Se o seu carro está com a quilometragem elevada, já beirando os 100 mil quilômetros, o motor fazendo uns barulhinhos, se o nível de óleo está baixando exageradamente, se está saindo uma fumaça pelo escapamento quando você acelera, pode anotar: são sinais de que o motor do carro está precisando de um reparo.
Talvez mais simples, só o cabeçote, ou talvez uma retífica completa. Ele tem que ser todo aberto e serem substituídos seus principais componentes móveis, que se atritam uns com os outros e que sofreram um maior desgaste.
Prepare-se, porque o orçamento vai pesar no bolso. Porém vão aqui duas dicas, em primeiro lugar: peça dois orçamentos. E além disso, procure saber do mecânico qual o montante das despesas no pior e no melhor cenário para evitar sustos maiores.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
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Junior
14 de junho de 2020
Boris, não acredito que você escreveu uma bobagem dessa. Troco de carro a cada 3 anos ou menos um pouco, rodo em média 200 mil km neste período. Já tive carros de todas as marcas e nunca tive problemas com motor. Embreagem só troco com 130 mil km. Perco dinheiro devida o km estar alto na hora da revenda, mas garanto que o motor está perfeito. Atualmente estou com 1.4 turbo com 8 mil km, mas já já chega nos 200 mil também. Eu hein. Até parece que você escreveu está matéria querendo iludir as pessoas a comprarem somente carro zero.
O meu e um gol G2 ,2003 motor AT mi, já beirando os 445 mil km, desde zero nunca fiz motor,e em hipótese alguma baixa óleo, e só trocar a cada 2000 mil km ou 3 meses,( bom a assim que eu faço) e claro o recomendado pelo fabricante, e usando o carro com consciência ,tão cedo se vai pra retifica.
O meu e um gol G2 2003 motor mi at, beirando os 400 mil km, ainda stand de fábrica, não baixa óleo em hipótese alguma, só trocar o óleo a cada 2500 km. Até agora nenhum problema,e só usar
O “especialista” da reportagem deve estar falando de motor de fusca ou brasília de décadas atrás, pois hoje os motores duram pelo menos 200.000 km sem problemas, o meu Corolla 2007 está com 190.000 Km e nunca tive que completar o óleo, e o troco de 7.000 a 10.000 km.
meu carro está com 364.000 km rodados e está rodando muito bem ainda kkkk só baixa 1 litro de óleo a cada 1000 km rodados por semana o motor e Stander ainda gol G5 2012
Carros modernos com 100 mil km rodados são praticamente novos. Até apresentam um certo desgaste, mas estão longe de uma retífica, a não ser que tenham apresentado algum outro problema ocasional. Um Honda Civic com essa quilometragem, por exemplo, é considerado ainda muito bom, pois roda tranquilamente mais de 300 mil, sem que seja necessário mexer (abrir) no motor. Não sou um “expert” no assunto, mas como a maioria dos motoristas, tenho ciência que essa informação passada pela matéria não procede e pior, pode levar o incauto à se desfazer de um veículo que ainda tem muita vida útil a oferecer.