Farol de LED: quem não tem pode instalar, mas só até 2021

Legislação já aprovada proibirá que lâmpadas comuns sejam substituídas por LED a partir do ano que vem - entenda e saiba como fazer a troca

Por Bárbara Angelo 12/03/20 às 16h05

O farol de LED tem se tornado cada vez mais comum nos carros modernos, e não é à toa. Esse tipo de iluminação oferece diversas vantagens em relação às luzes halógenas, o que também leva donos de carros mais antigos a querer adotá-lo, instalando lâmpadas equivalentes disponíveis no mercado.

Contudo, nessa hora, é preciso prestar atenção em duas coisas. Em primeiro lugar, a adaptação pode não ser a melhor opção para todos os carros. Em segundo, a legislação de trânsito faz algumas exigências para permitir a troca, e ela será proibida a partir de 2021.

LEIA MAIS:

Confira, abaixo, todos os detalhes sobre a instalação e troca para o farol de LED.

Lei permite instalar lâmpadas de farol de LED?

De acordo com o presidente da Comissão de Direito do Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, Rosan Coimbra, os carros que saíram da fábrica sem o farol de LED só poderão adotar essas lâmpadas até 2021. O especialista cita a resolução 667 de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina, no artigo 2º:

“É proibida a substituição de lâmpadas dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia que não seja original do fabricante.”

A resolução já foi publicada, mas só entrará em efeito em janeiro do ano que vem. Por isso, os interessados em mudar para as lâmpadas de farol de LED devem fazê-lo este ano. Por enquanto, a troca de tecnologia ainda é permitida.

Mesmo assim, devem ser seguidas algumas exigências legais, como explica Coimbra. Essas exigências são determinadas pela resolução 292 de 2008, do Contran, e regulamentadas pela portaria 28 de 2018, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

“Em resumo, faça alteração necessária no sistema de iluminação. Para tanto, tenha autorização prévia do Detran e passe por inspeção numa instituição técnica licenciada pelo Denatran para emitir o laudo CSV (Certificado de Segurança Veicular), incluindo a alteração no documento do veículo (CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo”, explica o especialista.

Ou seja, trocar as lâmpadas do farol pelas de LED é considerado uma modificação no veículo. Assim, para não correr o risco de desobedecer à lei – e também aos critérios de segurança nas vias – os passos citados por Coimbra devem ser seguidos.

O Detran deve autorizar, previamente, a troca pelas lâmpadas de farol de LED. Na sequência, deve ser feita uma inspeção do veículo em uma instituição reconhecida pelos órgãos de trânsito do governo. Sendo aprovada na inspeção, a modificação deverá constar no documento do veículo (CRLV).

Lembrando que se o carro já saiu de fábrica com iluminação de LED, o caso é outro, e ela deve continuar sendo utilizada, caso precise ser substituída.

Exigências técnicas para adotar o farol de LED

Além das exigências legais, tecnicamente, também não é todo modelo de carro que permite a substituição das lâmpadas halógenas pelas de LED. Em alguns casos, a troca pode ser feita, mas exige a instalação de um dispositivo para funcionar corretamente.

farol de led
Farol de LED: quem está pensando em trocar lâmpadas do carro deve se informar sobre legislação e exigências técnicas

“Não tem uma regra geral que vale para todos os automóveis, por causa das várias configurações e projetos. Alguns podem, e outros, não”, detalha o conselheiro da Sociedade de Engenheiro da Mobilidade (SAE), Francisco Satkunas.

O engenheiro observa que até mesmo veículos de marcas mais caras podem ser incompatíveis com a troca.

Desenho da lente altera funcionamento

A razão é que o farol é um equipamento complexo, desenhado com uma superfície refletora no interior, de acordo com a lâmpada para a qual foi feito. Por isso, ao mudar a lâmpada, é possível que o conjunto não opere de forma adequada, refletindo o facho de luz de forma incorreta, explica Satkunas.

Outro risco está no sistema de luzes de alerta do painel. O farol de LED gasta muito menos energia que luzes halógenas, o que pode levar o circuito a achar que não há uma lâmpada em funcionamento, mesmo que ela esteja lá.

Quando isso acontece, é possível contornar a situação com a instalação de um canceller, ou cancelador. Esse dispositivo ajusta a corrente elétrica para que o sistema detecte a nova lâmpadas. Se ela queimar, ele continua permitindo que um alerta apareça no painel.

modelos de lampadas de led automotivas philips farol de led equivalentes a lampadas halogenas
Lâmpadas de farol de LED da Philips equivalentes a modelos halógenos (Philips | Divulgação)

Também existe a possibilidade de o cancelador não resolver o problema, aponta Satkunas. Nesse caso, o melhor é não fazer a substituição.

Por tudo isso, o dono do carro deve ficar atento antes de trocar as luzes. “Pode trocar, mas é preciso ter certeza de que não terá essa indicação errada no painel”, conclui o engenheiro.

Quais são as vantagens do farol de LED?

Satkunas aponta diversas vantagens do farol de LED, sigla para “diodo emissor de luz”, em inglês. Em primeiro lugar, ele representa uma evolução tecnológica. Em segundo, consome menos energia, tornando o carro mais eficiente e deixando energia livre para outras coisas, como a central eletrônica.

Em terceiro, geram uma iluminação muito melhor e produzem menos calor, por terem uma luz branca e fria. Por fim, também têm mais durabilidade e aguentam maior variação de potência. “LED é o futuro”, pontua o engenheiro.

Mesmo assim, para os carros que saem de fábrica com outros sistemas de iluminação, é preciso considerar esses pontos antes de fazer a mudança.

Vale a pena trocar para o farol de LED?

Embora valha a pena em alguns casos, nem sempre a instalação de lâmpadas de farol de LED terá o mesmo resultado que as de fábrica.

Satkunas considera que os faróis de milha, em especial, podem melhorar com a troca das lâmpadas. “Instaladores, no geral, alegam que o LED no farol de milha tem os melhores resultados”, conta ele.

A razão, segundo o especialista, é que essa luz se beneficia quanto maior for a luminosidade, além de ser usada em locais, geralmente, menos movimentados, onde não há risco de ofuscar motoristas. Especialmente quando está posicionada no para-choques, ela também terá um foco mais baixo, que aceita melhor as lâmpadas de farol de LED.

lampadas de farol do carro iluminacao automotiva
Lâmpadas halógenas têm luz naturalmente amarelada

Outras que podem se favorecer, como aponta Satkunas, são as luzes internas e a da placa traseira. Especialmente no interior, onde as luzes de fábrica costumam ser mais fracas, pode ser interessante fazer a substituição.

Contudo, é preciso lembrar, mais uma vez, que qualquer uma delas pode causar problemas nos avisos luminosos do painel.

Por fim, o engenheiro aponta que, raramente, mecânicos especializados escolhem instalar o LED no farol principal ou no farol alto. Essas luzes são mais complexas e devem ter um foco mais bem calculado para iluminar a via na altura correta, ao mesmo tempo em que evitam ofuscar motoristas na via de mão contrária.

Como fazer a substituição?

Para fazer a troca para o farol de LED, Satkunas recomenda que o proprietário procure uma loja de acessórios tradicional e de confiança. Lá, ele deve explicar que não está disposto a ter problemas para fazer a substituição, que não quer alertas acendendo no painel, e quer se certificar de que o veículo aceitará as novas lâmpadas.

Para escolher o modelo da lâmpada de LED, o especialista acredita que o dono terá que decidir entre o que está disponível no mercado. “Se fosse eu faria assim”, diz ele. “Veja se existe alternativa de preço, e também tente encontrar alguém com um carro similar que já fez a troca, para ver o resultado”, recomenda.

fiscalizacao infracao guarda agente multa
Instalar lâmpadas de farol de LED sem autorização pode levar a multa

Multa por trocar a lâmpada do farol

Caso o motorista insista em trocar a lâmpada do farol sem seguir as determinações legais, ele poderá receber uma multa. A infração está prevista no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

No parágrafo XIII do artigo, lê-se que “conduzir o veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados” pode resultar em multa de natureza grave. Ela tem valor de R$ 195,23 e equivale a 5 pontos na carteira.

O motorista também estará sujeito à retenção do veículo até regularizar a situação.

38 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Marcos 26 de maio de 2020

    O que nenhuma reportagem,CONTRAN,INMETRO e até mesmo as revendas de lâmpadas led menciona pelo contrário omitem é que para colocar a simples observação no documento é necessário o laudo técnico do conjunto óptico pra isso apenas dois laboratórios estão ativos calor para a emissão do laudo por volta de R$6.000,00 cada.
    Se o modelo do seu veículo por acaso já em algum momento já houve a emissão desse laudo aí é mais fácil , porém tirando isso !
    Ninguém consegui fazer essaslteraxao e legalizar !

