Amaciar? Sim, pois não é só o motor!

Amaciar o carro 0 km é coisa do passado ou é preciso maneirar e respeitar os mecanismos do veículo nos primeiros quilômetros?

chave do carro zero na mao de homem amaciar motor motor
Amaciar 0 km é coisa do passado? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
08 de abril de 2021 21:30

No passado, falava-se muito em amaciar o motor do carro zero km. Não abusar do motor nos primeiros 4 ou 5 mil km. Mas nos últimos anos já tem muitos que dizem: “Amaciar? Isso é coisa do passado: eu pego meu carro zero e já saio acelerando!”

Mas, nem 8 nem 80… Não é realmente necessário hoje em dia rodar 4, 5 mil km sem pisar fundo no acelerador, mas vale a pena maneirar nos primeiros 400 ou 500 km. Pois é importante o ajuste das partes internas que se atritam no motor do carro.

E também ideal que outros componentes, como freios, precisam também de rodar para alcançarem máxima eficiência. E os pneus zero km não oferecem sua maior aderência com o asfalto e devem rodar também essa quilometragem.

VEJA TAMBÉM

E, finalmente, não se esquecer de que outros mecanismos, que além do motor do carro, também trabalham com atrito entre partes, como, por exemplo, a caixa de marchas.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vladimir 16 de abril de 2021

Não sei hoje, mas nos anos 80 quando trabalhei na VW, 100 % dos carros iam para o rolo onde eram acelerados ao máximo enquanto outras coisas eram verificadas.
Não é a toa que quando se pega o carro zero na concessionária ele já está com cerca de 50 Km.

Avatar
Nanael 9 de abril de 2021

Em alguns casos até o motorista precisa de amaciamento, especialmente quando compra um modelo diferente do qual está habituado.

Avatar
Moises 9 de abril de 2021

Sim, um motorista que não está habituado com motor turbo ou tração traseira com certeza precisa andar um pouco antes de dar aquela acelerada ou vai acabar caindo no youtube quando bater o carro…

Avatar
Kurt 12 de abril de 2021

Depende do carro turbo, comprei um Polo TSI, mas por ser 1.0 não senti nada de mais comparado a outros carros 1.8 que já dirigi…

Avatar
Deixe um comentário