
Marco Antônio 4 de dezembro de 2022

A indústria da multa só quer arrecadar…Na Europa as coisas funcionam… aqui o interesse é só lascar com o povo.. primeiro teria que ter ruas e estradas melhores asfaltadas e não feita com casa de ovo …parece realmente um queijo suíço…sem com contar com as sinalizações que são uma droga tbm

Avatar
Carlos 4 de dezembro de 2022

É conhecida como Síndrome do Vira Latas, a doença que o brasileiro tem em menosprezar o próprio país e exaltar outros países sem se dar conta de que todos os outros tem problemas semelhantes ou até às vezes pior, esta doença só permite que o enfermo só enxergue a grama verde do vizinho.

Avatar
Reginaldo Moreira 3 de dezembro de 2022

Podem dizer qualquer coisa,farol ligado ou apagado pra mim não faz diferença nenhuma,o sol rachando e o farol ligado,aahh tenha a santa paciência,se o condutor não consegue enxergar um automóvel em qualquer tipo de via, não deveria nem dirigir!

Avatar
Otavio 3 de dezembro de 2022

Que preguica de ligar um farol ein? Com sol forte realmente nao precisa, mas pega dia de garoa, as vzs carro sem desembaçador traseiro.. até na cidade é super importante o farol ligado.

Avatar
Marcos 4 de dezembro de 2022

Gostei essa é a análise mais verdadeira kkkkk…

Avatar
Paulo Fierro 4 de dezembro de 2022

Concordo essa lei só foi criada para vender mais lâmpadas

Avatar
Eduardo da Silva Costa 4 de dezembro de 2022

E diminuir a vida útil das baterias

Avatar
Antonio 4 de dezembro de 2022

Dá muita diferença, se tu não vê diferença, tu q não podia nem dirigir

Avatar
Carlos 4 de dezembro de 2022

Parabéns aos hipocritas, lei não é feita para descutir; mas para cumprir!
Simples assim!

Avatar
Nilton 4 de dezembro de 2022

Se não faz diferença ligado ou desligado pra vc, ligue que pode fazer pra quem te vê.
Pronto!

Avatar
Gil santos 3 de dezembro de 2022

Aumentar a fiscalização com monitoramento, tem muitos motorista imprudentes.

Avatar
Ester 3 de dezembro de 2022

Em pista dupla não precisa, em pista simples sim. Eu prefiro deixar ligado e nem preocupar quando mudar de uma para outra. Ja que não há multa por usar ligafo. Sem falar no hábito para não esquecer. Geralmente não desligo em pequenas paradas. Hoje fiz e esqueci de ligar novamente debaixo de chuva.

Avatar
Adriane 4 de dezembro de 2022

Concordo. Sei que não é obrigatório o uso de faróis acesos em pistas duplas, porém quando saio de casa para viajar os acendo, independente de ir por uma pista simples ou dupla, e assim não arriscar a levar uma multa por esquecer de atendê-los ao entrar em uma rodovia de pista simples e imagino que a maioria dos condutores façam o mesmo. Enfim, não não é por desconhecimento da lei

Avatar
Adenailto Silva Almeida 3 de dezembro de 2022

O problema de acidentes nunca foi farol ligado ou desligado durante o dia sou um profissional todos os dias mim deparo com várias situações onde o bom senso conta mais do q um farol aceso ou apagado o problema da maioria dos acidentes esta nas rodovias sem sinalização sem infraestrutura para os condutores q tem menos experiências como estradas escorregadias e esburacadas sem terceira faixa isso sim causa a maioria dos acidentes

Avatar
Clairton 3 de dezembro de 2022

a frota de automoveis e a de caminhoes aumentaram nos ultimos anos com encentivos fiscais para a compra..mas as estradas nao acompanharam com a evolucao da frota estradas de 30 40 anos atras nao acompanhou a frato que tem circulando hoje …um fator preocupante..acidentes que nao param

Avatar
Carlito de Oliveira Souza 3 de dezembro de 2022

Falou tudo em poucas palavras

Avatar
Carlito de Oliveira Souza 3 de dezembro de 2022

Falou tudo em poucas palavras

Avatar
Roberto 3 de dezembro de 2022

Cleito Simões é a pura verdade, farol aceso de dia não tem nada a ver com acidente, mas existem cabeças ocas que concordam! Outra idiotice é comprar gasolina com o recipiente com o selo do Inmetro! Quem quiser incendiar ônibus ou qualquer outro lugar é só encher o tanque de uma moto e passar para qualquer outro recipiente. Mas no Brasil as coisas são desse jeito! Cada cabeça que só Deus.

Avatar
Antonio 4 de dezembro de 2022

Claro q tem a ver com acidente e visibilidade, a luz acesa chama muito mais a atenção, já alertei um colega e evitamos um acidente por ter visto o farol do carro ligado, foi uma fração de segundo, se não tivesse o farol ligado, não veria o carro.

Avatar
Claudio De Mello 3 de dezembro de 2022

Concordo totalmente com os faróis apagado durante o dia e a noite os faróis ligados .
No dia chuvoso ou com neblina os faróis ligados .
A lei dos faróis ligados é meramente arrecadadora para os Estados . Na realidade é para roubar o motorista que já paga muitos impostos e não ver nada de melhoria nas estradas Municipais, Estaduais e Federais .As ruas estão uma porcarias. . Sou do Rio de Janeiro, RJ .
Obs. :O prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro estragou a avenida Brasil .

Avatar
Diellen 3 de dezembro de 2022

Não concordo com a multa, mas sou míope e tbm tenho astigmatismo os faróis ligados durante o dia ajudam muito. Identifico muito mais rápido o sentido do carro

Avatar
Tg 3 de dezembro de 2022

Vc não deveria dirigir cegueta

Avatar
Renato Ferreira 3 de dezembro de 2022

“se alguém ligou, acenda o farol……” Um salve ao velho Tim Maia!

Avatar
Renato Ferreira 3 de dezembro de 2022

“se alguém ligou, acenda o farol.,acenda o farol…….” Um salve ao velho Tim Maia!

