Óleo do motor baixando: fuja do lero-lero

Carro 0 km pode até baixar óleo, mas cuidado com as causas e soluções que podem te apresentar: elas podem ser danosas

OLEO DO MOTOR MECANICO
É importante verificar se há vazamentos ou se o motor está queimando o óleo (Foto: Adobe Stock | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 05/02/2024 às 18h02

Até mesmo um carro 0 km pode baixar o nível do óleo do motor. A primeira hipótese é de um vazamento, o que é facilmente perceptível, pois vai pingar óleo em algum lugar debaixo do carro e a oficina da concessionária vai resolver na garantia. Mas a outra hipótese é do motor estar queimando este óleo e aí a solução pode ser mais complexa.

VEJA TAMBÉM: 

Só é considerado normal a vareta baixar o nível em 1 litro a cada 5 mil km. Então se a oficina disser que o consumo de óleo vai diminuir porque o motor ainda está amaciando, não concorde, pois a redução é fato, porém ínfima.

E não aceite também, em hipótese alguma, a oficina substituir o óleo do motor por outro com maior viscosidade, ou seja, mais grosso. Isso é um quebra galho que só serve para carros que já rodaram dezenas de milhares de quilômetros.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edgard Barros 6 de fevereiro de 2024

Golpe parecido ocorre nos postos de abastecimentos. Para empurrar óleo etc , no ato de permissao de verificação do nível na vareta mesmo que teu carro tenha rodado menos de 1000 km , frentista coloca dedo e segura vareta evitando assim a mesma tocar no fundo do cárter gerando mistra de falta de 1- um litro. de óleo ou mais. Outros golpes são as condenações de várias peças da suspensão pouco rodadas. Ocorre nas auto center etc. Isso é outro papo . Inexiste dispositivo legal que proteja consumidor..

Avatar
Douglas 7 de fevereiro de 2024

No manual do Fiat Argo existe a indicação que o óleo pode baixar até 400 ml a cada mil km, totalizando 2 litros a cada 5 mil km rodados, o que entra em conflito com o texto da matéria.

Avatar
Edgard Barros 7 de fevereiro de 2024

Douglas, relatei caso de fraude mesmo referente motor Ea211 saveiro cross 15/16 eis que troquei de Ypiranga para óleo Havoline . Rodei 550 km e acusaram baixa 1 lt. Matéria no google onde Quatro Rodas dá conta da Nota Técnica do Produto da VW n⁰ 2026880/4 de 31/3/2017 . Materia cita caso de carro com 8000km com defeitos N componentes. Comprei o meu 0km sabendo pelos yuotubers que oleo baixa cerca 1/2 lt. a cada 3 a 4 mil km. Em julho 2023 o meu carro tinha 42 mil km sem uso extremo.

Avatar
Deixe um comentário