Não calibrou o pneu antes da viagem?

Você sabe por que é importante calibrar o pneu antes de percorrer grandes grandes percursos com o seu carro?

calibrando pneu portal
O certo é calibrar o pneu quando ele está frio (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
31 de maio de 2022 21:32

Por que se recomenda calibrar um pneu apenas quando está frio? Porque ele se aquece quando roda. E o acréscimo de temperatura faz a pressão aumentar.

Então, se um pneu está algumas libras abaixo da pressão recomendada, mas já rodou vários quilômetros, ele se aquece e pode ter chegado à pressão correta. E vai passar a falsa impressão de estar corretamente calibrado. Mas, e se você já rodou vários quilômetros na estrada e só então se lembrou da calibragem, com os pneus já aquecidos?

VEJA TAMBÉM:

Neste caso, vai uma dica: se você tiver – emergencialmente – que calibrar os pneus aquecidos, pode-se considerar que ele teve um aumento de pressão de cerca de 10%. Então, como exemplo: se os pneus tem pressão recomendada de 30 libras (a frio), poderia ser calibrado com cerca de 33 libras quando aquecido.

Mas, não se esqueça de, assim que possível, calibrá-lo corretamente quando estiver frio.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jo 3 de junho de 2022

Sempre reviso carro antes de grandes viagens. Calibrar pneus, verificar óleo e água é muito básico e deve ser feito toda semana. Faz bem ao bolso e a segurança.

Avatar
Deixe um comentário