Luz de neblina traseira: mau uso pode causar acidentes

Agora como uma exigência legal, a luz de neblina traseira pode ser usada em dias chuvosos ou quando há uma neblina mais forte na rodovia

luz de neblina traseira
Por Boris Feldman
20 de outubro de 2019 07:30

Como a luz traseira de neblina virou uma exigência legal, todos os automóveis contam com essa luz vermelha mais intensa lá atrás, para sinalizar a presença do carro para os motoristas que vêm na sua traseira. Não só quando há uma neblina mais forte, porém também em dias chuvosos que, assim como a neblina, também prejudicam a visibilidade.

Mas tem um problema com essa lanterna de neblina, sabe por quê? Motoristas desatentos dirigem sem perceber que acionaram essa luz traseira. E outros irresponsáveis acionam para prejudicar mesmo o motorista que vem atrás. E nas noites ‘enluaradas’, sem chuva e sem neblina, essa luz é bem mais forte que as outras traseiras e ofusca mesmo o motorista que vem atrás.

luz de neblina traseira
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo 20 de outubro de 2019

Infelizmente essa modinha ridícula de acionar a luz de neblina sem nenhuma necessidade chegou a Porto Alegre. e, mesmo sendo incorreto, dê-lhe luz alta nesse povinho idiota, que ainda se dá ao luxo de ficar irritado…

Avatar
AMAURI OUTUKY 5 de abril de 2021

Os fabricantes deveriam extinguir essa luz desnecessária. Não ajuda em nada. Muito pelo contrário, só atrapalha. O problema é que o brasileiro não sabe usar ou faz mal uso da mesma. Autoridades de trânsito deveriam multar esses motoristas que fazem isto.

Avatar
Deixe um comentário