Motor turbo 1.0 três cilindros é uma bomba, como alguns dizem?

Sempre tem o 'expert' que gosta de falar mal do motor turbo 1.0 de três cilindros, mas sem o mínimo de conhecimento sobre sua tecnologia

motor 1 0 turbo chevrolet 3 cilindros ecotec
Por Boris Feldman
Publicado em 19/02/2020 às 08h30
Atualizado em 19/02/2020 às 13h06

Existem muitas oficinas independentes que são uma excelente opção às das concessionárias, por seu elevado padrão técnico. Com equipamentos de última geração, computadores e mecânicos atualizados tecnologicamente.

Mas tem sempre algum na internet que tenta aparecer assustando o mercado, duvidando da capacidade das engenharias das fábricas. E afirmando, por exemplo que os motores 1.0 turbinados de três cilindros são uma bomba prestes a explodir.

Pois confunde a elevada tecnologia aplicada pelas fábricas nesses motores no mundo inteiro com oficinas irresponsáveis que adaptam a turbina em motor não projetado para recebê-la.

Então, não se preocupe com essas fake news. Se você tem, ou pretende comprar um carro turbinado pela própria fábrica, não se preocupe com sua durabilidade.

motor tres cilindros 3 cilindros cilindros motor shutterstock 53000788
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
88 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JOSÉ PAULO DE CARVALHO 29 de outubro de 2022

MOTORES TURBO e PREÇOS MAIS EM CONTA? A conta CERTAMENTE quem pagará é o comprador. Recomendo e vender a bagaça antes dos dois anos de uso MODERADO.

Avatar
jose sabatini 7 de julho de 2022

caro amigo
tenho 56 anos de engenharia não podemos afirmar que um motor de trez cilindros seja inferior a o de 4 ou 6 cilindros , hoje a tecnologia caminha a passo largo

tive duas amarok V6 uma verdadeira bomba Lixo

Avatar
HAF 1 de dezembro de 2022

Amigo, não me leve a mal… Nunca tiveste um tri-cilindrico VW ou GM turbo… tua opinião seria outra…. são bombas relógio programadas… são o mais perfeito conceito da obsolescência programada na prática. Tenta fazer a retifica de um bloco TSI ou mesmo, trocar seus comandos de válvula…. tenta… O problema é que os motores atuais são da ERA DESCARTÁVEIS, coincidência do downsizing tricilindrico ou não, talvez… Não podemos comparar com blocos de ferro fundidos TDI, motores Diesel são feitos para durar, outro caminho, outro sentido da produção industrial. Abraço.

Avatar
Fiateiro Iguaçu 24 de março de 2023

O amigo falou groselha com vontade agora, parabens

Avatar
Rodrigo 5 de maio de 2023

Era “bomba lixo”, mas você ainda teve duas? O que me incomoda nos motores 3 cilindros é a vibração.

Avatar
Ronaldo 26 de janeiro de 2022

No início, câmbios automáticos, injeção eletrônica, freio ABS etc, passaram pelas mesmas desconfianças. É a evolução.

Avatar
HAF 2 de dezembro de 2022

Amigo, Não podes comparar itens de segurança com itens…. com durabilidade de motores descartáveis. Abraço.

Avatar
Fiateiro Iguaçi 24 de março de 2023

E desde quando injeção eletronica e cambio automatico é item de segurança? Cada uma…

Avatar
Ricardo Simone 29 de dezembro de 2021

Não é necessário ser engenheiro mecânico para saber que um motor de 3 cilindros precisa girar muito mais rápido para alcançar a cilindrada de um 4 cilindros, isso num aspirado, num turbo a rotação é ainda maior, com isso maior atrito, maior vibração e consequentemente maior desgaste. Nunca um motor de 3 cilindros vai ter a mesma longevidade que um 4 cilindros, é física, não há como contestar!

Avatar
Ari 3 de janeiro de 2022

Não tem nada a ver colega. Cilindrada é uma coisa, quantidade de cilindros é outra. tem motor 4 cilindros com uma cilindrada menor q a do UP, assim como tem motor 3 cilindros com uma cilindrada maior que a de um motor 1.0 de celta.

Avatar
Doug 27 de julho de 2022

Vc não tem noção do q está falando. Um carro 1.0 significa que ele produz 1.000 cilindradas por minuto em uma rotação X. Se o carro tem 4 cilindros, são 250 cilinadas por minuto. Já em um carro com 3 cilindros, são 333 cilindradas por minuto. Em uma lógica nível 3a série, o desgaste será maior, e para compensar a falta de um cilindro, as montadoras colocaram um TURBO. Maior temperatura e desgaste maior.

Avatar
HAF 1 de dezembro de 2022

O motor do Up! TSI assim como todos os tricilindricos turbinados atuais da VW, para começar, usam correias dentadas, ponto negativo… cabeçote não aceita retifica… outro ponto negativo… mangote do turbo fragil demais… outro ponto negativo… nem queira saber o resto…. até um motor de marea no final das contas parece seré mais confiavel. Abraço.

