Novos motores turbo: alguns precisam de atenção com óleo

Dupla - turbina e injeção direta - pode provocar uma anormalidade na combustão. É preciso ficar atento ao óleo indicado no manual

oleo motor viscoso moderno carter shutterstock
Por Boris Feldman
12 de junho de 2019 06:15

As exigências de redução de consumo e emissões estão fazendo as fábricas reduzirem a cilindrada dos motores. E para compensar, novas tecnologias. Entre elas, a turbina e a injeção direta de combustível, para evitar a perda de desempenho destes motores de menor cilindrada.

Entretanto, essa dupla – turbina e injeção direta – pode provocar uma anormalidade na combustão, uma super detonação que destrói o motor. Então, muita atenção no óleo recomendado para esse motor, que tem a dupla: turbina e injeção direta.

Pois foi criado uma nova classificação API, a chamada SN Plus para evitar esse fenômeno. Então, fique de olho no manual: se o óleo recomendado para o motor for SN Plus, nem pensar em usar o de uma outra classificação.

Motores com cilindrada
Viscosidade do óleo – Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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Adolfo Cesar 12 de junho de 2019

Óleo compensar anormalidade na combustão??
Não entendi

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