Até quanto tempo pode durar uma bateria?

Algumas baterias duram dois, três anos, outras acabam mais rápido. Mas, será que há um prazo de duração mínimo ou máximo?

bateria para carro
Por Boris Feldman
05 de julho de 2018 23:30

Existem diversos fatores que influenciam o tempo que uma bateria automotiva pode durar. Algumas vão bem além dos prazos estimados pelas fabricantes.

[TRANSCRIÇÃO]

Tem algumas perguntas complicadas e, uma delas, foi o que fez um nosso ouvinte dizendo que a bateria do carro dele já está lá há quatro anos e se chegou a hora de trocá-la. Isso, porque ele ouviu dizer que o prazo médio de duração da bateria é de dois anos. E, a resposta é negativo. Se ela está funcionando normalmente não há por que substituí-la.

O prazo médio de duração das baterias é da ordem de 2 a 3 anos. Mas, muitas delas atingem os 4, 5 anos sem problemas. Tudo depende dos cuidados que se toma, da quantidade de equipamentos que ela tem que acionar e da sua própria qualidade. Aliás, é por isso que ao se comprar uma nova bateria, você encontra diversas marcas, com preços os mais variados e até o prazo de garantia, que pode variar de um ano a um ano e meio, dois anos… E, é exatamente por aí que se percebe como pode variar a durabilidade de uma bateria.

bateria automotiva
Foto | Shutterstock

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
56 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
MARCELO BARRETO DA SILVA 3 de novembro de 2021

Tenho um gol g2 e coloquei uma bateria 60 amperes moura em 2011 e ainda estou usando ela até agora deixo o carro parado durante a semana e fim de semana pega que uma beleza ainda, isso é normal durar 10 anos ?

Avatar
Fabiano 30 de agosto de 2021

Materia bem generica.
Deve ter sido o estagiário que fez

Avatar
Donizetti 30 de agosto de 2021

Tenho um gol G3 que adquiri em 2012, no mesmo ano tive que trocar a bateria e por incrível que pareça a bateria esta no carro até hoje!!
A marca: Bateria Zeta da Moura.

Avatar
Luis Carlos Alonso de andrade 20 de julho de 2021

Simples troca para não ficar no meio da rua, se ficar no prego em lugar deserto e a noite? Passou de 24 meses de uso o ideal é trocar porque a bateria não mostra sinais de que está no final e quando se menos espera ela acaba por não fornecer carga.

Avatar
Jorge Silva 7 de julho de 2021

Tenho uma moto broz 2014 até agora não precisei trocar a bateria já tem 7 anos sou de montes claros mg.

Avatar
Marcela Freitas 22 de junho de 2021

No meu corsa só uso bateria Ac Delco e a última durou 5 anos. 🥰 Mas sempre dura bem. Apenas eu dirijo o carro e não tenho muitos equipamentos.

Avatar
Junior 27 de maio de 2021

Minha fam 125 é de 2010 e ainda não precisei trocar pega nornal de manhã , só com o motor quente que ela fica com um pouco de dificuldade para pegar

Avatar
Sandro Almeida 6 de maio de 2021

Tenho um FOCUS 2018 1.6 SE PLUS.., e a bateria original 60 A durou exatamente 3 anos.., zerou total…, já troquei,…, R$ 350,00.

Avatar
Walkyria Salomoni 31 de março de 2021

Comprei uma líder durou 1 e 8 meses, 😒

Avatar
Sercio Padilha 28 de julho de 2021

Comprei um Fiat Moby ano 2016 em setembro de 2016 e até agora não tive nenhum problema com ela. A marca é Moura.

Avatar
Marcus 7 de março de 2021

Atualmente estou de olho em minha bateria moura 50Ah recém completados 3 anos em março. Comprei um carregador carga lenta e pretendo usa-la por mais 1 ano no mínimo.
O carro em que ela se encontra só tem vidros, trava e alarme.
Nada mais, ainda assim a luz indicadora de carga da bateria estava apagada há 1 ano.
Não estou podendo comprar outra agora, vai ter de durar 4 ou 5 anos no total.
Fora a bateria que veio instalada essa é a segunda troca em 11 anos e meio.

Avatar
Robson 11 de dezembro de 2020

boa noite ..

coloca em oferta mais não tem a numeração..

Avatar
isadora lima vieira do prado 10 de dezembro de 2020

Eu comprei uma moto honda elite 125 faz um ano e meio e a bateria já apresentou problemas, sendo que precisarei trocar por outra no valor de 700 reais. Sempre fiz a manutenção a cada 1000 km e nunca deixei ela ligada sem motivo.

Avatar
dan 7 de abril de 2021

a vida de uma bateria é de 10 anos,a recomendação do fabricante é de 1000km porem deve ser feita manutenção desta bateria a cada 6 meses vereficando o nivel de agua se for de copos e colocandoa agua especifica que é bidesmineral….

