Palhetas dos limpadores têm ‘prazo de validade’

"Elas mesmas dão a dica de que precisam ser substituídas, pois, ao passar pelo vidro molhado, deixam rastros e frisos de água"

dirigir chuva vidro para brisa molhado shutterstock
Palheta do para-brisa tem validade (Foto Shutterstock)
Por Boris Feldman
11 de maio de 2020 18:17

Você sabia que as palhetas dos limpadores de para-brisas têm vida limitada e devem ser substituídas a cada dois anos? Pois a borracha se deteriora sob a ação dos raios solares, os ultravioletas, e também pela gordura que vai sendo impregnada durante o seu movimento ao limpar o para-brisa.

Elas mesmas dão a dica de que precisam ser substituídas, pois ao passar pelo vidro molhado deixam rastros e frisos de água, que prejudica a visibilidade do motorista.

Cuidado com as dicas que rolam por aí de limpá-las com querosene ou outros agentes químicos. Sua limpeza se faz apenas com água e sabão neutro. Na hora de trocá-las, cuidado com a turma que saí vendendo palhetas aí nas esquinas de qualidade mais que duvidosa.

Ou você compra uma original na concessionária, ou de uma marca conhecida como a Bosch, por exemplo.

Palheta do para-brisa - dentro do carro - com chuva
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alex Schirm 11 de maio de 2020

a minha tem 3 anos, pra funcionar bem e so colocar um pingo de detergente neutro no reservatorio de agua, o que atraplaha o funcionamento e a sujeira acumulada ou a que vem junto com a chuva, so um pingo e suficiente.

Avatar
Alex 11 de maio de 2020

Reportagem feita por quem não entende. Palhetas devem ser trocadas no mínimo uma vez por ano.

Avatar
Clésio otavio 12 de maio de 2020

A palheta tem em média de vida útil 6 meses.
E quando se for de qualidade com borracha natural e uma boa estrutura poderá passar de um ano.
Tendo em vista nosso clima tropical.

Avatar
Deixe um comentário