Óleo do motor esbranquiçado é problema grave?

Nível do óleo deve ser verificado com o motor frio. Caso o fluido esteja 'esbranquiçado', isso afeta o funcionamento do carro? Como proceder?

Por Boris Feldman25/09/20 às 07h30

Com o motor ainda frio, o motorista puxa a vareta do óleo para verificar seu nível e percebe que tem um ‘esbranquiçado’ junto do óleo. E fica sem saber se o esbranquiçado é normal ou é sinal de algum problema.

Porém, depende:

Se o carro for a gasolina, é sinal de problema e sério: pode ser água vindo por uma trinca no motor ou por uma junta de cabeçote queimada; devido, por exemplo, a um superaquecimento.

Porém se o motor for flex, existe uma chance razoável de não ser nenhum problema sério.

Até pelo contrário: problema nenhum. Porque se depois que o motor esquenta, esse esbranquiçado desaparece, é sinal que tinha etanol no óleo; que se evapora e desaparece depois que sobe a temperatura do cárter.

Motorista conferindo o nível do óleo do motor do carro na vareta
Óleo esbranquiçado: dependendo do carro, às vezes é problema grave! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário