O pedal do freio está baixando? Entenda por que isso acontece

O pedal do freio começa a dar sinais de que algo está errado ficando mais baixo, e o risco de acidente aumenta quanto mais ele baixar

Por Boris Feldman 18/05/18 às 06h50
pedal freio pedais shutterstock 309171176

O pedal do freio começa a dar sinais de que algo está errado, começa a ficar mais baixo e o risco de um acidente vai aumentando a medida que ele chega próximo ao assoalho.

LEIA MAIS:

[TRANSCRIÇÃO]

O que pode estar acontecendo quando o pedal do freio vai ficando mais baixo, ou seja, aumenta o curso até que os freios sejam mesmo acionados? E, às vezes, o freio só funciona quando o pedal já está quase encostando no assoalho.

É um problema que pode ter duas causas, mas que exige que o carro ser levado logo para a oficina.

O mais provável é um desgaste dos componentes do freio, ou seja, as pastilhas se desgastaram ou as lonas traseiras tiveram sua espessura muito reduzida provocando, portanto, esse aumento do curso do pedal.

Então, a solução é simples: basta a oficina substituir esses componentes.

Porém, a causa pode ser mais complicada: pode se tratar de um vazamento do fluido do freio. E, neste caso, se o carro não for imediatamente levado para a oficina, ele pode perder a metade ou então, olha o perigo, ficar completamente sem freio.

O pedal do freio começa a dar sinais de que algo está errado ficando mais baixo, e o risco de acidente aumenta quanto mais ele baixar.
Pedal do freio baixo é sinal de problemas
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
PAULO ALBUQUERQUE DI CARLO 13 de março de 2021

Tenho um gol G5 o pedal do freio desce um pouco e quando desligo o carro e logo em seguida ligo novamente ele volta ao normal isso não acontece sempre

Avatar
Henrique 28 de janeiro de 2021

TENHO UM NEW CIVIC O PEDAL DE FREIO DEKE FICA ABAIXANDO QUANDO PISA NO FREIO JA TROQUEI 3 CILINDRO MESTRE E NAO RESOLVE OQ PODE SER O PEDAL AFUNDA

Avatar
Manoel Damião da silveira 21 de setembro de 2020

Tenho uma hilux 2008, ficou sem freio, consequência de vazamento de fluido em uma das rodas, preciso leva-la á uma oficina, como se trata de falta de fluido no cilindro, e a embreagem também consome o mesmo fluido, a minha dúvida é,( com certeza vou ficar sem freio) mais também vou ficar sem embreagem?. Ficarei muito grato por sua orientação OBRIGADO E UM GRANDE ABRAÇO.

Avatar
NED PAULUCCI 2 de maio de 2020

O encanamento do freio pode ficar mais alto que o cilindro mestre ?

Avatar
Leonardo Rerrison 30 de abril de 2020

Muito bom pra quem tá começando como eu,é o meu primeiro carro tô feliz

Avatar
Eugenio 6 de abril de 2020

Geralmente é problema no cilindro mestre desgaste no reparo do mesmo . com desgaste acaba perdendo a pressão

Avatar
Sergio lavallen 28 de janeiro de 2020

Teim uma peugeot viro o carro e piso no pedal de freio e elle dese so

Avatar
erik 13 de janeiro de 2020

troquei pastilha, disco, fiz limpeza total sistema de freio e até o cilindro mestre de um palio 2015 modelo novo, e o pedal continua baixando! alguém pode me ajudar???

Avatar
Eder 14 de março de 2020

Poder ser o hidrovacuo

Avatar
Flavio 27 de janeiro de 2021

Hidrovácuo com defeito faz o pedal do freio ficar duro, pesado no acionamento, ao invés do pedal descer até encostar no assoalho.

Avatar
CONRADO 31 de maio de 2020

Conseguiu resolver …

Avatar
Jose Neto 8 de outubro de 2019

Tenho um problema com o freio da minha s10 flex 2009. De forma intermitente, acontece de precisar do freio e ao pisar no pedal, o mesmo praticamente encosta no assoalho sem frear o carro, o que assusta muito e aumenta o risco de acidente.

Porem, bombando o freio volta a frear.. o pior é que acontece isso de vez em quando, não ocorre com frequencia. Até levei em um especialista em freios, mas o cara me disse que só teria um diagnóstico se acontecesse com ele dirigindo o carro. Ai ficou difícil por que não ocorre com frequencia.

Alguem tem uma dica pra resolver esse problema?

Avatar
Jhone martinez 13 de outubro de 2019

Cilindro mestre bem provável o meu voyage ta assim o mecânico acabou de falar…

Avatar
Letícia Araújo 30 de outubro de 2020

Tô com esse mesmo problema, aconteceu uma vez, aí levei na oficina,o cara trocou o fluído e achou poderia ser a borra.. aí depois de uma semana aconteceu de novo.. aí eu bombei e voltou ao normal de novo. Mas eu fico com medo. Ele falou que parece que o cilindro mestra não está com problema que poderia ser só o fluído mesmo.

Avatar
Alexander Ferreira Martins 6 de agosto de 2019

Exatamente! Nego escreve muita besteira na internet! Aposto que esse que escreveu “completa” o nível do fluido de freio por não entender que ele abaixa em função do desgaste natural da pastilha. Ai quando vai trocar a pastilha derrama fluido de freio pra todo lado!.

Avatar
Leonardo Monteiro 20 de junho de 2019

HAauahau pastilha gasta não aumenta o curso do pedal, o espaço q foi criado pelo desgaste do pedal é preenchido com o fluido do reservatório ( um dos motivos do fluido descer o nível).

Avatar
Jackson Santos 18 de janeiro de 2019

Tenho um problema parecido, mas as pastilhas estão boas pois as troquei em menos de 6meses, porém acredito seja borra do fluido, no sistema de drenagem. Esse problema é possível?

Avatar
Deixe um comentário