Batida de pino: o que é esse barulho metálico no motor?

A batida de pino é , na verdade, uma combustão anormal da gasolina ou do etanol; ela tem diversas causas e uma consequência pode ser grave

Por Boris Feldman 13/03/18 às 10h58
motor a combustão

Você acelera o carro, e ouve nitidamente um barulhinho metálico vindo do motor, um “toc- toc-toc”. Tira o pé do acelerador, ele desaparece. Pisa, lá está ele de novo! Este barulhinho é popularmente chamado de batida de pino, detonação ou grilo do motor.

Curiosamente, este barulhinho metálico não é de pino nenhum batendo em lugar nenhum. A batida de pino é , na verdade, uma combustão anormal da gasolina ou do etanol, e chamada tecnicamente de pré-ignição. Mas, o que provoca o “toc-toc-toc”?

É provocado por um choque de ondas dentro da câmara de combustão. A mistura ar-combustível começa a se queimar antes da faísca na vela, gerando uma onda magnética. A faísca gera uma segunda onda. O choque entre as duas resulta no barulho metálico, a batida de pino.

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O que provoca a batida de pino?

A batida de pino pode ser provocada por vários motivos. Um deles pode ser por depósito carbonífero na cabeça do pistão que, com a temperatura, se torna incandescente, exatamente como um pedacinho de carvão. E provoca a explosão antes do momento correto.

A batida de pino também pode ser causada por um excesso de aquecimento do motor. Ou um combustível de baixa octanagem que não resiste à elevada taxa de compressão.

Se o carro é flex, vale também a pena verificar a sonda lambda, um sensor no escapamento que “diz” para a central eletrônica do motor qual combustível está vindo do tanque (gasolina ou etanol ). Com essa informação, a central ajusta o motor para o combustível.

A octanagem do etanol é muito maior que a da gasolina e, por isso, o ponto de ignição (faísca na vela) é diferente para os dois combustíveis. Se tiver gasolina no tanque, mas a sonda lambda informar à central que tem etanol, a regulagem da ignição estará fora do ponto. A faísca pode demorar muito e permitir a combustão espontânea da mistura. E tome o “toc-toc-toc”.

Consequências

A batida de pino é perigosa, pode danificar o motor, e deve ser evitado, pois, se permanecer muito tempo, pode derreter ou furar as cabeças dos pistões. E, nesse caso, só uma retífica para reparar o motor. Com elevados custos batendo direto no bolso do dono.

A batida de pino ocorre quando a combustão começa fora de hora
motor a combustão
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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Diovane Manchini 26 de novembro de 2020

Meu yaris bate tão forte que de manhã passo vergonha na rua todo mundo olhando… Fui diversas vezes na agência só dizem q o combustível e ruim , já troquei de posto umas 10 vezes e só aumenta…total descaso da car house com os clientes.

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Thalis do Nascimento Saraiva 7 de dezembro de 2020

Diovane, mas vc tem certeza que no teu caso o carro realmente está “grilando”? Bom o meu é um Corolla, com 20 mil rodados, e está com isso, mas é um barulho bem discreto, uma pessoa que não tem costume com carros não percebe. Já ocorreu de mudar de posto e melhorar, mas depois de meses voltou. Não sei o que fazer. Na css não deram bola.

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Diovane 8 de dezembro de 2020

Sim thalis da para escutar em umas 4 quadras de distância…só que dá e logo para. Na car house falam que e combustível de ma qualidade , mas então de qualidade não existe troquei mais de 10 postos ..deixei o carro na agência ontem …vamos ver o que vai dar agora..

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PERSIO AVELINO MARQUES 11 de outubro de 2020

TENHO um CORSA ELE está grilado quando esquenta
Ja usei a gasolina vê pawer
E a aditivada
Não melhorou
Sera que os tucho dos balancinho
Me da uma tica

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Lukas 29 de dezembro de 2020

Minha Montana estava a mesma coisa man, Porém eu retifiquei o cabeçote e parou. Mais de vez em quando ainda escuto uns grilados bem baixo. ;\

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CARLOS VIEIRA CONSTRUÇÕES 24 de maio de 2019

Excelente comentário

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