Nitrogênio é vantagem só pra quem quer voar com a “nave”

Além dos automóveis de competição, quem também tem vantagens em relação ao nitrogênio nos pneus são as aeronaves

calibrando pneu carro calibrar portal
O melhor mesmo é ir no posto e gastar apenas uma moedinha (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/03/2023 às 18h02

O que é verdade e o que é mentira sobre calibrar os pneus com nitrogênio? A maior vantagem do nitrogênio sobre o ar comprimido nos postos é dele não ter umidade, o que evita a oxidação.

VEJA TAMBÉM:

E a outra incontestável é que, ao contrário do oxigênio, ele não é inflamável. Por isso ele é utilizado em automóveis de competição e nos pneus de aviões.

Outras vantagens, segundo um engenheiro químico, são tão mínimas que não vale a pena o custo de calibrar com nitrogênio. Elas são o fato da pressão permanecer por mais tempo e de não ter oscilação da pressão do pneu com a variação da temperatura, porque o nitrogênio é um gás inerte.

Mas as vantagens são mínimas, porque o ar já contém 78% de nitrogênio. Então para evitar a umidade, por exemplo, bastaria um bom filtro de umidade no compressor dos postos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
VALTER VICENTE DOS SANTOS 28 de março de 2023

Mantem a pressão por mais tempo, evitando visitas frequentes a calibradores desregulados dos postos; se o pneu não perde pressão, não ocorre desgaste irregular e economizo pneu; se o pneu não perde pressão também economizo combustível. Economia de tempo ($$$), pneus e combustível.

Avatar
VALTER VICENTE DOS SANTOS 28 de março de 2023

Vantagens que eu tenho com nitrogênio: Mantem a pressão por mais tempo, evitando visitas frequentes a calibradores desregulados dos postos; se o pneu não perde pressão, não ocorre desgaste irregular e economizo pneu; se o pneu não perde pressão também economizo combustível. Economia de tempo ($$$), pneus e combustível.

Avatar
henrjk 24 de março de 2023

Eu sempre uso nitrogênio nos pneus principalmente para viagem longas para o Nordeste. O pneu não baixa.

Avatar
Felipe da Cunha e Silva 24 de março de 2023

Ninguém jamais enche pneu com oxigenio e sim com ar comprimido, então não existe este argumento de gás não inflamável. E sim, a principal vantagem é manter pressão constante principalmente no uso em aeronaves, pois sofre grandes variações de temperatura ambiente entre pousos em aeroportos distantes.

Avatar
Sempre nitrogênio no pneu e uma das vantagens é não precisar fazer sempre calibragem e não oxidar. Sempre que faço viagem ao nordeste não altera a calibragem do pneu e nem sofre com o calor da rodagem em relação ao ar-comprimido. 26 de março de 2023

Sempre nitrogênio no pneu e uma das vantagens é não precisar fazer sempre calibragem e não oxidar. Sempre que faço viagem ao nordeste não altera a calibragem do pneu e nem sofre com o calor da rodagem em relação ao ar-comprimido.

Avatar
Deixe um comentário