Avatar
Rodolfo 3 de dezembro de 2022

Cada caso é um caso…
Eu por exemplo moro em prédio que tem garagem subterrânea, então tenho que logo que ligo o carro ligar os faróis. Na rodovia Bojiro Nakau até a chegada da casa da minha sobra em Ibiuna varia trecho pista duplicada com de pista simples.
Assim já imaginou a neura que seria ficar ligando e desligando os faróis nesse trecho.

Avatar
Givaldo 3 de dezembro de 2022

Aqui no Brasil tá tudo errado e não tem quem conserte pois veja bem: o pai de família está refém do bandido, da polícia, do médico, do vereador, do prefeito, do deputado , do presidente , enfim de todo jeito o cidadão está “FUDIDO”

Avatar
Freitas.moura 3 de dezembro de 2022

Prefiro usar farol de dia gasta menos combustível a Noite deixo ele desligado e o carro na garagem e não gasta nada!!

Avatar
Ronaldo 3 de dezembro de 2022

Piadinha mais sem graça que já li kuakualua?

Avatar
Adelmo 3 de dezembro de 2022

Pra mim essa lei não está fazendo diferença alguma,mesmo antes de ser obrigatório sempre viajei com os faróis acesos para a minha segurança,e também para a segurança dos outros usuários da rodovia

Avatar
Assuerio 3 de dezembro de 2022

É outra coisa tu fazer uma ultrapassagem visualizando um veículo contrário com farol ligado do que um com farol apagado,te dá uma melhor visualização de distância para uma ultrapassagem segura.Por isso até mesmo dentro da cidade sempre ando com os faróis ligados.

Avatar
Ota 3 de dezembro de 2022

Farol aceso é mais seguro, principalmente para os pedestres idosos, que tem uma enorme dificuldade em atravessar na faixa de pedestres.

Avatar
Denilson de Souza 3 de dezembro de 2022

É igual cinto de segurança uns usa por causa da lei e em estrada de cascalho não usa eu uso pela minha segurança cascalho e poeira e mais fácil dar acidentes

Avatar
Mauricio José de moura 3 de dezembro de 2022

Lei hedionda e inútil.Meramente arrecadadora. Não melhora a segurança nem o transito. Infelizmente a maioria das leis de transito são pra fins meramente financeira do Estado e de empresas privadas. Resultado: numero de acidentes cada vez maiores , auto escolas ineficientes, sinalização péssima e falta de investimentos nas pistas e estradas de rodagem com esse dinheiro arrecadação, etc..

Avatar
Antonio 4 de dezembro de 2022

Pessoas como tu deveriam ser proibidas de dirigir um carro

Avatar
Jfernandes 3 de dezembro de 2022

O carro sempre fica com o farol ligado. Não é porque não encherga pois é mais segurança para mim e também para meus outros amigos também .principalmente para os pedestres. Muitos crítica mas até com farol ligado faz merda.

Avatar
Robson 3 de dezembro de 2022

Esse povo não sabe de nada, só entender de estudo lógico que perceberá que em dia claro, faróis acessos, já de noite escura, faróis apagados. Acompanhem a lei da natureza, nem precisa de estudo. Dia=Claro=Farol ACESO / Noite=Escuro=Farol APAGADO…

Avatar
Jose Bonfim 3 de dezembro de 2022

Eu já sabia da mudança porém eu concordo e acho mais seguro os faroes ligado, temos melhor percepção mesmo quando vem atrás, ajuda na visibilidade com certeza.

Avatar
Cícero 3 de dezembro de 2022

Um amigo meu perdeu o pai ao cruzar a rua. Se na época existisse está lei, poderia ter vivido mais tempo.

Avatar
Luciano 3 de dezembro de 2022

A matéria parece ter interesse de confundir os condutores.
A questão não é se sabemos ou não da mudança na lei, e sim se achamos mais seguro ou prático estar com os faróis ligados nas rodovias!

Avatar
William Ferreira Dias 3 de dezembro de 2022

Nada a ver! Quem não enxerga durante o dia não pode nem dirigir,farol tem q usar e anoite..

Avatar
Claudio De Mello 3 de dezembro de 2022

Concordo totalmente com os faróis apagado durante o dia e a noite os faróis ligados .
No dia chuvoso ou com neblina os faróis ligados .
A lei dos faróis ligados é meramente arrecadadora para os Estados . Na realidade é para roubar o motorista que já paga muitos impostos e não ver nada de melhoria nas estradas Municipais, Estaduais e Federais .As ruas estão uma porcarias. . Sou do Rio de Janeiro, RJ .
Obs. :O prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro estragou a avenida Brasil .

Avatar
Otavio 3 de dezembro de 2022

A lei pouco imporra, agora depender de bom senso é foda, é comum ver gente com carro prata em dia chuvoso e farol apagado.. já tomei susto em ultrapassagem só por isso.. e mesmo dia chuvoso na cidade ajuda. Não quer usar não use, deliberadamente, só mostra que é um idiota

Avatar
deivison 3 de dezembro de 2022

concordo plenamente

Avatar
Antonio 4 de dezembro de 2022

Pessoas como tu deveriam ser proibidas de dirigir um carro.

O farol durante o dia é para ajudar na visibilidade do outro motorista, ou seja, para o outro ver mais fácil o teu carro

Avatar
Gustavo Vasques 3 de dezembro de 2022

O articulista não sabe a diferença entre estrada e rodovia. Mistura as duas em seu texto. Como escrever sobre o assunto, tendo desconhecimento primário da matéria?

Avatar
Nelise luiza 3 de dezembro de 2022

Maneira de roubar dinheiro. Cria lei, tira lei. Acende farol aqui, desliga ali. Na BR ou não eu já saio de casa com farol ligado. Eu , na minha opinião faróis acessos dão mais segurança

Avatar
Nady 3 de dezembro de 2022

Com certeza,! Dentro ou fora cidade meu e ligado todo tempo!

Avatar
Fábio 3 de dezembro de 2022

Eu tbem ligo o carro e acendo os faróis virou abito e creio que tbem e mais seguro .

Avatar
Vicente 3 de dezembro de 2022

Fui multado e resolvi o problema na hora, fui ao eletricista e mandei fazer uma adaptação, o carro só liga quando eu acendo os faróis. se desligar os faróis, o carro falha.???

