Manutenção em concessionária pode ser vantajosa

Manutenção preventiva pode se tornar mais cara em oficinas mecânicas independentes, pois elas, muitas vezes, não seguem recomendações da montadora

MANUTENÇÃO EM CONCESSIONÁRIA PODE SER VANTAJOSO
Muitas oficinas independentes te empurram serviços desnecessários e cobram caro (Foto: AdobeStock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/04/2024 às 18h02

Tem gente por aí dizendo que as concessionárias cobram mais pela manutenção do carro do que as oficinas independentes, mas isso é verídico? Na verdade, às vezes, acontece justamente  o contrário.

VEJA TAMBÉM:

Esse é o caso do Honda HR-V. A fabricante recomenda trocar o fluido do câmbio CVT a cada três anos ou 40 mil quilômetros rodados.

Na concessionária, a troca do fluido, o HCF-2, custa em torno de R$ 800. Já em várias oficinas independentes, a mesma troca do óleo fica em torno de R$ 1500, ou seja, quase o dobro.

A explicação para essa diferença expressiva é simples. Muitos profissionais desses estabelecimentos aplicam a famigerada ‘empurroterapia’, indicando que você troque também os filtros do câmbio, mesmo que essa recomendação não exista em nenhum manual do Honda HR-V.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos Roberto Evangelista 10 de abril de 2024

Agora é o rabo que balança o cachorro…. concessionária sempre foi e sempre vai ser mais cara….além disso a maioria delas não troca as peças com problema no período da garantia, alegam que é características do carro…pra depois vir com a facada….se o consumidor não tiver o mínimo de informação e conhecimento sera enganado em qualquer lugar…daí a dizer que é melhor fazer a manutenção na concessionária? Faz vcs… Eu continuo procurando o bom e velho mecânico alternativo… Boa sorte…

Avatar
Joao 11 de abril de 2024

Obrigado amigo pa troca de conhecimento.

Avatar
Deixe um comentário