Nível do óleo do motor deve ser verificado com o carro frio

Verificar o nível do óleo do motor é uma tarefa que não pode ser esquecida. E muitos ficam na dúvida se isso pode ser feito com o motor quente

motor kwid oleo
Por Boris Feldman
18 de setembro de 2018 06:30

É fundamental fazer periodicamente a medição do nível do óleo do motor. Mas, é preciso ficar atento, pois há um jeito correto de realizar essa verificação.

[TRANSCRIÇÃO]

Mesmo os motoristas que não dão pelota para a manutenção se preocupam, pelo menos, com a troca do óleo. Pois, sabem sua importância para evitar problemas, para não ter o motor fundido, com um baita prejuízo no saldo bancário. E por isso que tem tanta dica de como se verificar o nível do óleo e em que condições trocá-lo, quando chegar a hora.

Então vamos lá, o momento ideal para se verificar o nível do óleo é de manhã, na garagem antes de ligar o motor, para se ter certeza de que todo o óleo escorreu para o cárter. Se você não quiser fazer isso, ao desligar o motor no posto, espere uns 5 a 10 minutos pra dar tempo da maior parte do óleo descer para o cárter, evitando assim distorções na medida da vareta. Quanto à troca do óleo, ela não deve ser feita com o motor frio, pois é importante o óleo estar quente para se ter certeza de que todo ele vai sair do cárter antes de se colocar um novo.

nível do óleo do motor
Foto Shutterstock

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maurício escova 10 de julho de 2020

Como verificar água no radiador

Avatar
George Mendes 3 de março de 2020

O tempo de entre 5 e 10 min é suficiente para o óleo descer de toda as galerias? A vareta sempre ficará melada com o óleo e não mostrará a medida real do óleo!

Avatar
William Batista 18 de setembro de 2018

Acho uma tristeza ver esse tipo de noticia,ensinando errado as pessoas…. eu nao vou me alongar, mas medir o oleo com o motor frio, tb gera distorção, da mesma forma que medir o óleo com motor quente SEM esperar 5 a 10 minutos para ele voltar ao carter tb gera…

Avatar
Rafaela 15 de janeiro de 2019

Ola, levando em consideração seu comentário, então qual é a maneira certa de verificar o óleo do motor sem distorção?

Avatar
kleyton anderson bertoldo pessoa da silva 12 de julho de 2020

No manual diz pra ligar o carro e deixar na temperatura de funcionamento do carro, que eh ali perto dos 90º, aí desliga e espera 5 ou 10 min e mede.

Avatar
FABIANO LIMA RAMOS DO NASCIMENTO 18 de setembro de 2018

Bom dia, no manual do meu SIENA 1.0 2010 está: ” O controle do nível do óleo deve ser efetuado com o veículo em terreno plano e com o motor ainda quente (cerca de 10 minutos após tê-lo desligado).”

Avatar
Deixe um comentário