Farol de LED: quem não tem pode instalar, mas só até 2021

Legislação já aprovada proibirá que lâmpadas comuns sejam substituídas por LED a partir do ano que vem - entenda e saiba como fazer a troca

Por Bárbara Angelo 12/03/20 às 16h05
farol de led aceso em carro branco
Resolução do Contran muda a lei que trata da instalação e substituição de farol (Foto: Shutterstock)

O farol de LED tem se tornado cada vez mais comum nos carros modernos, e não é à toa. Esse tipo de iluminação oferece diversas vantagens em relação às luzes halógenas, o que também leva donos de carros mais antigos a querer adotá-lo, instalando lâmpadas equivalentes disponíveis no mercado.

Contudo, nessa hora, é preciso prestar atenção em duas coisas. Em primeiro lugar, a adaptação pode não ser a melhor opção para todos os carros. Em segundo, a legislação de trânsito faz algumas exigências para permitir a troca, e ela será proibida a partir de 2021.

Confira, abaixo, todos os detalhes sobre a instalação e troca para o farol de LED.

LEIA MAIS:

Lei permite instalar lâmpadas de farol de LED?

De acordo com o presidente da Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Rosan Coimbra, os carros que saíram da fábrica sem o farol de LED só poderão adotar essas lâmpadas até 2021. O especialista cita a Resolução 667 de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina, no artigo 2º:

“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.”

A resolução já foi publicada, mas só entrará em efeito em janeiro do ano que vem. Por isso, os interessados em mudar para as lâmpadas de farol devem fazê-lo este ano. Por enquanto, a troca de tecnologia ainda é permitida.

Mesmo assim, devem ser seguidas algumas exigências legais, como explica Coimbra. Essas exigências são determinadas pela resolução 292 de 2008, do Contran, e regulamentadas pela portaria 28 de 2018, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Em resumo, faça alteração necessária no sistema de iluminação. Para tanto, tenha autorização prévia do Detran e passe por inspeção numa instituição técnica licenciada pelo Denatran para emitir o laudo CSV (Certificado de Segurança Veicular), incluindo a alteração no documento do veículo (CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo”, explica o especialista.

Ou seja, trocar as lâmpadas do farol pelas de LED é considerado uma modificação no veículo. Assim, para não correr o risco de desobedecer à lei – e também aos critérios de segurança nas vias – os passos citados por Coimbra devem ser seguidos.

O Detran deve autorizar, previamente, a troca pelas lâmpadas de farol de LED. Na sequência, deve ser feita uma inspeção do veículo em uma instituição reconhecida pelos órgãos de trânsito do governo. Sendo aprovada na inspeção, a modificação deverá constar no documento do veículo (CRLV).

Lembrando que se o carro já saiu de fábrica com iluminação de LED, o caso é outro, e ela deve continuar sendo utilizada, caso precise ser substituída.

Exigências técnicas para adotar o farol de LED

Além das exigências legais, tecnicamente, também não é todo modelo de carro que permite a substituição das lâmpadas alógenas pelas de LED. Em alguns casos, a troca pode ser feita, mas exige a instalação de um dispositivo para funcionar corretamente.

farol de led
Farol de LED: quem está pensando em trocar lâmpadas do carro deve se informar sobre legislação e exigências técnicas (Foto: Shutterstock | Reprodução)

“Não tem uma regra geral que vale para todos os automóveis, por causa das várias configurações e projetos. Alguns podem, e outros, não”, detalha o conselheiro da Sociedade de Engenheiro da Mobilidade (SAE), Francisco Satkunas.

O engenheiro observa que até mesmo veículos de marcas mais caras podem ser incompatíveis com a troca.

Desenho da lente altera funcionamento

A razão é que o farol é um equipamento complexo, desenhado com uma superfície refletora no interior, de acordo com a lâmpada para a qual foi feito. Por isso, ao mudar a lâmpada, é possível que o conjunto não opere de forma adequada, refletindo o facho de luz de forma incorreta, explica Satkunas.

Outro risco está no sistema de luzes de alerta do painel. O farol de LED gasta muito menos energia que luzes halógenas, o que pode levar o circuito a achar que não há uma lâmpada em funcionamento, mesmo que ela esteja lá.

Quando isso acontece, é possível contornar a situação com a instalação de um canceller, ou cancelador. Esse dispositivo ajusta a corrente elétrica para que o sistema detecte a nova lâmpadas. Se ela queimar, ele continua permitindo que um alerta apareça no painel.

modelos de lampadas de led automotivas philips farol de led equivalentes a lampadas halogenas
Lâmpadas de farol de LED da Philips equivalentes a modelos halógenos (Foto: Philips | Divulgação)

Também existe a possibilidade de o cancelador não resolver o problema, aponta Satkunas. Nesse caso, o melhor é não fazer a substituição.

Por tudo isso, o dono do carro deve ficar atento antes de trocar as luzes. “Pode trocar, mas é preciso ter certeza de que não terá essa indicação errada no painel”, conclui o engenheiro.

Quais são as vantagens do farol de LED?

Satkunas aponta diversas vantagens do farol de LED, sigla para “diodo emissor de luz”, em inglês. Em primeiro lugar, ele representa uma evolução tecnológica. Em segundo, consome menos energia, tornando o carro mais eficiente e deixando energia livre para outras coisas, como a central eletrônica.

Em terceiro, geram uma iluminação muito melhor e produzem menos calor, por terem uma luz branca e fria. Por fim, também têm mais durabilidade e aguentam maior variação de potência. “LED é o futuro”, pontua o engenheiro.

