Usar óleo para diesel em motor a gasolina é ignorância

Os lubrificantes são específicos para cada tipo de combustível comprimido; prática errônea pode causar danos no propulsor

iStock 518901244
Por Boris Feldman
04 de maio de 2018 09:00

O óleo lubrificante de motor é especificado para o combustível que o propulsor queima. O motor a gasolina tem determinadas necessidades e precisa de um composto específico, há outro para o álcool e um terceiro que é o óleo para diesel. Por que isso? Não seria mais simples uniformizar e padronizar todos eles?

Problema técnico: quando o combustível é queimado na câmara de combustão, gases migram para o cárter e entram em contato com o óleo. Então, esse óleo deve ser adequado para aquele tipo de gás, diferente do que é emitido por outro combustível. Não se deve, portanto, utilizar óleo especificado para motor diesel num motor a gasolina e vice e versa.

Mas, e no caso do motor flex? Já existem óleos projetados para os motores que queimam os dois combustíveis – gasolina ou etanol.

óleo para diesel e outros tipos de combustível

Se você tem certeza que só vai usar gasolina no tanque, pode usar um óleo feito para motor a gasolina.

Por via das dúvidas, se o seu motor é flex, para evitar problemas, deve-se usar seu óleo específico.

O problema de usar óleo para diesel em motor a gasolina

Pela reação química entre os gases provenientes da combustão com o óleo, pode haver alterações no composto e prejuízo em suas características. Complicações suficientes para causar danos ao motor.

Apesar disso, por ignorar estas possíveis consequências, existem mecânicos que recomendam o uso, em motores a gasolina, do óleo para diesel. E “explicam” que, como o motor diesel trabalha com elevadas taxas de compressão e “aguentam um tranco maior” pelo serviço pesado, protegem muito mais o motor a gasolina.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
15 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Elio Junior 9 de agosto de 2021

“eu uso óleo lubrificante em meus veículos de motores a gasolina desde 1998, até hoje (2021) não ocorreu qualquer irregularidade, vou continuar usando de ouvido tapado a esses comentários contrário, que nada mais é que marketing do petróleo.

Avatar
rubson barbosa 25 de março de 2021

Se fosse assim porque o lubrax top turbo para motores a diesel vem com classificação api SL que se destina a motores a gasolina ?
E porque todos os foruns só vêem vantagem no uso do lubrificante ?
Então não existe óleo misto ?

Avatar
Francisco 20 de março de 2021

Se não pudesse usar não vinha descrito api sj ou superior uso em motor GM 2.0 d 20mil km agora cm 250 não baixa óleo e o imprecionante é ver p dentro não tem borra diferente d um motor cm a mesma kilometrgen q é um nojo p dentro!

Avatar
Joao 21 de outubro de 2020

Um determinado óleo para cada tipo de combustível. E se for veiculo com combustível flex?

Avatar
Xenon 13 de setembro de 2020

Essa informação não procede,sou taxista ,sempre uso óleo para diesel pos permite melhor desempenho real do veículo e economia de combustível , fora que fica silencioso o motor, trabalhando em têmperatura condicional por ser um óleo pleno para motores de uso diário, top turbo da lubrax é o q uso, mas existem vários de ótimo desempenho tbm.

Avatar
rubson barbosa 25 de março de 2021

Exatamente amigo ,uso no meu bugre 1600 em condições extremas e só vi vantagem .partidas mais leves .saídas a frio sem perdas …marcha lenta serena …tudo de bom

Avatar
Francisco Carlos de almeida 7 de julho de 2020

Não quero afirmar nada só peço para leren determinados óleos para motores diesel as seguintes recomendações api sj ou superior ! Para os q não sabem oq significa isso diz q atende a calcificação sj a gasolina! Dúvidas só leren em rótulos de lubrificantes para motos para

Avatar
Rômulo 30 de dezembro de 2019

Há necessidade de informação por parte do SITE,as empresas produtoras de lubrificantes já recomendam o uso MISTO.Ex:CHEVRON(TEXACO).

Avatar
Max technology 27 de fevereiro de 2021

NÃO TÊM QUE ANDAR A INVENTAR NADA, ESTÁ LÁ TUDO EXPLICADO. basta VER A DESGINAÇÃO api.

aPI SL/CD, POR EXEMPLO, dá para gasolina e gasóleo, e o óleo é o mesmo.

Avatar
Alaor 3 de dezembro de 2019

Acho que a matéria tá por fora, se o óleo atender as especificações API tipo SL, SN ou o que for exigido pode usar sem problema no motor a gasolina, é fato que os lubrificantes para motor a diesel tem aditivos que suportam extrema utilização e ainda rodam alta quilometragem, mas também são mais caros.

Avatar
Marcio 28 de novembro de 2019

Lubrificante pra motor flex…isso existe ? Existe desde 1978 motores rodando a etanol no Brasil, e nunca vi lubrificante pra motor etanol. Sempre foi o mesmo do usado na gasolina. E agora o cara escreve e realmente ja tem essa enrolação ao consumidor que tem lubrificante para motor flex, lubrificante pra motor que só roda na gasolina ou etanol se o dono escolher… nos poupe vai, primeira coisa pra desqualificar essa materia. Segunda coisa… ignorar que fabricantes de lubrificantes fazem para frotas, que usam especificam para ciclo diesel e ciclo otto. Acho que o cara nunca leu especificação de um lubrificante. Ele acha que uma chevron ou br iriam se arriscar a tomar um processo de milhares de pessoas e empresas se não fosse real e compativel esses lubrificantes.

Avatar
meca 3 de setembro de 2019

que bobagem!!!! desde há muito tempo atrás que existe óleos multi-combustíveis para frotistas e gente “ignorante” que teima em ler as especificações técnicas do óleo. Hoje quase todos os óleo para a linha diesel atende os requisitos de motores ciclo oto… leia vc mesmo…. o Lubrax Top Turbo, por exemplo, atende a especificação SL / SM para motores a gasolina. Eu mesmo o utilizei em diversos motores a gasolina e flex… e digo: são muito mais protetivos que esses óleos finos vendidos hoje em dia.

Avatar
Jose gilvan 31 de outubro de 2019

Concordo plenamente contigo!

Avatar
Rodolfo 7 de maio de 2018

É bem verdade isso. E tem um tópico sobre “Pode usar óleo de motor diesel em carro?” no site do Clube do Gol Quadrado no link abaixo, em que um Engenheiro Mecânico (Rodox) aborda todas as variáveis para não se usar óleo de motor diesel em motores a gasolina ou etanol. Muito interessante o que o Boris diz e que o Rodox.
Link

Avatar
Medula 27 de fevereiro de 2021

Este artigo esta errado e so desinforma.Oleo sl/cd, dá apra os dois, sl gasolina e cd especificação apra gasoleo. Informe-se antes de escrever artigos lixo na internet.

Avatar
Deixe um comentário