Carro só não pega até o socorro chegar!

Parece um truque de mágica: o seu carro não pega de jeito nenhum, mas quando chega o socorro ele volta a funcionar. O que pode ser isso?

Por Boris Feldman24/09/20 às 21h31

Fique atento para um problema aparentemente misterioso do carro que pega. Já deixou muita gente aborrecida, fez perder tempo e às vezes, dinheiro.

Em resumo, você vai ligar o seu automóvel, e por qualquer motivo ele não pega de jeito nenhum.

Você tenta uma vez, duas, três, fica receoso de acabar a bateria e chama o socorro. Até porque seu seguro dá direito a isso. Quando ele chega, o motorista dá no arranque e o motor pega na hora.

Não é nenhum mistério, isso pode acontecer principalmente nos motores flex com etanol no tanque: pode haver um excesso de injeção de gasolina nos dias mais frios e o motor não pegar porque afogou.

O excesso de gasolina pode ter, por exemplo, molhado as velas. Entre chamar o socorro e ele chegar depois de meia hora, uma hora, o motor desafogou e pega imediatamente.

Motorista com o carro estragado, que não liga, acionando o socorro para ajudar
Carro não pegou na primeira partida? Basta esperar alguns minutos, funcionar e pronto! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    João Gabriel 26 de setembro de 2020

    Pois é, coisas simples de resolver mas pra essa geração criada a leite com pêra e toddynho que não sabe bater um prego, é melhor chamar o seguro.

    • Avatar
      Leandro 28 de setembro de 2020

      Se eu pago um seguro é pra deixar na mão de um especialista e não fazer laboratório de mecânica com meu carro, essas dicas são boas em situações de emergência, se vc está no meio do nada ou em algum lugar perigoso, no desespero vc tenta, mas se posso chamar a seguradora não penso 2x kkkkk

  • Avatar
    Leandro 25 de setembro de 2020

    Há uns 2 meses tive um problema parecido no meu civic 2012, não sei se foi isso. Mas eu sempre usei gasolina aditivada e certo dia decidi colocar 1/3 de tanque de etanol. Uma semana depois o carro não pegou, aí guincho veio, deu uma forçada na partida e pegou, mas depois voltou a dar problema. Com o passar das semanas foi melhorando, mas notava que o carro ameaçava morrer sempre que dava partida. Esperei o tanque chegar bem próximo da reserva e completei com aditivada. Estou há 3 semanas rodando sem sinal do problema.

  • Avatar
    Marcos 25 de setembro de 2020

    No meu Civic 2014 aconteceu parecido com o motor de arranque. no início, dava na chave e não tinha sinal. Mais uma ou duas vezes o carro pegava. Passava um tempo pegando normal e repetia a falha, só que demorava mais a pegar. E foi piorando. Achei que fosse bateria, mas não era. Era problema no motor de arranque. Quando trocado o problema normalizou

Avatar
Deixe um comentário