A limpeza do TBI é realmente necessária?

A limpeza do TBI é recomendada por diversas oficinas e até concessionárias. Mas ela só é realmente necessária quando o carro está apresentando problemas

Por Boris Feldman 13/03/18 às 12h00
tbi

Você sabe o que é a limpeza do TBI recomendada por oficinas?

Desde que a eletrônica tomou conta do automóvel, surgiram novos componentes, sistemas e denominações. Estas fazem uso de letras, formando um verdadeiro glossário de acrônimos, para identificar equipamentos eletrônicos de conforto, segurança, entretenimento. Entre elas, está o TBI, iniciais em inglês para Throttle Body Injection, ou “corpo da injeção” em tradução direta, também conhecido como “corpo da borboleta”. É o correspondente, no sistema de injeção eletrônica, ao corpo do carburador.

TBI corpo de borboleta corpo da injeção limpeza do tbi
TBI é o corpo da borboleta ou corpo da injeção

Você já deve estar familiarizado com estas letrinhas, já que as oficinas adoram incluir no orçamento de qualquer revisão a Limpeza do TBI. Quando isso ocorre, o dono do carro muitas vezes não sabe o que aquilo quer dizer, e nem se a limpeza é necessária. Ele pode até procurar no manual do carro, mas não encontra nenhuma referência a esta operação na lista de itens a serem verificados na revisão periódica.

É um procedimento sem frequência determinada, pois o TBI pode funcionar perfeitamente durante anos, da mesma forma que pode, eventualmente, acumular depósitos carboníferos e prejudicar o funcionamento do motor. Nestes casos, os problemas surgem principalmente na marcha lenta, porque ele não vai deixar a borboleta se fechar completamente.

Entretanto, assim como os bicos injetores, é pura picaretagem sugerir a limpeza do TDI sem que o motor esteja apresentando problemas de funcionamento, com a marcha lenta operando normalmente e o carro acelerando sem espirros nem tosses. E tem muitas oficinas que, sem sequer ligar o motor, já acrescentam a tal limpeza de bicos e do TBI no orçamento, com a única e exclusiva finalidade de faturar às custas do cliente que não entende de mecânica. Para o convencer, dizem que a limpeza é “preventiva”.

Algumas concessionárias chegam a ameaçar o dono do carro, afirmando que, se ele não autoriza o serviço, perde a garantia. Isso é mentira. Outras garantem que, sem a limpeza, o carro provavelmente vai parar no meio da estrada e deixar a família no acostamento. Como há muitas oficinas de concessionárias que têm o hábito de faturar itens desnecessários, recomenda-se, antes de levar o carro para a revisão, copiar a lista de serviços programados pela fábrica para escapar da empurroterapia.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
52 Comentários
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Claudio Matias 7 de abril de 2021

O meu Ford Fiesta 1.6 flex apresenta dificuldades na partida pela manhã, mesmo em dias quentes, depois que pega, mantem a lenta estável e não falha na aceleração. O meu mecânico recomenda a limpeza e troca do kit de TBI. Essa dificuldade de fazer o motor pegar pode ser bicos injetores?

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Júlio da Cruz Silva Watanabe 19 de abril de 2021

Cara, o meu (2015 Titanium AT) acusava no multimídia “Motor em mau funcionamento”, então aí levei em concessionária, fiz substituição das velas (já eram previstas), e o mecânico indicou que o corpo de borboleta precisava ser trotado. Posteriormente fiz somente a limpeza, mas ainda assim, precisava ser trocado.

Tratando-se de carros com Powershift, eu iria somente em mecânico com recomendação. Mesmo assim, o carro nunca deu problema para dar partida, apenas atrasos nas mudanças das marchas, e algumas “tosses” nas mudanças. Um outro problema que estou tendo com o meu, é com os postos de gasolina, que vendem gasolina tipo “B”, como “C”, o que é um agravante. Então procure somente postos que vendem combustível correto. Dizem que o ideal, é que a cada 3 abastecimentos com gasolina, faça o 4º abastecimento com álcool. São esperiências compartilhadas de fóruns do Fiesta, e Powershift.

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Odair 1 de fevereiro de 2021

Tenho um Peugeot 307 ano 2003 2.0 16v estou com um problema quando engato a segunda marcha o carro vai dando uns “tranquinho” e segundo o mecânico não é as velas..será que seria necessário fazer essa limpeza?
Desde já agradeço

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thiago 6 de novembro de 2020

Boa tarde
alguem sabe me informar se quando troca as bobinas de ignição e o corpo de borboleta e necessário abrir a torneira do sangrador ?

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Castro 3 de novembro de 2020

Quem indicou a limpeza do TBI do meu carro é o próprio manual oras.

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Robson lima 16 de setembro de 2020

Pessoal
Eu não indico limpeza de bico e tbi sem apresentar falhas.
Mas tem um porém,se o tbi estiver muito sujo,carbonizado, além de apresentar falhas,pode queimar.
Hoje são eletrônicos,e quando sujo,começa a pesar no funcionamento e queima.
60,00 a 80,00 uma limpeza anual,já um tbi custa de 300,00 a 700,00 os popular.

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Roger 17 de abril de 2021

Queimar corpo de borboleta por sujeira essa é nova!
É cada uma!

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Maria Lucinda 14 de setembro de 2020

Tenho um Clio a seis anos,e nunca fiz uma revisão na injeção eletrônica,agora começou a cortar do nada,me sinto insegura em relação as oficinas uma vez que nunca utilizei para esse serviço.A mecânica anda em dia,sempre fazendo a troca de óleo e filtro. Já comprei com uma luzinha acesa no painel,me disseram que não era nada importante e confiei,e agora o que faço?.

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Waslon 16 de setembro de 2020

Corpo de borboleta e bico injetor não se faz manutenção preventiva. Se o carro está funcionando bem e com bom consumo é melhor não mexer.

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anonimo 17 de março de 2021

Tudo certo, não confia na oficina, mas confiou no vendedor que falou que a luzinha no painel não era nada…

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Israel 10 de julho de 2020

Muito boa a dica gostei a jente vai na oficina e eles acrecentao um monte de coisa e fica um monte de dinheiro lá e o carro fica do mesmo jeito vai reclamar eles inventao outra coisa só pra pegar mais dinheiro

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Diaa 17 de fevereiro de 2021

Outro dia troquei kit coreia dentada …velas e cabos e a bomba de água. ….aproveitaram e limparam o tal do tbi….pelo menos por fora ficou brilhando achei ate q tinham trocado a peça toda.kkkkk…Fiat uno way evo 2011

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Silvio júnior mineiro 4 de abril de 2020

Olá meu gol está falhando muito quando estou rodando.Levei em uma oficina e o mecânico me disse tem que tenho que trocar o tbi isso prosede?

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Luan 16 de fevereiro de 2020

É contraditório dizer que “pode, eventualmente, acumular depósitos carboníferos e prejudicar o funcionamento do motor” e não recomendar a limpeza preventiva do mesmo, não concordam?? Mais um ponto: “é pura picaretagem sugerir a limpeza do TDI sem que o motor esteja apresentando problemas de funcionamento” Se chama manutenção PREVENTIVA justamente pra PREVENIR problemas, antes que aconteçam. Se não se chamaria manutenção CORRETIVA.

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Waslon 16 de setembro de 2020

Eu discordo! Se o motor está funcionando perfeitamente e com bom consumo, o melhor é não mexer no TBI, bicos e velas.

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Rafael Epifanio 5 de outubro de 2020

Você sabia que andar com uma vela que já não está muito boa sobrecarrega a bobina fazendo ela estragar por precisar mandar muita tensão já que a vela está muito usada? o jogo de vela custa R$ 70,00 e uma bobina custa as vezes R$ 200,00 (Falando de carro popular). Quando chegar a esse ponto, terá que trocar bobina, cabos e velas…no mínimo R$ 400,00. Então se você prefere deixar os pequenos problemas virarem grandes problemas apenas por não acreditar em mecânicos…boa sorte.

