Stellantis inicia a produção do câmbio de dupla embreagem para híbrido

Essa caixa traz um motor elétrico acoplado e faz parte de um sistema hibrido leve que será usado em modelos da Jeep e da Fiat no Brasil

plataforma bio hybrid dct stellantis detalhe motor
O câmbio de dupla embreagem é a peça pintada de laranja no lado direito da foto (Fotos: Stellantis | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 10/04/2024 às 17h02

A Stellantis anunciou o início da produção de câmbios de dupla embreagem (eDCT) em sua fábrica de Mirafiori, na Itália. Essa caixa traz um motor elétrico de 28 cv integrado, formando um conjunto híbrido leve nos carros que a utilizar.

Essa caixa foi confirmada para ser usada no Brasil durante o anúncio dos carros híbridos nacionais da Stellantis. No evento, o câmbio eDCT foi mostrado em uma plataforma de Jeep Compass.

VEJA TAMBÉM:

Na ocasião, a Stellantis adiantou que o sistema Bio-Hybrid eDCT é mais eficiente que o Bio-Hybrid. Ele conta com um motor gerador substituindo o motor de arranque e o alternador, além do motor acoplado ao câmbio.

plataforma bio hybrid dct stellantis frente
Esses sistema ainda usa um motor elétrico junto do 1.3 turbo, o que garante mais potência que um híbrido leve comum

Sua bateria de 48 volts tem quatro vezes mais capacidade que a usada no Bio-Hybrid mais simples. Além disso, a caixa de dupla embreagem possui a função Coasting, que desliga o motor e desacopla tudo das rodas, fazendo o carro ir livremente em situações onde isso é possível — uma “banguela” com ganhos reais.

A fábrica possui capacidade de produzir 600 mil unidades do câmbio eDCT por ano, que serão fornecidos para toda a Stellantis através do globo. Isso foi fruto de um investimento de € 240 milhões (cerca de R$ 1,3 bi) feito na unidade de Mirafiori até 2030.

Segundo o portal Autos Segredos, o sistema Bio-Hybrid eDCT da Stellantis será usado nos veículos equipados com motor 1.3 turbo produzidos no Penambuco: Os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro. Apenas a Ram Rampage fica de fora dessa tecnologia por não usar o 1.3 turbo.

A previsão é que essa tecnologia estreie no Brasil em 2025. Nos planos da Stellantis há o lançamento dos primeiros Bio-Hybrid ainda em 2024, porém não sabemos ainda qual tipo de eletrificação será a primeira.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário