Motor tem pescador?

Caso você não tenha trocado o óleo do motor do seu carro no tempo certo ou não usou o recomendado, vai ter dor de cabeça com o pescador!

motor do carro detalhes componentes
Detalhes do motor de um carro (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
23 de novembro de 2020 21:31

Um leitor do AutoPapo foi alertado pelo mecânico a respeito de sintomas de borra no motor do carro, e que ele deveria providenciar sua limpeza; a ser feita com muito cuidado para evitar o entupimento do pescador.

Diz ele que não pescou nada, nem o que é borra e muito menos pescador.

Então: borra é quando o óleo do motor vai se tornando mais espesso, mais grosso e vira quase uma graxa. Provavelmente, por não ter sido substituído na hora certa ou por não ser aquele recomendado pela fábrica.

Ao limpar essa borra, uma fração dela pode entupir a bomba que puxa o óleo e o joga para o motor do carro.

Essa parte inferior da bomba, que está em contato com o óleo no cárter, é chamada pescador. Exatamente o que pode se entupir no momento da limpeza da borra.

Detalhes do motor de um carro
Pescador no motor do carro? O que é isso? (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Roberto Barion Barion 24 de novembro de 2020

Antes da lubrificação por bomba de óleo, os motores tinham o verdadeiro “pescador” que jogava o óleo para as partes superiores. Essa peça, em forma de colher, ficava na parte inferior da biela.

Avatar
Deixe um comentário