Mesmo assim, para os carros que saem de fábrica com outros sistemas de iluminação, é preciso considerar esses pontos antes de fazer a mudança.

Vale a pena trocar para o farol de LED?

Embora valha a pena em alguns casos, nem sempre a instalação de lâmpadas de farol de LED terá o mesmo resultado que as de fábrica.

Satkunas considera que os faróis de milha, em especial, podem melhorar com a troca das lâmpadas. “Instaladores, no geral, alegam que o LED no farol de milha tem os melhores resultados”, conta ele.

A razão, segundo o especialista, é que essa luz se beneficia quanto maior for a luminosidade, além de ser usada em locais, geralmente, menos movimentados, onde não há risco de ofuscar motoristas. Especialmente quando está posicionada no para-choques, ela também terá um foco mais baixo, que aceita melhor as lâmpadas de farol de LED.

lampadas de farol do carro iluminacao automotiva
Lâmpadas halógenas têm luz naturalmente amarelada (Foto: Shutterstock | Reprodução)

Outras que podem se favorecer, como aponta Satkunas, são as luzes internas e a da placa traseira. Especialmente no interior, onde as luzes de fábrica costumam ser mais fracas, pode ser interessante fazer a substituição.

Contudo, é preciso lembrar, mais uma vez, que qualquer uma delas pode causar problemas nos avisos luminosos do painel.

Por fim, o engenheiro aponta que, raramente, mecânicos especializados escolhem instalar o LED no farol principal ou no farol alto. Essas luzes são mais complexas e devem ter um foco mais bem calculado para iluminar a via na altura correta, ao mesmo tempo em que evitam ofuscar motoristas na via de mão contrária.

Como fazer a substituição?

Para fazer a troca para o farol de LED, Satkunas recomenda que o proprietário procure uma loja de acessórios tradicional e de confiança. Lá, ele deve explicar que não está disposto a ter problemas para fazer a substituição, que não quer alertas acendendo no painel, e quer se certificar de que o veículo aceitará as novas lâmpadas.

Para escolher o modelo da lâmpada de LED, o especialista acredita que o dono terá que decidir entre o que está disponível no mercado. “Se fosse eu faria assim”, diz ele. “Veja se existe alternativa de preço, e também tente encontrar alguém com um carro similar que já fez a troca, para ver o resultado”, recomenda.

fiscalizacao infracao guarda agente multa
Instalar lâmpadas de farol de LED sem autorização pode levar a multa (Foto Pedro França | Agência Senado)

Multa por trocar a lâmpada do farol

Caso o motorista insista em trocar a lâmpada do farol sem seguir as determinações legais, ele poderá receber uma multa. A infração está prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No parágrafo XIII do artigo, lê-se que “conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados” pode resultar em multa de natureza grave. Ela tem valor de R$ 195,23 e equivale a 5 pontos na carteira.

O motorista também estará sujeito à retenção do veículo até regularizar a situação.

O AutoPapo questionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre como será realizada a fiscalização dos faróis quando a lei entrar em vigor. De acordo com a assessoria de imprensa da organização, quando for necessário, o agente fará a verificação do componente por meio da consulta ao Manual do Fabricante, que traz todas as características técnicas do veículo.

106 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Lucca 26 de novembro de 2020

    Esse é o Brasil, você troca a lampada amarela horrível com péssima iluminação que sai de fábrica na maioria dos carros, gasta dinheiro, compra e instala uma de LED que ilumina melhor, é mais econômica, e dura mais tempo, mas se não pagar uma taxinha pro Detran ‘vistoriar’ você pode levar uma multa. É uma piada de um país…

  • Avatar
    Carlos 25 de novembro de 2020

    Tenho um polo HL 20/21 e gostaria de realizar a troca do sistema de iluminação do carro (halógena para LED)
    Solicitei a autorização prévia junto ao detran e já tenho essa autorização para fazer a inspeção e retirar o CSV
    Acontece que as empresas cadastradas junto ao detran, falam que precisa de um laudo fotométrico do farol do carro para conseguir fazer a inspeção e emitir o CSV.
    Como que eu posso proceder?
    Alguém já precisou/ conseguiu esse laudo?
    Pedi pra Volkswagen e eles nao podem emitir esse laudo.

    Obg!

  • Avatar
    Betânia 21 de novembro de 2020

    Alguém tem Laudo Fotométrico do Hyundai Creta?

  • Avatar
    Marco 20 de novembro de 2020

    No farol de milha é permitido led .somente nos faróis de milha o farol principal eu deixo original.

  • Avatar
    EDSON FERREIRA DE AMORIM 19 de novembro de 2020

    Não aguento mais esses políticos brasileiros,eles fazem leis só pra beneficiar eles e a gang deles.

  • Avatar
    Fabio 10 de novembro de 2020

    Que país ridículo. Multa por trocar lâmpada! Que ridículo!!!!!!

  • Avatar
    Sandro 3 de novembro de 2020

    Sou do Rio de Janeiro, instalei led nos faróis de milha, nota fiscal na mão e fui numa certificadora só imetro, resumindo, o Detran manda fazer a inspeção,R$200,00 mais um duda de alteração de características R$127,00 pra vc andar legal, no imetro, eles nem sabe qual documento fazer ou emitir, realmente é complicado demais

    • Avatar
      Tiago 17 de novembro de 2020

      Ola Sandro qual é o seu carro ficou bom com o led? quero colocar o no meu carro também tenho um Punto 2012 e tenho que usar o led com canceler pra não aparecer no painel o carro fica top de led mais realmente é uma palhaçada ter que pagar pra melhorar o carro isso é o Brasil infelizmente se aproveita a todo custo do trabalhador.

