É verdade que o GNV pode explodir o carro durante o abastecimento?

Internauta viu na TV um carro com GNV explodindo em um posto de combustível. Isso significa que é perigoso instalar esse kit gás no carro?

gnv gas shutterstock 410514667
Por Boris Feldman
Publicado em 06/07/2018 às 06h30
Atualizado em 10/12/2018 às 16h54

O GNV chamou a atenção dos motoristas depois da falta de combustível, ocorrida durante a greve dos caminhoneiros. Mas,será que ele pode explodir o carro?

[TRANSCRIÇÃO]

Com essa recente greve dos caminhoneiros, cresceu muito o interesse dos motoristas pelo gás natural veicular. E, eu recebi muitas questões sobre o GNV. Uma delas é se é verdade a possibilidade do GNV explodir o carro? Questionamento enviado por um internauta, que assistiu na televisão um vídeo mostrando um carro sendo abastecido com gás natural que explodiu, destruindo o carro, o posto e tudo em volta.

E a resposta é sim, é possível uma explosão quando o carro está sendo abastecido com GNV no posto. Mas, só se o motorista resolveu dar uma de espertinho e fez uma gambiarra. Ou seja, ao invés de instalar o cilindro de GNV no seu carro, ele resolveu usar o botijão de gás de cozinha, que resiste a uma pressão de apenas de 13 libras. Sabe qual é a pressão do GNV? 200 libras! É claro que se usar o botijão de cozinha para receber o GNV, vai explodir tudo mesmo.

o GNV
Foto | Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ricardo Hans 10 de junho de 2020

O cilindro resiste a 200 atm, que são quase 3000 libras, e o bujão de gás é de 13 kilos, isso não é a pressão de enchimento e sim o peso do gás comprimido, treze libras é menos que a pressão para encher uma bola de futebol

Avatar
Edilson silva 5 de agosto de 2018

Convém salientar que o veículo a GNV, passa por inspeção rigorosa do Inmetro anual.
E o cilindro de GNV a cada 5 anos deve passar por uma inspeção geral.
Se o motorista seguir essas regras, não haverá tanto problema.
Não estou dizendo que não explode, e sim q existem maneiras de se proteger.

Avatar
Álvaro de Paula travassos 21 de outubro de 2019

Quando vai vistoriar o cilindro eles perdem o foco no cilindro quando vai verificar lanterna , farol etc…

Avatar
você disse errado o cilindro de gnv e de 200 brag e não 200 lbs neste caso 200 lbs dara uma pressão de 13.3 barg 6 de julho de 2018

esta errado 200 barg nao e 200 lbs 200 lbs e 13.3 barg

Avatar
Deixe um comentário