Motor turbo 1.0 três cilindros é uma bomba, como alguns dizem?
Sempre tem o 'expert' que gosta de falar mal do motor turbo 1.0 de três cilindros, mas sem o mínimo de conhecimento sobre sua tecnologia
Por Boris Feldman 19/02/20 às 08h30Sempre tem o 'expert' que gosta de falar mal do motor turbo 1.0 de três cilindros, mas sem o mínimo de conhecimento sobre sua tecnologia
Por Boris Feldman 19/02/20 às 08h30Existem muitas oficinas independentes que são uma excelente opção às das concessionárias, por seu elevado padrão técnico. Com equipamentos de última geração, computadores e mecânicos atualizados tecnologicamente.
Mas tem sempre algum na internet que tenta aparecer assustando o mercado, duvidando da capacidade das engenharias das fábricas. E afirmando, por exemplo que os motores 1.0 turbinados de três cilindros são uma bomba prestes a explodir.
Pois confunde a elevada tecnologia aplicada pelas fábricas nesses motores no mundo inteiro com oficinas irresponsáveis que adaptam a turbina em motor não projetado para recebê-la.
Então, não se preocupe com essas fake news. Se você tem, ou pretende comprar um carro turbinado pela própria fábrica, não se preocupe com sua durabilidade.
Amigo, comente mais e comente sobre seu polo e as manutenções foram em concessionarias,ou em oficinas especializadas… por gentileza
Antonio Augusto da Silva
Amigo ,que bom ouvir o seu comentário do seu polo,Adoro meu Up tsi, sim agredito mais uma curiosidade,,ê as manutenções foi só em concessionária ou também em mecânicas especializadas,mais álcool ou gasolina mais rodado em cidades ou estradas,por gentileza amigo me responda minhas dúvidas dos TSI ,pois a maioria diz que é motor de duração reduzida, me responda por gentileza….
Antonio Augusto da Silva
O Boris,tudo bem gosto do up tsi, gostaria de saber a longo praso com as manutenção em dia si posso confiar num tsi,como durável como num AP antigo?
Motor AP é da época dos dinossauros!
Os engenheiros projetam, claro, mas pensando numa vida útil de uns 150 mil km no máximo… O que gera o torque (e potência, por consequência) de um motor é pressão interna nos cilindros pela combustão (PME pressão média efetiva), Não há milagre, se um motor com baixo volume desenvolve alto torque, a pressão interna tem que ser proporcionalmente maior. Só que os blocos de motor usam cada vez menos materiais do que os blocos de ferro fundido que estávamos acostumados… Alta potência específica é muito bonito, mas não há como defender que sejam tão resistentes não…
Vendi um UP TSI Move, 58milk, excelente carro, zero problemas. Quero comprar um 2021 não acho. Parou de vender ?
Se os motores turbo fossem tão bom e confiável a Toyota já teria colocado no Corolla e yaris, querem baixar a emissão de poluentes,mas o motor aspirado é mais confiável e manutenção barata.
Tenho um Corolla 1’2 turbo gasolina desde 2015,tem 50.000 km,aos 40 000 km ,rebentou as 4 bobinas de igniçao,coberto em garantia pela Toyota.
Em banco de potencia(rolos) em PORTUGAL tem 134 Cv as 5000 rpm e 210 nw de binario as 2000 rpm,cambio manual de 6 velocidades
Existe um kit adicional na SUIÇA para repor com versao de 150 Cv,mas mais aconselhavel no Toyota C HR,versao integral,4 rodas motrizes e cambio Ecvt
Em França os Peugeots 2008 e 3008,motor 1’2 turbo a gasolina são vendidos com versao de 110 e 130 cv,a versao com com 150 cv tem cambio de 8 velocidades
O problema destes motores,precisam de oleo motor muito caro,o Oleo Toyota O W 20 é igual ou melhor que o equivalente da Porsche
4 lit de oleo Toyota custam 100 Euros,talvez 500 Reais ???
quem tem volks 3 cilindros e que ta tudo bem, acredite vc deu a sorte de pegar a peça boa no meio de um milhão de *, cuidado que a sorte não acompanha sempre.
Os motores 1.0 turbo realmente são otimos, desde que feita as devidas manutenções. Agora Boris Feldman não entende nada de carro, motor… Nada, nada, nada! Péssimo!
