Óleo para motor diesel num carro a gasolina?

Pode-se usar óleo do motor para carro movido a diesel em um automóvel projetado para etanol ou gasolina? Esclareço aqui se é possível ou não:

oleo do motor carro diesel gasolina
É possível colocar um óleo destinado a outro tipo de motor em um carro movido a gasolina ou etanol? (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
20 de janeiro de 2021 21:31

Eu gostaria de saber de onde saem tantas dicas rigorosamente idiotas quando o assunto é automóvel. É um verdadeiro departamento de fake news! E a última é sobre o óleo do motor. A dica, totalmente ‘sem pé nem cabeça’, é de se usar óleo projetado para motor diesel no seu carro a gasolina ou etanol.

A explicação:

Um “poderoso motor a diesel é muito mais robusto e suporta um esforço muito maior; e, portanto, o óleo projetado para ele vai tirar de letra um motorzinho que queima a gasolina etanol”.

E poderoso aí não é o motor, mas um engano desse raciocínio! O óleo feito para motor a gasolina ou etanol foi projetado para receber os gases provenientes dessa combustão. Mas incapaz de conviver com os gases que vêm da combustão do diesel.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
57 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Manuel Fernandes 28 de setembro de 2021

Só queria saber se puser óleo indicado para motores a gasolina em um carro a diesel o que pode acontecer, no caso foi só acrescentar cerca de meio litro… OBRIGADO

Avatar
Rômulo césar 21 de julho de 2021

Tenho muito respeito à todos vcs,mas erros como esses que estão publicando são muito grotescos,nos próprios RÓTULOS dos lubrificantes tem especificado que atendem à qualquer motor à combustão que usem aditivos de categoria SL,INCLUSIVE muito superior que muitos LUBS Sn e sp.EXEMPLO:URSA TDX PREMIUM E LUBRAX TOP TURBO.Tenho um Etios 2013 motor impecável,160.000km,uso o top turbo,lembrando,respeitar sempre a viscosidade compatível,um abraço à todos.

Avatar
Renan 5 de junho de 2021

Tenho um astra 2.0 8v, desde 2011 só uso oleo (para motor a diesel) ipiranga brutus 15w40 ci-4, trocas entre 10k e 15k km, borras? Desgaste? Nenhum!!! Abri meu motor ano passado para substituição das vedações de guias de valvulas, verifiquei as bronzinas do motor, as mesmas estao com praticamente zero desgaste, agora para traumatizar os mais frageis estou utilizando esse mesmo óleo na minha moto uma suzuki com motor 125cc

Avatar
Silvio 3 de junho de 2021

Meu carro esta rodando com oleo do motor a diesel ha um ano uma fiorino motor argentino nao vi diferença

Avatar
Gilmar José Antunes oleniki 28 de janeiro de 2021

Motor mais antigo usa 20/50 Motor à diesel da linha pesada já é 30 em diante se for no seu carro pelo menos use com espeficação indicada pelo fabricante se for diesel ou gasolina acho que não faz muita diferença.

Avatar
Clorivaldo Paulino 28 de janeiro de 2021

kkkkk to usando nao aconteceu nada,carro ta de boa ta quase na hora de trocar de novo

Avatar
Elton Roper 28 de janeiro de 2021

Tenho um PEUGEO 207 e sempre uso oleo de motor Diesel mesmo porqje sou carreteiro e seu o quanto esses oleos de motor dissel são otimo .Veja bem . Se na carreta com peso é pra rodar de 20 a 30 mil km , imaginem num motorsinho de 4 cilindros né ?!
Acomselho a todos usarem , pois não faz mal ao motor, muito pelo contrario ; faz bem

Avatar
Wsgnet 28 de janeiro de 2021

Oque meu finado pai dizia … “O que não pode é deixar faltar óleo.”

Avatar
Denilson 28 de janeiro de 2021

Pode colocar até óleo vencido, não pode é faltar óleo

Avatar
Hananias 23 de fevereiro de 2021

Elton o seu motor é gasolina??

Avatar
Rafael Henrique de Carvalho e campos 28 de janeiro de 2021

Meu irmão tem um Renault Clio ano 2001 desde de novembro de 2011 ele nunca trocou o óleo do carro acredite se quiser ele só completa com o w40 pra motores a diesel o carro roda perfeitamente bem e nunca deu oficina por isso

Avatar
Fernando Gomes fernandes 28 de janeiro de 2021

Eu tiver um opala no ano de 81 estava no determina locau faltava cerca uma 500 km Diero pouco coloquei kerozene no tanque e terminei a viagem não precisei de imocao de ninguém fia usei o carro mas uma três ano vendi esse ficou rodando ainda Piraí.esperiencia própria…

Avatar
Marcilio ramos 28 de janeiro de 2021

Que absurdo, tenho 75 anos,motorista e mecânico desde os 12,sempre usei óleo de diesel no motor a gasolina (sempre) e nunca tive um motor fundido (nunca), confiem na experiência ok?????.

Avatar
Edson Taglietti 27 de janeiro de 2021

Na verdade o fabricante sabe oque e melhor para seu carro, logo o manual do veiculodira o certo. E como rebaixar o carro e dizer que o carro rebaixado e melhor que o projetado pelo engenheiro anos de estudo. Em resumo burrice,sem noção

Avatar
André Nascimento 22 de janeiro de 2021

Não se trata de informação errada mais da falta dela, óleo para motor disso tem várias especificações e também pode ser usado em motor a gasolina ou etanol , dependendo da especificação exigida pelo fabricante.

Avatar
aparecido da silva 22 de janeiro de 2021

a diferença entre lubrificantes para motores diesel ou gasolina esta no % de aditivo adicionado no óleo mineral parafinico, para motores diesel o % de aditivo é + alto para suportar temperaturas e alto giro para ter uma limpeza melhor, é mais importante trocar o filtro do que o óleo.

Avatar
Jorge custodio 21 de janeiro de 2021

O oleo 5 w 30 vem no rotulo escrito “indicado para motores a gasolina etanol e diesel leves e utilitarios

Avatar
Edson 21 de janeiro de 2021

ENTÃO NO YOTUBE TÊM MUITOS MECANICOS IGNORANTES,POIS ELES USAM EM MOTORES A GASOLINA A ANOS E A LIMPEZA É RENDIMENTO DOS SEUS MOTORES SÓ MELHORARAM,O FUSCA ENTÃO MWLHORA UM ABSURDO, SABE DE NADA

Avatar
Nery 27 de janeiro de 2021

Problema que óleo lubrificante pra carros a gasolina o etanol, é tudo igual, só muda de marca pode existir mistura como fazem na gasolina,os mecânicos fazem uma loucura pra deixar cliente doido da cabeça pra gastar oque não tem

Avatar
Valdomiro Pequini 21 de janeiro de 2021

É o seguinte: qualquer óleo, é melhor do que óleo nenhum. Ou seja, numa emergência sem ter o óleo correto, indicado pelo fabricante do veículo, pode ou deve ser usado. Até óleo de cozinha vale se não tiver nenhum outro. Mas como regra, deve ser seguido o manual do veículo, seja ele qual for.

Avatar
Jaime jr 28 de janeiro de 2021

Eu usava oleo de moto no motor do meu chevette. Nunca deu problema. Usei oleo de motor diesel na moto tbm ficou filé. E vou por oleo de motor diesel no meu monza tbm. Nao tem problema nenhum. Isso é que o pessoal quer vender um óleo inferior pra trocar mais rapido e lucrar mais.

Avatar
Rodolfo 21 de janeiro de 2021

Se é ruim o Delvac Power 15w40 ci4 atende diesel, gasolina, flex GNV e até motos a própria ficha técnica do produto vem explicando isso sem lógica.

Avatar
Gleidson Dos santos 21 de janeiro de 2021

A questão do óleo gasolina ou diesel, o óleo a diesel tem detergente ante borra e fuligem.estudado para motores de alta pressão e temperatura. A gasolina depende do óleo, portando pode sim usa, um no outro ou virse versa , na falta de óleo no motor gasolina/ diesel ,mas o ideal é conferir o manual do veículo.

