Mecânico sugeriu fazer uma sangria no carro. O que é isso?

Você pisa no pedal de freio e sente ele meio longe, duro, com demora a obedecer aos comandos? Isso são sinais de entrada de ar

iStock 176595546
Por Boris Feldman
Publicado em 28/09/2018 às 20h30

Você sente que o pedal do freio do seu carro está baixo, com demora para responder ao comando? Talvez seja a hora de fazer uma sangria no carro.

[TRANSCRIÇÃO]

Sangria é uma bebida típica no sul do país feita à base de vinho. Mas, não estranhe se na oficina sugerirem uma sangria no seu automóvel. E no caso sangria é pra retirar o ar que entrou no circuito hidráulico do freio. E o motorista percebe isso quando pisa no pedal e ele não oferece a costumeira resistência, fica meio borrachudo.

A sangria é uma operação simples, rápida que não exige troca de nenhum componente do freio. Basta alguém bombar repetidas vezes o pedal, segurá-lo apertado e o mecânico abrir uma porquinha estrategicamente colocada no circuito exatamente para expulsar o ar. Basta repetir algumas vezes esta operação para expulsar todo o ar do circuito hidráulico, e o sistema de freios volta então a funcionar perfeitamente. Essa é a sangria do automóvel.

sangria no carro
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fábio Arruda 29 de setembro de 2018

O Senhor há de convir que oficina q faz isso hoje em dia não pode ser chamada de oficina, né? Só acho isso na periferia e em chamadas “boca de porco”.

Avatar
Deixe um comentário