Bateria descarregada: 10 ameças à energia do seu carro

Luzes internas e externas acessas com carro desligado, adaptações, veículo parado por muito tempo e problemas no alternador podem "arriar" a bateria

Por AutoPapo 04/05/18 às 17h39
jumper cables 926308 1920

A bateria é um item essencial nos carros. Já falamos, aqui no AutoPapo, sobre os riscos de fazer com que o motor “pegue no tranco” e explicamos como funciona a “chupeta”. Mas você sabe quais são os comportamentos que dão origem à sua bateria descarregada?

Listamos alguns motivos que, com alguma frequência, arriam o componente e explicamos o porquê:

  • Rastreador;
  • Faróis ligados;
  • Alarme desconfigurado;
  • Chave “virada” na ignição;
Além das luzes internas ligadas, outras nove razões podem deixar sua bateria descarregada. Saiba como evitar o problema e quais são as consequências se você deixa a bateria arriar com frequência.
  • Luzes internas ou do porta-luvas acessas;
  • Som tocando ou frente do rádio acesa sem o motor funcionando.

Todos esses equipamentos causam o mesmo problema. A bateria é acionada sem que o motor esteja rodando. Dessa forma, ela não é retroalimentada pelo alternador e vai perdendo a carga aos poucos. O professor e técnico automobilístico João Barreto explica que a bateria é um acumulador de energia, e que o componente tem um tempo de duração, que varia de acordo com a sua amperagem. Como os componentes elétricos consomem a energia armazenada, a bateria “arria” e não consegue fornecer energia suficiente para dar a partida no motor.

Além das luzes internas ligadas, outras nove razões podem deixar sua bateria descarregada. Saiba como evitar o problema e quais são as consequências se você deixa a bateria arriar com frequência.
  • Fuga de carga

“A fuga de carga acontece quando o consumo de energia do carro é maior do que o programado”, afirma o professor. Cabos estragados, por exemplo, podem demandar mais do componente. O mesmo acontece no caso de curto-circuito ou adaptações realizadas em sons, de modo que a potência exija uma capacidade maior do que a estrutura oferecida pelo automóvel também podem causar bateria descarregada.

  • Problema no alternador

O alternador gera energia para a bateria e faz com que ela “recarregue”. Se estiver gerando energia insuficiente, a bateria vai ficar menos carregada e, em alguns casos, “arriar”. O problema pode ocorrer também se o regulador de tensão (relé) estiver defeituoso.

  • Deixar o carro sem funcionar por longos períodos

Enquanto o veículo está desligado, a bateria continua fornecendo carga para os sistemas do automóvel. Os equipamentos elétricos, como alarme, rádio, relógio digital e painel demandam uma pequena alimentação que, em longo prazo, vão descarregar a bateria. Barreto adverte: “Não é recomendável desconectar a bateria ao deixar o carro desligado por muito tempo. Porque os automóveis de hoje têm muitos componentes eletrônicos que podem se desconfigurar sem receber energia. Desativar o componente pode atrapalhar a memória da central eletrônica, por exemplo”.

  • Frio
Além das luzes internas ligadas, outras nove razões podem deixar sua bateria descarregada. Saiba como evitar o problema e quais são as consequências se você deixa a bateria arriar com frequência.

As baterias têm uma tendência maior de pifar no frio. Isso porque, ao dar a partida, a baixa temperatura dificulta a vaporização do combustível e deixa o óleo lubrificante mais grosso e viscoso, obrigando o motor a um maior esforço para ser acionado e demandando, portanto, maior carga de energia. Além disso, a bateria produz energia elétrica a partir de uma reação química e, quanto mais baixa a temperatura, mais difícil de ela acontecer.

SOBRE
41 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alexandre 30 de junho de 2021

vim trabalhar parei meu carro um palio 2012 normalmente porem a tarde quando fui pegar o carro para ir embora nao pegava o motor de arranque ameaça mas não da start porem o radio liga e até os limpadores funcionam acende o painel mas o motor de arranque nao isso é bateria fraca que nao tem força de ligar o motor a Bateria é uma cral que ja tem uns dois anos sera que é isso ??

