Óleo do motor esbranquiçado: Quais são as causas?

Uma trinca no bloco permite a passagem da água para dentro dos cilindros. Isso é uma das causas do óleo do motor ficar esbranquiçado, com bolhas e pastoso

iStock 470209216
Por Boris Feldman
14 de outubro de 2018 07:30

Seu carro está com o óleo do motor esbranquiçado e pastoso? Isso pode ser sinal de um problema na junta do cabeçote.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do nosso AutoPapo, proprietário de um Pegeout 206 2006/2007, diz que ao verificar o nível do óleo do motor na vareta, percebeu que ele está com uma coloração esbranquiçada e meio pastoso. Se é isso mesmo ou se tem alguma anormalidade? Pois então saiba que quando o óleo se apresenta meio esbranquiçado, pastoso, às vezes até com umas bolhinhas, é um mau sinal.

É uma indicação de que tem água se misturando ao óleo. E essa água vem de onde? Pode ser de uma trinca no bloco que está permitindo a passagem da água pra dentro dos cilindros. Ou passando entre o bloco e o cabeçote por um problema da junta de cabeçote estar queimada ou dele estar empenado. De qualquer maneira, prepara seu saldo bancário, porque qualquer que seja o problema, sua solução vai custar uma nota preta.

Óleo do motor esbranquiçado
Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Claudir Haas 24 de julho de 2021

Tenho um Uno Vivace 2011 motor 1.0 flex, quero saber o que é que faz ele perder a força do motor. Ele não aquece o motor fora do normal, mas anda amarado e agora percebi que ele tá fumando um pouco. Qual seria a solução ? Tenho que fazer o motor ?

Avatar
Rui João M Augusto 11 de junho de 2020

Quero aprender a comandar um motor v8

Avatar
Deixe um comentário