Nível do óleo subiu? Corra para a oficina

Óleo contaminado com água é sinal de problema grave e não está cumprindo a sua função de lubrificar corretamente

conferindo o óleo do motor
Verifique todo o motor (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/03/2023 às 18h02

De repente, ao puxar a vareta que indica o nível do óleo no cárter, o motorista se assusta: “Ué, mas da última vez o nível do óleo estava bem entre o máximo e o mínimo. Agora subiu o nível. Ele está próximo do máximo. Como pode acontecer isso?”

VEJA TAMBÉM:

A única explicação é que o nível do óleo subiu porque entrou água no cárter. E vale a pena reparar melhor no óleo que ficou na vareta. Ele deve ter mudado a coloração, um pouco esbranquiçado e até com umas bolhas que são gotículas de água.

E neste caso, vá depressa para a oficina, porque o óleo está contaminado com água e não vai lubrificar corretamente o motor.

As causas do problema podem ser a junta do cabeçote queimada, trinca no próprio cabeçote, no bloco ou até mesmo uma passagem de água no radiador de óleo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário