Diferença de 70% não é mais a regra para escolher gasolina ou etanol
Evolução dos motores flex e realidade de cada motorista trazem resultados diferentes em relação aos números divulgados pelo Inmetro
Por AutoPapo 18/09/18 às 08h00Evolução dos motores flex e realidade de cada motorista trazem resultados diferentes em relação aos números divulgados pelo Inmetro
Por AutoPapo 18/09/18 às 08h00Há mais de 15 anos no mercado, os carros equipados com motor flex – que aceitam gasolina ou etanol em qualquer proporção – ainda são cercados de mitos. Um deles é quando usar gasolina ou etanol levando em conta o preço dos dois combustíveis.
No começo, foi estabelecido que, se o valor do etanol fosse até 70% do preço da gasolina, abastecer com o combustível renovável seria vantajoso. Mas, pela evolução técnica dos motores e do próprio etanol, hoje, essa proporção está diferente e pode chegar a até 75%.
O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, sugere que cada motorista faça as contas e veja qual a proporção é a correta. Para ele, nem mesmo as medições do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feitas pelo Inmetro, refletem a realidade.
“Os testes feitos pelo Inmetro tem como base a gasolina com uma mistura de 22% de álcool anidro. Hoje, a gasolina vendida nos postos tem 27%. O número que está ali pra gasolina não reflete a verdadeira quilometragem que aquele carro poderá rodar com gasolina. Se o teste fosse feito com a gasolina com 27% de anidro, o consumo com esse combustível seria maior”, afirma Campos.
Para exemplificar essa diferença, a entidade que representa os produtores de etanol de São Paulo – Unica – contratou o Instituto Mauá de Tecnologia para realizar testes, em campo, com automóveis usando etanol hidratado e gasolina vendida nos postos, com 27% de álcool anidro, para mostrar que os números de consumo divulgados pelo Inmetro não refletem a realidade em relação a esses dois combustíveis.
Foram utilizados 20 veículos: cinco unidades de quatro modelos diferentes (compactos 1.0 e 1.6, sedã médio e utilitário esportivo). Eles percorreram 27 km em trechos urbanos e 30 km em rodovias. Cada um desses circuitos foi repetido 15 vezes. Os trajetos foram definidos seguindo o padrão de testes e análises já realizados pelo Instituto Mauá em vias públicas.
Avaliado por meio de análise estatística, o desempenho médio do etanol comum em relação à gasolina comum, que contém 27% de etanol anidro, para os modelos de veículos testados variou de 70,7% a 75,4%. Como referência, os valores encontrados para os mesmos modelos de veículos pela norma do Inmetro foram, respectivamente, 66,7% a 72,1%.
Esse percentual também varia, principalmente, com o perfil de direção do motorista e a tecnologia embarcada no veículo.
Em carros equipados com computador de bordo: eles apontam quanto quilômetros por litro (km/l) o seu automóvel está fazendo. Dessa forma é possível avaliar melhor quando usar álcool ou gasolina.
Em modelos importados não é tão simples. Eles apontam o consumo em litros consumidos a cada 100 km rodados (l/100 km). Neste caso, é necessário fazer uma conta rápida para calcular o consumo: dividir a distância pela quantidade de combustível gasto. Por exemplo: um automóvel que faz 12 l/100 km tem uma média de 8,3 km/l (100/12 = 8,3)
Mas e nos carros que não tem computador de bordo? Neste caso, vai dar um pouco mais de trabalho. Complete o tanque (até o desarme da bomba) e zere o hodômetro parcial (ou anote o número exato do hodômetro total). Após rodar a distância que for conveniente, complete o tanque mais uma vez (novamente, até o desarme) e divida a quantidade de litros abastecido pela quilometragem. O ideal, para calcular o consumo com maior precisão, é que a operação seja feita por três vezes.
O cálculo do rendimento do carro é importante, pois o motorista poderá verificar também qual combustível é mais econômico em função do preço na bomba. Existe a convenção de que o etanol é mais econômico se custar até 70% do preço da gasolina ou 30% mais barato (baseado no teste do Inmetro). Mas se levarmos em conta os atuais testes do Instituo Mauá o motorista poderá verificar que seu carro rende muito mais e então economizará usando etanol mesmo se o percentual estiver acima de 70%, podendo chegar até 75%!