Avatar
Denilson de Souza 3 de dezembro de 2022

Eu com lei ou sem também deixo ligado igual cinto uns chega onde a polícia não pega estrada de chão tira aí que eu continuo com ele estrada de chão e mais perigoso

Avatar
Jesus R Teófilo 3 de dezembro de 2022

Vamos ser inteligentes gentem se vc prefere usar farol pois use farol ninguém é obrigado a nada muito mimimi

Avatar
Jair 3 de dezembro de 2022

Apoio vc totalmente

Avatar
Marcelo 3 de dezembro de 2022

Concordo.

Avatar
MISSILENE MARIA DE SOUZA DEFACIO 3 de dezembro de 2022

Você está certo, a gente faz o que achar melhor, agora parece até que eles não tem nada mais importante para fazer, criando leis sem.valor, depois eles mesmo mudam tudo

Avatar
Luis 3 de dezembro de 2022

Bom esperamos que não faça lei para punir quem ligar o farol!

Avatar
Marina 3 de dezembro de 2022

Acredito que essa alteração não teve a divulgação necessária, tanto por parte do governo como também por parte da imprensa. Não é que o motorista não notou, ele não foi informado, é diferente. Eu, por exemplo, não sabia…

Avatar
Eni Dagnoni 3 de dezembro de 2022

Não é que a gente não saiba ,mais eu e meu filho preferimos usar o farol ligado direto pois vc está na cidade quer cortar caminho pela estrada aí acende o farol sai da pista simples vai pra dupla apaga farol ,nessa de liga e desliga vc esquece de ligar quando precisar aí pronto multa melhor pecar pelo excesso

Avatar
Gerson Pereira 3 de dezembro de 2022

Aqui no Brasil tudo tem que ser na base da lei, com multa pra tudo. Basta orientar e que use farol aceso durante o dia quem quiser. Se a pessoa não consegue enxergar um carro de dia se ele não tiver com o farol aceso, essa pessoa não pode dirigir de jeito nenhum. Pelo amor de Deus

Avatar
Antonio 4 de dezembro de 2022

Mas não é o caso do carro vindo em uma reta, em alguns casos específicos a visibilidade do carro com o farol ligado para os outros motoristas é muito maior…

Avatar
MARIA DAS GRAÇAS 3 de dezembro de 2022

Absurdo, certas Leis, depois que tiraram mtu dinheiro do povo, inclusive EU. Agora mudaram. Palhaçada. Deveriam ressacir o prejuízo. Eu moro em Natal-rn. Pleno verão.

Avatar
Walington L 3 de dezembro de 2022

Prefiro as redundâncias nos sistemas de segurança
– a exemplo da aviação – em detrimento à pseudo. Prefiro acreditar nos órgãos certificadores à “achologia”.

Avatar
Josimar 3 de dezembro de 2022

Isso porque a maioria colocou os faróis para serem ligados de forma automática sempre que a chave do carro é acionado .
Inclusive eu fiz essa alteração no meu carro devido a essa lei absurda .

Quando desliga o carro , faróis apagam, liga o carro , faróis ligam . Assim de forma automática eles não nos roubam com multas injustas como essa .

Aí está a explicação para a maioria ainda andar com os faróis ligarem .

Avatar
Sirio 3 de dezembro de 2022

Para minha segurança prefiro os farois ligados. Tem muita gente dirigindo embriagado e ou no clcelular, com os farois acesos a gente fica mais atentos para dirigir na defensiva. Deveria ter até farol vermelho pra ligarem quando bebem ou estão no celular.

Avatar
ELIZABETH AP. ANDRADE 3 de dezembro de 2022

É melhor continuar usando os faróis pois em ruas simples é um alerta para os pedestres e outros veículos, ajuda a evitar acidentes .

Avatar
William 3 de dezembro de 2022

Concordo co vc

Avatar
Marcelo 3 de dezembro de 2022

Na verdade, é só mais um retrocesso desse desgoverno. Se os faróis acesos durante o dia não fossem úteis, os carros não viriam com DRL.

Avatar
Esse 3 de dezembro de 2022

Eu particularmente, sempre irei usar os faróis jogados acesos ,pois é uma segurança a mais, bem como também o extintor e o primeiro socorro também…

Avatar
Mauricio Antônio José 3 de dezembro de 2022

É tanta desgraça neste país, que um farolzinho ligado não é nada perante tanta…..

Avatar
Concordo com você 3 de dezembro de 2022

Concordo plenamente com vc

Avatar
Albert 3 de dezembro de 2022

Mesmo não sendo mais obrigatório o uso dos faróis acesos em rodovias de duas pistas, só falta agora os policiais rodoviários multarem os condutores que ainda continuam com essa prática.

Avatar
João Batista Marques da Silva 3 de dezembro de 2022

Gostei muito do esclarecimento das novas regras de trânsito.

Avatar
Rafa 3 de dezembro de 2022

Não é que ninguém notou, é que não faz sentido ficar desligando e ligando farol todo momento, se você viaja muito, hora ou outra acaba apegando uma desas pistas e vai ficar desligando e ligando farol ?

Avatar
Ezel 3 de dezembro de 2022

Verdade. Concordo. Quem alterou a lei por certo não conhece a realidade do país. Num espaço de 200 km, em geral, vc usa os dois tipos de rodovias. Imagina quem viaja diariamente? Só vai perceber o esquecimento quando chegar a multa, portanto, deixa ligado. E, nos centros urbanos?

Avatar
João Mendes 3 de dezembro de 2022

Ezel, infelizmente os nossos eleitos em sua grande maioria conhece apenas dindin no bolso.

Avatar
Albert 3 de dezembro de 2022

Mesmo não sendo mais obrigatório o uso dos faróis acesos em rodovias de duas pistas, só falta agora os policiais rodoviários multarem os condutores que ainda continuam com essa prática.

Avatar
Alexandre B. C. 3 de dezembro de 2022

Verdade mesmo colega principalmente agora devido a resolução 970/22 do contran que proibiu lá no art.11 a substituição e a instalação de quaisquer tipos de lâmpadas que não sejam exatamente iguais as que já vieram de fábrica nos veículos, vale até mesmo p/ as de placas e faroletes enfim é pra arrecadar dinheiro mesmo!!!