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Oppen 12 de janeiro de 2020

Acho que 99% das oficinas no Brasil recomendam Limpeza da TBI e Limpeza de bicos injetores quando o carro está com um problema envolvento alimentação de combustível de difícil solução; Falta de competência leva-os a fazerem o cliente pagar mais caro. Malditos.

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Elias gomes 20 de novembro de 2019

Adquiri uma Hilux ano 2009 diesel 4×4 Muito bem conservada. Ela está apresentando um problema que não estou conseguindo resolver. Estou rodando normalmente, de repente perde a força, cai o giro para 1000 rotações, nao aceleração, desligo, dou partida e seguenormalmente. Outro dia aconteceu, deixei funcionar e após acabar o diesel do filtro ela morreu. Verifiquei bomba e novos tudo novo inclusive turbia tbm nova. Observei que só acontece em baixa rotação geralmente na retomada após lombada coisa assim. Em alta velocidade nunca aconteceu. A concessionária me informou que resolve, porém, ppediu 200 reais por hora. Não concordei pagar para adivinharem o defeito. Poderia ultrapassar meu orçamento. Minha pergunta. isso pode ser o tal TBI ?

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William Gomes Pereira 19 de janeiro de 2020

Não pode ser tbi mas sim o filtro de combustível.. Os carros diesel perdem força quando o filtro de combustível está sujo passando da hora de trocar. 100 reais resolve.

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heber 8 de fevereiro de 2020

uma ves um professor meu contou que tinha um problema de o carro desligar na estrada, e levou em vários lugares, passaram o raster e não dava nada, até que ele levou em um senhor e ele descobriu que era um sensor no pedal do acelerador, na época gastou 20 reais. se eu não me engano era um gol. talves o seu problema seja algo parecido. o sensor que eu digo provavelmente era mecânico, tipo uma molinha, ou algo do gênero.

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Joaquim barbosa 23 de março de 2020

Tenho um gol 2002 16v gasolina, e tá apresentando o problema de falhar só na lenta as vcs para o moto já fiz limpeza no tai aplicando k80 melhorou bastante tava andando normal agora voltou novamente o mecânico passou o aparelho e acusou borboleta,mas disse que não iaiá condenar o sistema completo, fui em outro mecânico ele disse que tem que trocar o tbi, aí usei o produto todo limpou uns dias mas continua falhando na lenta o que fazer agora? Lembrando que qdo apliquei o k80 excelerei bastante e o fumaceiro bem escuro saiu bastante depois voltou o normal e passei a usar só gasolina aditivada mas o problema continua.

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José Roberto de Araújo 24 de outubro de 2019

Tenho um Pagero Full 2008, com 175 mil km rodados e faço trilhas: só limpei (EU MESMO) o TBI, UMA VEZ. O gradiente de aceleração é o mesmo de quando novo. Não engasga e, em neutro, a rotação não oscila. Apenas troco o filtro de ar qdo necessário.

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Rafael 31 de agosto de 2019

Fiz limpeza de tbi na concessionária só na primeira vez que levei o carro na vw, carro com 30mil km, aplicaram apenas o spray no corpo e me cobraram 60 reais, primeira e última vez, atualmente carro está com 70mil km e nunca mais fiz, apenas troca de filtro de ar de qualidade. Motor sempre funcionando perfeito.

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fabricio 3 de julho de 2019

meu tbi c3 2010 1.4 faz um barulho alto de sugar o ar e não tem entrada falsa será que limpar o tbi resolve?
pois vi o mesmo ta sujo

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Guilherme 31 de maio de 2019

A limpeza da TBI é sim aconselhável, por isso é feita uma revisão nos componentes de injeção, se a TBI começar a apresentar resíduos de carvão é sim aconselhável sua limpeza, é sempre bom verificar junto ao técnico se necessariamente fazer naquele momento a limpeza. A pergunta que você tem que se fazer: É preciso esperar ocasionar um defeito ou uma falha para realizar um reparo?

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Tarcisio Dantas Frota Leite 13 de abril de 2019

Agradeço a lição.