  • Avatar
    Hiann 26 de outubro de 2020

    Ou seja, se voce quiser ter um veiculo com Led, ao invés de trocar somentes as lampadas, será necessário trocar o veículo inteiro. Aí eu pergunto, a quem interessa isso? Só seguir o dinheiro..

  • Avatar
    hiann 26 de outubro de 2020

    A proibição das lampadas de Led é apenas para agradar os fabricantes de veículos, a maior prova é que os veículos que sairem de fábrica com a respectiva lampada poderão usar normalmente, então está claro que o Led não é nocivo, é apenas pra vender os carros mais caros.

  • Avatar
    Cassimiro Júnior 22 de outubro de 2020

    Alguém sabe informar quanto em média se gasta no detran PE?

  • Avatar
    Marcelo 21 de outubro de 2020

    Quando os fabricantes de lâmpadas de led chamarem quem fez a lei, num instante ela vai mudar

    • Avatar
      Hiann 26 de outubro de 2020

      Os fabricantes de lâmpadas de Led não mandam mais que os fabricantes dos veículos, pois somente a eles interessa essa mudança!

  • Avatar
    João 21 de outubro de 2020

    A única modificação que é liberada em veículos, são estas fotos ridículas nos vidros traseiros em época de eleição. Vamos fazer um movimento para mudar a lei……

  • Avatar
    Adriano ferraz 20 de outubro de 2020

    Minha opinião as lâmpada de led São economicamente excelente nos veículos devia ser liberado nos veículos e obrigar os condutores usar óculos noturnos para não ficar ofuscados lentes amarela.

  • Avatar
    Mário lucio do nascimento 17 de outubro de 2020

    Boa noite
    Concordo com os senhores. Então devemos nos mobilizar aproveitar esta na momento das eleições para mudar esta legislação abusurda. A constituição é clara neste sentido .vamos nos mobilizar e porpor uma ação civil publica para tal fim.
    Convoco aos que entendem de lei para fazermos esta ação .pois a tecnologia esta ai para nos ajudar e tornar nosso transito mais seguro.

    • Avatar
      Renato 20 de outubro de 2020

      Vamos nos Mobilizar mesmo, que isso só é mais burocracia, Tem outras prioridades para se preocuparem saúde , educação, mas infelizmente esses político só pensam neles e a população que sofra, vamos derrubar essa lei.

  • Avatar
    Josué Prado Barbosa 10 de outubro de 2020

    Tenho um Ford KA 2018, coloquei lampadas de LED, que melhorou e muito a iluminação noturna, pois faço viagens longas e as condições de nossas estradas são terríveis. Aqui no Brasil as leis são absurdas, pois não são feitas para facilitar o contribuinte. Em vez de multar por essa alegação de que lâmpadas de led não podem ser usadas em carro sem essa tecnologia, tinham que oferecer facilidades para os usuários regularizarem o problema. Ou então consertarem essas estradas de carro de boi em que andamos nesse pais. Atenção Concer, Ecovias etc.

    • Avatar
      Lucas Peixoto Rabello 25 de outubro de 2020

      Você colocou no farol, no de neblina ou nos dois?

  • Avatar
    Michael 9 de outubro de 2020

    Como tudo neste pais corrupto
    tem dinheiro pode,não tem,não pode. Rico pode contruir casa até na areia da praia e cagar no mar,apenas pq ele paga. O pobre sonha em ter uma casinha na praia não pode pq tem lei de preservação a natureza e blablabla vai tomar no… não pode apenas cobrar uma taxa para pessoas autorizadas instalar os leds no carro e tipo colocar um selo de segurança para que fique tudo tranquilo e os leds não interfira nos outros condutores.é uma palhaçada este nosso Brasil tudo errado e quem paga não é o rico, somos nós a maioria classe pobre

  • Avatar
    Cleverson 20 de setembro de 2020

    Boa tarde as lampada de xenon de filamento de fluor estão sumindo.
    Mas com a modernização a tendência e so existir as lampada de led.
    Oque sera feito sobre os veiculos que não è original.
    Eles tera que anda somente de dia???.

    • Avatar
      Marcus Leite 3 de outubro de 2020

      pois é amigo, esses lixos que deviam se preocupar com outras coisas mais importantes ficam inventando moda pra ferrar com a vida da gente, to tentando legalizar os leds do meu carro mais essas inspecoes de inmetro quebra a gente no meio, triste viver nesse país.

  • Avatar
    Daniel 15 de setembro de 2020

    Mesmo seguindo todas as orientações, o Detran de minha cidade não autoriza a regularização. O que posso fazer nesse caso?

    • Avatar
      Gustavo 22 de setembro de 2020

      To na mesma, o pessoal das vistorias diz nao ter autorizacao para fazer em led…

  • Avatar
    Jerônimo chagas 12 de setembro de 2020

    Como faria pra legalizar Detran de Pernambuco o led não estou achando tenho polo

  • Avatar
    Vinicius 10 de setembro de 2020

    Ontem fui parado por causa do farol de led, quero saber se o pontos vao vir para mim ou para o dono do veiculo pois ainda estou com a ppd e uma multa grave eu perco

    • Avatar
      Carol 17 de setembro de 2020

      Depende do caso, se eles te pararam na hora e fizeram autuação pra você. Muito provavelmente que esses pontos vem na sua CNH, agora se só pegaram a placa, vem pro proprietário.

