Dias contados: carros e motos a combustão serão proibidos segundo PL

Projeto de lei no Brasil quer o fim do motor a combustão buscando seguir a tendência global da redução de poluentes

renault kwid e tech 2022 branco frente e lateral marcelo jabulas
Autor do projeto é o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) (Foto: Marcelo Jabulas | Autoapo)
Por Pedro Januzzi
Com Agência Câmara Notícias
Publicado em 02/03/2023 às 17h03

O Projeto de Lei 295/23, que quer o fim do carro a combustão, determina que, a partir de janeiro de 2035, só poderão ser comercializados no país carros elétricos novos, nacionais ou importados. A regra vale para ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário e bonde. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

No caso de micro-ônibus, ônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator de esteiras e trator misto, o texto define 2045 como o prazo limite para a substituição total dos motores a combustão por elétricos. No entanto, a partir de 2035, metade da frota comercializada desses carros já deverá ser elétrica.

VEJA TAMBÉM:

Especificamente em relação a ônibus, caminhão e caminhão-trator usados em viagens de longa distância, o projeto permite a comercialização em versão híbrida (tração elétrica e combustão interna), de acordo com normas e prazos a serem definidos pelo Executivo.

Autor do projeto, o deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) ressalta que as mudanças climáticas mobilizam muitos países a reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

“Considerando que o Brasil está engajado nessa busca internacional pela sustentabilidade energética e que o setor de transportes nacional é responsável atualmente por grande parcela das emissões de gás carbono, devido principalmente ao uso de óleo diesel e de gasolina, são necessárias medidas urgentes no sentido de reverter esse quadro”, afirma o deputado.

Tramitação

O PL 295/23 ainda será despachado para as comissões da Câmara.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francis 3 de janeiro de 2024

Imagina uma fila enorme nos postos de recarga pra carregar os veículos, será um caos

Avatar
Gesse Ferreira 2 de janeiro de 2024

Pra compensar vão fazer mais termoelétricas pra da conta.
Tem q da uma piza nesse deputado

Avatar
Reynaldo 23 de março de 2023

Meu último carro será ano 2034….

Avatar
André 4 de março de 2023

Para muitos países já está claro que o automóvel elétrico não vai funcionar. Já existem muitas provas de que o carro elétrico polui mais do que o carro a combustão. A poluição se dá na confecção e descarte das baterias. Um outro problema é que muito provavelmente não teremos condições de gerar energia elétrica suficiente para abastecer tais veículos, sendo necessária a utilização de carvão ou energia nuclear para a produção de eletricidade. Investir em células de hidrogênio e em gasolina sintética será muito mais benefício para o planeta.

Avatar
Almeida 3 de março de 2023

Poderia até funcionar!!! Queria ver só 95% da população em condições de comprar um carro. Se aprovar esse projeto eu dou parabéns.

Avatar
Deixe um comentário