Avatar
André 3 de dezembro de 2022

É tanto comentário besta que o mais legal é ler os comentários do que a notícia.

Avatar
Ezel 3 de dezembro de 2022

Pois é. Destarte, nos comentários aparecem os doutos comentários dos autos QI em engenharia mecânica ao afirmarem que luzes acesas nos carros consumem mais combustíveis. Nos seus carros possivelmente o alternador não funcione com correias mas sim em biela no motor? Estudar não é crime e não depõe nada contra quem tem o mínimo de inteligência. Tem gente que além de apagar as luzes dos carros tb o fazem com a inteligência. Pena!

Avatar
Elivaine 3 de dezembro de 2022

Gostei..???

Avatar
Alexsandro 3 de dezembro de 2022

O farol foi projetado para iluminação quando a luz natural perde seus lumens e permite visibilidade tanto de quem o acende quanto daquele que o vê. Não foi fabricado como componente de segurança que se não ligado pode provocar acidente.
Portanto como na minha casa, de dia apagado e de noite acesa, uso consciente.

Avatar
Ezel 3 de dezembro de 2022

Imprevisível que haja modernização. Perdão mas o seu raciocínio está desconectado com a realidade, pois no caso dos carros a realidade mudou desde que os veículos foram criados? Assim, quem usa estradas mistas sabe muito bem da importância de visualizar um veículo à sua frente. Contudo, a exclusão do uso nas estradas de duas vias é razoável, uma vez que os veículos estão se locomovendo na mesma direção, ou seja, não se cruzam. Porém, fica complicado nas vias de mão dupla. O condutor tem que ficar atento quando sai Duma dupla para uma simples considero um fator de vulnerabilidade.

Avatar
Hugo 3 de dezembro de 2022

O seu raciocínio que está equivocado. Se o cara não consegue enxergar um veículo, vai ser muito um farol ligado de dia que ele vai ver.

Avatar
Luiz Oliveira da Silva 3 de dezembro de 2022

Tudo no Brasil é para prejudicar o cidadão. É justamente o que fazem.

Avatar
Sérgio Ferreira lopes 3 de dezembro de 2022

Ganhei uma multa pois sai do posto de gasolina esqueci de ligar o farol.

Avatar
Moraes 3 de dezembro de 2022

Eu uso farol aceso na estrada, pois as vezes pode está distraído e não perceber o carro vindo. Sem falar que no fim do dia a pessoa poderia esquecer de ligar quando está escurecendo. Aconteceu comigo durante uma ultrapassagem, o carro tinha cor escura ao final eu por acaso liguei o farol alto e e vi o carro vindo com faróis apagados, e nem estava muito escuro.

Avatar
Eva Maria Gonçalves Cardoso 3 de dezembro de 2022

Melhor prevenir que remediar!

Avatar
Jose 3 de dezembro de 2022

Essa é a situação onde os faróis ligados são mais importantes. Algumas situações somadas a detalhes como cor do veículo, vegetação no entorno da estrada, fundo muito branco em locais planos, etc, etc, justificam os faróis ligados permanentemente. Salva vidas e não custa nada. Ou quase nada. Não entendi a não obrigatoriedade.

Avatar
Antonio Oliveira 3 de dezembro de 2022

Parabéns pela resposta, toda carga que é acionada no carro consume por menor que seja ela existe ,e vai se somando umas consume menos outras mais, mais no final elas se somam

Avatar
José Reinaldo Luiz Xavier 3 de dezembro de 2022

Parabéns

Avatar
Fabio 3 de dezembro de 2022

Kct…se vc so consegue enxergar um carro de dia porque esta com os faróis ligados é porque precisa fazer um transplante de olhos bando de cegueira….

Avatar
Lino 3 de dezembro de 2022

Acho que vocês nunca dirigiram em uma estrada com retas de até 80 km, o farol vai te dar a informação que o carro na frente uns 2 km mais ou menos, esta indo ou vindo, pois esta informação vai permitir que você faça a ultrapassagem ou não.

Avatar
Marcos 3 de dezembro de 2022

Que aumenta o consumo acredito ser verdade pois quando ligo os faróis do meu carro que são seis lâmpadas originais de filamento percebo que a rotação do motor cai instantâneamente depois normaliza

Avatar
Ataide 3 de dezembro de 2022

Farol ligado durante o dia , vidro trincado , usar cinto na cidade , velocidade 40 km , velocidade 60 km , velocidade 100km , tudo isso é só para gerar multa ,. Em todas as rodovias deveria ser 120km aí não iria existir multas pois a maioria dos motoristas correm no máximo 118 km então tudo isso é só para gerar multa e fuder o trabalhador .

Avatar
Benedito 3 de dezembro de 2022

O problema é que tem motoristas que gosta de andar sempre acima do permitido, principalmente quando tem um carro mais velho em sua frente,eles não toleram isso, se sentem humilhados

Avatar
Marcos Ferri 3 de dezembro de 2022

Absurdo nas vias de mão dupla farol aceso so serve pra consumir mais combustível porque exige mais carga com isso o alternado do veiculo vai pesar mais e forçar o motor à exigir maisor amperagem. E com isso. Motor pesa mais e força o consumo de combustível
Nas vias de mao única sim pra alertar outro veículo na mão contrária pra alertar o motorias para utrapassagem segura.

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

Foi a resposta mais infundada até o momento! Com farol aceso ou apagado seu carro tá consumindo o mesmo tanto de combustível, até porque quem fornece a eletricidade pra ele é o ALTERNADOR em conjunto com a bateria, que está agindo com seu carro com tudo aceso ou apagado! Seu carro só vai consumir mais combustível se você ligar o AR CONDICIONADO, este sim por causa do compressor, que faz força contra o motor!!

