Óleo do motor: qual é o consumo aceitável e por quê?

"Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km"

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Por Boris Feldman
Publicado em 04/05/2018 às 18h20
Atualizado em 05/02/2020 às 16h32

Quantos quilômetros roda um motor de um carro até “abrir o bico”, até pedir retífica?

A resposta depende de muitos fatores: se a manutenção do motor seguiu as recomendações da fábrica, se foi sempre usado o óleo do motor correto e trocado na frequência recomendada. Se o carro foi abastecido com gasolina ou etanol adulterado, sem contar que o “peso” do pé direito do motorista também influi. Estes e outros fatores interferem decisivamente na durabilidade do motor. Outro fator que poucos imaginam é a forma de utilização do automóvel. Como assim?

Se o motor roda 100 mil quilômetros principalmente em estradas, seu desgaste é bem menor do que outro que chegou à mesma quilometragem rodando apenas cinco ou dez km pela manhã, entre a casa e o escritório do dono. Aí fica o dia inteiro desligado e faz o mesmo trajeto à noite. Como se explica o maior desgaste? Porque seu calcanhar de aquiles é justamente ao ser acionado depois de horas sem funcionar, pois o óleo escorreu todo para o cárter e custa alguns segundos a voltar para as partes superiores do motor. Então, partes moveis que se atritam umas contra as outras funcionam quase sem lubrificação, o que provoca este grande desgaste.

E o consumo deste óleo? Quanto ele pode baixar na vareta?

Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km em um carro pouco rodado. Se sua quilometragem for elevada, perto de 100 mil km, admite-se um consumo de até um litro por mil quilômetros. Mas, se um motor novo tiver este consumo, é sinal de algum problema.

Concessionárias alegam que baixar um litro cada mil km é normal e alguns manuais chegam a mencionar este valor. Mas é conversa para boi dormir: a fábrica está é se esquivando de assumir responsabilidade. Neste caso, sugere-se que o dono do carro peça uma perícia e faça valer seus direitos judicialmente.

óleo do motor: qual é o consumo aceitável?
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
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Rogério 6 de março de 2023

Tenho um Voyage, está baixando em média de 2 litros de óleo até da os 10 mil km. Preciso completar duas vezes. isso é normal? As oficinas fala que não tenho que fazer o motor. Mas o carro nao sai uma fumaça de manhã, anda normal e não tem vazamento nenhum por fora

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Rogério 6 de março de 2023

2 litros de óleo a cada 10 mil

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José paulo 24 de abril de 2022

Eu percebi que a maioria dos comentário e carro Chevrolet. Eu tenho uma S10 que gasta um tanto bom de óleo. E tenho um Palio comprei zero em 2008 ele tá com 287mil rodado nunca mexi no motor e só gasta meio litro quando chega a 8000mil rodado quando tinha até uns 8 ano de uso não baixava nada

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Rogério rocha 14 de julho de 2020

Boa tarde tenho um corsa wind 2000 1.0 qual o óleo ms apropriado pra ele ando pouco com ele

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Carlos 29 de abril de 2020

Boa tarde! Tenho um Fiat Siena 2008 1.4 fire, com 216.000 km. Ele baixa 500ml de óleo a cada 1.000km. E normal?

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Moisés 13 de outubro de 2019

Meu celta é 2008 está com 238350 km
Baixando 1 lt de óleo a cada 500 km rodadoo ok pode ser?

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Jonas 11 de setembro de 2020

É normal mesmo, pois uma parte do óleo se queima junto com a combustão o meu prisma 2008 baixa essa média também.

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Joaqui Sousa Pinto 8 de novembro de 2021

O meu carro é um toyotta corolla de 2001 está a consumir muito oleo o que devo fazer, e qual o oleo aconcelhável . devo juntar aditivo na mudança ?

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Leonice da costa 24 de março de 2019

Tirei um onix zero km com mil e 500 km rodados baixou muito o oleo do motor

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Wilson Munhoz 21 de maio de 2018

Mantendo em ordem a mecânica Fazendo e substituindo o óleo dentro do prazo aceitável conforme a utilização do carro, pode contar com o motor por um bom tempo, sem a necessidade de completar, exceto se veio com algum problema de fábrica. Vlw

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