Avatar
José 16 de dezembro de 2021

Não interessa se é ou não turbo, se usa diesel, gasolina ou álcool ou é flex. Não tem motor que resista ao combustível nacional hoje. Ja saem misturados das distribuidoras por força de lei. Depois sofren com a adição de: a critério do frentista, e do dono do posto: mais álcool, ou água, ou solventes, ou um pouco de tudoisso junto. Não importa a bandeira do posto, hoje vc abastece no posto A, amanhã o combustível ali não presta, vai pro posto B, no outro dia, ja nao presta tembem, ai vai pro posto C, que nem a primeira vez prestou, acende a luz da injeção, o painel parece uma árvore de natal. E assim caminha o brasileiro. O melhor é pegar o que custa menos para consertar e pronto.

Avatar
João 20 de novembro de 2021

foi só isso a reportagem? mas que lixo. Os turbos montados por oficinas, atualmente, muito diferente dos anos 80 ou 90, podem ser tão, ou mais duráveis, que os das fábricas… O que limita isso, muitas vezes, é o orçamento do cliente, o motor já desgastado, ou propósitos distorcidos. Essa reportagem inútil foi um desserviço.

Avatar
hemerson soster 7 de agosto de 2021

carro turbo e uma exelente opção sim!..para quem tem tempo e gosta de se incomodar, e tem muita grana pra gastar. Ou compre um zero use ate uns 40.000 km e passe pra frente assim voce se livra do B.O.

Avatar
João 20 de novembro de 2021

falou pouco, mas só falou merdä. hahahahaha

Avatar
Edson Geraldo Pinto 6 de junho de 2022

Não são os motores que são bomba, são os donos que não prestam..

Avatar
HAF 1 de dezembro de 2022

Hermerson, não tente alertar a religião dos aficionados da linha VW TSI ou GM turbo sobre os problemas inerentes as fragilidades e pouca durabilidade destes projetos recentes… vou fazer uma analogia… é o mesmo que atacar a religião dos Applemaníacos…. vão rosnar…. não vão compreender… Quando pesar no bolso deles, e verem no mato sem cachorro que se meteram com estes frágeis tricilindricos turbinados… deixa o tempo dizer que você esta certo. Abraço.

Avatar
João 24 de março de 2023

Tenho um Jetta TSI 2011 com 250mil km e vendendo saude, até onde sei tambem é um TSI, mesma linha de projeto do UP. Só respeitar o motor e fazer as manutenções que está tudo certo, mas sempre tem aqueles que gostam de fake news, aposto que você deve ser baba ovo do ADG

Avatar
Roni oliver 28 de julho de 2021

Andei olhando em alguns sites especializados em manutenção e o q dizem é si vc tiver algum problema no cabeçote por aquecimento ou lubrificação como as peças são fundidas de fábrica não há retifica como nos aspirados, o mesmo vale para mancais virabrequim ou qualquer problema no bloco ou seja não dá retifica é outro bloco novo ou seja vc tá full no concerto então tire suas próprias conclusões do futuro!!!

Avatar
Antonio Augusto da Silva 7 de janeiro de 2021

Amigo, comente mais e comente sobre seu polo e as manutenções foram em concessionarias,ou em oficinas especializadas… por gentileza

Antonio Augusto da Silva

Avatar
Antonio Augusto da Silva 7 de janeiro de 2021

Amigo ,que bom ouvir o seu comentário do seu polo,Adoro meu Up tsi, sim agredito mais uma curiosidade,,ê as manutenções foi só em concessionária ou também em mecânicas especializadas,mais álcool ou gasolina mais rodado em cidades ou estradas,por gentileza amigo me responda minhas dúvidas dos TSI ,pois a maioria diz que é motor de duração reduzida, me responda por gentileza….
Antonio Augusto da Silva

Avatar
Antonio Augusto da Silva 24 de dezembro de 2020

O Boris,tudo bem gosto do up tsi, gostaria de saber a longo praso com as manutenção em dia si posso confiar num tsi,como durável como num AP antigo?

Avatar
Ávila reis 6 de janeiro de 2021

Motor AP é da época dos dinossauros!

Avatar
JONATAS PIETROCHINSKI MENDES 18 de novembro de 2020

Os engenheiros projetam, claro, mas pensando numa vida útil de uns 150 mil km no máximo… O que gera o torque (e potência, por consequência) de um motor é pressão interna nos cilindros pela combustão (PME pressão média efetiva), Não há milagre, se um motor com baixo volume desenvolve alto torque, a pressão interna tem que ser proporcionalmente maior. Só que os blocos de motor usam cada vez menos materiais do que os blocos de ferro fundido que estávamos acostumados… Alta potência específica é muito bonito, mas não há como defender que sejam tão resistentes não…

Avatar
wagner sá 4 de novembro de 2020

Vendi um UP TSI Move, 58milk, excelente carro, zero problemas. Quero comprar um 2021 não acho. Parou de vender ?

Avatar
Eder 29 de outubro de 2020

Se os motores turbo fossem tão bom e confiável a Toyota já teria colocado no Corolla e yaris, querem baixar a emissão de poluentes,mas o motor aspirado é mais confiável e manutenção barata.

