PSA confirma ‘irmão’ do Peugeot 208 no Brasil: o novo Citroën C3
Com quase duas décadas de presença no mercado brasileiro, o Citroën C3 vai ter a mesma plataforma do novo Peugeot 208, entenda:
Por Boris Feldman 01/07/20 às 07h30Com quase duas décadas de presença no mercado brasileiro, o Citroën C3 vai ter a mesma plataforma do novo Peugeot 208, entenda:
Por Boris Feldman 01/07/20 às 07h30Olhe com atenção para o telhado: está vendo um carro subindo ali? É o Citroën C3, um glorioso francês que está há quase 20 anos no mercado e merece mesmo um sucessor.
E a PSA, que detém as marcas Citroën-Peugeot, já decidiu que o novo C3 vai ter a mesma plataforma CMP do Peugeot 208 – que está chegando brevemente ao nosso mercado e já foi eleito Carro do Ano na Europa; serão ambos importados na Argentina, onde o 208 já é produzido.
Assim como o seu ‘irmão’ da Peugeot, o Citroën C3 terá também o motor 1.6, 16 válvulas, 122 cavalos e câmbio automático de seis marchas. Mas poderão vir também os motores 1.2 aspirado e turbo. O projeto do hatch C3 prevê outras duas carrocerias: SUV e sedã.
Você não vê nenhum carro francês nos EUA, porque estes carros franceses são fracos e com manutenção custosa.
Os americanos são muito exigentes para automóveis e agora vão querer enfiar goela abaixo estes carros bonitos porém fraquinhos e custosos aqui no Brasil através destas fusões.
Acho que esta fusão FCA + PSA vai ajudar muito os franceses e prejudicar parte aos italianos, que constroem carros muito melhores em conjunto com os americanos…
Espero que como o projeto do novo C3 está sendo desenvolvido na Índia para os mercados emergentes , não seja tão frágil como o Kwid que teve que ser todo adaptado, já que lá os veículos são “bateu, morreu”, que os freios sejam melhores, pois possuo a versão 1.2 e os discos de freio não são ventilados…só a versão 1.6 tem! Isso é ridículo em um veículo de quase $ 60.000,00..até o Mobi básico tem! O ar condicionado também pode melhorar pois no calor parece um ventilador , não esfria! E tirem o escorpião do bolso e invistam em marketing PSA! , principalmente TV..a primeira versão teve boa aceitação por isso. Tirando esses percalços, tenho um C3 2017 e amo o carro: confortável, ágil e econômico.
Esperemos que a nova chegada, venha com a dinâmica das estradas e ruas urbanas desse lado do mundo pois os primeiros não foram considerados os buracos e má conservação do nosso sofrido tapete asfáltico, sendo considerado com suspensão de vidro por não aguentar o tranco dessas bandas. Digo com conhecimento de causa pois possuo um C3 09/10 e não gosto da dinâmica de sua suspensão que em tudo faz bastante barulho.