Lombada: absurdo que não quebra só molas

As lombadas servem evitar transtornos no trânsito. Porém, com a má sinalização nas vias brasileiras, ela acaba se tornando o problema

As lombadas têm sido uma dor de cabeça para os motoristas
As lombadas têm sido uma dor de cabeça para os motoristas (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/10/2021 às 07h32
Atualizado em 03/11/2021 às 13h45

Lombada (ou ondulação transversal) colocada em ruas ou estradas para redução de velocidade é um verdadeiro absurdo, pois provoca acidentes quando o motorista que vem atrás não percebe que o da frente foi forçado a frear, pois a sinalização é deficiente ou nem existe.

Além disso, cada lombada é responsável por milhares de freadas e acelerações que aumentam o consumo de combustível e emissões. Em alguns locais, fazem a alegria dos assaltantes.

Motoristas de ambulâncias vivem reclamando do sofrimento provocado pela lombada para quem está sendo transportado.

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E, como quase nenhuma dessas ondulações transversais respeitam as medidas estabelecidas pelo CONTRAN, apesar de serem também conhecidas como “quebra-molas”, deveriam – a rigor – serem “quebra-tudo” na parte inferior do automóvel. E prejuízo para o dono, que não tem a quem recorrer neste país dos absurdos e onde a legislação é meramente simbólica.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
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Sir.Alves 21 de outubro de 2021

Se a intenção é diminuir a velocidade?… ainda prefiro os ”quebra-molas”, cumprem seu papel com primazia… pois boa parte do ”radares(pardais)” são para arrecadar mesmo! Não sinalizados, quase sempre escondidos, e até com defeito ferrando o bolso de quem está rodando corretamente na via…

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Luiz Carlos Nerro 24 de dezembro de 2021

Vc ter ter uma carroça por não se imoortar com as lombadas absurdas que estão nas estradas deste país sem governo sério

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Andre Rocha 19 de outubro de 2021

Daqui a pouco aparece aquele “cidadão” gritando que é a indústria dos gastos, que isso só favorece as oficinas mecânicas, para que os carros quebrem e estarmos sempre gastando com manutenção! Igual a historinha da indústria das multas nos radares.

Não, “cidadão”, não existe a indústria das multas nos radares, não existe a indústria do quebra-quebra pra fazer você gastar com peças e manutenção! É VOCÊ QUEM É MAL EDUCADO E ESTÚPIDO E NÃO RESPEITA AS LEIS DE TRÂNSITO!

Se existe uma sinalização da via indicando que você só pode andar naquele trecho a 80km/h, você SÓ pode andar a 80km/h e ponto final! Os radares são colocados ali justamente para penalizar quem não respeita essas leis! Da mesma forma a velocidade máxima em área escolar é de 30km/h, mas o intelejumento apressado quer passar rasgando com tudo a 80, e se achando no direito de fazê-lo!

Leis são feitas para serem RESPEITADAS, mas há imbecis que acham que leis foram feitas para serem quebradas.

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Julião 20 de outubro de 2021

Esse Zé Ruela nunca viu rodovia que muda de velocidade diversas vezes em pequenos trechos. Acredito tbm que nunca percebeu o pardal escondido apenas pra multar, não pra evitar um acidente (na qual é a razão principal pra existir). Enfim, é mais um pé de breque que atrapalha a vida de todo mundo. Não sabe nada da vida

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Andre Rocha 20 de outubro de 2021

Não falei. Apareceu o primeiro que acha que está acima das leis e desrespeita a tudo e a todos! Que acha que respeitar leis é ser pé de breque e atrapalhar os demais. Que acha que todo mundo tem que andar com pé embaixo e f***-se tudo e todos. É isso, ignorância, irresponsabilidade, falta de bom senso, estupidez e principalmente falta de educação moral, pois não tem o mínimo de cidadania.

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Luciana Alcantara 11 de novembro de 2023

Toda lei tem sua ressalva ou pelo menos deveria ter, portanto depende do que deve-se concordar ou meramente ser obrigado a aceitar. Respeitar é importante contudo quando se torna além do que deveria ser o conceito de respeito torna-se absurdo e ineficaz.