Veja, passo a passo, como calcular qual combustível é mais vantajoso:
Ouça a dica do Boris no programa AutoPapo nas rádios:
[TRANSCRIÇÃO]
Quando o dono de um carro flex vai abastecer, ele já conhece aquela regrinha da diferença dos custos. Se o etanol estiver custando até 70% do custo da gasolina, ele vale mais a pena. Caso contrário, abastece com gasolina. Mas aí vem a dúvida: todos os motores respeitam essa regrinha dos 70%? Claro que não, esse percentual pode variar de 68, 69, até 71, 72%. A quem diga que pode ser alterado até para 75%. Como saber? Fazendo as continhas. É só abastecer o carro com gasolina e fazer a conta: quantos quilômetros ele andou com 1 litro de gasolina? Pois abastece com etanol, faz a mesma conta, quantos quilômetros por litro de etanol ele rodou. Se essa diferença de consumo for de 30%, vale então a regrinha dos 70% da diferença do custo. Se a diferença de consumo foi maior ou menor, ajuste a regrinha para esse percentual que você encontrou específico do seu carro.
Etanol tá reais o litro e gasolina tá 4,60 qual melhor abastecer
HONDA BIZ É A SOLUCAO 45 KM COM GASOLA E 36 COM ETANOL
Tenho um Uno 2009 que só abastecia no etanol… ele fazia uns 6km/l cidade e 10km/l na estrada. Fiz o teste com gasolina aditivada, agora ele faz 10km/l cidade e 15km/l estrada. Etanol nunca mais rsrs
Meus trajetos são muito curtos e não faço mais que 300 quilômetros por mês como o meu carro. E ele não é econômico no transito urbano. Faz 6 km por litro no ETANOL e 7,5 na gasolina. O que me fez optar pelo Etanol, já que a diferença de quilômetros por litro é muito pequena e a diferença de preço entre um combustível e outro e vantajosa, gasolina 4,49 e o etanol 3,10.
O cálculo mais simples para quem tem computador de bordo é o valor do combustível dividido pela media de consumo do veículo, exemplo: minha Toro faz 8,5 em média cidade/estrada, portanto meu preço de etanol 3,43 : 8,5= 0,40, gasolina 4,53 : 8,5 = 0,43, portanto etanol pra min tem o menor custo.
Caso seu veiculo Toro na gasolina fizer mais do que 10 km/l compensa gasolina… na conta que vc fez, considerou a mesma média de consumo. Na gasolina ela vai ter uma maior média.
Tenho um GOL TRACK 2014/15. Só uso Gasolina Aditivada.. Sou doidão? Acho que não.. Rodo muito pouco. uns 450 km por mês.
No meu caso, apesar de usar mais ETANOL do que gasolina, pela minha condução que geralmente não passa de 100km/h, e testando os dois combustíveis, percebi que o gasto praticamente fica no mesmo. Entretanto, percebo melhor desempenho usando ETANOL do que GASOLINA.
Ao subir ladeiras por exemplo, consigo subir na quinta marcha, enquanto que usando gasolina pede quarta.
Colocando o mesmo valor tanto de ETANOL quanto GASOLINA (R$50,00) percebi que o rendimento foi significativamente melhor usando ETANOL. Ou seja, sobrou mais combustível depois de percorrer a mesma distância usando ETANOL.
Conclui então, que pra mim está sendo mais vantajoso usar ETANOL, visto que até mesmo melhor desempenho e quilometragem o mesmo me proporciona.
Pessoal, boa noite, infelizmente os carros de cilindrada pequena são uma ilusão, 1.0 / 1.5 … não vale mais a pena comprar, o consumo aumenta muito acima de 100 km / hora… acredito que dificilmente andem a 80km / hora pensando na econômica, e por experiência própria sugiro a compra de carros 2.0 muito mais econômicos e mais potência ecomomizando muito mais, devido que eles andam a 110 km/ hora a baixa revolução… fazendo uma média muito boa, ao contrário dos pequenos…. tenham uma boa noite!!!
Como assim ? Não tem como comparar. tenho um March 1.0 e faço de 18 km\L a 22 Km\L na estrada a 100 ou 120 kmh. Hoje ainda é Impossível um 2.0 fazer isso.
Por isso tem os carros 1.0 Turbo!