Tenho um Renault RS Racing Spirit 2018 2.0 16V e vou trocar ainda este ano por um 2020/2021 embora o meu só esteja com 22.000 Kms e sabe porque ?? Porque já sei que a Renault vai lançar o 1.3 Turbo na linha 2022 e eu quero fugir dos turbo enquanto puder. Combustível nunca foi e nunca será a maior despesa de um carro, imagine eu comprar no lugar dele um Polo GTS que anda praticamente a mesma coisa, com a diferença de preço de quase R$ 35.000,00 eu compro quase 12.000 litros de alcool que miseravelmente a 6 km/l é como rodar 72.000 Kms de graça….sem contar que o RS é aspirado de manutenção barata e o 1.4 do GTS é turbo, logo de manutenção mais cara….como não dou a minima para painel digital e outros badulaques que vem da China por US$ 15.00 e os fabricantes poem no carro e te cobram R$ 10,000.00 saio no lucro, já quem gosta de sustentar esses absurdos que comprem os turbos com painel digital e outros trick tricks…comigo não!
Em 2000 comprei um Gol 1.0 16V turbo e o que é dito nesse artigo foi exatamente o que ouvi na concessionária. O carro era maravilhoso até que, aos 30 mil Km o motor foi embora. As velas nadavam no óleo e o bloco empenou. Ouvi o seguinte na concessionária: esse motor não prestou!
Hahaha. TB caí neste conto do vigário na época…
Sou eng. mecânico e trabalho com recuperação de motores e sistemas de injeção diesel, por isso as afirmações que farei são baseadas em opinião pessoal (não conheço com propriedade componentes de motores ciclo otto). A respeito das vibrações não considero um grande problema, pois existem maneiras de se projetar componentes de forma que não venham a falhar.
Oque considero uma possível fonte de dores de cabeça é a injeção direta.
A respeito da evolução dos sistemas de injeção, sempre ocorre certa resistência e isso é normal. Todas essas evoluções( carburador, injeção eletrônica e agora injeção direta) tem seus pontos positivos e negativos. Claramente a maior vantagem é o aumento do rendimento do motor, aumentando desempenho e diminuindo consumo e emissões, como desvantagem são sistemas mais sensíveis e requerem conhecimentos avançados por parte do reparador. O maior problema no Brasil, é a qualidade do combustível (adição de biodiesel, álcool e outras misturebas). Sistemas de injeção direta exigem pressões no sistema absurdamente maior ( no common rail diesel essa pressão chega facilmente a 1800 bar), consequentemente as tolerâncias de folgas caem drasticamente, tornando injetores e bombas de alta pressão extremamente sensíveis a impurezas e principalmente à água. Esses componentes são projetados para trabalharem com diesel e gasolina puros, bem diferentes dos nacionais e acredito ser improvável, por hora pelo menos que uma Bosch venha a desenvolver componentes específicos para o mercado brasileiro. Some a isso um proprietário descuidado e o alto valor dos componentes e você terá a receita para criar uma alta aversão por parte do mercado consumidor à essa tecnologia.
O curioso nessa história toda é que nenhum manual do proprietário diz que o motor vai durar X quilômetros ou Y horas, considerando todas as variáveis envolvidas, tais como: na manutenção preventiva do veículo; combustível de boa qualidade; modo de condução normal, ou seja, obedecendo os limites de velocidade estabelecidos pela lei de trânsito; uso normal ou uso severo.
Assim se fosse informado poderíamos manual do proprietário diz que o motor vai durar X quilômetros ou Y horas tirar a prova e assim acreditar por que vimos e não porque cremos que motor 1.0 turbo 3 cilindros tem a mesma vida útil que um 1.0 turbo 4 cilindros.
Corrigindo o texto:
“Assim se fosse informado no manual do proprietário diz que o motor vai durar X quilômetros ou Y horas, poderíamos tirar a prova e assim acreditar por que vimos e não porque cremos que motor 1.0 turbo 3 cilindros tem a mesma vida útil que um 1.0 turbo 4 cilindros.
Pior que os engenheiros que sabem de tudo continua errando e projetando bomba a cada ano eles que passa eles tentam corrigir o que eles mandaram pras ruas.
Eu prefiro esperar para ver. Se bem que hoje as empresas não dão tempo de você ver. Lançam um carro hoje, vendem e, amanhã já tem novos modelos. Você viu os defeitos, mas já saiu de linha. Eu parto da lógica, se você colocar um turbo no seu coração para ele bater o dobro dos BPM, ele morre na metade do tempo.