Avatar
paulo melchior 25 de dezembro de 2020

Tenho um Corolla 1’2 turbo gasolina desde 2015,tem 50.000 km,aos 40 000 km ,rebentou as 4 bobinas de igniçao,coberto em garantia pela Toyota.

Em banco de potencia(rolos) em PORTUGAL tem 134 Cv as 5000 rpm e 210 nw de binario as 2000 rpm,cambio manual de 6 velocidades

Existe um kit adicional na SUIÇA para repor com versao de 150 Cv,mas mais aconselhavel no Toyota C HR,versao integral,4 rodas motrizes e cambio Ecvt

Em França os Peugeots 2008 e 3008,motor 1’2 turbo a gasolina são vendidos com versao de 110 e 130 cv,a versao com com 150 cv tem cambio de 8 velocidades

O problema destes motores,precisam de oleo motor muito caro,o Oleo Toyota O W 20 é igual ou melhor que o equivalente da Porsche

4 lit de oleo Toyota custam 100 Euros,talvez 500 Reais ???

Avatar
Ivan 27 de junho de 2021

Também acho motor turbo é para motor de 2 litros para cima.

Avatar
VALDI 23 de agosto de 2020

quem tem volks 3 cilindros e que ta tudo bem, acredite vc deu a sorte de pegar a peça boa no meio de um milhão de *, cuidado que a sorte não acompanha sempre.

Avatar
Diego Luis Gomes 22 de agosto de 2020

Os motores 1.0 turbo realmente são otimos, desde que feita as devidas manutenções. Agora Boris Feldman não entende nada de carro, motor… Nada, nada, nada! Péssimo!

Avatar
Ivã Garcia Donoso 9 de julho de 2020

Tenho um Renault RS Racing Spirit 2018 2.0 16V e vou trocar ainda este ano por um 2020/2021 embora o meu só esteja com 22.000 Kms e sabe porque ?? Porque já sei que a Renault vai lançar o 1.3 Turbo na linha 2022 e eu quero fugir dos turbo enquanto puder. Combustível nunca foi e nunca será a maior despesa de um carro, imagine eu comprar no lugar dele um Polo GTS que anda praticamente a mesma coisa, com a diferença de preço de quase R$ 35.000,00 eu compro quase 12.000 litros de alcool que miseravelmente a 6 km/l é como rodar 72.000 Kms de graça….sem contar que o RS é aspirado de manutenção barata e o 1.4 do GTS é turbo, logo de manutenção mais cara….como não dou a minima para painel digital e outros badulaques que vem da China por US$ 15.00 e os fabricantes poem no carro e te cobram R$ 10,000.00 saio no lucro, já quem gosta de sustentar esses absurdos que comprem os turbos com painel digital e outros trick tricks…comigo não!

Avatar
Rafael Schettino 28 de abril de 2021

Falou tudo! O que mais vejo é gente financiando carro turbo COM JUROS para “economizar combustível”, sem fazer as contas de quantos litros de combustivel efetivamente daria a diferença. Sigo com meu 2.0 aspirado e terei aspirado até que não tenha mais nenhum para vender no mercado. Manutenção simples, motor trabalhando com folga, nada de bomba de alta, nada de bicos carissimos. Esse blog AutoPapo fala dos motores como se as concessionárias e oficinas do Brasil fossem de primeiro mundo. Mal mal, usam torquimetro para ajustar os parafusos do cabeçote.
Meu carro é um MItsubishi ASX 2012, não tinha “painel digital”. Comprei uma central excelente por R$ 599 e pronto! Estou com Apple CarPlay da mesma maneira que o Mitsubishi ASX 2021, só que eu não precisei pagar R$ 100 mil a mais por isso.

Avatar
Ivã Garcia Donoso 28 de abril de 2021

Infelizmente poucos sabem fazer contas…..Pagam R$ 30.000,00 ou até R$ 45.000,00 à mais por um carro turbo de manutençao cara e complicada só porque faz 2 Km/l à mais sem se dar conta que com a diferença de preço poderiam abastecer por 2 ou 3 anos um outro aspirado beeemmmmm mais barato e de manutenção mais facil e barata….mas “a moda” eh turbo e o marketing coloca “carros turbo” como uma tecnologia super atual e revolucionária e os leigos acreditam porque não sabem que em 1940 já existiam carros turbo.

