Batida de pino: o que é esse barulho metálico no motor?

A batida de pino é , na verdade, uma combustão anormal da gasolina ou do etanol; ela tem diversas causas e uma consequência pode ser grave

Por Boris Feldman 13/03/18 às 10h58
motor a combustão

Você acelera o carro, e ouve nitidamente um barulhinho metálico vindo do motor, um “toc- toc-toc”. Tira o pé do acelerador, ele desaparece. Pisa, lá está ele de novo! Este barulhinho é popularmente chamado de batida de pino, detonação ou grilo do motor.

Curiosamente, este barulhinho metálico não é de pino nenhum batendo em lugar nenhum. A batida de pino é , na verdade, uma combustão anormal da gasolina ou do etanol, e chamada tecnicamente de pré-ignição. Mas, o que provoca o “toc-toc-toc”?

É provocado por um choque de ondas dentro da câmara de combustão. A mistura ar-combustível começa a se queimar antes da faísca na vela, gerando uma onda magnética. A faísca gera uma segunda onda. O choque entre as duas resulta no barulho metálico, a batida de pino.

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O que provoca a batida de pino?

A batida de pino pode ser provocada por vários motivos. Um deles pode ser por depósito carbonífero na cabeça do pistão que, com a temperatura, se torna incandescente, exatamente como um pedacinho de carvão. E provoca a explosão antes do momento correto.

A batida de pino também pode ser causada por um excesso de aquecimento do motor. Ou um combustível de baixa octanagem que não resiste à elevada taxa de compressão.

Se o carro é flex, vale também a pena verificar a sonda lambda, um sensor no escapamento que “diz” para a central eletrônica do motor qual combustível está vindo do tanque (gasolina ou etanol ). Com essa informação, a central ajusta o motor para o combustível.

A octanagem do etanol é muito maior que a da gasolina e, por isso, o ponto de ignição (faísca na vela) é diferente para os dois combustíveis. Se tiver gasolina no tanque, mas a sonda lambda informar à central que tem etanol, a regulagem da ignição estará fora do ponto. A faísca pode demorar muito e permitir a combustão espontânea da mistura. E tome o “toc-toc-toc”.

Consequências

A batida de pino é perigosa, pode danificar o motor, e deve ser evitado, pois, se permanecer muito tempo, pode derreter ou furar as cabeças dos pistões. E, nesse caso, só uma retífica para reparar o motor. Com elevados custos batendo direto no bolso do dono.

A batida de pino ocorre quando a combustão começa fora de hora
motor a combustão
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
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Marcelo 19 de julho de 2021

Gostaria de saber o que fazer para tirar essa batida de pino do Ford Ka 2020, que diminui com um combustível melhor.
Pode ou deve ser regulado, ou usar algum aditivo

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Márcio Geraldo Santana 13 de julho de 2021

Pessoal vê se podem me ajudar, coloquei um aditivo smok off na troca de óleo do motor Cht 1.6 e depois de andar um pouco ficou fazendo um tec tec no motor,voltei e coloquei o óleo normal e o barulho continuou.o que pôde ser?

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Carlos alberto santana de carvalho 5 de julho de 2021

Meus ouvite ver si voces pode mim ajudar tenho kwid da renault e nao guento mais guando dor um re um barulho imgrivis.agora to ficano doido Quando acerero um suada vino do motor pariceno bateno velas levei varias mecanico diseno gue combustivo ja fis de dudo .iai ta acomteceno com seu .o meu e 2o19.min ajude pelo omar de deus nao guento mais acho gue vai fura uis pistos e ele nao ta mais na garantia.nao fis a revisao de 40im ai ei perco a garantia.mais vou falar com advogado para ver. Iso.obrigado.comto com voces.

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Antonio Gomes de Sousa 23 de junho de 2021

Tenho um logan easy r , também Tá fazendo esse barulho há algum tempo, levei no mecânico ele disse que isso é de combustível de me qualidade, tô pensando em trocar os bicos, vale apena?