Avatar
Sebastião Barbosa 21 de janeiro de 2021

Uso na minha strado 2008 270.000 Km sem nenhum problema. Acontece que a maioria fica colocando óleo reciclado tanto nos motores diesel ou flex sem contar que não fazem a troca no tempo normal. Aí não tem motor que aguente. Seja diesel ou flex

Avatar
Cleverson barros 21 de janeiro de 2021

Eu uso na minha Saveiro 1.8 a mais de 15 ela 2001 sou o único dono dela até hoje nunca baixo óleo e não abrir o motor pra fazer até tudo original com 135mil km

Avatar
Sérgio SMYTHE 21 de janeiro de 2021

O lubrificante é desenvolvido para atender a determinadas especificações. Se no manual do proprietário do seu veículo diz para utilizar óleo API SL 15W40, e o óleo para motores a diesel atende a especificação, vc pode usar.
Então, cuidado, pois não é qualquer óleo de motor a diesel que vc pode colocar no seu automóvel.
E, sim, tem diversos óleos que atendem tanto especificações para motores a diesel quanto motores a gasolina ou Flex.

Avatar
Kleyton 21 de janeiro de 2021

Desculpe Sérgio, mas tá errado!!! Óleo SL é pra motores flex, quando começar com a letra C, EX.: CH, CI, CJ CK, esses são pra diesel!!! Existem poucos lubrificantes que atender tanto motores a gasolina, quanto diesel!!!

Avatar
Sérgio SMYTHE 21 de janeiro de 2021

Kleyton, a especificação API SL, realmente refere-se a motores Flex. O que ocorre, é que existem lubrificantes originalmente desenvolvidos para motores a diesel, que além de atender as especificações para estes motores, API C_
ou ACEA E_ (especificação européia), também atendem os requisitos das especificações API S_, para motores Flex.
Por exemplo o TOP TURBO, citado em outro comentário, é um lubrificante multiviscoso 15W40, API CI-4 / SL, ou seja, pode ser utilizado tanto em motores a diesel quanto em motores Flex que exijam a especificação SL.
Tem também o LUBRAX EXTREMO, 5W30, ACEA C2-16, API SN, que atende as especificações européias para motores a diesel, e as especificações americanas para motores Flex.
Isto para citar apenas dois exemplos.

Avatar
Fabio 8 de maio de 2021

Cara eu botei um 5w30 em um carro a gasolina e fiquei desesperado com medo de dar ruim no moto, seu comentário me acalmou rs

Avatar
Ricardo Lucio Zuim 22 de janeiro de 2021

Parabéns Sérgio pela sua explicação, é isso mesmo, vários fabricantes de lubrificantes tem em seu portifólio produtos que atendem as duas especificações, tanto API SL e CI4, mais não esqueça de verificar a viscosidade indicada pelo fabricante do veículo pois o SAE precisa ser o mesmo (Ex: 15W40).

Avatar
Edino de Paula 21 de janeiro de 2021

Olá bom dia,eu uso óleo para motor disel,no meu GM,a pelo menos,10, anos Vectra,98, não tive até hoje nenhum pobrema em nenhum das peças é componentes da mecânica,uso 15,40,omesmo usado no motor mwm 6,Cl,do meu barco pesqueiro,uso óleo BR Petrobras…

Avatar
Zeca 21 de janeiro de 2021

Aqui no meu emprego , trabalho com motores Caterpillar de alto rendimento pois são motores de rebocador portuário com 3.450cv de potência cada motor …é o óleo q eu uso aqui é o delvac 15w-40 .as vezes quando sobro um pouco eu mesmo faço a troca do óleo do meu carro omega 4.1 ..nunca tive problema com isso ..e já faço essa troca a mais de 18 anos ..motor limpo funcionamento impecável …

Avatar
Ricardo Lucio Zuim 22 de janeiro de 2021

Zeca, sabe porque vc não teve problemas em seu veículo, porque o óleo que vc usa atende as seguintes especificações API CI-4/CH-4/SL/SJ, ele atende as duas especificações para motores a diesel e flex.