Avatar
Ivan 27 de junho de 2021

Pura verdade

Avatar
João 20 de novembro de 2021

Rafael, vc falou um monte de besteira. Os motores de fábrica são destaxados para que a taxa de compressão dinâmica seja similar à original, pois trabalha com baixíssima pressão. Um motor flex trabalha com cerca de 12:1 de taxa. Um motor turbo original, com taxa de 8:1 e com 0,4kg de pressão do turbo trabalhará em torno de 11,2. Considerando ainda ajustes de ponto de ignição que podem reduzir ainda mais essa taxa dinâmica, o motor trabalharia exatamente como um motor aspirado, mas com muito mais eficiência energética, gerada pela indução forçada. Não há super bicos, não há super bombas, o motor continua trabalhando com a mesma folga, e na verdade, em rotações mais baixas, nas chamadas “faixas aspiradas” do turbo, ele trabalha com mais folga ainda e sua durabilidade é aumentada no geral. É apenas uma simples peça a mais com durabilidade excelente, dito que talvez vc precise trocar o miolo da turbina com mais de 150 mil km rodados. Então, para de falar besteira sobre o que vc não sabe. Painel digital já vem em moto cinquentinha e carro 1000 “pelado”. São tecnologias dominadas. Compra um fusca modelo pé de boi então, esse com certeza tem menos coisa pra quebrar. Quanto aos aparelhos de conectividade, eu tb prefiro os “paralelos”, aos originais limitados. Agora, comparar os carros turbos atuais com uno turbo, ou marea turbo, e dizer que, atualmente, aspirado tem manutenção menor do que turbo, santo Deus, é de uma ignorância absurda. Uma das qualidades da vida pra se envelhecer bem é saber desaprender para aprender novamente. Tá na hora amiguinhos, vcs estão acreditando em fantasias.

Avatar
Adriano 1 de agosto de 2023

Belas discussões, muitas com teor ofensivo, muitas conspiratórias, muitas técnicas e interessantes.
Na minha humilde sabedoria, turbo significa eficiência energética, um dispositivo Mecanico que usa o volume de ar do escape para girar uma hélice ou turbina para injetar um maior volume de ar na câmera de combustão aumentando assim a explosão e consequentemente aumentando a potência. Um colega aqui explicou sobre o controle da pressão de ar injetado nas câmeras de combustão. Hoje a eletrônica controla tudo isso. A engenharia das montadoras calculam as pressões suportaras pela carcaça do motor para que a pressão de ar na câmera não seja tão grande e a explosão não danifique o motor. Enfim… vale lembrar que a eficiência energética de um motor a combustão é muito baixa. Se não me engano na faixa de 30%. Então 70% é desperdício de energia causa da por atrito. Então… se o turbo melhora a eficiência isso eh ciência, tecnologia … eh claro que deve ser combinada com todo o conjunto.

Avatar
Marcio Brum 14 de junho de 2020

Em 2000 comprei um Gol 1.0 16V turbo e o que é dito nesse artigo foi exatamente o que ouvi na concessionária. O carro era maravilhoso até que, aos 30 mil Km o motor foi embora. As velas nadavam no óleo e o bloco empenou. Ouvi o seguinte na concessionária: esse motor não prestou!

Avatar
Carlos 23 de junho de 2020

Hahaha. TB caí neste conto do vigário na época…

Avatar
tbrollo 21 de fevereiro de 2020

Sou eng. mecânico e trabalho com recuperação de motores e sistemas de injeção diesel, por isso as afirmações que farei são baseadas em opinião pessoal (não conheço com propriedade componentes de motores ciclo otto). A respeito das vibrações não considero um grande problema, pois existem maneiras de se projetar componentes de forma que não venham a falhar.
Oque considero uma possível fonte de dores de cabeça é a injeção direta.
A respeito da evolução dos sistemas de injeção, sempre ocorre certa resistência e isso é normal. Todas essas evoluções( carburador, injeção eletrônica e agora injeção direta) tem seus pontos positivos e negativos. Claramente a maior vantagem é o aumento do rendimento do motor, aumentando desempenho e diminuindo consumo e emissões, como desvantagem são sistemas mais sensíveis e requerem conhecimentos avançados por parte do reparador. O maior problema no Brasil, é a qualidade do combustível (adição de biodiesel, álcool e outras misturebas). Sistemas de injeção direta exigem pressões no sistema absurdamente maior ( no common rail diesel essa pressão chega facilmente a 1800 bar), consequentemente as tolerâncias de folgas caem drasticamente, tornando injetores e bombas de alta pressão extremamente sensíveis a impurezas e principalmente à água. Esses componentes são projetados para trabalharem com diesel e gasolina puros, bem diferentes dos nacionais e acredito ser improvável, por hora pelo menos que uma Bosch venha a desenvolver componentes específicos para o mercado brasileiro. Some a isso um proprietário descuidado e o alto valor dos componentes e você terá a receita para criar uma alta aversão por parte do mercado consumidor à essa tecnologia.

Avatar
Paulo 21 de fevereiro de 2020

O curioso nessa história toda é que nenhum manual do proprietário diz que o motor vai durar X quilômetros ou Y horas, considerando todas as variáveis envolvidas, tais como: na manutenção preventiva do veículo; combustível de boa qualidade; modo de condução normal, ou seja, obedecendo os limites de velocidade estabelecidos pela lei de trânsito; uso normal ou uso severo.
Assim se fosse informado poderíamos manual do proprietário diz que o motor vai durar X quilômetros ou Y horas tirar a prova e assim acreditar por que vimos e não porque cremos que motor 1.0 turbo 3 cilindros tem a mesma vida útil que um 1.0 turbo 4 cilindros.