Avatar
max suel oliveira andrade 28 de junho de 2021

tenho corsa, ele estava ligando de boa, mas tentei instalar um som e logo depois fui da a partida e não ligou, deu um tranco e voltou a funcionar normal, mas depois de uma noite desligado, quando fui da a partida não pegou de novo, fiz uma chupeta e voltou a funcionar normal o dia todo, deligando o carro e ligando, e passou mais uma noite noite desligado e logo pela manha o carro não deu a partida de novo esta todo descarregado a ponto de não descer nem os vidros por se elétricos, obs ja tirei o som desda primeira vez que o carro descarregou, pq achei que fosse esse o motivo, mas tirei só o cabo positivo e deixei o negativo estalado no modulo será que é isso que esta puxando a energia? alguém sabe qual é a falha, se souber me ajuda pfvr

Avatar
Paulo Celso Kloh 24 de junho de 2021

sejam objetivos.
Qual a corrente de “ Stand by” ?eu está
Quantos mA. ? O meu está com 600 mA.

Avatar
Aluisio Brasil 31 de maio de 2021

Boa tarde!!! Hoje fui ligar meu carro ele não ligou.
Mas mesmo assim o alarme começou apitar e os pisca de alerta acender, mas sem o carro estar ligado…

Avatar
SÂNZIA MARIANA 29 de maio de 2021

Tenho um JAC 03 Turin. Na segunda viajei e ao chegar em casa deixei a luz interna ligada. Só percebi na quinta a noite. Na sexta fui viajar para um local próximo. O carro fez um barulho estranho ao ligar. Mas funcionou bem. Dirigi uns 40 quilômetros e ele normal. Na volta para casa senti um leve cheiro de queimando. Mas pensei que fosse o calor excessivo. Desliguei ao carro e quando fui ligar de novo andei uns 20 quilômetros e as luzes do painel acenderam e em menos de 1 minutos o carro parou e morreu totalmente. Ao chegar na oficina rebocado descobri que a saúde da bateria estava em 6. Totalmente descarregada. E que o alternador havia queimando. O mecânico disse que a bateria descarregou devido ao alternador que já estava apresentado problemas. Mas gostaria de saber se é possível o alternador ter se danificado por causa da bateria descarregada devido a luz acessa interna por tantos dias. Queria saber se o problema surgiu do alternador e foi para bateria ou se foi o contrário, da bateria para o alternador. Agradeço demais a atenção.

Avatar
Cristiane 20 de maio de 2021

Olá
Tenho um palio 16v posso ficar o tempo que for sem dar partida,qdo dou ele pega de boa, mas eu ando com ele e qdo paro o carro depois não liga mais,acende td no painel mas nem sinal, ai faz chupeta pega,o eletricista me disse que isso é bateria,o que vcs acham??? Alguém pode me ajudar?

Avatar
paulo 27 de maio de 2021

isso mesmo cristiane, sua bateria está fraca…meu corsa está igual.

Avatar
Sandra 27 de julho de 2021

O meu estava assim ele quente não ligava e era meu motor de arranque que estava ruim

Avatar
Lismara moreno granado 28 de novembro de 2020

Tenho um Polo 2006 e deixei a chave no contato mais nao ligada .A bateria pode descarregar ??

Avatar
Curioso 2 de maio de 2021

Deixar a chave no contato sem que haja ignição não descarrega a bateria, o que pode acontecer é facilitar o roubo do carro.

Avatar
Celia 15 de setembro de 2020

Meu carro (Sonic da Chevrolet) ficou parado tbm devido a pandemia e não ligou mais. Meu filho trocou a bateria por uma outra, q era sua reserva, me avisou q ela não tem carga 100%, é só um quebra galho.
Ocorre q o ar Condicionado pifou e gostaria de saber se tem relação com a bateria.
Agradeço muitíssimo.