Avatar
Marcos 3 de dezembro de 2022

Verdade qto mais luzes acesas isso pesa o alternador que e girado pelo motor do veículo

Avatar
Jimmy Fitzgerald 3 de dezembro de 2022

È o alternado è a pinado pelo que? Vc fica girando ele de dentro do carro? Na maioria dos carros a mesma Correia q gira o compressor do ar condicionado gira o alternador, qualquer imbecil sabe disso, agora se as lâmpadas ligadas geram um consumo significativo no carro eu já acho difícil, ainda mais nos veículos mais novos ao qual o motor è muito mais eficiente

Avatar
Jimmy Fitzgerald 3 de dezembro de 2022

È o alternado è a pinado pelo que? Vc fica girando ele de dentro do carro? Na maioria dos carros a mesma Correia q gira o compressor do ar condicionado gira o alternador, qualquer imbecil sabe disso, agora se as lâmpadas ligadas geram um consumo significativo no carro eu já acho difícil, ainda mais nos veículos mais novos ao qual o motor è muito mais eficiente, creio que o consumo a mais é insignificante

Avatar
José Francisco 3 de dezembro de 2022

Sempre achei seguro viajar com os faróis acesos durante o dia, acho mais seguro pois consigo visualizar o veículo que está vindo em minha direção ainda distante, viajo com os faróis do carro acesos durante o dia desde que fui habilitado no ano de 93 bem antes da lei existir.

Avatar
André 3 de dezembro de 2022

Não fale o que vc não sabe. O alternador está conectado na correia o tempo todo, não altera vc acende o farol ou não. O consumo é o mesmo. Em uma estrada 80% do tempo a carga do alternador não passa pelo relê porque a bateria está carregada. Não consome absolutamente uma gota a mais de combustível.

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

O povo é maluco dizer que consome mais combustível quando acende luzes! Não conhecem 1 pingo de física, sequer sabem como funcionam um alternador!

Avatar
Reinaldo 3 de dezembro de 2022

Sua resposta não tem qualquer lógica ou fundamento. A luz do farol não é gerada pelo alternador e sim pela bateria do veiculo, caso contrário seu veículo não acenderia os faróis estando com o motor desligado.

Avatar
Ezel 3 de dezembro de 2022

Verdade. Concordo. Quem alterou a lei por certo não conhece a realidade do país. Num espaço de 200 km, em geral, vc usa os dois tipos de rodovias. Imagina quem viaja diariamente? Só vai perceber o esquecimento quando chegar a multa, portanto, deixa ligado. E, nos centros urbanos?

Avatar
Ezel 3 de dezembro de 2022

Errou feio em amigo. Estudar um pouquinho de mecânica veicular lhe faria muito bem. Ou seja, a bateria só entra em ação quando o carro está desligado. Certa vez no interior numa prova para tirar a CNH o instrutor parou o carro abriu o capô e perguntou ao aluno: para que serve a bateria? De imediato respondeu. Para o carro funcionar. O instrutor foi até a bateria com uma chave a desconectou. O carro ( um jeep William) obviamente continuou funcionando. Aí perguntou ao aluno? E aí? Vc está reprovado por não entender o função da bateria. O aluno era meu amigo e não teve vergonha em nós dizer o ocorrido, pois segundo ele aprendeu. certamente hoje os carros modernos isso é diferente. Mas o fundamento os atuais motoristas não dominam haja vista certos comentários por aqui.

Avatar
Osmar Rodrigues de Almeida 3 de dezembro de 2022

Nossa senhora, quanta asneira

Avatar
Antonio 4 de dezembro de 2022

Nossa, aumenta o consumo em 50%, se teu carro faz 15km/l com farol apagado, vai fazer 3km/l com o farol ligado, meu Deus…

Resposta mais besta q o próprio texto do artigo q não tem uma conclusão

Avatar
Assaftas Ardem Doem 3 de dezembro de 2022

Na verdade, a maioria dos motoristas percebeu a mudança, mas prefere andar sinalizado, evitando acidentes.

Avatar
Oscar de Mello Netto 3 de dezembro de 2022

Sim, e mesmo que não seja obrigatório é ok transitar com faróis ligados em rodovias de pista dupla, ainda mais porque há pedestres que as atravessam perigosamente.

Avatar
Antonio 3 de dezembro de 2022

Parabéns pela resposta, toda carga que é acionada no carro consume por menor q seja ela existe ,e vai se somando umas conso.e menos outras mais mais no final elas se somam

Avatar
André 3 de dezembro de 2022

Elas se somam e o alternador as carrega, simples assim. Não gasta “mais” porque acendeu uma lâmpada. A capacidade de recarga é absolutamente maior que o gasto, por isso que você consegue desligar e ter bateria no dia seguinte para dar a partida. O saldo é positivo, exceto quando sua bateria perde a capacidade de reter a carga. Aí é um problema da bateria, não de você acender uma lâmpada.

Avatar
Alexandre 3 de dezembro de 2022

Rodovia concordo usar mais segurança e tal usa quem achar melhor
O ruim é a pessoa trava a luz alta para ter farol ligado para ir na rodovia mas si vive andando na cidade e a noite liga todos atrapalhando tudo na cidade
50 % de motorista nem sabe o que legislação tinha que ser tomado a carreiras desses

Avatar
Luzever Linhares 3 de dezembro de 2022

Fui multado na BR 101 Est. Rio de Janeiro. Tem é que avisar as patrulimhas que ficam multando nas estradas.

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

Se vocêe stava em trecho de mão dupla (pista simples para cada lado) com o farol apagado, a multa foi correta

Avatar
Luzever Linhares 3 de dezembro de 2022

Fui multado na BR 101 Est. Rio de Janeiro, por estar somente com o farolete ligado. Não entendi nada.

Avatar
Paulo 3 de dezembro de 2022

O problema de usar farol de dia é, que além do calor que gera dentro do farol do carro, ainda tem o sol batendo forte. Isso acaba com as lâmpadas e as lentes . Faróis do meu carro e caminhão já tão descascados e manchados. Lâmpadas já troquei umas par …

Avatar
@motorista 3 de dezembro de 2022

Ora, até os aviões ligam o farol de dia.

Avatar
Marcelo Antunes 3 de dezembro de 2022

Concordo com os faróis acesos, dá maior visibilidade, mas as vias deveriam tem boas iluminações. Todos fazendo a sua parte, motoristas, pedestres e governos municipais, estaduais e Federal, para um trânsito melhor para todos.

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

Estamos falando de faróis durante o DIA… rs

Avatar
Neres 3 de dezembro de 2022

Farois LIGADOS NOITE E DIAS PRODIGECA O MODOLOS E OS FUZIVES DO CARRO POR ESQUEMTA MUITO

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

Isso mesmo! Os engenheiros não pensaram nisso, não é? O que tem de carro pegando fogo por causa disso não está no gibi! Francamente viu!