    • Avatar
      Alex 7 de novembro de 2020

      Como é mudança nas características do veículo, a multa vem para o proprietário.

  • Avatar
    Silvio a oliveira 10 de setembro de 2020

    Resumindo : criam dificuldades para vender facilidades . É tudo uma questão de dinheiro .

  • Avatar
    bruno 10 de setembro de 2020

    o contran esta afim de arrecadar dinheiro, ai inventam um monte de balela dizendo que desenho da lente é isso e aqui. claro, tem led vagabundo, mas tem bom. Meu classe A adaptei farois de xenon nele com um projetor, assim mantem aquele “corte ” da iluminação. agora led é mais rapido, e traz mais segurança. so pesquisar na internet “”LED proporciona uma vantagem na resposta de frenagem entre 170 e 200 milissegundos. E, em condições adversas de iluminação, a resposta chega a 300 milissegundos – considerando uma mesma distância e intensidade de luz em comparação com uma lâmpada incandescente. Tudo isso significa que a resposta de frenagem pode proporcionar uma redução de quase 6 metros na parada total de um veículo que trafega a 100 km/h.” FONTE DA INFORMAÇÃO: *

    • Avatar
      Bruno 14 de outubro de 2020

      Balela! A velocidade da luz é uma só!

      • Avatar
        Marcel Yuki Fujita 17 de outubro de 2020

        A velocidade da luz é uma só, concordo, o que o Bruno quer dizer é o tempo de acinamento que é mais rápido que uma lâmpada incandescente.

        Enquanto a lâmpada halógena demora para a resistência do filamento se incandescer no led é praticamente instantâneo.

  • Avatar
    Vilmar Becker 27 de agosto de 2020

    Desabafo profissional:

    Sou Instrutor de trânsito a dez anos, já perdi as contas de quantas vezes me perguntaram porque não podemos fazer certas coisas, já que pagamos por tal bem, mas na verdade o problema nunca foi esse, o problema sempre foram as caras que carregamos nos vidros traseiros dos veículos em épocas de eleição, esses infames que juram lutar pelo povo mas depois que entram no poder criam regras para controlar a sociedade da maneira que lhes cai bem para as próximas eleições, logicamente temos que fazer a coisa certa, um dos problemas é que não conseguimos observat nada que está fora do nosso umbigo, depois de receber propina para fazer campanha política em nossos veículos nos revoltamos por passar quatro anos sem resoluções de burocracia alguma, pelo contrário, inventam outras para nos controlar ainda mais.

    • Avatar
      DANIEL DO NASCIMENTO LISBOA 5 de setembro de 2020

      Concordo com cada vírgula meu amigo.

    • Avatar
      DANIEL DO NASCIMENTO LISBOA 5 de setembro de 2020

      Resumindo, “LED é o futuro”, porém a legislação brasileira é pré-histórica, arrodeada de politicagem, e muito dinheiro correndo por fora.
      Arrecadar faz parte, e que foda-se o contribuinte.

    • Avatar
      MOACIR NASCIMENTO 4 de outubro de 2020

      VILMA VOCÊ FOI PERFEITA NAS SUAS COLOCAÇÕES, REALMENTE É ISSO QUE OCORRE, DEVEMOS MUDAR NOSSOS VOTOS,

  • Avatar
    Mário Benvenutti 22 de agosto de 2020

    Olá, a dúvida seguinte é:
    Comprei um Farol de Led de um jeep é coloquei em um fusca, mesmas medidas, mesma polegada, sem adaptação.
    Obs. Não é lâmpada de led que troquei, troquei todo o conjunto Farol de Led do Jeep Troller ou Renegate e coloquei em 1 fusca. É proibido esse tipo de farol em um carro antigo?

    Farol de led é o conjunto completo (não tem como trocar lâmpada pq ele já vem de led da fábrica)
    Lâmpada de Led vc pode colocar nos farol que possuem lâmpadas normais.

    • Avatar
      Marcos Ramos 6 de setembro de 2020

      Mario Benvenutti, a lei é clara. Vc esta modificando as caracteristicas originais do veiculo.Não interessa se vc colocou algo de 1° qualidade, o fato é que ninguem alem da montadora ganhou com sua aquisição e ai esta o problema. Segundo o cara que deve estar ganhando alguma coisa com isso, ” NÃO É PERMITIDO NENHUMA MODIFICAÇÃO NO VEICULO SUJEITO A RETENÇÃO PARA REGULARIZAÇÃO E MULTA.
      Estamos no país mais atrasado do mundo, onde quem tem dinheiro pode, quem não tem fique na vontade, não tenho condições financeiras de ir morar fora do Brasil, pois se tivesse com certeza iria.
      Que fique aqui registrado minha humilde indignação com nossos legisladores que vivem em função de ganhar muito dinheiro e ainda “FODER O POVO MAIS HUMILDE DE GRAÇA”.

      • Avatar
        PEDRO SERGIO 9 de setembro de 2020

        COLOQUEI FITA DE LEDE , PISCA E LDR( LUZ DIURNA) NA MINHA S10 2007, DA BMW( TOP, DE 1, QUANDO LIGA O PISCA, AUTOMATICAMENTE, DESLIGA O DLR, E LIGA O PISCA, MAS NÃO PODE É MODIFICAÇÃO NÃO AUTORIZADA.

  • Avatar
    Gel 18 de julho de 2020

    Deveria se mas barato pra regularizar isso pq é muita taxa,imetro,Detran,vistoria e tudo mas.