Avatar
isadora 10 de dezembro de 2020

Eu comprei uma moto honda elite 125 faz um ano e meio e a bateria já apresentou problemas, sendo que precisarei trocar por outra no valor de 700 reais. Sempre fiz a manutenção a cada 1000 km e nunca deixei ela ligada sem motivo.

Avatar
Lígia 23 de novembro de 2020

A bateria do meu carro 0km comprado na concessionária da marca era Heliar, durou pouco mais de 3 anos. Original da fábrica do automóvel. Depende do motor, dos acessórios eletrônicos , etc.

Avatar
José Luiz 6 de julho de 2020

Há anos que acompanho as informações automotivas prestadas pelo Feldman, pois são valiosíssimas para termos um pouco mais de conhecimento sobre esse mundo do automóvel. Valeu meu amigo. Sempre fiel às suas dicas. Forte abraço e tmj!!

Avatar
Luciane Andrade 6 de maio de 2020

Excelente os comentários e dicas do jornalista Feldman . Sempre ouço atentamente e com humor. Ótimo.

Abraço
Luciane Andrade.

AutoPapo
AutoPapo 7 de maio de 2020

Obrigado, Luciene!

Avatar
dan 7 de abril de 2021

a durabilidade de uma bateria é de 10 anos com as manutenção que devem ser feitas…

Avatar
RONILSON SANTOS DA SILVA 14 de abril de 2020

Tive uma fox no uno smart durou 3 anos, ja usei uma Tudor ficou ruim na garantia, tive um chevette que a Heliar durou 10 anos, usei uma Moura no Santana durou 2 anos, no Logan a Moura durou 5 anos, no Honda Fit a Moura so durou 3 anos,.Acredito que bateria a durabilidade vai o quanto de acessório tem o veiculo.

Avatar
Josimar 9 de março de 2020

Bateria durou mais de 6 anos.
Isso mesmo, eu comprei uma bateria de 60 amperes da marca heliar e durou mais de 6 anos.
Tenho apenas um rádio simples no carro e alarme.
Eu troquei porque o alarme começou a falhar e fique com medo de que a bateria descarregasse de uma vez.

Avatar
Luis Candido 6 de fevereiro de 2020

Bateria de carro zero, foi feita com chumbo de alta pureza, dura o dobro, já bateria que compramos mesmo sendo igual, jamais terá a durabilidade da que veio no carro zero, haja vista que se utiliza chumbo reciclado.

Sou de Itu e tenho um amigo que trabalha numa grande fábrica de bateria, ele afirmou que somente as que equipam os carros zero tem alta durabilidade. Não adianta chorar…

Avatar
ILMA NASCIMENTO 21 de janeiro de 2020

Tenho um Grand Vitara e minha bateria Heliar é desde março de 2013. Hoje ela não ligou o carro, mas a buzina, a seta e o alarme tudo funciona.

Avatar
Rogério 17 de fevereiro de 2020

Cara estou com a minha a 7 anos, sem sinal até agora

Avatar
Rogério 17 de fevereiro de 2020

Minha bateria está a 7 anos, até o momento não falhou nada.

Avatar
Marcos Rogério 16 de janeiro de 2020

Heliar no meu Gol há 7 anos sem problemas, acho que é um Record

Avatar
RAMON BORGES DE TOLEDO 6 de janeiro de 2020

Tenho um Punto 2010 desde maio de 2016, ainda estou com a mesma bateria ..Moura.. 3 anos e 8 meses…e ainda esta dando partida na primeira…

Avatar
AGUINALDO JUNIOR 16 de outubro de 2019

qto tempo de durailidade possui uma bateria de gel 45 amp MOURA? POIS COMPREI UM CARRO USADO TEM 3 ANOS JA VEIO COM ESSA BATERIA e nunca deu problema

Avatar
Fabio 21 de setembro de 2019

Minha bateria tinha 4 anos de duração, só vou comprar outra pq um mizerável arrancou ela do meu carro… ?

Avatar
Andre 7 de setembro de 2019

Tenho uma bateria Kraft no meu Fusca 73, já está lá a 4 anos, veio no carro quando comprei mais vai saber quando o vendedor comprou ela, a verdade que nem solta zinabre, já dexei o farol ligado fui pra praia ela descarregou a um ano atrás minha esposa empurrou o carro e ela tá aí até hj

Avatar
sergio 25 de julho de 2019

Tenho mini cooper 2008 bateria ainda de origem (Varta BMW) tenho uma Opel Vectra com a bateria já com 7 anos(Tudor) só mudo quando deixar de pegar, na minha opinião não tem qualquer validade quando não quiser pegar é meter nova e verificar sempre o alternador se está a carregar com a voltagem certa muitas das vezes o alternador estraga mesmo baterias novas já me aconteceu colocar bateria nova e ficar logo danificada por causa do alternador .

Avatar
Nivaldo 11 de agosto de 2019

Tem ônix. Já tem 5 anos até hj tudo certo com a minha.