Avatar
Paulo 21 de fevereiro de 2020

Corrigindo o texto:
“Assim se fosse informado no manual do proprietário diz que o motor vai durar X quilômetros ou Y horas, poderíamos tirar a prova e assim acreditar por que vimos e não porque cremos que motor 1.0 turbo 3 cilindros tem a mesma vida útil que um 1.0 turbo 4 cilindros.

Avatar
Nilton 21 de fevereiro de 2020

Pior que os engenheiros que sabem de tudo continua errando e projetando bomba a cada ano eles que passa eles tentam corrigir o que eles mandaram pras ruas.

Avatar
Antonio Donizeti Martins 20 de fevereiro de 2020

Eu prefiro esperar para ver. Se bem que hoje as empresas não dão tempo de você ver. Lançam um carro hoje, vendem e, amanhã já tem novos modelos. Você viu os defeitos, mas já saiu de linha. Eu parto da lógica, se você colocar um turbo no seu coração para ele bater o dobro dos BPM, ele morre na metade do tempo.

Avatar
José 20 de fevereiro de 2020

Motores 1.0 turbo se não fosse bom, as demais marcas não optariam pelo mesmo sistema, Hyundai/ GM / Fiat/ Ford.

Avatar
Roni 26 de julho de 2020

boa noite jose se as outras marcas nao seguir o mesmo caminho nao vendem quero ver esses 3 cilindros turbo assim que passar a garantia e o povo deixar de fazer as revisoes nas consecionarias vai ser uma bomba atraz da outra explodindo novos ja vibra tanto que paresse um motor Disel e tem coragem por um carro 1.0 so por colocar uma pequena turbina pedir 80 a 100 mil porque nao vende pela metade do preço ja que sabem que a vida e curta do motor caragam de bugigangas da china o povo compra aindadizem tem ate carregador de celular por induçao cobra so mil e quinhetos reais a mais pra ter um assecerio que no mercado livre se encontra por 45 reais brasil e assim mesmo meu pai ja falava com o perdao da palavra com os animais meu pai dizia enquanto existir capim os burros sobrevivem.

Avatar
FERNANDO CORDOVA ROSSO 1 de agosto de 2020

Disse tudo cara!

Avatar
Graciel A. W. 20 de fevereiro de 2020

O problema não é duvidar da capacidade da engenharia que foi empregada no motor. O problema é o pós-venda, seu custo que pode ser altíssimo ou a astusia do mercado de peças em querer cobrar valores exorbitantes. Vide valor de um bico injetor da linha VW Jetta 2.0 TSI na Alemanha e convertido para o valor de cá. Não é só a culpa dos impostos. Falta de conhecimento técnico de pequenas oficinas. Nem sempre o primeiro dono levará constantemente na oficina autorizada. Nem todos os serviços são feitos lá, pois o dono faz o básico para ganhar o carimbo no manual para na hora da venda mostrar que o carro foi revisado lá. É uma seria de fatores que contribuirá para se tornar uma bomba.
Como diz o meu mecânico:”Carro só será bom para o primeiro dono.”
Acho que o turbo a longo prazo tornará viável. So pensarei em adquirir um carro turbo lá por 2025. O mercado de pós-venda se tornará estável com preços justos e oficinas mais especializadas. Assim espero!
Por enquanto, fico com meu aspirado.

Avatar
Júnior 20 de fevereiro de 2020

Pergunta que não quer calar:
– Considerando dois motores 1.0-L – turbo de 110 CV, sendo um de 4 cilindros e outro de 3 cilindros, qual motor tem maior vida útil, o 4 cilindros ou o 3 cilindros? Porque na minha opinião dizer que é a vida útil é a mesma não concordo, pois a vibração vai causar alguma diferença nessa conta.
E outra a pressão exercida em cada cilindro no 4 cilindros é menor do que o 3 cilindros para gerar os mesmos 110 CV, é como se o 4 cilindros gerasse 27,5 CV por cilindro e o 3 cilindros gerasse 36,7 CV, logo o 3 cilindros é mais exigido e durará menos na minha opinião.

Avatar
Graciel A. W. 20 de fevereiro de 2020

A logica esta certa. Mas pense que o 1.0 de 3 cilindros é na verdade um motor 1.3 de 4 cilindros capado. Talvez dizer que o 3 cilindros duraria menos é o mesmo que dizer que o 1.3 vai durar menos tambem?!
Agora na questão de vibração, se não for bem contida, daí não tem jeito. A logica é que vai ou poderá durar menos.

Avatar
Júnior 20 de fevereiro de 2020

Graciel,
Muito obrigado! Eu quis dizer no sentido por exemplo digamos que a pessão a 6000 rpm na câmara de combustão no 4 cilindros chegue no chutometro 2 toneladas de força na cabeça do pistão. Será que no 3 cilindros será 2 toneladas na cabeça do pistão pra gerar os mesmos 110 CV? Creio que não… será maior a força na cabeça do pistão do 3 cilindros no que no 4 cilindros, logo o motor 3 cilindros é mais exigido.