  • Avatar
    Edemar 15 de julho de 2020

    Deveria ter uma lei para escapamentos que são alterados e fazem um barulho do inferno principalmente a noite, existe um monte de motoqueiros irresponsável que fazem isso só pra encher o saco dos outros. Mas é mais fácil perturbar o motorista de carro.

    • Avatar
      souza 15 de julho de 2020

      Já existe lei regulamentando e multando infratores que dirigirem veículos automotores com barulho de escapamento acima dos níveis permitidos. (CBT – Art.230, inciso VII. prevê multa de R$195,23 e 5 pontos na CNH.)

  • Avatar
    Marcus Vinicius 12 de junho de 2020

    Farol de milhas led pode ser legalizado???

    • Avatar
      Júnior Parente 20 de julho de 2020

      Infelizmente não

    • Avatar
      Marcos Ramos 6 de setembro de 2020

      Pelo que li na lei, toda modificação coerente pode ser legalizada, mas o grande problema é o custo.

  • Avatar
    Ricardo Rodrigues Poli 10 de junho de 2020

    Acho que o Detran deveriam regulamentar um lei severa com ruídos de escapamentos de motos em geral, está um absurdo o abuso de certos motociclistas nas grandes cidades, leis mais severas seriam ideal, porque os ruídos encomodam, atrapalham e as vezes assustam os condutores, podendo ocorrer acidentes.

    • Avatar
      Alexandre 17 de junho de 2020

      Assusta os desatentos né…
      Porque cá entre nós, muitos motoristas se dizem e nomeam motoristas, mais mal sabem usar seta.
      Justo é.
      Não viu o motociclista, mais vai escutar ele vindo.

      • Avatar
        Roney 31 de agosto de 2020

        Para isso existe buzina, esses motociclistas que colocam esses escapes velhos furados na moto são para avisar a hora que chega em casa e dar tempo pro Ricardão correr evitando se deparar com um homem pelado dentro do carro

      • Avatar
        Marcos Ramos 6 de setembro de 2020

        Alexandre, sou MOTOCICLISTA a pelo menos 18 anos, tenho uma moto que faz um barulho relativamente alto, quero que me ouçam chegando, ja que a grande maioria dos EXPERTS em direção não sabem que os veiculos maiores cuidam dos veiculos menores e andam sem dar seta, sem olhar nos retrovisores e cortando a frente de veiculos menores, tenho escapamento em minha moto para minha segurança, ja que os outros não me cuidam, me cuido eu.

      • Avatar
        Odair Rattu 12 de outubro de 2020

        Se o motociclista andar dentro da faixa , não entre elas, não ultrapassar pela direita, etc…etc. será visto e ouvido ,o problema que a lei serve pra tudo e pra todos , não quando convém.

      • Avatar
        Isaac 28 de novembro de 2020

        Você motoqueiro experiente de mais de 15 anos acha mesmo que confiar no barulho do seu escapamento em cruzamentos e etc.. vai te livrar de acidentes? Então mete a cara kkkk

    • Avatar
      UM MOTOCICLISTA 14 de outubro de 2020

      Porque deveriam pegar no pé do motoca que faz uma modificação de acordo com seu gosto, e não pegar daqueles motoristas que andam com seu veiculo com o escape todo enferrujado, furado, caindo aos pedaços ? só os motocas que pertubam !?

  • Avatar
    Marcos 5 de junho de 2020

    Não é fácil , não é simples e não é justo, para a emissão do CSV, é necessário o laudo técnico do conjunto de iluminação , nenhum laboratório emite esse laudo , com preço acessível o valor é em torno de R$10.000,00, se por acaso o modelo do veículo ex.ecosport já tiver sido testado não tem problema , mas se um New Fiesta, não !
    Tem que levar esse laudo fotométrico.
    Enfim …..

  • Avatar
    Luiz telmo 3 de junho de 2020

    Quando a pessoa vai no oftalmo pra trocar o grau da lente porque precisa enxergar melhor não é mesmo, se não usar óculos e for pego na blitz vai tomar multa, mas a pessoa pra este caso onde bota uma lâmpada pra iluminar melhor as vias mal iluminadas ai não pode, que país é este hein?

    • Avatar
      Mychael 4 de junho de 2020

      Concordo com você

    • Avatar
      lucasdossantosgk 6 de agosto de 2020

      Experimenta andar na rua com pessoas que botam led. Fica bom pra quem usa, mas terrível para os outros, atrapalha a visão e pode causar acidente.
      O conjunto óptico dos carros e motos São projetados para um tipo específico de lâmpada. Aqueles detalhes não estão ali de enfeite, são projetados pra refletir a luz emitida dentro de um faixo determinado.

    • Avatar
      Diogenes 27 de agosto de 2020

      Também condordo,

    • Avatar
      Mathias 2 de setembro de 2020

      Led e Xenon é uma praga. Há vários motoristas que instalam lâmpadas xingling que ofuscam outros motoristas.

      • Avatar
        DANIEL DO NASCIMENTO LISBOA 5 de setembro de 2020

        Concordo com vc quando diz “xingling”, pq se procurar alguns vídeos da própria Philips no YouTube, verás testes práticos com as lâmpadas da marca, que levam o selo do Inmetro, fazendo toda a diferença.