Motores 1.0 turbo se não fosse bom, as demais marcas não optariam pelo mesmo sistema, Hyundai/ GM / Fiat/ Ford.
boa noite jose se as outras marcas nao seguir o mesmo caminho nao vendem quero ver esses 3 cilindros turbo assim que passar a garantia e o povo deixar de fazer as revisoes nas consecionarias vai ser uma bomba atraz da outra explodindo novos ja vibra tanto que paresse um motor Disel e tem coragem por um carro 1.0 so por colocar uma pequena turbina pedir 80 a 100 mil porque nao vende pela metade do preço ja que sabem que a vida e curta do motor caragam de bugigangas da china o povo compra aindadizem tem ate carregador de celular por induçao cobra so mil e quinhetos reais a mais pra ter um assecerio que no mercado livre se encontra por 45 reais brasil e assim mesmo meu pai ja falava com o perdao da palavra com os animais meu pai dizia enquanto existir capim os burros sobrevivem.
Disse tudo cara!
O problema não é duvidar da capacidade da engenharia que foi empregada no motor. O problema é o pós-venda, seu custo que pode ser altíssimo ou a astusia do mercado de peças em querer cobrar valores exorbitantes. Vide valor de um bico injetor da linha VW Jetta 2.0 TSI na Alemanha e convertido para o valor de cá. Não é só a culpa dos impostos. Falta de conhecimento técnico de pequenas oficinas. Nem sempre o primeiro dono levará constantemente na oficina autorizada. Nem todos os serviços são feitos lá, pois o dono faz o básico para ganhar o carimbo no manual para na hora da venda mostrar que o carro foi revisado lá. É uma seria de fatores que contribuirá para se tornar uma bomba.
Como diz o meu mecânico:”Carro só será bom para o primeiro dono.”
Acho que o turbo a longo prazo tornará viável. So pensarei em adquirir um carro turbo lá por 2025. O mercado de pós-venda se tornará estável com preços justos e oficinas mais especializadas. Assim espero!
Por enquanto, fico com meu aspirado.
Pergunta que não quer calar:
– Considerando dois motores 1.0-L – turbo de 110 CV, sendo um de 4 cilindros e outro de 3 cilindros, qual motor tem maior vida útil, o 4 cilindros ou o 3 cilindros? Porque na minha opinião dizer que é a vida útil é a mesma não concordo, pois a vibração vai causar alguma diferença nessa conta.
E outra a pressão exercida em cada cilindro no 4 cilindros é menor do que o 3 cilindros para gerar os mesmos 110 CV, é como se o 4 cilindros gerasse 27,5 CV por cilindro e o 3 cilindros gerasse 36,7 CV, logo o 3 cilindros é mais exigido e durará menos na minha opinião.
A logica esta certa. Mas pense que o 1.0 de 3 cilindros é na verdade um motor 1.3 de 4 cilindros capado. Talvez dizer que o 3 cilindros duraria menos é o mesmo que dizer que o 1.3 vai durar menos tambem?!
Agora na questão de vibração, se não for bem contida, daí não tem jeito. A logica é que vai ou poderá durar menos.
Graciel,
Muito obrigado! Eu quis dizer no sentido por exemplo digamos que a pessão a 6000 rpm na câmara de combustão no 4 cilindros chegue no chutometro 2 toneladas de força na cabeça do pistão. Será que no 3 cilindros será 2 toneladas na cabeça do pistão pra gerar os mesmos 110 CV? Creio que não… será maior a força na cabeça do pistão do 3 cilindros no que no 4 cilindros, logo o motor 3 cilindros é mais exigido.
Tem razão.
Isso me fez lembrar de uma matéria que li da fiat em construir um motor 2 cilindros 0.9L aspirado e versão turbo.
Isso há uns 10 anos atrás, ou mais.
Pra ver… ja pensavam nisso kkkk
Perfeito. Vi o motor GM 1.0 TURBO TRABALHANDO EM MARCHA LENTA…..AO BB PISAR NO FREIO, BATE MAIS QUE O MIKE TYSON, E O COXIM VIBRA MAIS QUE MAL DE PARKINSON!!! VAMOS AGUARDAR UNS 5 ANOS E VER OS B.O….PELA LÓGICA NÃO TEM COMO SER OTIMISTA….
Isso considerando que os materiais da matéria prima são os mesmos, então concordo contigo. Afinal 4 cilindros estão lá não é a toa.