Avatar
Graciel A. W. 20 de fevereiro de 2020

Tem razão.
Isso me fez lembrar de uma matéria que li da fiat em construir um motor 2 cilindros 0.9L aspirado e versão turbo.
Isso há uns 10 anos atrás, ou mais.
Pra ver… ja pensavam nisso kkkk

Avatar
Micazotti 19 de outubro de 2020

Perfeito. Vi o motor GM 1.0 TURBO TRABALHANDO EM MARCHA LENTA…..AO BB PISAR NO FREIO, BATE MAIS QUE O MIKE TYSON, E O COXIM VIBRA MAIS QUE MAL DE PARKINSON!!! VAMOS AGUARDAR UNS 5 ANOS E VER OS B.O….PELA LÓGICA NÃO TEM COMO SER OTIMISTA….

Avatar
Paulo 20 de fevereiro de 2020

Isso considerando que os materiais da matéria prima são os mesmos, então concordo contigo. Afinal 4 cilindros estão lá não é a toa.

Avatar
JÚNIOR 21 de fevereiro de 2020

Paulo,
Eu quis dizer exatamentente isso… ou seja, considerando que os materiais da matéria prima são os mesmos.
Por que então não fazem um mor V7 ao invés de V8? Vibração é o grande obstáculo e mal. Na minha opinião a vibração do motor 3 cilindros é mascarada por super coxins hoje em dia, pois o motor continua vibrando, porém o super coxim mascara isso.

Avatar
Daniel 7 de agosto de 2020

oi junior , tenho um fox 3 cil aspirado .O que muda não é a pressão mas a rotação ,o 3 cil tem maior rotação e comando variavel o faz com que tenha maior potencia ,o que diferencia a pressão interna são os diametros e curso dos pistões

Avatar
daniel 7 de agosto de 2020

respondi p pessoa errada desculpa aí kkkk

Avatar
Odenilson 29 de setembro de 2020

Está corretíssimo!!! motor 3 cilindros é uma bomba!!! vc fez a comparação certa, gerar a mesma potência no de 3 cilindros é ofegante, ja o 4 cilindros trabalha com mais fôlego portanto é mais eficiente. Imagina aí, quem faz mais força, 3 homens ou 4 homens pra puxar o mesmo peso???

Avatar
Guto 15 de outubro de 2020

?… 3 homens bodybuilders de 110 Kg cada um ou 4 homens jogadores de futebol de 77 Kg cada?

Avatar
Nilo Joaquim do nascimento 23 de setembro de 2021

Boa tarde: tenho um polo highline com 70 mil km , eita carrinho top ! Cabeçote de alumínio … quase todos ou todos os carros modernos usam ; injeção direta o caso do meu não procuro gasolina mais barato nem posto sem bandeira, óleo, não procuro mais barato, carro turbo em pouco tempo todos serão, motor três cilindros o mesmo que quatro, o pistão do três é quase o dobro do de quatro, assim da pau no de quatro ou se iguala . Se alguém quer compra um carro turbinado pode comprar sem medo desde que não queira pensar que o manual do veículo foi feito só pra primeira revisão gratuita e depois leva o veículo em qualquer cabeça de porco e sai falando mal do veículo. Carro três cilindros turbo ou quatro cilindros se for cuidado como descrito acima tudo é bomba, mas se for devidamente cuidado como deve ser rodará uma infinidade de quilômetros. Estou tão satisfeito com meu polo que só troco por outro , outro espera aí , ainda não, só rodei 70 mil . Motor três cilindros turbo, bem vindo ao futuro ! Abraço a todos ! ( Opinião de um humilde proprietário )

Avatar
Alex Souza 18 de agosto de 2022

Interessante sua linha de raciocínio, porém tem 2 pontos a se considerar. 1. A pressão exercida na cabeça do pista diz respeito ao TORQUE e não a potencia…potencia é um produto do torque x rotação. O motor 3 cilindros pode receber a mesma pressão na cabeça do cilindro e girar mais para igualar a potencia do 4 cilindros… 2. A geometria dos motores 3 cilindros favorece o torque, conhecido como “crosplane” o sequenciamento das explosões faz com que os 3 pistões gerem torque no mesmo ciclo, o que acaba por reduzir a necessidade de altas rotações, enquanto nos 4 cilindros o movimento é 2 subindo e 2 descendo, ou seja 2 pistões geram torque por ciclo enquanto os outros 2 ajudam no momento inercial. Então se o 3 cilindros é tão bom, porque não fazem todos os motores com 3 cilindros? Porque acima de 1.5L ele perde eficiência em função do peso necessário das bielas e virabrequim assim como pelo aquecimento, onde a dissipação térmica é menos eficiente que no 4 ou mais cilindros. Em teoria motor 3 cilindros deve durar o mesmo que os demais…a verdade só o tempo dirá…

Avatar
ezio 20 de fevereiro de 2020

Pessoal só não esqueçam que neste mundo capitalista , as industrias não estão muito preocupadas com o que vc diz ou pensa,pois sabemos que ao longo do tempo esta foi a prática usada , vendemos x ou y , não deu certo a gente aborta e parte pra outra sem dar satisfação nem acessoria , acesse o historicos de algumas montadoras ja instaladas a muito tempo em terras tupiniquins

Avatar
Paulo Ricardo 19 de fevereiro de 2020

Brasileiro em parte São muito medíocres acostumados a comprar carro e quer que dure 50 anos
Pensamento de pais de 5 mundo…
.
Pais de primeiro mundo carro vai ser moido com…

10 anos já é vovô….carro turbo é excelente mais brasileiro vai trocar óleo coloca o mais barato reciclado até ?????

