Mesma velocidade, outra rotação? Oooops, impossível!

Leitor relata que sua motocicleta marcou rotações diferentes no conta giros quando o velocímetro apontava 100 km/h. Como isso foi possível?

Se a rotação do motor está variando quando se está em uma mesma velocidade, seu veículo certamente está com algum problema
Se a rotação do motor está variando quando se está em uma mesma velocidade, na mesma marcha, seu veículo certamente está com algum problema (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
19 de janeiro de 2022 07:32

Pergunta de um motociclista, mas que vale também para o motorista: ele diz estar na estrada a uma determinada velocidade, 100 km/h por exemplo. Confere o conta-giros que acusa uma determinada rotação: 4.000 rpm.

Porém, mais tarde, à mesma velocidade, os mesmos 100 km/h, ele olha no conta-giros e o ponteiro mostra outra rotação: 4.300 rpm, por exemplo. Isso é possível?

Não! Com a mesma marcha engatada no câmbio e uma determinada velocidade no velocímetro, a rotação tem sempre que ser a mesma.

VEJA TAMBÉM:

Essa divergência significa que o conta-giros ou o velocímetro estão indicando de maneira distorcida. Outra possibilidade: a embreagem está com problema, “patinando” e o motor numa rotação acima do que deveria.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
celso caramori 24 de abril de 2022

Tenho uma Voyager 1200 e isto acontece ocasionalmente, Estou em veolidade constante. numa reta plana, na velocidade de 80 mph a 3000 rpm e de repente o conta giro vai da 4000 rpm, se escuta o ronco mais forte e segundos depois volta ao normal

Avatar
Antonio 19 de janeiro de 2022

Sim, no primeiro era uma reta; no segundo, uma subida disfarçada. Brincadeira, pessoal!

Avatar
AUGUSTO 19 de janeiro de 2022

EM CARROS COM CAMBIO CVT ISSO É PERFEITAMENTE NORMAL NO CASO DE MOTOS NAO SEI MAS PODE SER DESGASTE NA EMBREAGEM MULTI DISCOS

Avatar
Adson 19 de janeiro de 2022

Pode ser a força do vento.

Avatar
Fernando B 19 de janeiro de 2022

No caso do carro, o ar condicionado pode estar ligado e isso faz aumentar o giro. Na moto não sei o que pode ser, deve ser problema mesmo

Avatar
Deixe um comentário