  • Avatar
    Mr7 31 de maio de 2020

    Problema não é o valor em si da lâmpada, mas a instalação incorreta que faz isso de ofuscar, lâmpadas halógenas tbm ofuscam sabia? Fase alta ligada,
    E foco mal regulado, esqueceu dela? Larga de ser ignorante, o estado apenas está sufocando as pessoas a adquirirem carros mais novos, assim como irá acontecer em um futuro próximo com os veículos a combustão em geral a irem para o elétrico ou algum outro que se mostre “eficiente” na redução de emissão de poluentes

  • Avatar
    Marcos 26 de maio de 2020

    O que nenhuma reportagem,CONTRAN,INMETRO e até mesmo as revendas de lâmpadas led menciona pelo contrário omitem é que para colocar a simples observação no documento é necessário o laudo técnico do conjunto óptico pra isso apenas dois laboratórios estão ativos calor para a emissão do laudo por volta de R$6.000,00 cada.
    Se o modelo do seu veículo por acaso já em algum momento já houve a emissão desse laudo aí é mais fácil , porém tirando isso !
    Ninguém consegui fazer essaslteraxao e legalizar !

    • Avatar
      Marcos Ramos 6 de setembro de 2020

      Marcos, desculpe minha ignorancia, mas no RS basta fazer a alteração com um laudo do inmetro, ao todo aqui gastamos, em torno de 500 a 800 reais.
      Porque ai onde vc mora é tão caro ??

      • Avatar
        Leandro 18 de setembro de 2020

        Onde você fez isso Marcos? Me disseram que nenhum Inmetro do RS está fazendo isso. Tentei no Inmetro da minha cidade e chegaram a dizer que é fake news a notícia que pode ser regularizado até o final do ano. Um abs!

      • Avatar
        Gustavo 22 de setembro de 2020

        Aqui em SC também está impossível de fazer isso…

  • Avatar
    Alcdes 11 de maio de 2020

    Tenho um etios 2015, farol original, é uma droga.

  • Avatar
    Sidney 5 de abril de 2020

    Melhor led do mercado e a Led CSP, pois ela não ofusca quem vem no sentido contrario.Corra de led com chip COB, e barato mas não compensa.

  • Avatar
    Leandro 19 de março de 2020

    Matéria muito boa, mas fiquei com algumas dúvidas… No farol do Civic tem o projetor, isso pode dar recusa na troca pelo detran? Se o Detran recusar o pedido da troca eu perco o que paguei ou só pago se alterar a documentação? No farol de milha fica bom o LED, mas e no de neblina? E por fim, se eu alterar pra LED no documento só vou poder por LED ou posso usar a original halógena se quiser?

    • Avatar
      Marcos Ramos 6 de setembro de 2020

      Se o projetor for original do carro não vai ter problema, agora se vc instalou ele, vc vai ter problemas com certeza, se não ter problemas com o detran, poderá ter problemas com a policia, é só uma questão de tempo, a troca de qualquer coisa que seja é considerada “modificação das caracteristicas originais do veiculo.”

  • Avatar
    Bartolomeu Casemiro 19 de março de 2020

    Se eu trocar o farol inteiro da problema? Por exemplo, o modelo do meu carro original é sem LED. As versões mais novas desse carro o farol vem com LED. Se eu trocar o farol completo, sendo como disse, original de um modelo mais novo, preciso refazer a documentação?

  • Avatar
    Luis Silva 15 de março de 2020

    E as lâmpadas halogenas do tipo cristal whites da Philipps que só muda a cor mas continua halogena, será proibida também???

  • Avatar
    Paulo 14 de março de 2020

    Não consigo entender
    Se melhora a visibilidade porque proibir
    Primeiro foi Xênon agora o Led
    Eu já utilizei Xênon em um veículo e a visibilidade e muito superior as lâmpadas halogenias aí a autoridade disse que eu tinha que retirar sob alegação que ofuscava a visão de motoristas que vinham em sentido contrário respondi a ele que nenhum motorista havia reclamado da luz do meu veículo, ainda sim ele continuou dizendo que ofuscava aí falei para ele que ofuscava a visão não era a luz e sim farol desregulado.
    Fui multado

    • Avatar
      Rafael Cesar 15 de março de 2020

      Atrapalha DEMAIS tanto para quem vem bo sentido contrário como para aquele que esta no mesmo sentido(sendo que o carro com luz de led esta atrás). Como vc nao é capaz de perceber isso ?
      Parabens ao policial.

      • Avatar
        Talisson 7 de julho de 2020

        Rafael se você não conhece produtos de qualidade tanto xenon quanto LED não fale generalizando. O mal é que muitos dos que fazem alteração usam lampadas de má qualidade que não tem foco correto e acabam ofuscando outros condutores, lâmpadas de qualidade tem exatamente o mesmo foco das lâmpadas comuns e até melhores nas laterais que ampliam o campo de visão do motorista e não atrapalham em absolutamente nada outros condutores.
        Exemplo de valores que as pessoas pagam, 100/150 reais em lâmpadas de baixa qualidade e 300/500 reais de boa qualidade, é esse o problema e não a modificação no geral.

      • Avatar
        Eduardo 14 de agosto de 2020

        Não sabe o que tá falando e fala besteira! Um farol com lâmpada led de qualidade e bem regulada fica excelente e não ofusca nada! O que incomoda é o mau uso e os exageros! LED é futuro, é tecnologia, é economia… LED é vida!