  • Avatar
    Alcdes 11 de maio de 2020

    Tenho um etios 2015, farol original, é uma droga.

  • Avatar
    Sidney 5 de abril de 2020

    Melhor led do mercado e a Led CSP, pois ela não ofusca quem vem no sentido contrario.Corra de led com chip COB, e barato mas não compensa.

  • Avatar
    Leandro 19 de março de 2020

    Matéria muito boa, mas fiquei com algumas dúvidas… No farol do Civic tem o projetor, isso pode dar recusa na troca pelo detran? Se o Detran recusar o pedido da troca eu perco o que paguei ou só pago se alterar a documentação? No farol de milha fica bom o LED, mas e no de neblina? E por fim, se eu alterar pra LED no documento só vou poder por LED ou posso usar a original halógena se quiser?

  • Avatar
    Bartolomeu Casemiro 19 de março de 2020

    Se eu trocar o farol inteiro da problema? Por exemplo, o modelo do meu carro original é sem LED. As versões mais novas desse carro o farol vem com LED. Se eu trocar o farol completo, sendo como disse, original de um modelo mais novo, preciso refazer a documentação?

  • Avatar
    Luis Silva 15 de março de 2020

    E as lâmpadas halogenas do tipo cristal whites da Philipps que só muda a cor mas continua halogena, será proibida também???

  • Avatar
    Paulo 14 de março de 2020

    Não consigo entender
    Se melhora a visibilidade porque proibir
    Primeiro foi Xênon agora o Led
    Eu já utilizei Xênon em um veículo e a visibilidade e muito superior as lâmpadas halogenias aí a autoridade disse que eu tinha que retirar sob alegação que ofuscava a visão de motoristas que vinham em sentido contrário respondi a ele que nenhum motorista havia reclamado da luz do meu veículo, ainda sim ele continuou dizendo que ofuscava aí falei para ele que ofuscava a visão não era a luz e sim farol desregulado.
    Fui multado

    • Avatar
      Rafael Cesar 15 de março de 2020

      Atrapalha DEMAIS tanto para quem vem bo sentido contrário como para aquele que esta no mesmo sentido(sendo que o carro com luz de led esta atrás). Como vc nao é capaz de perceber isso ?
      Parabens ao policial.

    • Avatar
      Leandro 19 de março de 2020

      Eles proíbem pq o brasileiro como é sempre o espertão, vai lá e não tem dinheiro pra por uma lâmpada de qualidade tipo philips e compra uma xing ling de 30,00. Ou põe um xenon que vai cegar td mundo…

  • Avatar
    Claudeci 14 de março de 2020

    Ao invés de se preocuparem com os corruptos do país estão preocupados com lâmpadas vai procurar os ladrões dos nossos impostos os ricos tem condições de comprar carros com faróis bons mais pobres não tem paga os impostos na maior dificuldade e ainda querem multar fico indignado com isto

  • Avatar
    DERMEVAL RODRIGUES DA SILVA 14 de março de 2020

    Nesse país seria interessante fazer a troca das lâmpadas dos faróis pra enxergar melhor os buracos na via , vou fazer de acordo a lei.
    Infelizmente os brasileiros não se unem pra protestar contra o sistema, quem não protesta obedece qualquer lei imposta, mesmo sendo ela ridícula ou opressora.

  • Avatar
    Luiz Francisco 13 de março de 2020

    Quanto mais estado, mais leis inúteis.
    O carro é meu, paguei e faço o que bem entender com ele.

    • Avatar
      ti 9 de abril de 2020

      então pegue o seu carro e ande com ele dentro do quintal de sua casa pois ninguem é obrigado a ser ofuscado por um farol de led porcaria de 120 reais nego coloca essas porcaria sai ofuscando geral e ainda acha que tá andando de bmw tem que fazer a multa moer sem dó tá barata essa multa ainda tinha que ser uns 700 reais pra aprender

  • Avatar
    G.Freire 13 de março de 2020

    O detram deveria se preocupar com outras coisas não com uma lâmpada. Vão pra ruas fazer blitz lei seca assim diminuir a índice de acidentes.lâmpada pra mim é acessório para deixar o carro com mais segurança e o motorista dirigir com mais conforto.detram é fábrica de multas impostos absurdo

    • Avatar
      SPS 13 de março de 2020

      Verdade!

