IPVA 2020 MG vencido pode ser parcelado em até 12 vezes

Veja passo a passo como fazer; opção também é válida para débitos anteriores e, após pagar primeira parcela, proprietário já receberá o CRLV deste ano

documento cvr
Documento do carro (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
De Agência Minas
Publicado em 11/05/2020 às 14h25

Quem deixou de pagar o IPVA 2020 em Minas gerais no prazo estabelecido já pode requerer o parcelamento do débito vencido – incluindo multa e juros -, diretamente pela internet, no site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

A mesma medida se aplica ao imposto devido de anos anteriores, inscrito ou não em dívida ativa.

O pagamento pode ser feito em até 12 parcelas mensais, respeitando o valor mínimo de R$ 200 por parcela. A quitação à vista também pode ser feita a qualquer momento, de forma totalmente online.

Como parcelar IPVA MG

  1. Para acessar diretamente a área de parcelamento do IPVA no site da SEF, clique aqui.
  2. Para fazer a simulação e ou aderir ao parcelamento, basta ter em mãos CPF ou CNPJ e o número do Renavam do veículo.
  3. O sistema irá calcular automaticamente o valor devido, com a multa e os juros. Após aceitar as condições, basta emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e pagar a primeira parcela nos agentes arrecadadores credenciados, como bancos (inclusive internet banking) e casas lotéricas.
  4. Para emitir as parcelas dos meses seguintes, é necessário acessar novamente o site da SEF, informando a identificação do contribuinte e o número do parcelamento.

Documentação

O superintendente do Crédito e Cobrança da SEF/MG, Leonardo Guerra Ribeiro, lembra que para receber o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o proprietário tem que estar em dia com todos os débitos veiculares como IPVA, Taxa de Licenciamento, seguro obrigatório e eventuais multas. Por isso, ressalta, o parcelamento do débito do IPVA vencido é um facilitador para os motoristas.

“Após pagar a primeira parcela do IPVA, e desde que não existam outros débitos, o proprietário está apto a receber o CRLV do ano vigente e poderá circular com o veículo sem o risco de apreensão pela autoridade de trânsito”, afirma Leonardo Guerra.

IPVA 2020 MG para carros novos

Na quinta-feira (7/5), o Decreto 47.940, publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, determinou novo prazo para o pagamento do IPVA 2020 de veículos nacionais novos e importados, adquiridos entre 3 de março e 15 de junho deste ano. A mudança na regulamentação, nesses casos, em caráter excepcional, foi necessária em função da suspensão dos serviços presenciais do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) em medida de prevenção ao coronavírus.

De acordo com a legislação estadual, o prazo para pagamento do IPVA é de dez dias a partir da saída da nota fiscal de compra ou da data do documento de importação.

Já o Decreto 47.940 estabelece que, excepcionalmente, o prazo passa a ser de dez dias contados da data de registro do veículo no Detran-MG, em data limite a ser definida a  partir do retorno do atendimento presencial no órgão.

documento do carro: CRLV (Foto: AutoPapo)
Após pagamento da primeira parcela, CRLV deste ano já é emitido (Foto: AutoPapo)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joel de Jesus Pinheiro 11 de julho de 2021

Guero parcelar IPVA 2020
Vencido

Avatar
David 23 de março de 2021

Já fiz o pagamento da primeira parcela e tbm ñ recebi o meu crlv 2020 pior coisa q fiz foi ter parcelado esse documento….Já faz 15 dias e até hj ñ atualizou ….estou parado com o carro sem trabalhar por falta de compromisso do estado com o contribuinte…país de merda se vc está errado eles te cobram porém quando eles erram vc fica a Deus dará

Avatar
Cássio MORAIS 25 de fevereiro de 2021

Oi Boa tarde! Eu parcelei em 6 já paguei uma parcela só que meu documento ainda não veio. Será que vcs pode me ajudar?

Avatar
Jamie moschem 30 de junho de 2020

Pra quem não tiver cartão de crédito
Como posso fazer o parcelamento?

Avatar
Adelvan Nunes de Oliveira 16 de junho de 2020

Parcelar o IPVA
Enh9614

Avatar
Alda 16 de junho de 2020

Não consigo acessar pleiteando o parcelamento IPVA/MG 2020. Vem mensagem de erro.

Avatar
Maria Lucia 7 de junho de 2020

Somente agora recebi o décimo terceiro de 2019 e quando fui pagar as taxas do meu carro eles estavam com juros, sendo que o governador deu o prazo até 30/06 para realizar o pagamento. Como devo proceder?

Avatar
antonio gomes duarte 11 de maio de 2020

ja paguei ipva e taxas, qdo vou receber certificado 2020?

Avatar
Deixe um comentário