    • Avatar
      Leandro 19 de março de 2020

      Eles proíbem pq o brasileiro como é sempre o espertão, vai lá e não tem dinheiro pra por uma lâmpada de qualidade tipo philips e compra uma xing ling de 30,00. Ou põe um xenon que vai cegar td mundo…

  • Avatar
    Claudeci 14 de março de 2020

    Ao invés de se preocuparem com os corruptos do país estão preocupados com lâmpadas vai procurar os ladrões dos nossos impostos os ricos tem condições de comprar carros com faróis bons mais pobres não tem paga os impostos na maior dificuldade e ainda querem multar fico indignado com isto

  • Avatar
    DERMEVAL RODRIGUES DA SILVA 14 de março de 2020

    Nesse país seria interessante fazer a troca das lâmpadas dos faróis pra enxergar melhor os buracos na via , vou fazer de acordo a lei.
    Infelizmente os brasileiros não se unem pra protestar contra o sistema, quem não protesta obedece qualquer lei imposta, mesmo sendo ela ridícula ou opressora.

  • Avatar
    Luiz Francisco 13 de março de 2020

    Quanto mais estado, mais leis inúteis.
    O carro é meu, paguei e faço o que bem entender com ele.

    • Avatar
      ti 9 de abril de 2020

      então pegue o seu carro e ande com ele dentro do quintal de sua casa pois ninguem é obrigado a ser ofuscado por um farol de led porcaria de 120 reais nego coloca essas porcaria sai ofuscando geral e ainda acha que tá andando de bmw tem que fazer a multa moer sem dó tá barata essa multa ainda tinha que ser uns 700 reais pra aprender

      • Avatar
        Felipe 9 de julho de 2020

        Nao se doi nao, tem muito led e xenon por ai que eh CARO e MUITO bem instalado e regulado, acredito que sim deveria levar multa quem coloca um holofote no farol, mas nao quem faz um serviço bem feito e so visa melhor visibilidade.

    • Avatar
      fodão 14 de julho de 2020

      enfia ele no rabo então

  • Avatar
    G.Freire 13 de março de 2020

    O detram deveria se preocupar com outras coisas não com uma lâmpada. Vão pra ruas fazer blitz lei seca assim diminuir a índice de acidentes.lâmpada pra mim é acessório para deixar o carro com mais segurança e o motorista dirigir com mais conforto.detram é fábrica de multas impostos absurdo

    • Avatar
      SPS 13 de março de 2020

      Verdade!

  • Avatar
    José lunkes 13 de março de 2020

    Ao meu ver e questão de adaptação. A lâmpada tem q ter u mini refletir na frente dela jogando o brilho de volta pro refletor principal. Assim a lâmpada forma um ponto escuro pra quem olha de frente e produz um foco perfeito. Não tenfo esse mini refletor, é a luz que sai da frente da lâmpada que ofusca.

  • Avatar
    José Marcos 13 de março de 2020

    Essa palhaçada somente aqui nesse país da nojo morar aqui. Veja bem, você compra um veículo que tem cerca de 40% de imposto, passa vinte anos pagando IPVA, qualquer alteração tem que pedir permissão, e tem que levar o carro para fazer uma vistoria numa empresa credenciada pelo Detran, pagar pela vistoria.kkkkkkk muita piada mesmo.Ha!!!! só pra lembrar que os Detrans não podem terceirizar sua autoridade e muito menos cobrar por vistoria.Mas ninguem reclama, esse pessoal do contram não fazem nada para sociedade é muita gente incompetente no lugar só.

    • Avatar
      SPS 13 de março de 2020

      Verdade!

    • Avatar
      JOSE NICACIO XAVIER FERREIRA 13 de março de 2020

      Esse pessoal deveriam ser demitidos. Infelizmente nosso país foi nesses últimos 30 anos esculhambado por partidos e políticos corruptos que fizeram tudo até criaram leis para garantirem suas safadezas.

  • Avatar
    Maciel Justino Cunha 13 de março de 2020

    Boa tarde,eu na minha opinião não acho nem um problema de subistituir a lâmpada do veículos por lâmpada de led,eu acho muito melhor os faróis de led do que o original,eu ja evitei varias vezes do meu veículo quebrar em buracos no meio das avenidas,clareia muito mais tem um foco melhor e da pra ver de longe alguns obstáculos nas rua como pedras buracos homens trabalhando principalmente a noite,com os faróis normais de antes cansei de cair em buracos estourar pneus quebrar suspensão,as lâmpadas de led ajuda muito principalmente nas rodovias a noite e da mais segurança para os motoristas, não é porque fica mais bonito,e a segurança que da pra nos,eu na minha opinião legalização sim e o farol de led o motorista oposto ja vê de longe,a lâmpada amarela não ajuda muito.

    • Avatar
      Andre Moda 13 de março de 2020

      Quem vem do lado contrario eh atrapalhado pela luz desfocada. Faz o teste num farol de fusca por exemplo. A luz vai ateh a lua, na cara do motorista da mao contraria e na rodovia toda…tem que se lembrar que ha todos tipos de motorista. Novos de carta, idosos, imperitos, etc. Quando chove entao…a luz atrapalha sim.
      O farol de led sem preparacao, esta errado alterar e se torna um perigo.

      • Avatar
        MARCOS AURELIO ALVES DE SOUZA 14 de março de 2020

        Devíamos regulamentar uma lâmpada homologada e tenha padrões de qualidade e foco.. concordo que atrapalha. Tem muita gente sem noção que põe Xenon até no pisca.kkk
        E por isso acaba com a graça e a beleza do farol branco que fica top.

  • Avatar
    Edson 13 de março de 2020

    No meu caso eu tenho que fazer uma modificação na parte eletrica msm usando o encaixe H4 doHonda Fit 2007, pois ele tem um problema que da pau com esse negócio de positivo e negativo que os LED trabalha, fui instalar uma vez o xenon pirata e nao funcionou por isso. Parece que da um retorno nao sei de onde, agora não sei se é so no meu ou em todos igual a meu.