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Maurício Anastácio da Silva 9 de abril de 2019

Tenho um pointer 95 ao 1.8 e estou sempre precisando completar a água do sistema de arrefecimento, só que não tem vazamento algum ,pra onde está indo essa água pois também não está tendo mistura de água com óleo do motor ou seja , não seria talvez a junta do cabeçote queimada, aguardo a resposta do senhor , obrigado.

AutoPapo
André Almeida 16 de abril de 2019

Resposta do Boris: Difícil um diagnóstico à distância. Mas se a água não vaza do reservatório, não se mistura ao óleo e baixa o nível, quem sabe ela está se esquentando e evaporando?

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Ricardo França 12 de janeiro de 2020

Não use água. Use líquido de arrefecimento, que tem seu ponto de fervura muito maior que 100 graus celsius, lubrifica a bomba d’água, preserva mangueiras e evita oxidação e corrosão de todo o sistema. Mas, se numa emergência não o tiver, complete com água destilada.

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CESAR SOARES 7 de março de 2019

Boa tarde! Gosto de muitas observações colocadas por você, mas tem algumas que você deveria ler menos e participar mais de perto em uma oficina, os injetores de combustível tem que permanecer limpos e equalizados, 60% dos casos na máquina de testes, na bureta, eles apresenta desequalização, pois o cliente demora trocar o filtro de combustível, fazendo com que a vazão diminua e causando um tipo de calço, essa desequalização muitas vezes o cliente não sente no funcionamento do motor até que seja tarde. sobre o TBI, a limpeza deve ser executada antes de iniciar a dar sinais de defeito como tal na marcha lenta, quando chega ao nível de defeito, algumas peças não apresenta solução mesmo após ser limpas, como a gente não tem uma bola de cristal pra deixar um ou outro sem executar a limpeza, temos a necessidade de oferecer como preventivo, pois tem peças que chaga a custar mais de r$2.000,00 contra r$200, 00, é oferecido sempre como preventivo para que o cliente decida e pergunte porque, aqui na nossa empresa cada detalhe do serviço e troca de peças é sempre muito claro com o cliente, e não necessitamos como outras boas empresas de picaretagem como o senhor usa nas suas avaliações. Esta convidado a vir na minha empresa e acompanhar este e outros serviços e avaliar meus clientes. Obrigado, grande abraço.

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William Gomes Pereira 19 de janeiro de 2020

Gostei.. É isso mesmo. Parabéns

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MariA Jose 6 de março de 2019

Vim pesquisar sobre essa dica .mesmo pois eu näo sabia o que era.Eu tenho uma oficina de confiança.pois isso hoje aconteceu comigo paguei essa limpeza.mais no caso do meu carro estava com esses problemas todos acima mencionados.para se ter uma idéia eu nem consegui ligar ele no final de semana inteiro.O carro näo quis ligar e permanecer ligado.meu mecanico teve que vir aqui fazer ele funcionar.E no caso do meu carro ja tinha uns tres anos e meio que näo limpava o tbi.

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Waylon 10 de janeiro de 2019

Alguns tbi sujam pq tem pessoas q retiram o filtro de ar das motos geralmente de bx cilindrada. Limpei eu mesmo o tbi de um carro c 10 anos de uso pq tive q tira lo para trocar uma mangueira e aproveitei e a mão de obra. Não q o carro apresentasse falhas inclusive os bicos injetores eu limpei com cotonete. E querosene. A minha moto esta falhando um dos cilindros, e vai precisar limpar o tbi, pq o mecanico colocou oleo errado no filtro de ar k&n e melou td. Ai n tem jeito, só funciona os 4 cilindros a partir de 3500 giros. Mas são casos específicos, este negócio de limpeza de bico e 90% dos casos do TBI é pilantragem msm. E trocar o bico do pneus é outra picaretragem, e cambagem tb. Fox nem existe cambagem e os caras querem oferecer p vc.

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Sergio 19 de dezembro de 2018

Levei o pegeout 206 ano 2008 flexível pra resolver aceleração e ninguém resolveu.