Avatar
Maurício 19 de fevereiro de 2020

Pelo visto estamos cheios de engenheiros de buteco por aqui…

Avatar
Marcílio Sahb 19 de fevereiro de 2020

Pelo que eu estudei e procurei saber a respeito do motor TSi da VW, seja 1.0-3c, ou 1.4 ou 2.0, com injeção direta, é o sistema de recirculação dos gases do óleo lubrificante, que agora, por norma européia, têm de circular internamente, sem serem expulsos do sistema interno do motor. Isso acarreta acúmulo de resíduos de carbonização nas válvulas de admissão, uma vez que o sistema de injeção direta acaba NÃO “lavando” essas válvulas, quando o combustível é injetado na Câmara de combustível. Já no motor com sistema de injecao indireta, há uma “lavada” das válvulas de admissão. Com o tempo, gasolina de baixa qualidade, período de tricas de óleo sem levar em conta o regime de uso severo, ou em altos regimes de uso, levarão o motor a abrir o bico mais cedo do que se imagina, e com a tamanha tecnologia desses motores, o reparo ficará astronômico.

Avatar
Maciel da silva 19 de fevereiro de 2020

Concordo, mas não preciso discutir nem entrar em debate, quem quiser compre o tempo e os km dirão se estou certo ou errado. Boa sorte aos entusiastas e aventureiros

Avatar
Rui 19 de fevereiro de 2020

A matéria do cara até ia bem, mas no final capotou: “não se preocupe com sua durabilidade”. Então o motor da montadora é indestrutível? Menos…

Avatar
Fabricio 19 de fevereiro de 2020

‌Juntar motor de três cilindros, que naturalmente vibra muito, veja 4 rodas Jeremy Clarkson Tcross, com turbo, é fatal que não vai durar ou pegar fogo. Motores diesel turbo são robustos de 4 ou mais cilindros, bloco de ferro com camisa e pistão, bomba de óleo. A GM correu e rebaixou a potência dos motores do Onix.

Avatar
luciano ferreira lima 19 de fevereiro de 2020

Motor 3 cilindros é uma bomba.

Avatar
Ricardo Ribeiro de Morais 19 de fevereiro de 2020

Me pergunto se é mais facil manipular à informar, por que parcialidade, jogo de palavras e idéias? triste.
Motores turbo diesel não parece ser o assunto aqui.
Durabilidade é o foco do assunto para quem quer entender as matérias em questão.
Peças como as bobinas independentes por velas são ótimas soluções, visando autonomia, não sei quanto custa cada uma delas, mas infelizmente, deve ser o mesmo que as convencionais.
Nos injeção direta as peças que mais assustam parecem ser os injetores desse sistema, pelo que entendi, sofrem com sujeira e são realmente caros.
Novidade assusta quando mal feita, câmbio CVT não assustou ninguém, mas nesse caso houve RESPEITO da montadora com seus consumidores, não investiram na IGNORÂNCIA, da maioria.
Muitos não tem a intenção de ficar presos a mão de obra de autorizada$, conhecem bons mecânicos, na dúvida compram outro sistema.

Avatar
Renato Batista De Araujo 19 de fevereiro de 2020

Boa tarde
Porque caminhões usam turbos e não são uma bomba acho que talvez não seja só a manutenção mas a mas a maneira como usamos

Avatar
Lugar 19 de fevereiro de 2020

Geralmente todo caminhão é movido a diesel e todo motor a diesel naturalmente sem turbo a potência dele é fraca por isso aplicam o turbo tendo em vista que a rotação do motor a diesel também é menor ou seja força menos o motor…..

Avatar
Luis medeiros 19 de fevereiro de 2020

Boris calado é um poeta.

Avatar
Joel H. Grellmann 19 de fevereiro de 2020

Sr. Boris, a defesa foi razoável, mas cadê o mínimo de técnica para ser convincente? Que decepção . .

Avatar
Eduardo aquino 19 de fevereiro de 2020

Provavelmente sera bomba sim, mas não nós primeiros 5 anos, não deve se preocupar quem for permanecer com o carro menos tempo que isso. Tem gente que fala que a melhor gasolina do mundo e a brasileira, cada besteira.

Avatar
Emerson 19 de fevereiro de 2020

Bomba sim, manutenção cara, carro para primeiro dono, que cuida e faz manutenção, segunda dono e.terceiro que não faz a manutenção correta ou se faz nós mexanicos , esses sim pegaram uma bomba , pra ter uma idéia vê o preços da bomba de água de um.up.

