O Volkswagen Golf é um dos carros mais vendidos do mundo e uma das melhores opções do mercado brasileiro, produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Ele começou a ser produzido no Brasil em 1999, quando estava na quarta geração. Quando a Volkswagen pulou na Alemanha para a quinta e para a sexta gerações, ela continuou produzindo a quarta geração no Brasil, alegando que as mais novas eram muito caras para o nosso mercado. Mas mudou de ideia, e em 2015 passou a produzir aqui a sétima geração, que ainda é a atual na Alemanha.
Mas agora a história se repete, pois na Alemanha a Volkswagen vai lançar a oitava geração em junho, pouco provável de ser produzida aqui. Sabe por quê? Porque automóveis do tipo hatch médio, como o Golf, foram todos engolidos pelos novos queridinhos do mercado: os utilitários esportivos.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Jose Roberto
15 de outubro de 2019
Não concordo com esta informação que o Golf foi engolido pelos SUVs. Tem cliente para todos tipo de carros. O que aconteceu com o Golf, foi estratégia de custo mal feito. A Volkswagen quis aumentar demais o preço do Golf e matou o carro. Um Golf completo em 2017,18 e 19 saia de 100 até 130 1.4TSi. GTI de 140 a 165. Ai fica difícil vender a quantidade que esles querem ne´? Agora o Golf GTI virá importado. se o fabricado aqui tava 165. esse importado vira por 200 mil. Vai encalhar de novo!!
É o velho ditado de que Brasileiros não gostam de carro, mas sim de aparência e modismos. Carros sempre 4 portas e agora altos, inúteis e menos econômicos.
Qual o motivo de andar em um carro que anda na lama, 4×4 para ir no mercado fazer compras? Brasileiro compra pela emoção, mas é uma emoção desequilibrada, egocentrista e totalmente desprovida de conhecimento técnico.
Eu queria que todas as pessoas que compram um ” SUV” fossem submetidas a testes de direção defensiva, ou evitando um acidente para entenderem que se tratam de nada mais que um monte de lata com alto centro de gravidade. Assino embaixo o comentário do Everton Gomez, e dos demais amigos. O Golf é um senhor automóvel, para nós Brasileiros? Só o lixo fica.
Porque aqui no Brasil, as montadoras lançam carros de categorias inferiores para ocupar o espaço antes ocupados pelos carros de verdade, mas com o mesmo preço do modelo superior… Acrescente a isso um povo ignorante, que acha que carro é status, modinha…e que está disposto a comprometer grande parte da sua renda comprando porcarias…
Golf excelente carro. Tive um 2003′ 2008′ 2014′ e dois 2015. E incomparável, sem dúvida que é caro para os padrões do Brasil, mas estão comprando SUV pq e modinha status então infelizmente ele só vira importado.
Não é só isso, a moda dos SUVs, o Golf é um carro espetacular, afirmo isso, porque sou proprietário de um, e posso falar com conhecimento de causa. O outro grande problema é o preço! Aqui no Brasil, todas as montadoras enfiam a faca, cobram preços absurdos, e então, é lógico que vendem menos por aqui, se cobrassem um preço mais justo, compatível com o que cobram na Europa e USA, talvez as vendas de carros Premium aumentasse. Uma pena!
Brasileiro não entende nada de carro (maioria), no tempos que as revistas automotivas vendiam razoavelmente ainda havia um consenso. Brasileiro compra carro poe emoção, é só observar nas ruas a quantidade de suvs circulando,parecem todas iguais, os melhores modelos não são os mais vendidos, um exemplo: a ASX da Mitsubishi é uma excelente opcão, muito dificil encontrar uma semi-nova. Em breve só restaram os carrinhos bonitinhos e ordinarios como Mobi, Kwid, etios, chery, march e outros, opss..alguns são só ordinarios…