Óleo do motor: qual é o consumo aceitável e por quê?
"Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km"
"Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km"
Quantos quilômetros roda um motor de um carro até “abrir o bico”, até pedir retífica?
A resposta depende de muitos fatores: se a manutenção do motor seguiu as recomendações da fábrica, se foi sempre usado o óleo do motor correto e trocado na frequência recomendada. Se o carro foi abastecido com gasolina ou etanol adulterado, sem contar que o “peso” do pé direito do motorista também influi. Estes e outros fatores interferem decisivamente na durabilidade do motor. Outro fator que poucos imaginam é a forma de utilização do automóvel. Como assim?
Se o motor roda 100 mil quilômetros principalmente em estradas, seu desgaste é bem menor do que outro que chegou à mesma quilometragem rodando apenas cinco ou dez km pela manhã, entre a casa e o escritório do dono. Aí fica o dia inteiro desligado e faz o mesmo trajeto à noite. Como se explica o maior desgaste? Porque seu calcanhar de aquiles é justamente ao ser acionado depois de horas sem funcionar, pois o óleo escorreu todo para o cárter e custa alguns segundos a voltar para as partes superiores do motor. Então, partes moveis que se atritam umas contra as outras funcionam quase sem lubrificação, o que provoca este grande desgaste.
Não existe uma regra, mas há um consenso na indústria automobilística de ser razoável o óleo do motor baixar cerca de um litro a cada 5.000 km em um carro pouco rodado. Se sua quilometragem for elevada, perto de 100 mil km, admite-se um consumo de até um litro por mil quilômetros. Mas, se um motor novo tiver este consumo, é sinal de algum problema.
Concessionárias alegam que baixar um litro cada mil km é normal e alguns manuais chegam a mencionar este valor. Mas é conversa para boi dormir: a fábrica está é se esquivando de assumir responsabilidade. Neste caso, sugere-se que o dono do carro peça uma perícia e faça valer seus direitos judicialmente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Tenho um Voyage, está baixando em média de 2 litros de óleo até da os 10 mil km. Preciso completar duas vezes. isso é normal? As oficinas fala que não tenho que fazer o motor. Mas o carro nao sai uma fumaça de manhã, anda normal e não tem vazamento nenhum por fora
2 litros de óleo a cada 10 mil
Eu percebi que a maioria dos comentário e carro Chevrolet. Eu tenho uma S10 que gasta um tanto bom de óleo. E tenho um Palio comprei zero em 2008 ele tá com 287mil rodado nunca mexi no motor e só gasta meio litro quando chega a 8000mil rodado quando tinha até uns 8 ano de uso não baixava nada
Boa tarde tenho um corsa wind 2000 1.0 qual o óleo ms apropriado pra ele ando pouco com ele
Boa tarde! Tenho um Fiat Siena 2008 1.4 fire, com 216.000 km. Ele baixa 500ml de óleo a cada 1.000km. E normal?
Meu celta é 2008 está com 238350 km
Baixando 1 lt de óleo a cada 500 km rodadoo ok pode ser?
É normal mesmo, pois uma parte do óleo se queima junto com a combustão o meu prisma 2008 baixa essa média também.
O meu carro é um toyotta corolla de 2001 está a consumir muito oleo o que devo fazer, e qual o oleo aconcelhável . devo juntar aditivo na mudança ?
Tirei um onix zero km com mil e 500 km rodados baixou muito o oleo do motor
Mantendo em ordem a mecânica Fazendo e substituindo o óleo dentro do prazo aceitável conforme a utilização do carro, pode contar com o motor por um bom tempo, sem a necessidade de completar, exceto se veio com algum problema de fábrica. Vlw