É normal óleo do motor baixar na vareta? Quanto?

O nível do óleo do motor está baixando misteriosamente lá no cárter. Será que é algum vazamento ou é normal baixar um pouco?

Por Boris Feldman12/09/19 às 21h00

Tem muito motorista que se assusta quando puxa a vareta do óleo do motor e vê que o nível está lá embaixo. É normal ou não?

Em motores novos, pouco rodados, baixar um litro a cada 5 mil quilômetros é absolutamente normal. Pois, uma parte do óleo se queima junto com a combustão do motor.  Mas, e se o motor estiver mais rodado, com alta quilometragem, já passou de 60, 70 mil ele está se aproximando os 100 mil quilômetros, é normal a queima um pouco maior que pode chegar até a um litro cada mil quilômetros.

E aí já pode até aparecer uma fumacinha branca lá pelo cano de descarga. O que não é normal é um motor novo queimar um litro a cada 1.000 ou 2.000 quilômetros. Porém, é sempre bom verificar se o nível está baixando ou está sendo provocado por um vazamento em algum ponto do motor.

óleo do motor baixando
Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Eu sou jesuino Antônio Nogueira 30 de agosto de 2020

    Eu comprei um Corsa GL 1,6 98,99 e notei que ele esta baixando 1 litro a cada 1000k fiquei preocudo ele funciona normal não tem borra de óleo no escapamento não tem vazamento eu gostaria se alguém que já teve uma experiência desta desce uma ajuda aí pra tranquiliza a gente por gentileza

  • Avatar
    Willian rodrigues 24 de julho de 2020

    Olá a todos os leitores, em fim vamos ao assunto principal óleo o consumo de óleo no motor, em motores novos é tolerável consumir até 200 ml por 1000 km rodados, em motores com a quilometragem assima de sessenta mil kilometros o consumo de óleo passa ser mais, por mais que um motor esteja com uma quilometragem bem alta o consumo de óleo não pode passar de um lt a cada 1000 km rodados.

Avatar
Deixe um comentário