Avatar
Frank 21 de janeiro de 2021

Uso no meu celta a uns 10 anos ele está com 450 mil kms rodados a única manutenção que fiz no motor foi trocar os retentores de válvulas quando tiramos o cabeçote foi incrível ver os cilindros perfeitos sem nenhum desgaste, celta vhc.

Avatar
Paulo Costa 21 de janeiro de 2021

Engraçado esse ponto, sou motociclista a 50 anos, no início não existia óleo específico para motocicleta então eu use o que era e continua a ser recomendo pela Harley Davidson.

A tradução e essa :

Na falta de óleo específico para motocicleta utilizar óleo de motores a diesel.

Inclusive uma Fazer que eu tenho na empresa e foi comprada zero do usa URSA TD até hoje.

Se vale para motocicleta vale para carro.

P.s. sou Eng. Mecânico

Abs

Avatar
Alexandre J Rodrigues 21 de janeiro de 2021

Bom eu tinha u uno sx e acabei colocando óleo de motor de caminhão e vou te dizer a única diferença que eu senti foi que o mesmo durou mais tempo que o normal não apresentou nem um tipo de deficiência ou desgastante de peças eu fiquei com este carro por 8 anos e fiz umas 4 trocas de óleo não tive problema com potencia e nem com vira brequinho , pescador , filtro com nada pra mim foi bom

Avatar
Vitor 21 de janeiro de 2021

Já faz um tempo que matérias de jornalistas que dizem ser especializados o fazem para “vender” matéria ou visibilidade . Quando falam de reparação automotiva então esses caras não sabem trocar o óleo do próprio carro . A conclusão do texto não explicar de forma correta é de matar e pelo amor de deus se não escreve direito de forma a se comunicar que e a função de um jornalista que dirá entender de reparação automotiva .

Avatar
Ricardo Cramer 29 de junho de 2021

Parabéns pelo comentário vc chegou ao ponto dessas reportagens mal feitas e com opiniões duvidosa e sem fundamentos.

Avatar
Vitor Mateus de Souza 21 de janeiro de 2021

Vc está parcialmente equivocado. Alguns fabricantes fazem produtos com as duas normas, por exemplo Petronas Urania 3000 15w40, onde tem especificação CI4 e API SL. Dessa forma, pode ser usado em carros a gasolina que indiquem a classe de viscosidade 15w40. Isso foi feito para otimizar uso de produtos, em uma empresa que tem caminhões e empilhadeiras, não precisar ter 2 produtos. Caso queira a ficha técnica te envio.

Avatar
Luiz Vieira 21 de janeiro de 2021

Alguns lubrificante já vem de fábrica com indicação para diesel gasolina etanol gás o mais importante é consultar o manual do veículo que indica um grau de viscosidade especica de lubrificante para cada modelo de motor!!!!

Avatar
Carlos Azevedo 21 de janeiro de 2021

A originalidade de um óleo lubrificante é feita assim. Fábrica A… lança nota no mercado, vou fazer um motor! Quero dinheiro! O projeto e esse, vou licitar, aí a empresa que der mais dinheiro para o projeto será a dona do lubrificante origineixon. Alguém lembra dos Tempras, com o óleo com pó preto dentro, que entupia tudo e danificada o motor, o óleo era ORIGINAL.

Avatar
Ermon 21 de janeiro de 2021

Tenho um fiesta usava olio sintético dava poblema de vouvora direto. Pacei usava mineral acabou o problema