Avatar
Rose 3 de dezembro de 2022

Kkkk salvou meu sábado

Avatar
André 3 de dezembro de 2022

É verdade. Por isso que é proibido transportar gasolina em caminhões com faróis.

Avatar
Gicelio 3 de dezembro de 2022

O farol durante o dia ligado nao tem utilidade e pra gastar mas a bateria e uma vergonha se fazer uma lei dessa so pra prejudica os cidadoes brasileiros uma vergonha na verdade tem que a caba com essa lei e tira as buraqueiras das pistas .

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

Não gasta bateria porque o que mantem seu carro funcionando é o ALTERNADOR.

Avatar
Edson Horacio da Silva 3 de dezembro de 2022

Aqui no RJ temos um ladrão que vive de multas não se enganem Eduardo Paes o prefeito mais 71 que já vi mas o culpado e quem votou nele

Avatar
Dione Ribarski Ribeiro 3 de dezembro de 2022

Eu acho que é muito mimimi se é bom e seguro use,se vc acha que usar o farol ligado desde o início de sua viagem ou apenas ida ao mercado use,eu acho seguro independente do local e uso então bóra usar e parar de mimimi pois não tem lei pra não usar pronto tá valendo,chega de tanto mimimi

Avatar
João Nascimento 3 de dezembro de 2022

Já dizia minha avô, cautela e chá de canela não faz mal a ninguém. E no casos dos faróis acesos podem até ajudar.

Avatar
Rodrigo 3 de dezembro de 2022

O fato é: Independente de ser pista simples ou dupla, o farol ligado permite maior visibilidade do veículo e fica mais fácil perceber que existe um carro se aproximando, fora que dá muito mais percepção de distância com farol aceso. Em rodovias próximas às cidades, em região de indústrias, tbm facilita a vida de quem acaba precisando atravessar rodovia a pé por causa de ser região de empresas. Não vejo benefícios em NÃO ligar o farol durante o dia. Devia ter cassação da carteira de quem não está com farol ligado dentro e fora da cidade ou por algum motivo não está com todos os faróis funcionando, fora a apreensão do veículo. No Brasil as autoridades são muito trouxas, deviam pegar mais pesado pra ajudar a melhorar o trânsito.

Avatar
Jose 3 de dezembro de 2022

Não muda nada, Sr não houver atenção de motorista e pedestre, não adianta farol aceso. Só uma coisa a mais para atazanar motorista

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

Leia o meu exemplo de como um acidente foi evitado, se coloque no meu lugar e reflita

Avatar
Denilson Massaferro 3 de dezembro de 2022

Depois que a lei dos faróis acesos vigorou eu me acostumei a deixar ligado. Quanto mais sinalizado, melhor. No meu carro, a chave do contato comanda as luzes. Quando desligo o motor, apaga tudo. Mas carro e caminhão não tem necessidade durante o dia. O pior é moto com farol apagado.

Avatar
André Reis 3 de dezembro de 2022

Posso trafegar durante o dia em rodovia de pista simples com os faróis auxiliares (farol de milha)??

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

Negativo. Faróis de neblina devem ser utilizados para este fim, passível de multa

Avatar
Davi salvador 3 de dezembro de 2022

nunca ouvi dizer que,este acidente poderia ser evitado se o carro estivesse com o farol ligado durante o dia.

Avatar
Talvez porque não fez uma pesquisa, na França os acidentes, principalmente aqueles de ultrapassagens diminuiu em mais de 30%, eu mesmo ja evitei acidente, por esyar com o farol ligado, a outra pessoa me viu e saiu da frente! 3 de dezembro de 2022

O farol ajuda rm muito, pois vc consegue bisualizar o carro mais facilmente, principalmente carros com cor neutras

Avatar
Alexsandro 3 de dezembro de 2022

O farol foi projetado para iluminação quando a luz natural perde seus lumens e permite visibilidade tanto de quem o acende quanto daquele que o vê. Não foi fabricado como componente de segurança que se não ligado pode provocar acidente.
Portanto como na minha casa, de dia apagado e de noite acesa, uso consciente.

Avatar
Alenio silva cunha 4 de dezembro de 2022

O fato de não ser um item re segurança, não implica que o mesmo não possa ser usado e trazer um efeito excelente, como ja foi comprovado, agora na sua casa, ninguém passa a 80 ou 120 km por hora, e provavelmente estão a pé!

Avatar
Napoleão Jose Pessoa 3 de dezembro de 2022

Boa dia, eu que ando de vez em quando principalmente nas Rodovias Federais, e vejo que estes Radares que são instalado ao longo da das vias, não serve pra nada e sim só pra recadar multas . Ex: Quando você tráfega você vai encontrar uma placa educativa dizendo Radar a 200mts aí você manera a velocidade , eu deixo aqui uma pergunta as autoridade de Transito ! porque só ali que tem que passar na velocidade de 40km/h ou 60 km/h e o restante ao longo da Rodovia agente roda com velocidade 80Km/h e até 100Km/h ? que engenharia fajuta e essa ? tem trecho que e só mato e céu ou passarinhos nas arvores , me explica , não e só para assaltar o bolso , eles sabem disso , eu nem preciso escrever aqui . O Presidente Jair M.Bolsónaro no comeco veio contando historinha que iria tirar os Radares, exclusive andou nas Rodovias fazendo filmagem e nada adiantou afrochou a Corda nada fez foi um fracasso . Não teve pulso , por isso que não ganhou as eleições deixou muito a deseja, o Aposentados e Pencionistas foram esquecidos durante a Pandemia não receberam nada de ajuda , aumento de combustível e Gás etc, etc, etc .Até que poderia vencer o LULA nos Aposentados e Pencionistas somos mas de 30 milhões com estes votos Bolsonaro ganharia com folga não precisaria de certa quantia de votos do Maranhão , Bahia e Minas Gerais .. Perdeu por que quis não pensou bem deixou alguma coisas no esquecimento achou que não era de grande valia , e aí que ele dançou um Bolero . Agora anda triste, não adianta chorar leite derramado , (VAMOS PRA FRENTE QUE ATRÁS VEM GENTE ) VIA O BRASIL..