Avatar
Curioso 2 de maio de 2021

Quanto tempo o carro ficou parado? Se a bateria descarregou e o carro ficou muito tempo parado pode ter ocorrido a desconfiguração da central eletrônica. O ar condicionado pode não está funcionando em função desse problema.

Avatar
Isnailon David 25 de agosto de 2020

Meu carro todo dia de manhã não quer pegar, alguns amigos me disseram que é porque dorme debaixo do poste kkkk Será?
Acabei de trocar a bateria e nada quando vira a chave é como se não tivesse bateria

Avatar
george 14 de setembro de 2020

e o mesmo problema q tinha o meu com certeza e o Alarme .Ai descarrega e corta a gasolina.

Avatar
Curioso 2 de maio de 2021

Depende da forma como não quer pegar. Se vira e não pega pode ser problema de alimentação (bomba de gasolina) ou sistema elétrico defeituoso. Se vira a chave e não dar sinal pode ser avaria no motor de arranque. É preciso diagnosticar fazendo os testes necessários para descobrir onde está a falha.

Avatar
sales 26 de maio de 2021

Problema deve ser o motor de arranque

Avatar
Hélio 29 de julho de 2020

O relógio do rádio do meu carro não desliga, gostaria de saber se isso pode descarregar a minha bateria??

Avatar
Curioso 2 de maio de 2021

Se o relógio do rádio não desliga o rádio está consumindo energia, exceto se o relógio trabalhar de forma autônoma sem vínculo com o resto do sistema do rádio, nesse caso o consumo é muito pequeno e só descarregará a bateria por período muito longo.

Avatar
Caio C. Sanches 11 de junho de 2020

Obd2 pode dar fuga na bateria

Avatar
Tacio 31 de maio de 2020

Há vários dias meu carro está parado devido a quarentena, só q em todos esses dias eu dou a partida nele e deixo funcionando na garagem por um tempo. Só que hoje fui ligar ele e o mesmo está sem ligar, qual é o problema? Agradeço a resposta.

Avatar
Curioso 2 de maio de 2021

Sem ligar como?? Não acende nada no painel? Vira a chave o arranque gira mas o motor não pega? No primeiro caso a bateria pode está totalmente descarregada por algum curto circuito ou esquecimento de algum acessório ligado durante a noite, tipo lanterna, etc. No segundo caso se o motor de arranque gira e não pega pode ser falta de centelha nas velas ocasionado por desconfiguração da Central, ou problema na bomba de gasolina que não está enviando combustível para os bicos injetores.

Avatar
Pedro Tenório 26 de abril de 2020

Meu Clio 1.6 16 2004, já troquei 02 baterias, Zero e se passar 03 dias sem ligar o motor , ele descarrega, já retirei o som, fiz o teste com o Multímetro, Alternador está carregando normal, porém o consumo com o motor desligado, o Multímetro marca 0,1 ou 0,09 que segundo alguns técnicos falaram que deveria ser 0,04, já verifiquei toda instalação, se fica alguma lâmpada ligada quando fechado, e nada de resultado, não sei quem poderia me ajudar a resolver esse defeito. Agradecido.

Avatar
ANDRE LUIZ FERREIRA DA SILVA 24 de maio de 2020

Estou com o mesmo pronlema no meu Palio 2002 1.0 , até 100 mA é normal o consumo acima já é considerado fuga, agora vou começar a retirar circuitos , som , alarme , sensor de ré até encontrar o defeito.

Avatar
Christian Diniz 20 de julho de 2020

Bom dia amigo estou com o mesmo problema no meu carro sendo o mesmo modelo do seu um Clio 1.6 16V, fui em vários eletricista e os mesmo alegam que é problema de bateria , eu troco a bateria e logo depois acontece o mesmo problema , já se foram 3 baterias , você consegui ter algum sucesso nos testes e consegue me dá um norte do que pode ser ?

