7 SUVs que fizeram o consumidor do Brasil gostar de… SUVs!

Esses 7 modelos parecem ter conquistado os consumidores e ajudado a consolidar o segmento de utilitários no país

hyundai tucson
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 20/10/2019 às 09h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h27

Que os SUVs tornaram-se queridinhos do mercado no Brasil, todo mundo já sabe! Tanto que eles estão canibalizando carros de outros segmentos, como as peruas e, mais recentemente, até os hatches médios. Mas o que fez os utilitários ganharem tanto espaço no país?

É difícil responder a essa pergunta, mas alguns modelos, em particular, parecem ter conquistado os consumidores: juntos, eles acabaram consolidando o segmento. Com base nesse raciocínio, o AutoPapo enumerou 7 SUVs que ajudaram a formar o gosto por esse tipo de carro no Brasil. O listão começa nos anos 90, durante a abertura das importações, e chega até a atualidade. Confira!

1. Nissan Pathfinder

nissan pathfinder

O Pathfinder chegou ao Brasil ainda na primeira geração, na primeira metade da década de 90. Em uma época na qual os carros importados eram sinal de status, o SUV da Nissan logo se tornou objeto de desejo.

Curiosamente, as gerações seguintes nunca mais repetiram o sucesso que o modelo original conquistou no mercado local. A Nissan nem comercializa mais SUVs grandes no Brasil: a marca, hoje, foca nos utilitários compactos com o Kicks.

2. Jeep Grand Cherokee

jeep grand cherokee

Outro modelo que arrancava suspiros dos consumidores 25 anos atrás era o Jeep Grand Cherokee. O utilitário era, inclusive, um dos carros preferidos pelos jogadores de futebol. O ex-atacante Edmundo chegou até a se envolver em um acidente fatal comum exemplar do veículo.

Desde aquela época, o Grand Cherokee continua sendo vendido no Brasil pela Jeep, marca que, por sinal,é especialista em SUVs. Porém, do ponto de vista comercial, os produtos mais importantes da empresa atualmente são o Compass e o Renegade, ambos produzidos no Brasil.

3. Chevrolet Blazer

chevrolet blazer suvs brasil

Eis a resposta da indústria do Brasil aos SUVs importados. A Chevrolet já produzia utilitários no país desde os anos 60, mas priorizava os modelos de maior porte, com proposta menos urbana. Embora a Blazer estivesse longe de ser pequena, era um veículo mais versátil e prático, que logo conquistou seu lugar no mercado.

Com o tempo, a Blazer acabou fidelizando também os órgãos governamentais. Durante anos, foi largamente utilizada como viatura pelas forças de segurança. Sua sucessora Trailblazer, apesar de contar com várias evoluções técnicas, não repetiu tal sucesso.

4. Mitsubishi Pajero Sport

mitsubishi pajero sport suvs brasil

O Pajero é mais um dos SUVs que chegou ao Brasil com a abertura do mercado. Isso aconteceu há cerca de 25 anos, ainda na última década do século XX. Porém, ao contrários dos concorrentes da época, o modelo chegou ao ponto de tornar-se nacional.

Na verdade, desde a chegada da Mitsubishi ao país, diferentes gerações e modelos do SUV foram nacionalizados. O Pajero Sport, contudo, é o precursor da linhagem brasileira: o utilitário, inclusive, ganhou recentemente uma nova linhagem. Vale lembrar que a fábrica da marca, localizada em Catalão (GO), é operada pelo grupo Souza Ramos.

5. Ford EcoSport

ford ecosport suvs brasil
... deu origem ao SUV EcoSport (Fotos: Ford | Divulgação)

Enquanto as outras marcas trouxeram apenas SUVs grandes e sofisticados ao Brasil, a Ford teve o mérito de popularizar esse tipo de veículo. Com apelo off-road muito mais visual do que técnico, o EcoSport inaugurou o conceito de “utilitário esportivo de shopping”. Goste-se ou não dessa ideia, o fato é que o modelo vendeu muito bem. Acessível e sem concorrentes diretos, o modelo dominou o segmento por anos.

Hoje, o cenário é bem diferente. O EcoSport, já na segunda geração, é mero coadjuvante em uma categoria extremamente competitiva. Ironicamente, todos os rivais seguem a fórmula inventada pela Ford: vendem SUVs compactos baseados em hatches de entrada e com pouquíssima aptidão off-road.

6. Honda CR-V

honda cr v

Se, hoje, a Honda está estabelecida na categoria de SUVs no Brasil, deve isso, em grande parte, ao CR-V. Mais especificamente à terceira geração do modelo, que vendeu muito bem na década passada. Vale lembrar que ele, então, era produzido no México e chegava ao país com isenção fiscal, o que tornava o preço bastante competitivo.

De lá para cá, o CR-V sofisticou-se e o Real desvalorizou. Consequentemente, os preços subiram e a participação no mercado caiu. Entretanto, a Honda continua colhendo bons resultados com um SUV, mas de porte compacto: o HR-V.

7. Hyundai Tucson

hyundai tucson
Hyundai | Divulgação

Cerca de 15 anos atrás, a Hyundai era uma marca desconhecida para grande parte dos consumidores brasileiros. O primeiro produto a alavancar a empresa coreana por aqui foi justamente o Tucson.

Em um curto período de tempo, a Hyundai vivenciou um crescimento meteórico. Primeiro, vieram importados como i30, Azera e Veloster, e posteriormente, os nacionais da linha HB20. O Tucson assistiu a todas essas mudanças: passou a ser feito no Brasil e conviveu com SUVs mais modernos, entre os quais ix35 e Creta. Somente no ano passado, o veterano modelo enfim saiu de linha.

Fotos: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alberto Zirondi 24 de outubro de 2019

Bom dia Boris!

Vc pode me esclarecer qual a diferença entre o tiggo 5 e o 7, e se o 7 é de sete lugares? Obrigado.

Avatar
Sergio 22 de outubro de 2019

Acho que o sucesso do Jeep Compass de hoje se deve ao desejo reprimido de vários consumidores que não podiam ter o Jeep Grand Cherokee da década de 90

Avatar
Márcio Erculano de Freitas Márcio Freitas 21 de outubro de 2019

Bom dia Boris e todos da rádio Alfha FM!
Tenho um Astra 2008 flex e GNV. Parece ser muito econômico, claro fora as questões de perda de torque e espaço no porta malas.
Pergunta: por que não fabricam( de fábrica carros GNV), no USA vi que lançaram recentemente um Astra coincidentemente.

Avatar
Eduardo Cabral Passos 20 de outubro de 2019

É uma pena que não mencionaram a Vera Cruz da Hyundai. Foi o melhor SUV que apereceu por aqui com um ótimo custo benefício. A Santa Fé, apesar de muito boa tb, retiraram um monte itens da Vera. Ou seja, pioraram.
Att.
Eduardo Cabral Passos

Avatar
Renato Klavins 20 de outubro de 2019

Faltou uma suv das mais importante:
Toyota Hilux modelo antigo.

Avatar
Deixe um comentário