Avatar
Sérgio Pereira da Silva 3 de dezembro de 2022

Concordo com os faróis ligados durante o dia em rodovias de pistas simples. Mais discordo do que vejo muito no trânsito tanto urbano como em rodovias são os veículos transitando a noite com os faróis apagados e os semirreboques (carretinhas) engatadas em automóveis sem nenhuma iluminação e indicação de direção ou de sinal de freio funcionando e a falta de fiscalização qto., a isto.

Avatar
Sueli Queiroz 3 de dezembro de 2022

Eu achonimportante os faróis acesos, uso inclusive na cidade, quanto mais visíveis estamos melhor para todos.

Avatar
Cleiton 2 de dezembro de 2022

eu ando com farol ligado até quando dirijo a noite kkkkk

Avatar
Edemar 2 de dezembro de 2022

Estou na Austrália e nunca vi tanta ordem no trânsito como aqui . A velocidade é a das placas indicativas, ninguém ultrapassa, não buzina e respeita o condutor da frente. Ao ultrapassar sinal vermelho, a multa é muito alta, assim como usar celular e retirar uma das mãos do volante mesmo parado. Tudo se cumpre. Todos se educam!

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

Aí a multa é pesada para quem desobedece a leis. Aqui faz-se mimimi

Avatar
FELIPE 2 de dezembro de 2022

Deviam cassar a carteira desses mimizentos… se não consegue enxergar um carro vindo na mão contrária, não deveria dirigir… simples assim !

Avatar
Fernando 3 de dezembro de 2022

Vc já experimentou andar com um carro de cor escura em uma rodovia com os faróis apagados de preferência de tardezinha ? Vamos ver se vc vai mesmo continuar com essa opinião.,se é que vc já transitou em rodovia ,pelo seu comentário deve ser motorista de fim de semana e olha lá .

Avatar
William 3 de dezembro de 2022

Sou moto Boy, e iluminação é importante mesmo, mais leis deveria ser para todos, as rodovias TB precisa ter mais visibilidade, muita das faixas estão gasta, não adianta DETRAN cobra só de nós motorista ou motociclista

Avatar
Renato Pereira Gonçalves 3 de dezembro de 2022

Concordo quem inventou a lei de andar com faróis ligado durante o dia foi muito inteligente porq realmente eu acho muito útil pra segurança

Avatar
Ailton 3 de dezembro de 2022

Bem isso, quem tem experiência sabe do que fala, não vivi só de teorias….

Avatar
Jose 3 de dezembro de 2022

Não fale bobagem, daqui a pouco vão querer que os carros sejam fluorescentes
Farol aceso de dia e coisa de quem não tem oque fazer.
Mas e lei, fazer oque?

Avatar
Ivanildo 2 de dezembro de 2022

Difato. De tantas vezes essa lei vai e volta,eu agora ando de faróis acesos até no escuro.kkk

Avatar
Ulisses 2 de dezembro de 2022

Acho que criticas são sempre válidas, realmente quem escreveu a matéria deixou a desejar.
Faltou um especialista em legislação de trânsito bem como um bom redator.
Quem precisar de esclarecimentos corretos podem me enviar e-mail. Terei maior prazer em responder. uprecursos13@gmail.com.

Avatar
Danilo 2 de dezembro de 2022

Absurdo a reportagem não ser clara no assunto.
Deve trazer a lei, portaria, norma ou seja lá o que for para bem informar.
Muita gente deixa de usar farol e pode ser multado.
Muita irresponsábilidade , imprensa péssima, que se presta a isso.
Vcs precisam disso para ter audiência?
Lamentavel.

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

Lei 13.290 de 24 de Maio de 2016

Torna obrigatório o uso, nas rodovias, de farol baixo aceso durante o dia e dá outras providências. Ver tópico (272 documentos)
O VICE – PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O inciso I do art. 40 e a alínea b do inciso I do art. 250 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, passam a vigorar com a seguinte redação: Ver tópico

“Art. 40. ………………………………………………………..

I – o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;

…………………………………………………………………” (NR)

“Art. 250. ………………………………………………………

I – ………………………………………………………………..

………………………………………………………………………….

b) de dia, nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;

…………………………………………………………………” (NR)

Art. 2º (VETADO). Ver tópico (1 documento)

Brasília, 23 de maio de 2016; 195o da Independência e 128o da República.

MICHEL TEMER

Alexandre de Moraes

Bruno Cavalcanti de Araújo

Este texto não substitui o publicado no DOU de 24.5.2016

Avatar
Edmilson 2 de dezembro de 2022

Ajudar a manter um veículo ninguém vai ajudar né agora para ficar criando leis sem necessidade alguma e multando os motoristas eles são bão. Ao invés de multar deveriam então criar uma lei que levasse os carros em mal estado com irregularidades para as oficinas e mandassem arrumar tudo o que tem para arrumar e que ficasse tudo por conta deles kkkkk. Só quem tem carro sabe como é difícil manter e como é caro a manutenção, paças e mão de obra. Creio que a tão de multa nem deveria existir! Porque ninguém te ajuda em nada, multam por qualquer coisinha besta. Quanto mais enchem os motoristas de multas mais pessoas morrem diariamente no trânsito. Como se essas leis e esse montante de multas ajudasse a melhor alguma coisa ?

Avatar
Ju 2 de dezembro de 2022

Se não tem condições de manter um carro, não tenha. Simples assim

Avatar
José 3 de dezembro de 2022

Não vejo problema se o proprietário de veículos pôr farol de LED ou outro assessório no seu veículo, até pq não altera nada no documento do carro

Avatar
Jose 3 de dezembro de 2022

Ter noção de preços e custos não significa falta de posses.
A n se o ser que você tenha meios de obter tudo de graça

Avatar
Fernando 3 de dezembro de 2022

Todo motorista experiente em rodovias sabe que o farol mesmo durante o dia ajuda a previnir acidentes sim .