Paulo,
Eu quis dizer exatamentente isso… ou seja, considerando que os materiais da matéria prima são os mesmos.
Por que então não fazem um mor V7 ao invés de V8? Vibração é o grande obstáculo e mal. Na minha opinião a vibração do motor 3 cilindros é mascarada por super coxins hoje em dia, pois o motor continua vibrando, porém o super coxim mascara isso.
oi junior , tenho um fox 3 cil aspirado .O que muda não é a pressão mas a rotação ,o 3 cil tem maior rotação e comando variavel o faz com que tenha maior potencia ,o que diferencia a pressão interna são os diametros e curso dos pistões
respondi p pessoa errada desculpa aí kkkk
Está corretíssimo!!! motor 3 cilindros é uma bomba!!! vc fez a comparação certa, gerar a mesma potência no de 3 cilindros é ofegante, ja o 4 cilindros trabalha com mais fôlego portanto é mais eficiente. Imagina aí, quem faz mais força, 3 homens ou 4 homens pra puxar o mesmo peso???
🤔… 3 homens bodybuilders de 110 Kg cada um ou 4 homens jogadores de futebol de 77 Kg cada?
Pessoal só não esqueçam que neste mundo capitalista , as industrias não estão muito preocupadas com o que vc diz ou pensa,pois sabemos que ao longo do tempo esta foi a prática usada , vendemos x ou y , não deu certo a gente aborta e parte pra outra sem dar satisfação nem acessoria , acesse o historicos de algumas montadoras ja instaladas a muito tempo em terras tupiniquins
Brasileiro em parte São muito medíocres acostumados a comprar carro e quer que dure 50 anos
Pensamento de pais de 5 mundo…
.
Pais de primeiro mundo carro vai ser moido com…
10 anos já é vovô….carro turbo é excelente mais brasileiro vai trocar óleo coloca o mais barato reciclado até ?????
Pelo visto estamos cheios de engenheiros de buteco por aqui…
Pelo que eu estudei e procurei saber a respeito do motor TSi da VW, seja 1.0-3c, ou 1.4 ou 2.0, com injeção direta, é o sistema de recirculação dos gases do óleo lubrificante, que agora, por norma européia, têm de circular internamente, sem serem expulsos do sistema interno do motor. Isso acarreta acúmulo de resíduos de carbonização nas válvulas de admissão, uma vez que o sistema de injeção direta acaba NÃO “lavando” essas válvulas, quando o combustível é injetado na Câmara de combustível. Já no motor com sistema de injecao indireta, há uma “lavada” das válvulas de admissão. Com o tempo, gasolina de baixa qualidade, período de tricas de óleo sem levar em conta o regime de uso severo, ou em altos regimes de uso, levarão o motor a abrir o bico mais cedo do que se imagina, e com a tamanha tecnologia desses motores, o reparo ficará astronômico.
Concordo, mas não preciso discutir nem entrar em debate, quem quiser compre o tempo e os km dirão se estou certo ou errado. Boa sorte aos entusiastas e aventureiros
A matéria do cara até ia bem, mas no final capotou: “não se preocupe com sua durabilidade”. Então o motor da montadora é indestrutível? Menos…
Juntar motor de três cilindros, que naturalmente vibra muito, veja 4 rodas Jeremy Clarkson Tcross, com turbo, é fatal que não vai durar ou pegar fogo. Motores diesel turbo são robustos de 4 ou mais cilindros, bloco de ferro com camisa e pistão, bomba de óleo. A GM correu e rebaixou a potência dos motores do Onix.
Motor 3 cilindros é uma bomba.
Me pergunto se é mais facil manipular à informar, por que parcialidade, jogo de palavras e idéias? triste.
Motores turbo diesel não parece ser o assunto aqui.
Durabilidade é o foco do assunto para quem quer entender as matérias em questão.
Peças como as bobinas independentes por velas são ótimas soluções, visando autonomia, não sei quanto custa cada uma delas, mas infelizmente, deve ser o mesmo que as convencionais.
Nos injeção direta as peças que mais assustam parecem ser os injetores desse sistema, pelo que entendi, sofrem com sujeira e são realmente caros.
Novidade assusta quando mal feita, câmbio CVT não assustou ninguém, mas nesse caso houve RESPEITO da montadora com seus consumidores, não investiram na IGNORÂNCIA, da maioria.
Muitos não tem a intenção de ficar presos a mão de obra de autorizada$, conhecem bons mecânicos, na dúvida compram outro sistema.