Economiza como um 1.0 e anda igual um 2.0
E cada uma que aparece hoje praticamente não existe mais motor 2.0 só em sedãs de luxo e levam pau de carros 1.0 a 1.5 turbo que andam mais e são mais economicos
Exatamente. Motor 2.0 é praticamente carro pesado e com elevado consumo e ainda com bloco de ferro fundido. O que temos hoje são motores de alto desempenho com motor e cabeçote de alumínios tanto que a tecnologia dos aditivos de arrefecimento já é hibrida garantindo uma maior proteção contra a corrosão no alumínio.
Bem eu faço o custo por quilometro rodado , meu carro no etanol e um avião para beber , na gasolina não bebe pouco e faz boa média faço 10 na gasolina e 7 no etanol
Cada motorista deve fazer o seu cálculo, de acordo com o estilo de condução. Além da diferença de preço entre os combustíveis, vale lembrar que a maioria dos carros tem desempenho melhor com etanol, o que pode fazer o motorista aliviar o pé do acelerador e melhorar o consumo. Há também o fato de o etanol “sujar” menos a parte interna do motor do que a gasolina comum, o que pode impactar nos custos a longo prazo…
Concordo com você MRG, a única vantagem a favor da gasolina é a autonomia. Mesmo assim a autonomia do etanol será suficiente para enfrentar longos trechos sem postos de abastecimento, mesmo nos lugares mais remotos.
Pra saber o que é mais vantagem, levando em conta apenas o consumo, basta dividir o preço do litro pelo consumo. Não precisa fazer um monte de contas e comparações proporcionais ou qualquer outro malabarismo aritmético.
Um exemplo real do meu carro:
Litro de gasolina: R$ 4,20
Litro de etanol: R$ 3,40
Consumo urbano com gasolina: 7,5 Km/l
4,2 / 7,5 = 0,56
Consumo urbano com etanol: 6 Km/l
3,4 / 6 = 0,56
Consumo de estrada com gasolina: 14 Km/l
4,2 / 14 = 0,3
Consumo de estrada com etanol: 11 Km/l
3,4 / 11 = 0,3
Nestes casos, em termos de consumo não há diferença entre usar gasolina ou etanol.
No uso urbano eu gasto 56 centavos e na estrada 30 centavos por km rodado, independente do combustível.
Boa Darlan, essa também é uma forma de fazer o cálculo. E se você dividir 3,4 por 4,2 (preço do alcool / preço da gasolina) Vai chegar a 0,80 (ou 80%). O que mostra que a matéria está certa. A média não é mais 70%. No seu caso é 80%!
Nesse caso o melhor é a gasolina, pois vai rodar mais kilometros pelo mesmo gasto de combustivel dos 2 combustiveis
Aplicativo android que calcula a melhor opção entre álcool e gasolina na hora de abastecer. Caso saiba as médias do veículo ele leva as mesmas em consideração. Link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.lipphaus.alcool_gasolina
Sério? Desde meados de 2010 eu já tinha estudado sobre isso…..
Estou rodan
No meu carango uso urinolina e faço 40 km/l .kkkkkk
Opa
Tenho uma S10 e ela faz 5,9 km no álcool e na gasolina 7,5 km
No álcool economizo muito mais,
Minha única dúvida se realmente o álcool danifica o Motor em menos tempo de uso do q a gasolina
È ao contrário, Etanol é um combustivel limpo, tanto que sempre onde tem adulteração 90% é na gasolina
Com certeza o alcool é o melhor combustivel, se colocassem no mercado um carro 100% movido a alcool, com a devida configuração, taxa de compressao, etc. Com as tecnologias de hj, injeção direta, bicos injetores com aquecimento, etc, o alcool chegaria tranquilo a 85% de eficiencia. As montadoras no mundo todo competem pra reduzir o consumo e aumentar a eficiencia da gasolina, mas nenhuma compete pra aumentar a eficiencia do alcool, se tivesse uma competição, veriamos como aumentaria a eficiencia do alcool perante a gasolina. O risco seria somente uma crise na industria alcooleira, mas eu gostaria de correr o risco
Pois é, cara, penso a mesma coisa. Acho que poderíamos ter um investimento nessa questão de veículos movidos a etanol (é aquele papo do pato – nada, anda e voa, mas não faz nada disso tão bem quanto um animal que faz exclusivamente aquilo [um peixe que só nada, um felino que só anda/corre ou uma águia que {praticamente} só voa), mas acho difícil de vermos algo assim porque provavelmente não faria muito sucesso nas vendas, já que na prática a pessoa estaria perdendo uma opção (“agora eu só posso abastecer com etanol”); talvez se houvesse algum incentivo do governo pra esses veículos e o carro a etanol custasse, digamos, 10% a menos que sua variante flex…
E não sei até que ponto isso “resolve” o problema, mas dizem que os carros turbo conseguem aproveitar muito bem tanto a gasolina quanto o etanol (e não ficar num meio termo como os aspirados) porque conseguem controlar melhor a quantidade da mistura ar+combustível admitida (e assim “simular” uma taxa de compressão maior pro etanol).
