Painel iluminado pode enganar motorista e causar prejuízos

As luzes acesas do painel do automóvel costuma enganar alguns motoristas, fazendo-os acreditar que os faróis também estão acesos

luz painel instrumentos shutterstock 1194205927
Por Boris Feldman
03 de janeiro de 2019 10:00

Ao ligar o automóvel, em alguns modelos, o painel de instrumentos se acende. Mas isso não quer dizer que os faróis também ficaram acesos.

[TRANSCRIÇÃO]

É inegável a quantidade de avanços tecnológicos da eletrônica no automóvel. Ele se tornou mais confortável, seguro e eficiente e conectado. Entretanto, é inegável também que certos dispositivos precisam ser ajustados. E um deles, é o acendimento automático do painel, ou seja, basta o motorista ligar o carro para que o painel de instrumentos se ilumine, o que é muito prático.

Porém, tem um perigo embutido nesse dispositivo eletrônico, pois o motorista se esquece de que, em alguns carros, apenas o painel se iluminou, mas não o acendimento de faróis e lanternas. O que é fácil de perceber, pois as luzes do painel que indicam que as lanternas ou faróis estão ligados não se acenderam. E os motoristas chegam a rodar à noite com faróis e lanternas desligados sem ter ideia do que está acontecendo.

painel de instrumentos aceso
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Roberto Alexandre 26 de outubro de 2019

Tenho um Focus 2012 e ao ligar o carro o painel acende e já me aconteceu de sair na cidade com a iluminação pública e não notar que o carro está com os faróis apagados. Tem como mudar este sistema para tipo o painel só acender quando se liga o farolete ou o farol ?

Avatar
Claudio 3 de janeiro de 2019

No Golf adotaram uma tática interessante:
Se acender só as luzes de posição o painel fica aceso somente os ponteiros em vermelho, acendendo os faróis o painel acende por completo.

Avatar
Miguel Henrique Naddeo 3 de janeiro de 2019

Pois é. Em alguns modelos de veículos existem luzes indicadoras do acendimento das lanternas/faróis, independente do acendimento automático da iluminação do painel quando a chave de ignição é acionada. Porém, a maioria dos motoristas não se dá conta disso, e pior, farol aceso a noite ou não não faz a menor diferença devido a falta de atenção. Com certeza esse é um ponto que deve ser revisto pela industria automobilística e com urgência, para minimizar os riscos gerados pela falta de acendimento dos faróis.

Avatar
Rodrigo 3 de janeiro de 2019

Bastaria que as montadoras utilizassem o sistema adotado pela VW (no caso particular, um up!) em que, com a diminuição da luminosidade externa a iluminação do painel vai enfraquecendo até apagar, “lembrando”, de certa forma, o motorista a ligar os faróis…

Avatar
Deixe um comentário