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Fernando B 19 de outubro de 2021

Além do absurdo de existirem, ainda não tem padrão. Moro em uma cidade na qual a gigantesca maioria das lombadas são aquelas pequenas e que dão trancos no carro. Se entrar forte (ou não ver) a chance de quebrar algo na suspensão é gritante

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Jair 19 de outubro de 2021

É o absurdo dos absurdo. É ilegal, mas o poder público que deveria dar exemplo, descumpre a lei ao impor esse encômodo ao motorista.j

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Dr. Robson Francioni 19 de outubro de 2021

Além das lombadas, os buracos (quando atrás da lombada então?!) São outro grande vilão que a adm pública não dão conta. Quebrei uma roda com isto, e pior o seguro não cobre. Consegui ser ressarcido na justiça após 2anos. Robson Francioni

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Jairo Andrade De Moraes 19 de outubro de 2021

O problema, é igualzinho às diversas alterações introduzidas na língua portuguesa, a partir de 1942, quando foi adotada a nova Ortografia, deixando para tràs os “PH’s” de Pharmácia, Phosforo, etc. Daí por diante, cada “satanaz” que entrava para o Ministério de Educação, introduzia, ao seu bel prazer, novas modificações (e isso aconteceu, sucessivamente!), causando uma verdadeira parafernália. Hoje, ninguém fala, nem escreve, corretamente! E assim, procedem os legisladores do nosso Brasil. Criam e votam Leis, elaboradas “em cima d perna”, sem que técnicos em cada assunto sejam ouvidos. Para esses legisladores, o que interessa, são Leis que os beneficiam pessoalmente. O resto, é resto. Que se dane, o povo!

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Luciana 11 de novembro de 2023

Verdade o problema nao está no ph, mais sim no excesso que causam a falta ou o acréscimo do pH. Ou seja tanto faz com pH ou sem pH a diferença está em quem sabe compreender ou não.

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CARLOS JOÃO KOCK 19 de outubro de 2021

Realmente as lombadas são absurdas, porém, mais absurdo ainda são os condutores (motos, caminhões, carros, ônibus etc…), dirigem com total desrespeito das Leis de Trânsito e de não terem consciência de segurança no trânsito. Isso sem mencionar das péssimas sinalizações e de que os governos só pensam em arrecadar com o dinheiro das multas. Agora, colocar lombadas em estradas e rodovias é uma loucura, insanidade dos nossos “governantes”. No geral, está tudo errado.

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Luís Alexandre 22 de setembro de 2022

Eu recentemente estou fazendo um trabalho em minha cidade embasando-se no CTB e na Resolução do Contran, “tentando” pedir para readequar nos modelos da resolução. Concordo que elas são necessárias, porém, o seu uso indiscriminado e fora de padrões estão afetando o meu carro (ano 2017). O problema não é a lei em si, mas a preguiça de trabalhar. É muito mais fácil para o órgão de trânsito enfiar lombadas e travessas elevadas (se é que dá pra chamar assim), do que fiscalizar, fazer ações preventivas e projetos de reeducação dos condutores.

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CARLOS JOÃO KOCK 19 de outubro de 2021

Realmente as lombadas são absurdas, porém, mais absurdo ainda são os condutores (motos, caminhões, carros, ônibus etc…), dirigem com total desrespeito das Lei de Trânsito e de não terem consciência de segurança no trânsito. Isso sem mencionar das péssimas sinalizações e de que os governos só pensam em arrecadar com o dinheiro das multas.Agora, colocar lombadas em estradas e rodovias é uma loucura, insanidade dos nossos “governantes” No geral, está tudo errado.

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Alexandre Henrique Oliveira 19 de outubro de 2021

Lombadas são pré causadoras de acidentes em tempo integral, um absurdo se colocar uma armadilha na via para os veículos alegando que protegem alguma coisa, seu uso deveria ficar restrito às vias locais com velocidades até 30km/h. Hoje já se existe tecnologia disponível como lombadas eletrônicas que poderiam substituir esses absurdos definitivamente. Carro brasileiro tem suspensão elevada 2cm em média em relação ao projeto original somente por causa dessas armadilhas.

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Luciana Alcantara 11 de novembro de 2023

A pergunta seria será que faz diferença entre a lombada elevada e a eletronica? Seria um caso a se pensar, pois a questão talvez não seja o tipo de lombada e sim sua real necessidade. Pois limitador é limitador não importa a maneira. E sim para que realmente a limitação servirá, se é que ela serve ( a limitação).

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Cesar 19 de outubro de 2021

Redutores de velocidade que a rigor deveriam permitir a passagem do veículo na velocidade limite da via. Mas experimente passar a 40km/h em qualquer uma. Dano certo no veículo. Segurança ao pedestre sim. Mas ao motorista também. Absurdo.

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Esfolado 19 de outubro de 2021

O pior mesmo é que grande parte delas está fora das normas.

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