Avatar
Reinaldo Marinho 3 de julho de 2019

Boa tarde.
A bateria “avisa” quando está na hora de trocar? Se não como saber?
Obrigado
Reinaldo Marinho

Avatar
Julio 20 de fevereiro de 2021

A minha no celta começou a zerar o relógio e o hodômetro parcial ao dar a partida. Sinal de que estava no fim. Comprei uma zetta. Agora com 3 anos apareceu zinabre no polo negativo e estava com uma fissura logo abaixo deste polo, vazando líquido. Troquei hoje. Mas estava funcionando normal. O print é que o Brasileiro espera ela descarregar toda para trocar.

Avatar
paulo 28 de junho de 2019

Bateria boa é moura , heliar , ac delco , bosch

Avatar
Antonio 16 de maio de 2019

gol 2018 , me deixou na br 230 aqui na Paraiba . menos de 20 meses de uso Moura é fraca

Avatar
evanir miranda 19 de abril de 2019

A MINHA É MOURA!!!!CARRO PALIO..ESPERO QUE DURE PELO MENOS UNS 3 ANOS!!!!JÁ TEM DOIS ANOS.

Avatar
Oscarjar 26 de abril de 2019

Tive várias experiências com carros e baterias. Notei, no meu caso, que carros comprados novos tiveram a bateria original, independente da marca, com boa duração, de 4 anos e até mais. O que não se repetiu com a segunda bateria.

Avatar
Fabiano Dias Vieira Dias 16 de junho de 2021

A minha é moura e está com dez anos.

Avatar
Marco Paulo 2 4 de abril de 2019

A minha bateria durou 12 anos, no meu Celta.

Avatar
Hércules 25 de janeiro de 2020

Eu tenho um Fusca 1976 a bateria ainda é original e funciona uma beleza , pode ficar farol acesso 4 dias , pega de primeira , na verdade nunca descarregou e o gerador num funciona mais

Avatar
Bianca 7 de março de 2019

Pelos comentários estou achando incrível a minha ter durado uns 7 anos anos, faltou pouco para ela fazer aniversário … meu carro é um Ford ka 2007 e a bateria dela era Moura e por ver os comentários aqui comprei da mesma marca… espero que dure o mesmo tempo da falecida. E não estou fazendo propaganda, não ganho nada mesmo

Avatar
Márcio Lemos 12 de dezembro de 2018

Tenho um GOL G6 2014, veio com uma MOURA e essa durou exatamente 54 meses ou seja 4 anos e meio, vindo a zerar exatamente no dia de hoje. Já tive bateria de várias marcas mas nunca passaram de 02 anos, pretendo continuar apostando na marca e ver se minha sorte continua.

Avatar
Milton 7 de agosto de 2019

Concordo com vc Marcio a minha é moura tb, estou usando ela e 3 anos e meio em perfeitas condicoes, recomendo a marca um pouco mais cara mais vale o preço.

Avatar
Núbia 3 de dezembro de 2018

tenho um corsa sedam e quando comprei a bateria era moura durou mais de 4 agora estou com uma cargo que não durou nem 2 anos aff acho que bateria é sorte

Avatar
LUCIO REINALDO SANCHES 30 de agosto de 2018

Claro que uma boa manutenção e uso adequado é muito importante, mas, o que faz uma bateria ser durável são as placas internas que separam os vasos, quanto maior a espessura dessas placas maior a durabilidade, essas placas normalmente são de chumbo e devido o ácido das baterias faz com que essas placas vão se corroendo que acaba furando interligando os polos fazendo que a bateria entra em curto! Ai nada a fazer mais!!!

Avatar
Alex costa 7 de julho de 2018

Já tive vários carros já comprei várias bateria acho que vai muito do carro não da marca ou valor. Já tive bateria de 350 reais que durou um ano e bateria de 100 reais que durou 3 anos

Avatar
André Cruz 7 de julho de 2018

Tive uma Moura que durou quatro anos. O carro era modelo básico, mas durou muito.

Avatar
Douglas 6 de julho de 2018

Mentir é feio!

Avatar
Cássio Ribeiro 7 de março de 2019

Tem gente q não tem sorte com bateria e acha que os outros também não! Felizmente para alguns como eu a bateria durou mais de 5 anos em ótimas condições

Avatar
israel 17 de março de 2019

concordo com vc Cássio, da mesma forma é sorte com carro, tem um vizinho meu aqui que ele disse que o polo dele dá 20 á 22 km por litro. eu queria ter essa sorte

Avatar
Cássio Ribeiro 7 de março de 2019

Tem gente q não tem sorte com bateria e acha que os outros também não! Felizmente para alguns como eu a bateria durou mais de 5 anos em ótimas condições

Avatar
Nívia 23 de novembro de 2020

Douglas não mente

Avatar
Marco Paulo 6 de julho de 2018

No meu carro, um Celta 1.4, elas duram em média 6 anos e meio. Eu só troco quando acabam.

Avatar
JORG CERQUEIRA 5 de outubro de 2018

Tenho um prisma 1.0 , a primeira bateria substitui com 4 anos, apenas por preventiva, a segunda bateria já tem 5 anos em perfeitas condições.

Avatar
Deixe um comentário