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Eudiney Santos de Carvalho 2 de junho de 2021

Boa noite recentemente comprei um yaris2021 xls com 2 meses 8600 km rodado apresentou u. Barulho estranho no motor parecia que tinha algo solto dentro do motor, levei na concessionária e relatei o poblema ao mecânico o mesmo pediu que eu agendasse pelo 0800, perguntei a ele se não tinha poblema eu voltar pra casa o meu disse que não tinha.
O meu carro mal aguentou chegar em casa voltou guinchado pra concessionária ele abriu o motor e segundo eles gasolina adulterada, mais min pergunto carro novo baixa quilometragem nem fez a primeira revisão ele não dão laudo que min comprove e que que eu arco com o conserto.

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Victor Santana 20 de abril de 2021

O meu prisma 1.4 2011 grila em baixa rotação quando ta quase morrendo em alguma marcha e quando está quente.

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Cleiton 28 de fevereiro de 2021

A minha hilux 3.0 diesel também grila muito
Será que é o bico injetor ??

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Vanderley Rodrigues da Silva 17 de maio de 2021

Sim pode ser os bicos

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Philip moreira 29 de janeiro de 2021

Tenho Fox 2009 quando acelera fãs um barulho no moto do Fox 1.0 e moto e muito defeituoso

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Willians j. De souza 16 de janeiro de 2021

Tenho um omega GLS 1994 2.0 a gasolina. Ele fica com esse barulhinho metálico tipo tec, tec, tec… quando faço esforço no motor. Quando esta sem esforço, ele deslancha tranquilo sem ruídos e não esta com aumento de temperatura, mas vi um alto consume de combustível. Isso iniciou quando eu abasteci em um posto próximo de casa e coloquei gasolina comum. Se eu colocar gasolina aditivada será que para esse ruído?

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Diovane Manchini 26 de novembro de 2020

Meu yaris bate tão forte que de manhã passo vergonha na rua todo mundo olhando… Fui diversas vezes na agência só dizem q o combustível e ruim , já troquei de posto umas 10 vezes e só aumenta…total descaso da car house com os clientes.

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Thalis do Nascimento Saraiva 7 de dezembro de 2020

Diovane, mas vc tem certeza que no teu caso o carro realmente está “grilando”? Bom o meu é um Corolla, com 20 mil rodados, e está com isso, mas é um barulho bem discreto, uma pessoa que não tem costume com carros não percebe. Já ocorreu de mudar de posto e melhorar, mas depois de meses voltou. Não sei o que fazer. Na css não deram bola.

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Diovane 8 de dezembro de 2020

Sim thalis da para escutar em umas 4 quadras de distância…só que dá e logo para. Na car house falam que e combustível de ma qualidade , mas então de qualidade não existe troquei mais de 10 postos ..deixei o carro na agência ontem …vamos ver o que vai dar agora..

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PERSIO AVELINO MARQUES 11 de outubro de 2020

TENHO um CORSA ELE está grilado quando esquenta
Ja usei a gasolina vê pawer
E a aditivada
Não melhorou
Sera que os tucho dos balancinho
Me da uma tica

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Lukas 29 de dezembro de 2020

Minha Montana estava a mesma coisa man, Porém eu retifiquei o cabeçote e parou. Mais de vez em quando ainda escuto uns grilados bem baixo. ;\

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CARLOS VIEIRA CONSTRUÇÕES 24 de maio de 2019

Excelente comentário

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Atila 30 de janeiro de 2021

Vc precisa usar um testador/manometro de compressão, identificar qual o/os cilindros que está/ão diferentes, depois usar o manômetro de pressão(ar comprimido), pra onde estiver casando vc irá ouvir o chiado. Ex. Se pela válvula de admissão, que é oais provável, vc irá ouvir o chiado no TBI, se na válvula de escape, chiado no cano de discarga….

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