Qual o melhor teste para se fazer no combustível para saber se está adulterado?
O álcool é feito elaborado pelas indústrias nacionais, é imprescindível que elas tenham a liberdade e prerrogativas de vendas diretas ao consumidor!!!!!!!!!! Isso vai alavancar a matriz energética no nosso país!!!
Uma lógica burra. Se na gasolina já está composta por 27% de álcool, o que compramos não é puro e se não é puro deveria ser muito mais barata.
Outra lógica burra minha. Se não fosse os cartéis no Brasil,no álcool poderia ser vendido por muito menos e ninguém usaria gasolina. Meu carro, Etios, anda igual usando álcool. Não uso gasolina.
Disse tudo , eu até tenho minhas dúvidas se na gasolina é adicionado somente 27% de etanol , sabendo que a gasolina está mais cara , não duvido nada de essa porcentagem ser maior…agora com o final da safra da cana de açúcar , o etanol está mais caro!!!
kkkkkkk a desculpa é sempre a safra… cara cana de açúcar é uma praga.. joga no chão da sua casa 1 semana depois já tem capim de cana ali… isso é papo pra enganar o trouxa do brasileiro
Tenho a solução, montei e instalei um kit vapor de gasolina no meu carro, antes fazia 15 kms l, Ágora está fazendo 21 kms l !
Considerando ser um carro antigo estou muito satisfeito !
Onde compro esse kit? Thanks!
Kkklklk para de mentir mano, já foi provado que valor de gasolina não resolve nada você tá querendo e acabar trouxa para vender o seu… se lascar viu
isso é verdade esse kit?
Claro que não, cara. Se fosse a indústria automotiva (na Europa principalmente, que tem umas metas mais sérias de redução de emissões) já tinha adotado em massa, a menos que se acredite “na verdade” – aquele papo de que as petroleiras têm esquema com as montadoras pra fazer os carros consumirem mais combustível. Isso aí é papo de charlatão que quer vender seus lixos, quando muito o cara instala isso no carro e por questões subconscientes passa a pisar menos (“opa, instalei um negócio aqui que vai melhorar meu consumo, deixa eu dirigir mais na boa pra melhorar ainda mais”), quase como um placebo, aí acha que foi a maquininha milagrosa que aumentou a autonomia.
Ja fazem 3 anos que eu não coloco 1 litro de gasolina em meus carros, não sinto a menor falta da gasolina.
Mas esse ano percebi que o aumento no valor do etanol tem acontecido frequência com maior frequência, com certeza os distribuidores já se atentaram a regra acima.
Aqui no DF tem posto vendendo etanol a 3,82. Claro que existe um abuso aí. Estão aproveitando os aumentos abusivos da gasolina para subir o etanol também, e o ministério público não faz nada.
Se não fosse obrigatório o uso de 27% de álcool na gasolina o preço seria ainda mais interessante, porém os usineiros são poderosos… bancam campanhas …
Eu sempre faço a conta dividindo o valor do combustível pelo km/l.
Por exemplo etanol 2,599/8km/l = R$ 0,33 o km rodado
Gasolina 3,899 10= R$ 0,39 o Km rodado
Eu que rodo no mínimo 5.000 km por mês, se eu optar pela gasolina, vou ter um gasto a mais de R$ 300,00
É isso aí cara, um jeito muito mais simples e objetivo de fazer o diagnóstico. Os caras estão há décadas repetindo essa coisa de 70%, quando basta dividir o preço do litro pelo consumo.
Infelizmente, no Brasil não se pode nem divulgar esse tipo de informação… é certeza matemática um aumento gradual do etanol sem nenhuma justificativa de custo, só porque o consumidor está lavando pequena vantagem!