Avatar
Leandro Guarilha 19 de fevereiro de 2020

A materia do Boris foi escrita com base em anos de experiencia no mercado automotivo. Com esta bagagem não falamos bobagem..hahaha…Mas falando um pouco mais sobre o assunto. o Boris sabe que o mercado se adapta as novas tecnologias rapidamente, e a medida que elas chegam sempre ha oficinas dispostas a bem atender seus clientes, foi assim com motores transversais onde os “entendidos” criticavam a falta de espaço e mais um monte de caracteristicas, Foi assim com a injeção eletronica, com os cabeçotes multivalvulas…e por aí vai… Sobre o video no youtube, me limito a dizer que é JABA puro e descarado.

Avatar
Fabrício Duarte 19 de fevereiro de 2020

A turbina não vi vídeos falando mal, mas a solução encontrada pela VW nos TSI por ex. Parece que será bomba sim, quando ficar velho vai ter manutenção de carro de luxo, não me lembro agora os nomes corretos, mas os carros tem 1 peça, nos da VW tem tem 3 peças, ocasionando assumais mais itens para troca.

Avatar
Leandro Guarilha 19 de fevereiro de 2020

Fabricio, sobre o motor 1.0TSi ter manutenção de carro de luxo isso é relativo, mesmo possuindo tecnologia ainda pouco conhecida e detalhes criticos, tudo vai sendo resolvido com o tempo. fora isso é um motor que é fabricado para varios modelos, como Up, Polo, T-Cros…e mais um monte de modelos que vão surgir, isso dá volume de mercado o que acaba por gerar muitas peças no mercado paralelo, redução dos preços de peças dos fabricantes e também os motores ficam conhecidos no mercado, reduzindo o medo e a desconfiança. Não é como um motor Fivetech….que eram poucos e sem volume de mercado.
Como eu disse antes. é uma questão de tempo. o mercado se adapta ao grande volume de motores iguais.

Avatar
39 4 de outubro de 2020

Nem Deus acertou na minha injeção, me deu uma direta e agora preciso de marca passo

Avatar
Andre 19 de fevereiro de 2020

A questão não é a credibilidade ou suposta matéria paga.
Mas você realmente acha que as montadoras iriam investir em algo que poderia ocasionar imenso prejuízo?
Foi assim com os 16vs, tudo que é novo, assusta, ainda mais em um país subdesenvolvido igual o nosso.
Virará bomba na mão de curiosos e de quem não tem renda para fazer as revisões.

Avatar
Victor 19 de fevereiro de 2020

Há controvérsias meu caro, Veja a Ford com o seu irresponsável PowerShift (PowerShit)

Avatar
André 19 de fevereiro de 2020

No caso do powershift realmente foi vergonhoso, inclusive acharam documentos que mostraram que a Ford já sabia das possíveis falhas.
Em relação ao turbo/3cc, bomba será se não fizerem manutenções.
Peças irão se popularizarem, certamente ficará mais em conta

Avatar
ezio 20 de fevereiro de 2020

Amigo ela faz investimento com risco calculado , neste caso ,todo prejuízo é do cliente , ela ja amortizou o investimento com o numero de veiculos vendidos, se não tiver aceitação após 3 ,4 anos os proprietarios que se virem , outra , tudo que é sucata em paises desenvolvidos aqui vira novidade . avanço tecnologico , modernidade etc…. é assim que eles recuperam o investimento , pode acreditar , que a voz que lhe fala , ja viu tudo isso. abraços

Avatar
Paulo 19 de fevereiro de 2020

Boris?
0 credibilidade.
Totalmente patrocinado.

Avatar
Willian 28 de junho de 2020

Sou das antigas… motor custo x benefício é 1.6 e o resto é resto. 1.0 turbo tudo lixo…

Avatar
Alder 5 de agosto de 2020

Tenho um polo turbo três cilindros
Tá com 365.00 mil até agora só maravilha carro bom não bate nada e aí será que esse motor é uma bomba?,vou trocar por outro…

Avatar
Nilo Joaquim do nascimento 23 de setembro de 2021

Elder boa tarde: tenho um polo highline o carro é tudo de bom está com 70 mil eu tinha o gol MSI automático 1.6 e troquei por ele o danadinho é só alegria. Qualquer dia vou ter que trocar e será por outro polo . Acha três cilindros fraco ? Compare o pistão o três cilindros é robusto é deixa o quatro cilindros em qualquer situação no vácuo. O motor do polo é turbinado e interculado, se as trocas de óleo forem feitas no tempo certo as turbinas duram uma eternidade, os bicos de injeção direta só vão danificar se o proprietário trocar óleo e economizar com uma mísera troca de filtro de gasolina pois se o filtro estiver limpo a gasolina chegará filtrada aos bicos. Bom Elder, tem gente que quer sair de um fusca e montar em uma Ferrari e não aumentar os custos aí fica difícil. Motor turbinado é o futuro , assim como caminhões as turbinas protegem o meio ambiente os fabricantes vão adotar turbinas cada vez mais , em breve serão obrigatórias e as bombas serão os carros sem turbinas e depois disso acredito que vira a era dos elétricos .

Avatar
Deixe um comentário