Luz de freio acesa no painel pode significar até três problemas

É importante você ficar atento a luz do freio, pois o componente é essencial para a segurança do motorista e dos ocupantes

Por Boris Feldman11/06/20 às 07h30

Entre as luzes de alerta no painel do seu carro, tem uma que costuma confundir o motorista, que é a luz de freio, que pode ter duas ou três funções.

Primeira, é o nível baixo do fluido do circuito hidráulico. Eventualmente, essa mesma luz pode se acender para indicar desgaste da pastilha. Mas em vários carros, essa luz é uma outra, independente.

Porém, a mesma luz espia que indica o baixo nível do fluido acusa também o freio de estacionamento acionado. E este pode confundir o motorista, pois às vezes a alavanca do freio de estacionamento não foi completamente abaixada. Ou foi, mas tem algum mal contato, e a luz permanece indevidamente acesa.

Luz de freio acesa no painel de instrumentos do carro em detalhe
Mal contato pode fazer a luz espia do freio ficar acesa indevidamente no painel (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário