Novo Golf: por que a 8ª geração do hatch não deve vir para o Brasil?

"VW Golf é um dos carros mais vendidos do mundo e uma das melhores opções do mercado brasileiro, produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR)"

Por Boris Feldman 04/03/19 às 10h23
2020 vw golf 1

Novo Golf, que já está na sua 8ª geração, irá estrear na Alemanha e não deve vir para o Brasil. Você sabe de quem é a culpa?

[TRANSCRIÇÃO]

O Volkswagen Golf é um dos carros mais vendidos do mundo e uma das melhores opções do mercado brasileiro, produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Ele começou a ser produzido no Brasil em 1999, quando estava na quarta geração. Quando a Volkswagen pulou na Alemanha para a quinta e para a sexta gerações, ela continuou produzindo a quarta geração no Brasil, alegando que as mais novas eram muito caras para o nosso mercado. Mas mudou de ideia, e em 2015 passou a produzir aqui a sétima geração, que ainda é a atual na Alemanha.

Mas agora a história se repete, pois na Alemanha a Volkswagen vai lançar a oitava geração em junho, pouco provável de ser produzida aqui. Sabe por quê? Porque automóveis do tipo hatch médio, como o Golf, foram todos engolidos pelos novos queridinhos do mercado: os utilitários esportivos.

Novo Golf
Foto Carscoops
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Hamilton Mendes 11 de abril de 2021

Tenho um Golf GT 2000, estou esperando um GTI 2021 ou 2022, na torcida…

Avatar
Jose Roberto 15 de outubro de 2019

Não concordo com esta informação que o Golf foi engolido pelos SUVs. Tem cliente para todos tipo de carros. O que aconteceu com o Golf, foi estratégia de custo mal feito. A Volkswagen quis aumentar demais o preço do Golf e matou o carro. Um Golf completo em 2017,18 e 19 saia de 100 até 130 1.4TSi. GTI de 140 a 165. Ai fica difícil vender a quantidade que esles querem ne´? Agora o Golf GTI virá importado. se o fabricado aqui tava 165. esse importado vira por 200 mil. Vai encalhar de novo!!

Avatar
Cristiano Sagrillo 26 de abril de 2019

É o velho ditado de que Brasileiros não gostam de carro, mas sim de aparência e modismos. Carros sempre 4 portas e agora altos, inúteis e menos econômicos.
Qual o motivo de andar em um carro que anda na lama, 4×4 para ir no mercado fazer compras? Brasileiro compra pela emoção, mas é uma emoção desequilibrada, egocentrista e totalmente desprovida de conhecimento técnico.
Eu queria que todas as pessoas que compram um ” SUV” fossem submetidas a testes de direção defensiva, ou evitando um acidente para entenderem que se tratam de nada mais que um monte de lata com alto centro de gravidade. Assino embaixo o comentário do Everton Gomez, e dos demais amigos. O Golf é um senhor automóvel, para nós Brasileiros? Só o lixo fica.

Avatar
Daniel 5 de março de 2019

Porque aqui no Brasil, as montadoras lançam carros de categorias inferiores para ocupar o espaço antes ocupados pelos carros de verdade, mas com o mesmo preço do modelo superior… Acrescente a isso um povo ignorante, que acha que carro é status, modinha…e que está disposto a comprometer grande parte da sua renda comprando porcarias…

Avatar
Rosalvo 5 de março de 2019

Boris, segundo o presidente da VW o Golf Atual para de ser fabricado logo e devemos receber esse novo nas versões GTE e GTI importados da Alemanha.

Avatar
Donald 4 de março de 2019

Pq moramos num shithole

Avatar
Joao 4 de março de 2019

Golf excelente carro. Tive um 2003′ 2008′ 2014′ e dois 2015. E incomparável, sem dúvida que é caro para os padrões do Brasil, mas estão comprando SUV pq e modinha status então infelizmente ele só vira importado.

Avatar
AUGUSTO CESAR ROVITO DENTI 4 de março de 2019

Não é só isso, a moda dos SUVs, o Golf é um carro espetacular, afirmo isso, porque sou proprietário de um, e posso falar com conhecimento de causa. O outro grande problema é o preço! Aqui no Brasil, todas as montadoras enfiam a faca, cobram preços absurdos, e então, é lógico que vendem menos por aqui, se cobrassem um preço mais justo, compatível com o que cobram na Europa e USA, talvez as vendas de carros Premium aumentasse. Uma pena!

Avatar
ever gomez 4 de março de 2019

Brasileiro não entende nada de carro (maioria), no tempos que as revistas automotivas vendiam razoavelmente ainda havia um consenso. Brasileiro compra carro poe emoção, é só observar nas ruas a quantidade de suvs circulando,parecem todas iguais, os melhores modelos não são os mais vendidos, um exemplo: a ASX da Mitsubishi é uma excelente opcão, muito dificil encontrar uma semi-nova. Em breve só restaram os carrinhos bonitinhos e ordinarios como Mobi, Kwid, etios, chery, march e outros, opss..alguns são só ordinarios…

Avatar
Manoel Lucas De Jesus Xavier 5 de março de 2019

Concordo, quando vai é assim, são os falsos esportivos, só prestam pra gastar dinheiro.

Avatar
Renan 5 de março de 2019

Concordo demais com essa opinião. Daqui a pouco não teremos mais escolha de carros. Só sobrará SUV pra comprar.

Avatar
Deixe um comentário