Pastilhas traseiras: olha a pi-ca-re-ta-gem!

A manutenção do freio é essencial para o bom funcionamento do veículo e muitos picaretas tentam tirar proveito dessa situação. Fique ligado!

Algumas oficinas prestam serviços que, às vezes, são desnecessários na manutenção do freio
Algumas oficinas prestam serviços que, às vezes, são desnecessários na manutenção do freio (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 27/10/2021 às 07h32

Como existe uma preocupação do dono do carro, por motivos óbvios, na manutenção do sistema de freios, algumas oficinas costumam abusar. E aí aparece a famosa “empurroterapia”…

Uma das pi-ca-re-ta-gens é sugerir a limpeza dos tambores dos freios traseiros. Precisa? Não! Claro que vale a pena limpar os freios traseiros no caso de se abri-los por outro motivo. Mas jamais especificamente para essa limpeza.

Outra: “Vamos trocar o fluído do freio porque ele já está aqui há um ano e o carro  rodou 30 mil km.” Precisa? Não. O prazo recomendado é cada dois anos e independe da quilometragem rodada.

VEJA TAMBÉM:

Mas agora eu ouvi uma nova: “nada de trocar só as pastilhas dianteiras. Se é para trocar, devem ser as das quatro rodas”. Nada disso! O esforço realizado pelos freios dianteiros é muitas vezes maior que o dos traseiros. O que naturalmente se reflete no desgaste das pastilhas do freio: as dianteiras exigem manutenção bem mais frequente que as traseiras.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João Carlos Ferreira 22 de abril de 2022

Acho que entendi bem o Boris, a menos que eu tenha perdido alguma coisa, mas ele disse que é necessário a limpeza do tambor somente se abrir o tambor, neste caso concordo, se abriu porque não limpar, não faz sentido. È fato conhecido por técnicos mecânicos que as rodas traseiras recebem 30% da frenagem, portanto desgastam menos as lonas, trocá-las apenas após ela atingir o mínimo de espessura especificado pela montadora, fora isso é picaretagem mesmo, mas fiquemos tranquilos pois sabemos que não há picaretas no Brasil. Não estou defendendo o Boris, as vezes acho que exagera nas criticas.

Avatar
Eduardo Jr 9 de fevereiro de 2022

Hehehheheheeee. Não sei outras marcas mas, eu tenho um Renault Logan e nas revisões consta avaliação no sistema de freio dianteiro e traseiro. Na dianteira verifica espessura de pastilha e disco. Na traseira o tambor é aberto inspeciona as sapatas, tambor e LIMPA a parte interna e tds os componentes. A Renault tbm prevê a troca do fluido de freio a cada 80 mil km. No meu caso entre 9 a 10 meses no máximo devido ao meu uso.
É seu Boris. Mais uma vez fica comprovado a minha pessoa a seguir os seus conselhos. Claro né. Na contramão. Grande abraço.

E aos nossos amigos mecânicos. Façam seus trabalhos bem feitos. Honestidade, organização, limpeza, prudência, amigáveis, acessíveis e não legal. Não seja legal. Seja verdadeiro. Vcs são os que nos movimenta. Precisamos de vcs e nas nossas funções vcs tbm precisam da gente. O trabalho de vcs é lindo. Parabéns aos guerreiros das oficinas.

Avatar
Carlos Alberto Meirelles 24 de novembro de 2021

Excelente texto, parabéns! Meu carro, um Peugeot 307 ano 2008, com 152 mil km está com as pastilhas e discos traseiros originais …

Avatar
Diogo Benedetti Santos 3 de novembro de 2021

Boris eu te desafio a vestir um uniforme e trabalhar em uma oficina, ouvir as reclamações dos clientes, fazer diagnostico, tudo… Pq seu jornalismo é mais criminoso do que informativo, mais desinforma a população do que informa, já fez isso com a situação da troca de rolamentos da correia dentada. Pq vc não tem a decência de falar em quais situações pode ser determinado problema? Pq vc não explica o porque o fluido de freio deve ser trocado a cada 2 anos? Pq você não explica da diferença de compostos de pastilhas? Dos problemas que o sistema de freio pode ter, pq as vezes acontece de desgastar as pastilha de um lado mais rápido do que do outro? Vamos Boris aceita meu desafio, vem meter a mão na massa, adquirir conhecimento pratico, vem que eu tenho certeza que muitos mecânicos querem ver isso…

Avatar
José Pereira da Silva 24 de novembro de 2021

Diogo Nervosetti … calma rapaz ! “jornalismo criminoso” … forçou a barra

Avatar
Diogo Benedetti Santos 24 de novembro de 2021

Jose qndo digo criminoso é pq é feito na má fé… Feito na intenção de denegrir a imagem dos profissionais na área… Este senhor já foi obrigado a se retratar sobre o que ele acusa ser errado em outras matérias… So que a retratação nunca é no mesmo nível e atinge o mesmo publico que as acusações que ele faz… Nos temos que colocar um ponto final em jornalistas e profissionais oportunistas, “causadores” que geram problemas para sociedade (pq a desinformação ou informação errada é um problema) e empresas do ramo… O trabalho q ele tem de escrever matéria causando polemica, ele teria escrevendo relatos de problemas, com informações técnicas de qualidade, sem denegrir a imagem de nenhuma classe de profissional…

Avatar
William 30 de outubro de 2021

Esse Boris só fala asneira…
O que me diz dos veículos com tração traseira? Onde o desgaste das pastilhas traseiras ocorre antes das dianteiras? Dependendo do modo de condução aos 15 mil quilômetros. Claro que é necessário realizar uma correta inspeção no sistema de freios, porém não existe isso de trocar somente as dianteiras?

Avatar
José Pereira da Silva 24 de novembro de 2021

… por falar em asneiras … trocar pastilhas traseiras aos 15 mil quilometros … antes das dianteiras … andando de ré esses 15 mil km … pode ser …

Avatar
William 24 de novembro de 2021

Tenha uma Mercedes ou BMW que verá o que estou dizendo

Avatar
João 25 de fevereiro de 2022

Com relação aos tambores de freio, se abriu limpa, faz um serviço perfeito e pastilhas de freios traseiros, pelo menos no meu veículo, ainda não foi necessário a troca, já troquei as dianteiras 4 vezes. Muito cuidado ao oferecer esse serviço sem ter uma justificativa técnica conclusiva, pois o cliente pode entender um pouco de mecânica.

Avatar
Americo Ventura 27 de outubro de 2021

Só tem salafrários neste país!

Avatar
Nanael Soubaim 27 de outubro de 2021

Outra: Limpar o “chipezinho” dos carros flex cada vez que troca de combustível.

Avatar
Deixe um comentário