Harley-Davidson Fat Boy: 30 anos do ‘garoto gordo’

Em comemoração a três décadas de estrada, a Harley-Davidson produz um modelo especial da Fat Boy, com acabamento exclusivo e motor V2 Milwaukee 114 Eight

harley-davidson fat boy 30 anos
Harley-Davidson Fat Boy 30 Anos (Foto: Harley-Davidson | Divulgação)
Por Teo Mascarenhas
Publicado em 11/06/2020 às 10h50

A legendária Harley-Davidson Fat Boy, ou “Garoto Gordo”, está completando 30 anos em 2020, com direito a edição especial de 2.500 unidades identificada com placa numerada em cima do tanque, pintura e acabamentos especiais.

Curiosamente, a história do nome da Fat Boy contraria os vultosos recursos empregados em pesquisas pelas marcas para encontrar uma alcunha que, além de fácil, simpática, curta e sonora, inspire força, confiança, velocidade, robustez, modernidade e potência para seduzir e despertar o incontrolável desejo em sair correndo para a concessionária e comprar a sua à vista. Com a Fat Boy, a centenária Harley-Davidson fez exatamente o contrário.

Surpreendentemente, o socialmente controverso Garoto Gordo, partiu do próprio departamento de marketing da Harley-Davidson para, irreverentemente, brincar com a marca e também com as próprias avantajadas dimensões do modelo, sem quaisquer outras conotações.

E o irônico tiro não saiu pela culatra. Pelo contrário. A Harley-Davidson Fat Boy foi apresentada em 1989, já como modelo 1990, e faz parte da família Softail (rabo macio em tradução literal), que camufla a suspensão na parte de trás, para se parecer com as antigas hard tail (rabo duro), sem suspensão traseira.

Em 2018, a Harley-Davidson Fat Boy sofreu sua mais recente modernização, sem, contudo, alterar suas características originais, o nome e também as gorduchas rodas maciças.

O projeto da Harley-Davidson Fat Boy foi de Willie G. Davidson, estilista e descendente dos fundadores da marca, ainda hoje na ativa, com inspiração no modelo Hydra-Glide de 1949.

A Fat Boy tem design robusto com influência dos parrudos modelos militares do pós-guerra, mantendo o guidão bem largo e um enorme farol dianteiro destacado, além de pneus mais largos e as rodas maciças, sem raios, que viraram uma espécie de marca registrada do modelo.

A Fat Boy de série, montada em Manaus, faz parte da linha comercializada aqui pela Harley-Davidson. Desta forma, o Brasil também pode receber um lote dos modelos comemorativos Fat Boy 30 Anos, dividindo, com outros mercados.

Fat Boy: a moto do Exterminador do Futuro

Em 1991, a Harley-Davidson Fat Boy participou do hollywoodiano filme com repercussão mundial “Exterminador do Futuro 2”, em movimentada cena de perseguição com o protagonista Arnold Schwarzenegger, o que a deixou ainda mais conhecida.

Veja as cenas do filme nas quais a Fat Boy aparece

A Harley-Davidson Fat Boy Edição Especial 30 Anos, tem pintura predominantemente em preto (Vivid Black), incluindo os escapes, as capas da suspensão dianteira e as rodas maciças, que são em alumínio fundido, com destaques usinados.

A roda dianteira está calçada com pneu de 160 mm de largura, enquanto a roda traseira com aro de 18 polegadas ostenta um enorme pneu com 240 mm, maior do que a maioria dos carros.

O acabamento tem ainda detalhes em bronze nos cabeçotes do motor e no tanque, com a placa comemorativa que indica a numeração do modelo, além de tomada tipo USB para conectar aparelhos eletrônicos.

A suspensão dianteira é invertida e a traseira, mono, com regulagem manual na pré-carga. Ambas Showa. O farol em LED tem luz diurna, enquanto na traseira o farolete foi abolido, com luz de freio incorporada pelas setas, deixando a traseira mais limpa.

O painel, com um único relógio, fica em cima do tanque, com capacidade de 18,9 litros.

Motor da Fat Boy

O motor da série especial da Fat Boy é unicamente o Milwaukee 114 Eight. O nome do motor é uma homenagem à cidade onde a Harley-Davidson nasceu, no estado de Wiscosin, o número 114 indica o tamanho do motor em polegadas cúbicas, que equivale a 1.868 cm³ e palavra Eight, ou número oito, a quantidade de válvulas.

Equipado com a tradicional configuração de dois cilindros em vê (V2), com inclinação de 45 graus e arrefecimento a ar, ele fornece 16,4 kgfm de torque máximo, com novos eixos balanceiros para reduzir as vibrações.

Com base no modelo 2018, o “Garoto Gordo Especia” edição de aniversário de 30 anos, insolitamente, perdeu peso. A Harley-Davidson Fat Boy teve que se adaptar aos novos tempos fitness, passando por um rigoroso regime que reduziu o peso em 14 kg, com adoção de quadro com nova geometria e 34% mais rígido, proporcionando melhor dirigibilidade.

Fotos: Harley-Davidson | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Denis Campos 15 de junho de 2020

Sou fã da marca, faltou o valor.
Motos feitas para durar,

Avatar
Luiz Fernando 12 de junho de 2020

Essa eu quero, quanto vai ser?
Muito lindaaaaa, show de bola!!!!!

Avatar
Carlos cear 12 de junho de 2020

Gostei só faltou falar o preço da máquina

Avatar
Wagner Guilherme 12 de junho de 2020

Tenho uma Road King 2005. Que delícia rodar com essa máquina na rodovia…
A vida passa muito rápido, então vamos viver o hoje.

Avatar
Carlos Azevedo 12 de junho de 2020

Monumento!

Avatar
Valdeci j. Guth 11 de junho de 2020

Estou só curtindo, aínda chego la, não sei como, mas, ninguém sabe o dia de amanhã.

Avatar
João Ferreira Neto 11 de junho de 2020

Entendo, apesar de pouco tempo de Harley, que a fábrica poderia unir o tradicional com o novo; noto que passo a passo estão descaracterizando o tradicional estilo; o farol retangular é um exemplo.

Avatar
José Roberto 11 de junho de 2020

Ainda ai de ter uma boa motocicleta como está parabéns a todos vocês do grupo Harley pelos 30 anos dê tradição e bons serviços prestados à todos nós motocicletas do mundo todo abraços fica com Deus abraços José Roberto Araruama RJ região dos Lagos CEP 28970 000 valeu tmj se cuidem e fiquem EM CASA, para que possamos nos encontrar nas estradas dá vida.

Avatar
Deixe um comentário