Avatar
Heracto Kuzycz Assuncao 21 de janeiro de 2021

Fake news é está matéria, ou ignorância do assunto. Existem diversos óleos de motores diesel que são considerados “multi frota”, exemplos Top Turbo da Lubrax, e Ursa Tdx da Texaco, ambos de base mineral e viscodidade 15w40, Api SL. Entretanto não é para qualquer carro a gasolina, álcool ou gnv que estes tipos de óleo podem ser empregados. É necessário estudar o que o manual de seu carro orienta a ser usado, levando em conta a base, viscosidade e classificação Api. Se estes senhores tivessem interessados em trazer uma informação correta para o leitor, teriam feito pelo menos uma pesquisa no próprio site da Lubrax, no item perguntas, e lá está respondida está dúvida a anos atrás. Possuo uma ranger v6 1996, a qual comprei com 160mil km, e já passou dos 280milkm, e desde que comprei a 10anos atrás utilizo os óleos que citei acima. Troco rigorosamente a cada 6meses ou 5mil km, juntamente sempre com filtro. Estudei muito pra fazer isto, e tenho como experiência um carro com mais de 120milkm rodados com estes óleos. Além da ranger, uso estes óleos em um astra 95 2.0 motor c20ne, gol 96 1.6 ap, e Vitara 97 1.6 8v. Todos eles estão com suas partes mecânicas super limpas, em função da aditivação superior destes óleos, e sempre faço estudo do óleo após retirar do carter, buscando identificar borra, partículas de metal ou alguma anomalia grosseira. Caso tenham interesse busquem fontes confiável de pesquisa para definir sua escolha, que não deve ser baseada em achismos ou crenças. Espero ter colaborado com a discussão.

Avatar
José Sidonio Pascoal Neto 21 de janeiro de 2021

Parabéns Heracto. Realmente o artigo nada entende de óleo lubrificante.

Avatar
Kleyton 21 de janeiro de 2021

Realmente o LUBRAX TOP TURBO 15W40 CI-4 e o URSA PREMIUM TDX 15W40 CI-4, também PODEM ser usados em veículos FLEX, porém não entendo o pq, já que existem lubrificantes indicados especificamente para eles!!! Sobre a RANGER, tive uma STX por 6 anos, e só usei CASTROL GTX 20W50 ANTI BORRA!!! Só alegria, usava no dia a dia!! Nenhuma pane e nenhuma quebra!!! Sou distribuidor de lubrificantes há 16 anos, e tudo que aprendi e posso dizer é: o correto é a indicação do fabricante!!! O resto é gambiarra que funciona por algum tempo¡!! Grande abraço

Avatar
Heracto Kuzycz Assuncao 22 de janeiro de 2021

Pois é Kleyton, vou transcrever aqui parte do que está no manual de minha ranger: “Para selecionar o grau de viscosidade adequado, considerar a temperatura ambiente que o veículo será utilizado. Utilize preferencialmente o óleo SAE 5w30. Em temperaturas acima de 0ºC os óleos SAE 10w30, SAE 15w40 e SAE 20w40 são aceitáveis”. Antes de me definir pelo óleo multi frota, usei este que cita o 20w50 da Castrol, mas o instrumento que mede a pressão do óleo do Painel ficou quase fora da faixa normal. Para carros que não tem este instrumento, os proprietários apenas sabem que surgiu um problema quando a pressão cai, ou seja faltou lubrificação, e as vezes já é tarde. Ressalto ainda que o 20w50 não é indicado pelo manual, para ser pouco, mas a diferença foi significativa para o motor. Os óleos que citei acima, possuem as mesmas especificações que a ford define, e no caso do API, é bem superior. E como vc sabe, SG é bem inferior que SL. Além disso, possui os aditivos CI-4, que ajudam na limpeza dos resíduos da explosão do combustível. Creio que em seu trabalho devam ter diversos tipos de aditivos, para diversos fins, para adicionar ao óleo do motor. Certo? então pense qual seria a vantagem para o consumidor usar o Top Turbo da Lubrax ou o Ursa Tdx da Texaco?

Avatar
Kleyton 22 de janeiro de 2021

Então Heracto, entendi perfeitamente sua colocação e não tenho como contestar!!! Já atendi dono de frotas de caminhões (40 ao total), todos novos e semi novos, onde na época se pedia 15W40 CI-4, porém o proprietário só usava o URSA LA-3 40, e não tinha problema algum!!! Como disse anteriormente, eu prefiro e indico sempre o lubrificante que a montadora recomenda!!! Sobre

Avatar
Kleyton 22 de janeiro de 2021

continuando aqui pois dei enter sem querer, sobre a limpeza que vc citou, os gases eliminados na combustão do diesel, da gasolina e do etanol, são diferentes!!! Todos lubrificantes tem a propriedade de detergente indicado para cada combustível, por essa razão que digo que não podem ou devem ser utilizados tanto para diesel quanto para flex, mas quem sou eu pra contestar o que engenheiros desenvolveram, só contesto pela razão!!! Com relação aos aditivos, revendemos também, mas somente por necessidade do mercado (clientes que gostam de usar), pois lubrificantes de QUALIDADE não necessitam de sobre-aditivação!!! O aditivo que vem nele já basta!!! Eu uso há muitos anos o MILITEC, em carros turbo e 6 cilindros que possuo, que não é aditivo, e sim um condicionador de metais, e aprovo demais o produto!!! O próprio dono da postagem já fez vídeo falando mal do produto, mas como vc com o lubrificante a diesel no motor a gasolina, pra mim sempre deu muito certo, percebo a diferença e NUNCA, NUNCA mesmo tive uma quebra de motor, mesmo sendo motores de alta potência!!! Grande abraço amigo, é muito bom trocar experiências com quem realmente gosta de estudar sobre o assunto, está disposto a escutar e dar sua opinião de forma educada!!!

Avatar
reinaldo 12 de fevereiro de 2021

Exatamente isso , se tem a indicação do fabricante porque ficar inventando moda? o fabricante do motor faz todos os testes antes de indicar o oleo mais adequado afinal é do proprio interesse dele que o motor dure o maior tempo possivel sem problemas.

Avatar
Perotero 21 de janeiro de 2021

O óleo VW 5w40 508-88 serve tanto nos modelos flex (Gol, Fox, Polo, Virtus, etc.) quanto na Amarok. Aspirados ou turbo!

Avatar
Carlos 20 de janeiro de 2021

Atualmente os carros da Mitsubishi, sejam diesel, gasolina ou flex utilizam o mesmo oleo quando utilizado o oleo original da fabrica.

Avatar
Ruy Leão 20 de janeiro de 2021

o que tem a ver os gases do motor com o óleo lubrificante ? UMA COISA NÃO TEM NADA A VER COM A OUTRA ! ! ! ! ! ! os óleos lubrificantes servem para LUBRIFICAR as peças móveis do motor e também REFRIGERAR o motor …. não importa se o motor é a gasolina ou diesel ou GLP , são as indicações do fabricante do carro é que determina qual óleo deve ser usado. um motor a diesel pode usar um óleo 5W30 e um motor a gasolina também pode usar também um óleo 5W30 …. o numero 5W indica a EXPESSURA do óleo, neste caso o óleo é fino. se for número 10W o óleo é mais grosso, se for 15W é mais grosso ainda. o número 30 indica que o óleo consegue ficar líquido até menos 30 graus celsius NEGATIVO ( -30ºC )

Avatar
Rogério 20 de janeiro de 2021

Que matéria sem pé sem cabeça, não explica nada e o pouco que fala está errado.
Tá cheio de óleo que serve p diversos tipos de combustíveis, basta ler o rótulo

Avatar
Rangel 20 de janeiro de 2021

A explicação ficou pela metade! O óleo usado em carros movidos a gasolina ou etanol não foi questionado quanto ao seu uso em motores movidos a diesel. A conclusão do texto não explica o que acontece com o óleo do carro a diesel aplicado em motores flex. Concordo que se trata de mais uma besteira mas o texto não foi concluído de forma adequada.

Avatar
Alexandre 21 de janeiro de 2021

Obrigado por já ter escrito. Também observei isto no texto.

Avatar
Daniel 20 de janeiro de 2021

Mas no mercado há produto como da Castrol que pode ser usado tanto em motores diesel como gasolina

Avatar
Ademir Evaristo de Souza silva 26 de janeiro de 2021

Nunca use de motor 2 tempos em 4 tempos. Motor 4 tempos de moto em carro s motor de carros em caminhão e óleo de caminhão em tratores. Agora numa emergência vali tudo no reverso

Avatar
Deixe um comentário