Simplificando a matéria toda ,o que compensa álcool ou gasolina, no flex do povão.
Na minha opinião essa porcaria de etanol deveria custar R$ 1 no máximo, já que é um produto nacional alternativo a gasolina. Pode perguntar a qualquer dono de usina porquê o etanol é caro desse jeito e ele dirá “é uma questão de oferta e procura”. Ou seja, se o povo esquece do etanol, fica barato. Se todos usam, fica caro.
Claro que não. Um combustível limpa o outro. Só com gadolina aditivada não há formação de sujeira, mas há problema de predetonação. Eu uso 3 tanques de gasolina pra um de álcool, exceto quando vou calcular o consumo. Combustível é caro, mecânico é muito mais caro.
Meu carro e flex posso misturar gasolina com etanol
Sem dúvida e em qualquer proporção. Veja na matéria https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/misturar-gasolina-e-alcool-carro-flex/
Meu amigo acho melhor não pois o módulo não irá reconhecer o combustível certo e irá queimar mais combustível. O ideal é diversificar a cada 2 ou 3 tanques de álcool um de gasolina. Porém o álcool impregna nos bicos e futuramente haverá maior consumo de combustível e manutenção de velas e limpeza dos bicos.
Tem mecânico que diz não misturar gasolina com etanol meu carro é flex como faço.
Troca de mecânico.
O povo está pagando pela incompetência e ladroagem do governo. Deixaram a Petrobrás na situação que se encontra. E ainda tem pessoas que vão votar neles. Após a eleição eles esquecem o povinho e vão continuar roubando.
Em minha Ferrari F430, eu fiz as contas, tá mais vantajoso usar o álcool…
Ela engasga um pouco mas continua rodando numa boa.
Futuramente pretendo por um kit gás nela!
Invejoso … coloquei kit gás em minha Lamboguini e não ficou xôxa não… mas bebe um pouco mais. Kkkkk
Será que fazem conversão em jatinho particular? e que o combustível pra avião tá caro que só, vou 3 vzs por semana em Dubai e tá pesando um pouco no orçamento.
Uso etanol no meu helicóptero. Roda prá cima e prá baixo muito bem.
Pô cara, vocês estão confundindo meus neurônios, qual combustível devo usar no meu boing sinal de contas.?
Sim, no meu navio cruzeiro com heliporto+helicóptero acoplado com pista de pouso para meu jatinho particular fiz a conversão para gás natural em 2008, porém ele perde potencia e quando preciso carregar o navio com minha coleção de 300 veículos não desempenha bem além de gastar mais. É também muito complicado o fato de ter que todos saírem do navio cada vez que vamos abastecer o mesmo com o gás, e ter q apresentar o selo do INMETRO, além de q pago uma taxa de 300.000,00 para vistoria cautelar todo ano. Sendo assim voltei para o diesel porém gosto de abastecer somente no brasil pois ele vem com raspas de ouro e diamantes que melhora a performance de navio, deve ser esse o motivo do preço mais caro, mas preço não é problema para mim.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…rindo até 2021
Aqui em Brasília a gasolina está sendo vendida em alguns postos a 5 reais o litro coloquei etanol há 3.09 o litro praticamente 2 Reis de diferença compensa o etanol sendo que meu carro e 1.0 3 cilindros gasolina tá um roubo.
A instrução de dividir a quantidade de litros pela quilometragem está errada. É ao contrário!
Exatamente! Também percebi o equívoco!
Verdade, começou bem a matéria, mas depois…kkk
Não está, leia de novo e irá ver que está correto.Mas tem que ler direito!!
Cara gasolina tá um roubo * tem q e andar no álcool enquanto valer a pena depois no gás porque gasolina tem q apodrecer nos postos bando de ladrão 5 reis um litro vai roubar pra se preso bando de *
EDITADO
Gasolina a 484
Etanol 325
Qual devo usar tenho um jeep compass 2018
Meu camarada, boa tarde! Sugiro vc fazer a média de consumo de um tanque completo com gasolina e comparar com a média de um tanque com álcool, no seu Compass. Isso para a cidade, ou estrada, por exemplo. Fiz isso com meu Focus para saber o que vale mais.
E no seu teste do Focus qual foi ?
Qual foi o resultado do Focus
3,25 / 4,84 = 0,67 (67%) Ou seja abaixo de 75%. O etanol sai mais em conta.