  • Avatar
    José lunkes 13 de março de 2020

    Ao meu ver e questão de adaptação. A lâmpada tem q ter u mini refletir na frente dela jogando o brilho de volta pro refletor principal. Assim a lâmpada forma um ponto escuro pra quem olha de frente e produz um foco perfeito. Não tenfo esse mini refletor, é a luz que sai da frente da lâmpada que ofusca.

  • Avatar
    José Marcos 13 de março de 2020

    Essa palhaçada somente aqui nesse país da nojo morar aqui. Veja bem, você compra um veículo que tem cerca de 40% de imposto, passa vinte anos pagando IPVA, qualquer alteração tem que pedir permissão, e tem que levar o carro para fazer uma vistoria numa empresa credenciada pelo Detran, pagar pela vistoria.kkkkkkk muita piada mesmo.Ha!!!! só pra lembrar que os Detrans não podem terceirizar sua autoridade e muito menos cobrar por vistoria.Mas ninguem reclama, esse pessoal do contram não fazem nada para sociedade é muita gente incompetente no lugar só.

    • Avatar
      SPS 13 de março de 2020

      Verdade!

    • Avatar
      JOSE NICACIO XAVIER FERREIRA 13 de março de 2020

      Esse pessoal deveriam ser demitidos. Infelizmente nosso país foi nesses últimos 30 anos esculhambado por partidos e políticos corruptos que fizeram tudo até criaram leis para garantirem suas safadezas.

  • Avatar
    Maciel Justino Cunha 13 de março de 2020

    Boa tarde,eu na minha opinião não acho nem um problema de subistituir a lâmpada do veículos por lâmpada de led,eu acho muito melhor os faróis de led do que o original,eu ja evitei varias vezes do meu veículo quebrar em buracos no meio das avenidas,clareia muito mais tem um foco melhor e da pra ver de longe alguns obstáculos nas rua como pedras buracos homens trabalhando principalmente a noite,com os faróis normais de antes cansei de cair em buracos estourar pneus quebrar suspensão,as lâmpadas de led ajuda muito principalmente nas rodovias a noite e da mais segurança para os motoristas, não é porque fica mais bonito,e a segurança que da pra nos,eu na minha opinião legalização sim e o farol de led o motorista oposto ja vê de longe,a lâmpada amarela não ajuda muito.

    • Avatar
      Andre Moda 13 de março de 2020

      Quem vem do lado contrario eh atrapalhado pela luz desfocada. Faz o teste num farol de fusca por exemplo. A luz vai ateh a lua, na cara do motorista da mao contraria e na rodovia toda…tem que se lembrar que ha todos tipos de motorista. Novos de carta, idosos, imperitos, etc. Quando chove entao…a luz atrapalha sim.
      O farol de led sem preparacao, esta errado alterar e se torna um perigo.

      • Avatar
        MARCOS AURELIO ALVES DE SOUZA 14 de março de 2020

        Devíamos regulamentar uma lâmpada homologada e tenha padrões de qualidade e foco.. concordo que atrapalha. Tem muita gente sem noção que põe Xenon até no pisca.kkk
        E por isso acaba com a graça e a beleza do farol branco que fica top.

  • Avatar
    Edson 13 de março de 2020

    No meu caso eu tenho que fazer uma modificação na parte eletrica msm usando o encaixe H4 doHonda Fit 2007, pois ele tem um problema que da pau com esse negócio de positivo e negativo que os LED trabalha, fui instalar uma vez o xenon pirata e nao funcionou por isso. Parece que da um retorno nao sei de onde, agora não sei se é so no meu ou em todos igual a meu.

  • Avatar
    Francinaldo 13 de março de 2020

    Consertar buracos nas ruas ninguém quer, fazer uma iluminação adequada nas ruas e avenida s ninguém quer, agora multa as pessoas esses vagabundos sabem fazer se e proibido proíbam as vendas e as fábricas de fazer já que o estado não tem capacidade de nada só presta para aplicar multa ladrões de colarinho branco.

  • Avatar
    Adriano santos 12 de março de 2020

    A lei tem que existir mesmo, porém pra fiscalizar farol fora do padrão, regulagem errada,amareladas ou cores absurdas, tinha que ter uma tolerância de temperatura de cor e não proibir a tecnologia em si. E claro que uma lampada de led de R$60,00 não vai oferecer qualidade alguma, só vai atrapalhar o trânsito. Eu uso farol led full led de alta qualidade o corte do farol acontece abaixo do retrovisor do veículo a frente e fica na linha do parachoque. Mesmo com o farol alto eu garanto que não ofusca já testei e garanto.

