Para que ESP, se acidente só acontece com os outros!

O controle eletrônico de estabilidade é um dos equipamentos de segurança mais importantes no veículo. Entenda porque ele é tão necessário

O controle eletrônico de estabilidade é um dos dispositivos de segurança mais importantes de um veículo
O controle eletrônico de estabilidade é um dos dispositivos de segurança mais importantes de um veículo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
27 de agosto de 2021 07:32

ESP, ou controle eletrônico de estabilidade, é considerado o mais importante equipamento de segurança depois dos cintos. Mas a maior parte dos motoristas brasileiros não dá a menor pelota, acha que é só é necessário para quem acelera na estrada.

Mas se esquece que cachorro ou cavalo atravessam a pista para qualquer um. E obriga o motorista a desviar repentinamente, provocando  muitos acidentes fatais pela falta deste controle que evita o carro de sair da pista.

VEJA TAMBÉM:

No Brasil, sua obrigatoriedade já passou de 2022 para 2024.  Mas alguns carros abaixo de R$ 70 mil já o oferecem, como o Onix, HB20, Argo e Polo. Em compensação, tem vários acima de R$ 100 mil que ainda não têm o ESP: Doblò,  Jimny,  2008 e City EXL.

Acidente não acontece só com os outros: pense na segurança e evite comprar um carro sem o controle eletrônico de estabilidade.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Z_H 27 de agosto de 2021

hahaha
fala isso para o mané do Bob Sharp… na concepção do gênio, ESP é só para quem não sabe dirigir…

Avatar
Gomtech 27 de agosto de 2021

O grande problema é a falta de conhecimento (auto escolas tem o foco distorcido de segurança), assim como a crença da população, de que andando devagar, nada acontece. Quando falam em acidentes, jamais consideram as reais causas.

Avatar
luis c p lima 27 de agosto de 2021

E os políticos discutindo voto impresso. Que país desafortunado

Avatar
Deixe um comentário