  • Avatar
    Francinaldo 13 de março de 2020

    Consertar buracos nas ruas ninguém quer, fazer uma iluminação adequada nas ruas e avenida s ninguém quer, agora multa as pessoas esses vagabundos sabem fazer se e proibido proíbam as vendas e as fábricas de fazer já que o estado não tem capacidade de nada só presta para aplicar multa ladrões de colarinho branco.

  • Avatar
    Adriano santos 12 de março de 2020

    A lei tem que existir mesmo, porém pra fiscalizar farol fora do padrão, regulagem errada,amareladas ou cores absurdas, tinha que ter uma tolerância de temperatura de cor e não proibir a tecnologia em si. E claro que uma lampada de led de R$60,00 não vai oferecer qualidade alguma, só vai atrapalhar o trânsito. Eu uso farol led full led de alta qualidade o corte do farol acontece abaixo do retrovisor do veículo a frente e fica na linha do parachoque. Mesmo com o farol alto eu garanto que não ofusca já testei e garanto.

    Outro ponto que a matéria não deixou claro!

    Pra regularizar a iluminação de led você vai gastar quase 1 mil reais só em vistorias absurdas e totalmente desnecessária.

    A lampada precisa ter o celo do imetro e mesmo assim vai ter que apresentar uma carta laudo do fabricante do veículo aprovando a lampada no conjunto ótico original e detalhe, vai ter que pagar mais de R$300,00 so na vistoria ridicula do Imetro.

    Resumindo!

    Não vale a pena regularizar!

    Vale a pena correr o risco e pagar a multa de R$195,00.

    Os deputados não estão nem aí pra essa asneira que estão fazendo com a gente.

    • Avatar
      Edson 13 de março de 2020

      Concordo com vc, principalmente nesta parte de altura, tem uns infelizes que usam o xenon numa altura que quase ilumina um avião voando, e o brilho é mais intenso msm não tendo em algus caso a ms eficiencia do halogeno original, so que para eles o importante é ” eu tenho xenon” e nao se importa com esta na frente ou vem no sentido contrario

      • Avatar
        Andre Moda 13 de março de 2020

        Vai fazer o individuo compreender que se ele atrapalha alguem no sentido contrario ele pode ser a vitima…

  • Avatar
    Marcos de Campos Gimenez 12 de março de 2020

    Aqui no Brasil é sempre assim… vão ganhar dinheiro com a proibição e depois baixam uma lei permitindo o uso novamente…e assim vai essas zonas de leis…

  • Avatar
    Bruno 12 de março de 2020

    Tomei uma multa em Curitiba, apreenderam meu documento, tive que trocar as lâmpadas, levar no Detran para inspeção, aí me devolveram o documento.
    Mesmo com tudo isso, troquei de novo, pois esta ilumina de verdade, as halógenas são muito ruins em estradas

  • Avatar
    Dyego silva 12 de março de 2020

    Graças a Deus chegou a proibição demorou e tecnologia sim mas não pra todos os carros e outra essa lâmpada em carro que não saiu com elas de fabrica faz é ofusca o motorista que vem direção oposta

    • Avatar
      Aldecyr Corrêa da Fonseca 12 de março de 2020

      E isso mesmo, os donos de celta, Palio,HB20 e motoqueiros em geral estão usando esta maldita lâmpada e ofuscando a visibilidade dos motoristas, aqui no Rio de janeiro e uma bagunça nas vias públicas. Não temos fiscalização eficiente do Detran.

    • Avatar
      Paulo 12 de março de 2020

      Balela..

    • Avatar
      Fábio 13 de março de 2020

      Balela mesmo! As lâmpadas led Philips por exemplo tem uma eficiência muito maior que as próprias lâmpadas comuns, sem alterar o foco ou regulagem dos faróis. O problema está em lâmpadas que vc compra no boteco da esquina, dizendo que são boas! A culpa é de quem não quer pagar o preço pra ter um equipamento de qualidade.

  • Avatar
    Bruno g. Silva 12 de março de 2020

    Concordo Rodrigo os governos em vez de se preocupar com lâmpada de led pra recadar dinheiro do povo melhora as pistas…

  • Avatar
    Rodrigo 12 de março de 2020

    Lâmpada halogena e uma tecnologia ultrapassada e por qual motivo ainda é utilizada em veículos? Temos tantos problemas em diversas cidades como buracos em ruas, vias ruins, etc, e os órgãos de trânsito se preocupam com lâmpadas de led.
    Vamos colocar leis que resolvam problemas. Não tenha dúvida que lâmpadas com maior iluminação reduzem riscos de acidentes e possíveis tentativa de assalto em vias escuras. A tecnologia tem que ser usada a nosso favor mas parece que as cabeças não pensam dessa forma.

    • Avatar
      Dyego 12 de março de 2020

      Ainda bem que veio essa lei pra proibir led em carros que não e originais led o lâmpada horrível nao iluminam nada se não forem originais do veículo e ofusca e muito motorista que vem sentido oposto a ponto de causar acidente

      • Avatar
        Cleber 12 de março de 2020

        São leds não xênon Pesquisa antes de falar asneiras

      • Avatar
        Paulo 12 de março de 2020

        Qualquer lâmpada mesmo original mau regulada ofusca a visão no sentido contrário… Led e tecnologia e evolução… Lamparina e coisa de carroça…

Avatar
Deixe um comentário