Boa tarde
Porque caminhões usam turbos e não são uma bomba acho que talvez não seja só a manutenção mas a mas a maneira como usamos
Geralmente todo caminhão é movido a diesel e todo motor a diesel naturalmente sem turbo a potência dele é fraca por isso aplicam o turbo tendo em vista que a rotação do motor a diesel também é menor ou seja força menos o motor…..
Boris calado é um poeta.
Sr. Boris, a defesa foi razoável, mas cadê o mínimo de técnica para ser convincente? Que decepção . .
Provavelmente sera bomba sim, mas não nós primeiros 5 anos, não deve se preocupar quem for permanecer com o carro menos tempo que isso. Tem gente que fala que a melhor gasolina do mundo e a brasileira, cada besteira.
Bomba sim, manutenção cara, carro para primeiro dono, que cuida e faz manutenção, segunda dono e.terceiro que não faz a manutenção correta ou se faz nós mexanicos , esses sim pegaram uma bomba , pra ter uma idéia vê o preços da bomba de água de um.up.
A materia do Boris foi escrita com base em anos de experiencia no mercado automotivo. Com esta bagagem não falamos bobagem..hahaha…Mas falando um pouco mais sobre o assunto. o Boris sabe que o mercado se adapta as novas tecnologias rapidamente, e a medida que elas chegam sempre ha oficinas dispostas a bem atender seus clientes, foi assim com motores transversais onde os “entendidos” criticavam a falta de espaço e mais um monte de caracteristicas, Foi assim com a injeção eletronica, com os cabeçotes multivalvulas…e por aí vai… Sobre o video no youtube, me limito a dizer que é JABA puro e descarado.
A turbina não vi vídeos falando mal, mas a solução encontrada pela VW nos TSI por ex. Parece que será bomba sim, quando ficar velho vai ter manutenção de carro de luxo, não me lembro agora os nomes corretos, mas os carros tem 1 peça, nos da VW tem tem 3 peças, ocasionando assumais mais itens para troca.
Fabricio, sobre o motor 1.0TSi ter manutenção de carro de luxo isso é relativo, mesmo possuindo tecnologia ainda pouco conhecida e detalhes criticos, tudo vai sendo resolvido com o tempo. fora isso é um motor que é fabricado para varios modelos, como Up, Polo, T-Cros…e mais um monte de modelos que vão surgir, isso dá volume de mercado o que acaba por gerar muitas peças no mercado paralelo, redução dos preços de peças dos fabricantes e também os motores ficam conhecidos no mercado, reduzindo o medo e a desconfiança. Não é como um motor Fivetech….que eram poucos e sem volume de mercado.
Como eu disse antes. é uma questão de tempo. o mercado se adapta ao grande volume de motores iguais.
Nem Deus acertou na minha injeção, me deu uma direta e agora preciso de marca passo
A questão não é a credibilidade ou suposta matéria paga.
Mas você realmente acha que as montadoras iriam investir em algo que poderia ocasionar imenso prejuízo?
Foi assim com os 16vs, tudo que é novo, assusta, ainda mais em um país subdesenvolvido igual o nosso.
Virará bomba na mão de curiosos e de quem não tem renda para fazer as revisões.
Há controvérsias meu caro, Veja a Ford com o seu irresponsável PowerShift (PowerShit)
No caso do powershift realmente foi vergonhoso, inclusive acharam documentos que mostraram que a Ford já sabia das possíveis falhas.
Em relação ao turbo/3cc, bomba será se não fizerem manutenções.
Peças irão se popularizarem, certamente ficará mais em conta
Amigo ela faz investimento com risco calculado , neste caso ,todo prejuízo é do cliente , ela ja amortizou o investimento com o numero de veiculos vendidos, se não tiver aceitação após 3 ,4 anos os proprietarios que se virem , outra , tudo que é sucata em paises desenvolvidos aqui vira novidade . avanço tecnologico , modernidade etc…. é assim que eles recuperam o investimento , pode acreditar , que a voz que lhe fala , ja viu tudo isso. abraços
Boris?
0 credibilidade.
Totalmente patrocinado.
Sou das antigas… motor custo x benefício é 1.6 e o resto é resto. 1.0 turbo tudo lixo…
Tenho um polo turbo três cilindros
Tá com 365.00 mil até agora só maravilha carro bom não bate nada e aí será que esse motor é uma bomba?,vou trocar por outro…