    Outro ponto que a matéria não deixou claro!

    Pra regularizar a iluminação de led você vai gastar quase 1 mil reais só em vistorias absurdas e totalmente desnecessária.

    A lampada precisa ter o celo do imetro e mesmo assim vai ter que apresentar uma carta laudo do fabricante do veículo aprovando a lampada no conjunto ótico original e detalhe, vai ter que pagar mais de R$300,00 so na vistoria ridicula do Imetro.

    Resumindo!

    Não vale a pena regularizar!

    Vale a pena correr o risco e pagar a multa de R$195,00.

    Os deputados não estão nem aí pra essa asneira que estão fazendo com a gente.

    • Avatar
      Edson 13 de março de 2020

      Concordo com vc, principalmente nesta parte de altura, tem uns infelizes que usam o xenon numa altura que quase ilumina um avião voando, e o brilho é mais intenso msm não tendo em algus caso a ms eficiencia do halogeno original, so que para eles o importante é ” eu tenho xenon” e nao se importa com esta na frente ou vem no sentido contrario

      • Avatar
        Andre Moda 13 de março de 2020

        Vai fazer o individuo compreender que se ele atrapalha alguem no sentido contrario ele pode ser a vitima…

  • Avatar
    Marcos de Campos Gimenez 12 de março de 2020

    Aqui no Brasil é sempre assim… vão ganhar dinheiro com a proibição e depois baixam uma lei permitindo o uso novamente…e assim vai essas zonas de leis…

  • Avatar
    Bruno 12 de março de 2020

    Tomei uma multa em Curitiba, apreenderam meu documento, tive que trocar as lâmpadas, levar no Detran para inspeção, aí me devolveram o documento.
    Mesmo com tudo isso, troquei de novo, pois esta ilumina de verdade, as halógenas são muito ruins em estradas

  • Avatar
    Dyego silva 12 de março de 2020

    Graças a Deus chegou a proibição demorou e tecnologia sim mas não pra todos os carros e outra essa lâmpada em carro que não saiu com elas de fabrica faz é ofusca o motorista que vem direção oposta

    • Avatar
      Aldecyr Corrêa da Fonseca 12 de março de 2020

      E isso mesmo, os donos de celta, Palio,HB20 e motoqueiros em geral estão usando esta maldita lâmpada e ofuscando a visibilidade dos motoristas, aqui no Rio de janeiro e uma bagunça nas vias públicas. Não temos fiscalização eficiente do Detran.

    • Avatar
      Paulo 12 de março de 2020

      Balela..

    • Avatar
      Fábio 13 de março de 2020

      Balela mesmo! As lâmpadas led Philips por exemplo tem uma eficiência muito maior que as próprias lâmpadas comuns, sem alterar o foco ou regulagem dos faróis. O problema está em lâmpadas que vc compra no boteco da esquina, dizendo que são boas! A culpa é de quem não quer pagar o preço pra ter um equipamento de qualidade.

  • Avatar
    Bruno g. Silva 12 de março de 2020

    Concordo Rodrigo os governos em vez de se preocupar com lâmpada de led pra recadar dinheiro do povo melhora as pistas…

  • Avatar
    Rodrigo 12 de março de 2020

    Lâmpada halogena e uma tecnologia ultrapassada e por qual motivo ainda é utilizada em veículos? Temos tantos problemas em diversas cidades como buracos em ruas, vias ruins, etc, e os órgãos de trânsito se preocupam com lâmpadas de led.
    Vamos colocar leis que resolvam problemas. Não tenha dúvida que lâmpadas com maior iluminação reduzem riscos de acidentes e possíveis tentativa de assalto em vias escuras. A tecnologia tem que ser usada a nosso favor mas parece que as cabeças não pensam dessa forma.

    • Avatar
      Dyego 12 de março de 2020

      Ainda bem que veio essa lei pra proibir led em carros que não e originais led o lâmpada horrível nao iluminam nada se não forem originais do veículo e ofusca e muito motorista que vem sentido oposto a ponto de causar acidente

      • Avatar
        Cleber 12 de março de 2020

        São leds não xênon Pesquisa antes de falar asneiras

      • Avatar
        Paulo 12 de março de 2020

        Qualquer lâmpada mesmo original mau regulada ofusca a visão no sentido contrário… Led e tecnologia e evolução… Lamparina e coisa de carroça…

Avatar
Deixe um comentário