Motor de carro flex te aborrece no inverno?

Dificuldades para dar a partida em seu carro com motor flex abastecido com etanol? Essa dica pode resolver o seu problema nos dias frios!

Lembre-se de abastecer o tanque de partida a frio
Lembre-se de abastecer o tanque de partida a frio (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
24 de maio de 2022 21:32

Nas manhãs mais frias do inverno (que já chegou…), motor de carro flex abastecido com etanol costuma se negar a funcionar, apesar dos dispositivos para combater esse problema. Ao contrário da gasolina, o etanol não se vaporiza em temperaturas abaixo de 14ºC ou 15ºC. Então, se entra em estado líquido no motor, é impossível ocorrer sua combustão. E o motor não “pega”.

Dos sistemas criados para resolver este problema do carro flex, o mais rudimentar é o tal tanquinho de gasolina. Quando um sensor na central eletrônica percebe que tem etanol no tanque e a temperatura está muito baixa, ele aciona uma bombinha neste reservatório que injeta gasolina para que o motor comece a funcionar.

Mas muitas vezes este dispositivo não funciona. Ou porque a gasolina está “velha” (ficou um ano no tanquinho), ou a bombinha que injeta emperrou, ou o sensor que não percebe a temperatura em baixa.

VEJA TAMBÉM:

Porém, existem outros dispositivos bem mais modernos que dispensam o famigerado tanquinho e eliminam definitivamente o problema.

Se seu carro flex, abastecido com etanol, te aborrece nas manhãs de inverno, vai aqui uma dica infalível: misture uns 25% a 30% de gasolina no álcool, o suficiente para o motor pegar numa boa.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ozeias 28 de maio de 2022

No carro que e original a álcool pode fazer essa mistura no tanque

Avatar
Sergio Chagas 26 de maio de 2022

Meu carro tem gnv com etanol , posso fazer essa mistura com gasolina?

Avatar
Polvo 25 de maio de 2022

Essa dica de misturar gasolina no tanque com etanol é infalível. Faço isso nos meus carros flex e pegam numa boa. No frio da semana passada, 7ºC aqui na minha cidade, o carro pegou de manhã numa boa. Ainda evita aquelas falhadinhas comuns quando o motor está frio e abastecido só com etanol.

Avatar
ailton jacinto silverio junior 25 de maio de 2022

Passei por esse problema no meu Duster no fim de semana. Mesmo com o tanquinho com gasolina, não quis ligar de jeito nenhum. A solução foi ir de bicicleta no posto e trazer 2L de gasolina.

Avatar
Deixe um comentário