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Roberto 5 de dezembro de 2018

Ola!! Bom dia, então li esse artigo e comecei a pensar numa questão? Meu carro tem 20 mil km, levei pra revisão, lá o pessoal informou que eu tinha que fazer a limpeza do tbi, falei que nao,porque o carro só tem 20 mil km rodado,será realmente que tem a necessidade da limpeza ou queria empurrar um gasto desnecessário? Às vezes as concessionárias só querem ganhar dinheiro nas custas dos clientes empurrando serviços sem necessidade.

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Osvandré 9 de outubro de 2018

Picaretagem kkkkkkkkkk pegue um osciloscópio e faça leituras do sinal do TBI sujo e depois limpo, se ainda assim achar que não é necessário melhor trocar de assunto que discute, veja melhor as fontes de suas informações antes de sair postando uma asneira dessa.

BICO INJETOR e TBI se limpa sim.

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Dalton 19 de outubro de 2018

Ele não disse que não se limpa, disse que não há necessidade caso o motor esteja funcionando normalmente, com marcha lenta regular etc (salvo revisão necessária)…é mais uma questão de estar dando um toque, e ficar esperto com certos mecânicos “ligeiros” e não cair na tal empurroterapia como ele mesmo disse. De resto , siga o que prega!

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Lucio 26 de setembro de 2019

A TBI SUJA FAZ O CARRO CONSUMIR MUITO COMBUSTÍVEL

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MArcio 14 de agosto de 2020

Concordo, depois que limpei o TBI do meu Vectra ele ficou muito economico.

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Salomão 2 de outubro de 2018

Meu carro está fraco, possui gás e na lenta fica morrendo
Será que tem alguma coisa a ver com o tbi?

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Eduardo 23 de agosto de 2018

Tenho uma fiorino 1.4 evo 8v 2015.as vezes quando vou sair e mudar de câmbio, ela fica acelerado, por um tempo e depois para….Não é frequente isso.
O q poderia ser???
Obrigado Boris.

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RITA ROCHA 14 de julho de 2018

OI TENHO UM pegeout 207 ANO 209 QUE ESTA FRACO NA ACELERAÇÃO JÁ ESTA NA OFICINA HA UNS DIA E TENHO QUE TROCA BUBINA E TBI TENHO MUITAS DUVIDAS PODE AJUDA OBRIGADA ..

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RITA ROCHA 14 de julho de 2018

OI ENTÃO LI RELI E AINDA TENHO DUVIDA TEM QUE TROCAR O TBI EM ALGUM MOMENTO DÊS DE JÁ OBRIGADA

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Alexandre 14 de setembro de 2019

Rita.. o TBI não se troca… Só é feito a limpeza… Trocar o TBI só em casos muito raro.

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JUAREZ 10 de julho de 2018

Concordo em termos, eu mesmo faço esse tipo de serviço no meu carro, e garanto que com uma certa quilometragem o tbi vai apresentar muito deposito de sujeira, mas isso com 60000km ou mais assim sendo uma,limpeza,preventiva faz bem!

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Isabel 9 de julho de 2018

Muito bom gostei muito das explicações

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Edivania 8 de julho de 2018

Gostei muito das dicas gostaria de saber mais sobre o ar condicionado o meu eu limpei mas continua com cheiro de poeira.

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daniel 5 de novembro de 2018

o certo seria uma ingenizacão de ar por ozonio

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Waylon 10 de janeiro de 2019

Limpei o meu com ar comprimido de um lado e aspirador do outro. Depois fui borrifando vinagre e empurrando c ar comprimido. Depois liguei os ventiladores do carro p sair td poeira e higienizei com vinagre denovo. Ficou perfeito.

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Robson lima 16 de setembro de 2020

15,00 a 20 reais tubo de limpa ar condicionado e vem com a sonda,manguerinha pra por dentro dos dutos.troca o filtro de cabine e já era.

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denivalduartefonseca2000@gmail.com 8 de abril de 2018

Muito boa a dica

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Marcos de oliveira 6 de março de 2018

Muito bom esclarecer as dúvidas com o Bóris volta pra tv por favor

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