Avatar
Silvia 3 de dezembro de 2022

Realmente concordo com vc não custa nada liga o farol e previne acidente sim

Avatar
Makarrão 3 de dezembro de 2022

Meu amigo essa foi de lascar…kkkkkkk

Então o farol acesso evita um acidente???? Kkkkkkkk

Irmão sou motorista profissional a mais de 25 anos, e, essa sua informação ou de qqr órgão não procede..

Infelizmente existe uma raça lobos famintos que vive criando leis para tirar nosso dinheiro suado, sofrido..

Agora, se vc acredita nisso,..
Boa sorte..

Vc acaba sendo mais um alienado desse sistema opressor..

Avatar
CLEITO D SIMÕES 3 de dezembro de 2022

Concordo plenamente com o amigo, Tudo isso só serve para roubar nosso dinheiro mais nada.

Avatar
Alessandro Klidzio 2 de dezembro de 2022

Matéria equivocada. Faróis ligados durante o dia somente sao exigíveis em pista simples caso o veículo não tenha DRL, em vernáculo “luz de condução diurna”. Não é por coincidência, aliás, que o DRL desliga quando se aciona o farol baixo. Em síntese, só carro velho necessita de farol ligado durante o dia em rodovias de pista simples. Os novos já vem com DRL que se liga automaticamente durante o dia.

Avatar
John 2 de dezembro de 2022

Sua bunda carro velho

Avatar
Ju 2 de dezembro de 2022

Kkkkk pelo visto vc tem um, né?

Avatar
Ju 2 de dezembro de 2022

Pelo visto vc tem um, né?

Avatar
Alessandro Klidzio 3 de dezembro de 2022

Faz o L aí que você não vai precisar ligar o farol do teu carro velho.

Avatar
Andre Rocha 3 de dezembro de 2022

Se o veículo possui DRL não há necessidade de ligar os faróis durante o dia, conforme a lei. Caso o veículo não possua essa tecnologia, aí sim é obrigatório, mas somente em trechos de sentido duplo. Pistas com 2 ou mais faixas de rolamento no mesmo sentido não é obrigatório o uso de nenhuma das 2 opções (DRL ou faróis)

Avatar
Rodolfo 2 de dezembro de 2022

Boris,
Cada caso é um caso…
Eu por exemplo moro em prédio que tem garagem subterrânea, então tenho que logo que ligo o carro ligar os faróis. Quando vou de São Paulo-SP a Ibiuna-SP, passo pelos túneis Ayrton Senna, Tribunal de Justiça
e Janio Quadros que é obrigatório ligar o farol. Na Rodovia Bojiro Nakau até a chegada da casa da minha sobra em Ibiuna varia trecho pista duplicada e trechos de pista simples.
Assim já imaginou a neura que seria ficar ligando e desligando os faróis nesse trecho que eu faço pelo menos uma vez por mês? Deste modo no meu caso quando vou para Ibiuna os faróis ficam sempre acesos.

Avatar
Paulo Ida dos Santos 2 de dezembro de 2022

Não somente uma questão de segurança na condução, mas também de inseguranca pela volatilidade da lei, o volta/revoga dela atrapalha, e pega o povo na multa, então na dúvida mantém ligado, aí vem a questão dos tipos de estrada, o motorista está com o foco na direção, na direção do próximo, aí é adicionada outra situação que exige variacoes de quando um farol deve ficar aceso ou não, na dúvida o motorista mantém aceso, é mais fácil, aí por último vem o habito, é um martírio para o nosso cérebro para sair de um hábito fortemente presente em nossas vidas, ainda mais um com tantas variações de comportamento, eu por exemplo coloquei como hábito que no momento em que pus a mão no volante, ligo o farol, antes até de girar a chave

Avatar
Cadillata 2 de dezembro de 2022

Aí vem o túnel e a gente esquece de ligar…
Eu já deixava os faróis acesos bem antes da lei.
Concordo com o André Rocha.

Avatar
Andre Rocha 2 de dezembro de 2022

Essa lei de faróis ligados não existia. Passou a existir, foi extinta, voltou, e agora foi “extinta” novamente. eu SEMPRE trafego de faróis acesos, independente do que diz a lei, pois já vivenciei situação isso foi determinante para eu não realizar uma ultrapassagem, estando eu com família e carregado de bagagem.. Em lugar permitido, eu iria realizar a ultrapassagem, mas era um local com muitas árvores, causando aqueles flashes típicos que nos afetam passando pelas folhagens. O motorista que vinha em sentido contrário também com os faróis acesos e com cor do veículo que se confundia (pela distância) com as sombras das árvores. À época eu também torci o nariz para a obrigatoriedade dos faróis, mas depois dessa situação eu entendi plenamente a importância e hoje só trafego com faróis acesos, inclusive dentro da cidade e durante o dia, para ficar mais visível para os pedestres. Não vai doer no meu bolso eu ter que trocar as lâmpadas em um período menor, até porque custam em torno de R$30,00 cada, mas vale o investimento para minha segurança e de minha família, e para o próprio pedestre em gral.

Avatar
Dídimo Dps 2 de dezembro de 2022

Olá! Muito bom o comentário do amigo “André Rocha”. Leva nos a refletir em usar o bom senso, já que a lei de trânsito no nosso país, por muitas vezes vira uma brincadeira e falta de respeito com o cidadão.

Avatar
Andre Rocha 2 de dezembro de 2022

Exato, amigo. Temos que usar o bom senso ao invés de reclamar. É a mesma história pessoal reclamando que temos a indústria da multa: todos reclamam das multas, mas pergunta se alguém quer andar dentro dos limites estabelecidos nas vias? Aí depois as autoridades enchem de radar pra pegar quem desrespeita a lei, ai vem mimimi de indústria de multa… indústria de peças, indústria disso e daquilo.. mas ninguém quer usar o bom senso.

Avatar
Fernando 3 de dezembro de 2022

Parabéns pelo comentário ???

Avatar
João Nascimento 3 de dezembro de 2022

Já dizia minha avô, cautela e chá de canela não faz mal a ninguém. E no casos dos faróis acesos podem até ajudar.

Avatar
Derci José da Costa 3 de dezembro de 2022

Caro Andre, o povo reclama dos radares escondidos que é realmente uma covardia pois se o radar estiver à vista o problema é do motorista, agora escondido não dá, neh, fala sério !

Avatar
Deixe um comentário