Avatar
Roberto 8 de agosto de 2020

O meu tava com mesmo problema pois era um bloqueador q estava a anos escondido e este mesmo tem uma pequena bateria q alimenta o dispositivo e tudo ligado no pós chave do carro , nenhum eletricista se dispôs a verificar , eu mesmo segui o fio e encontrei abaixo do painel abaixo do porta moedas, problema resolvido, só tomem cuidado com eletricistas de má vontade pois fui em 3 e todos verificam com uma luz. então é muito mais fácil com multímetro e essa fulga de corrente é mínima mas devastadoras .

Avatar
Pedro Chimoio 27 de abril de 2021

Tenorio, o meu carro(Toyota Raum) está com problema similar ao seu. Deixando o carro parado 1 dia não consegue dar “start”. Ja troquei 2 baterias, o problema prevalece. Quando desconecto 1 borne da bateria, posso ficar quanto tempo que eu quiser, logo que reconectar ele dá “start” na hora.
Até hoje ainda tem esse problema.

Avatar
Curioso 2 de maio de 2021

Defeito na Bateria, verifica a marca da mesma e amperagem se é apropriada pra o seu carro, isso tá parecendo bateria com defeito de fabricação, Se comprou duas pode ter sido as duas na mesma loja, caso esse que explica porque as duas estão dando o mesmo problema.

Avatar
Deni 4 de maio de 2021

Estou com esse esse mesmo problema no meu clio. Mas a bateria começou a descarregar do nada a uma semana. Consumo de 0,08 mah. Tenho o carros mais de 2 anos. Pode acontecer da bateria morrer sem nenhum sinal antes?

Avatar
lazaro benedito de medeiros 2 de agosto de 2021

Ola sou Lazaro tenho uma montana 2020 e esta acontecendo isso se passa 3 a 4 dias ela descarrega e ela não tem nada de equipamento instalado ate a luz do teto foi desligado. ALGUEM tem uma solução obrigado

Avatar
José Pereira 29 de março de 2020

Quando o carro é novo e a bateria descarregou , pode ser dado alguma carga nela conectada ao carro ou a mesma tem que ser retirada. E se retirada pode comprometer algum item como desconfigurar.

Avatar
Vagner Crispim 25 de julho de 2019

meu carro fica parado 5 dias e a bateria descarregou e normal

Avatar
ANDRE LUIZ FERREIRA DA SILVA 24 de maio de 2020

Não é normal veja se tem fuga de corrente na bateria

Avatar
Marcelino Teixeira dos Santos 14 de março de 2021

O meu carro descarrega bataria menos que 5 hora gostaria de saber porque

Avatar
Vagner 25 de julho de 2019

meu carro fica parado 5 dias e a bateria descarregou e normal

Avatar
Maria Márcia Barbosa Miquelino Reis 7 de julho de 2019

estava com o som ligado bateria descarregou fiza chupeta voltou a funcionar o som do carro não funcionou mais. como proceder

Avatar
ANDRE LUIZ FERREIRA DA SILVA 24 de maio de 2020

Deve ter desconfigurado , ache o manual do carro e veja o procedimento para ligar.

Avatar
Eduardo Crivellari 23 de agosto de 2020

quando bateria descarrega cola as placas?

Avatar
Juzedete Chagas Nascimento 27 de junho de 2019

Boa noite! gostaria de saber, se o freio do carro funciona quando a bateria esta descarregada?

Avatar
ANDRE LUIZ FERREIRA DA SILVA 24 de maio de 2020

O freio fica duro com o carro desligado pois é necessário energia para ligar os componentes do freio.

Avatar
Manoel 17 de janeiro de 2019

Liguei o ar do meu carro mas não dei partida no carro quando fui ligar o carro não pegou as luzes acende mas quando dou partida no carro se apaga tudo a hora que fica no radio zera

Avatar
Geraldo Magela S. Freire 4 de maio de 2018

O que mais evoluiu no carro? Os freios. Como poderia rodar esses milhares de carros quase que colados se não houvesse freios tão efivientes!
O que menos evoluiu? A materia. Pesadas e ineficientes. Pifam sem dar sinal.

Avatar
Deixe um comentário